Questõesde UPE 2016

1
1
Foram encontradas 86 questões
4ffd02e7-fa
UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Observe a imagem a seguir:




Ela representa um tipo de arte pernambucana ainda presente nos dias atuais e reflete um movimento de cultura popular, que ganhou visibilidade na década de 1970. Além disso, esse movimento significou um reordenamento dos valores e hábitos de uma parcela da população pernambucana lembrada pela desigualdade social, produzida ao longo da história brasileira. 

Assim, é CORRETO afirmar que a imagem é uma produção do seguinte movimento cultural pernambucano:

A
Boca do Lixo
B
Mangue Beat
C
Ribeira
D
Xilográfico
E
Armorial
4ffa0a0d-fa
UPE 2016 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma das funções das instituições escolares.

A
Preparar os sujeitos para os papéis profissionais e ocupacionais.
B
Transmitir a herança cultural do grupo.
C
Promover a mudança social por meio de pesquisas.
D
Estimular a sociabilidade entre os sujeitos.
E
Desenvolver o senso crítico-reflexivo para questionar a autoridade dos adultos e romper com as regras sociais.
4ff43d44-fa
UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade

Leia o texto a seguir:


JOVENS PREFEREM INTERNET À TV


Estudo realizado em dez países e publicado nesta quarta-feira indica que, pela primeira vez, os jovens europeus disseram preferir a internet à televisão. De acordo com o estudo, há 169 milhões de internautas nos países que foram pesquisados: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Noruega – que passam em média 12,7 horas na rede. Os mais conectados são os italianos (13,6 horas em média), e os menos conectados são os holandeses (9,8 horas).

Além disso, 82% dos jovens (16-24 anos) utilizam a internet, contra 77% que admitem ver televisão. O estudo também mostra um aumento anual de 12% do número de pessoas de mais de 55 anos que utilizam a internet. Para 83% dos usuários, a internet se tornou imprescindível em suas vidas, e 32% têm a mesma opinião sobre o correio eletrônico. A maioria admite passar menos tempo na frente da televisão para se dedicar à internet. 



France Presse. Jovens europeus preferem internet à televisão. Folha on line, 6.12.07. http//www1.folhauol.coom.br/folha/informatica/ult124u352247.shtml. Acesso em: 11.12.07. Adaptado. 



Toda sociedade passa por transformações nas suas relações de maneira abrupta ou em um longo processo histórico-social. Muitos sociólogos afirmam que essas mudanças são necessárias ao reordenamento das interações. Essas são causadas por muitos aspectos classificados como naturais ou socioculturais. No texto, percebe-se uma dessas causas de mudança social. Sobre essa causa, é CORRETO afirmar que

A
é determinada por cataclismos naturais, que alteram, de maneira permanente ou provisória, a organização e as estruturas das relações sociais no grupo.
B
tem origem em aspectos biológicos e trouxe profundas transformações nas sociedades coloniais do século XV, pois o contato do nativo com as epidemias e micro-organismos circulantes na Europa provocou aumento da mortalidade de populações tribais.
C
é parte da cultura de uma sociedade e pode ser definida como o conhecimento da manipulação do meio físico, que contribui com a manutenção dos grupos sociais.
D
nas sociedades antigas, a ausência dessa causa provocou a extinção da cultura desses grupos humanos, como na sociedade egípcia.
E
ela se desenvolveu no século XVIII, com as Grandes Navegações, pois, antes desse período, a humanidade possuía uma visão restrita de mudança de suas condições sociais por meio de sua relação com a natureza e com os outros sociais humanos.
4ff7283d-fa
UPE 2016 - Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Leia o texto a seguir:




O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo; o saber próprio dos homens e das mulheres, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos; o saber de guerreiros e esposas; o saber que faz o artesão, o sacerdote, o feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve, portanto, situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, em que ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 20.

O tema discutido no texto é uma preocupação nos estudos da Sociologia desde a sua consolidação como ciência. Nos trabalhos de Émile Durkheim, esse tema ganhou um destaque por considerar uma forma de integração dos indivíduos e de perpetuação dos hábitos e costumes do grupo, ou seja, dos fatos sociais.

Sobre isso, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica do tipo de transmissão do conhecimento.

A
A aprendizagem acontece sem que haja um planejamento específico e, muitas vezes, sem que os sujeitos se deem conta.
B
O processo de construção do conhecimento é permanente, contínuo e não previamente organizado, desenvolvendo-se ao longo da vida.
C
O conhecimento transmitido permite ao sujeito resolver situações referentes aos processos de socialização e àqueles relacionados às imposições da natureza para sobrevivência do grupo.
D
A percepção gestual, a moral e a comportamental, provenientes de meios familiares de amizade, de trabalho e de socialização midiática, fazem parte do rol de aprendizagens e conhecimentos.
E
O conhecimento e a habilidade são transmitidos por meio de um currículo pré-definido em ambientes especializados, num processo conhecido como escolarização.
4ff16712-fa
UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Leia o texto a seguir:

(...) resultante de uma pluralidade de formas de intercâmbio entre diversos modos culturais – cultura erudita, popular, empresarial, etc. – que geram processos de adaptação, assimilação, empréstimo, sincretismo, interpretação, resistência (...), ou rejeição de componentes de um sistema identitário por um outro sistema identitário. Modos culturais compósitos, como óperas montadas em estádios de futebol, espetáculos de dança moderna apoiados em manifestações de origem popular, como jazz, etc. (...).

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. 3. ed. São Paulo: FAPESP/ Iluminuras, 2004, p. 36.

Sobre o processo cultural descrito no texto, é CORRETO afirmar que

A
os fatores endógenos são as causas desse processo cultural.
B
a característica fundamental desse processo cultural é a fusão de valores, hábitos e costumes entre diferentes grupos sociais.
C
as mudanças ocorrem rapidamente, já no primeiro contato dos traços culturais de dois ou mais grupos sociais.
D
o processo de aprendizagem interna dos elementos que compõem a cultura do grupo social caracteriza esse processo cultural.
E
o principal elemento constitutivo desse processo é a adoção, por parte de um indivíduo, de um traço cultural do seu grupo, por meio da imitação ou do comportamento copiado.
4fe76bff-fa
UPE 2016 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social

Ao estudarmos a estratificação, temos que considerar não apenas as diferenças entre posições econômicas ou ocupações mas também o que acontece com os indivíduos que as ocupam. O termo mobilidade social refere-se ao movimento de indivíduos e grupos entre diferentes posições socioeconômicas.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 332.

Com base nesse conceito sociológico, qual dos estratos sociais a seguir NÃO permite a mobilidade social?

A
Estamento
B
Estado
C
Classe social
D
Castas
E
Proletariado
4fea893a-fa
UPE 2016 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdade social no Brasil

Observe a imagem a seguir:



Valendo-se do conteúdo sociológico contido nessa imagem, é INCORRETO afirmar que, no Brasil,

A
a dificuldade de acesso aos serviços básicos provoca uma grande distância social entre os habitantes ricos e pobres.
B
o Plano “Brasil Sem Miséria”, criado em 2011 pelo governo federal, propõe identificar e direcionar as pessoas, que não possuem nenhum benefício social, para algum tipo de auxílio, cujo objetivo é diminuir a desigualdade no país.
C
a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio é um índice econômico, que aponta as diferenças entre os indivíduos, abandonando o conceito de classe social e a exploração, pois seu objetivo é quantificar e descrever a realidade de pobres e ricos.
D
as diferenças entre as pessoas estão presentes não apenas nas classes sociais mas também nas relações de gênero, nas relações étnico-raciais e no grau de instrução da população.
E
o desenvolvimento do capitalismo criou as desigualdades evidenciadas na miséria e na pobreza em todo o país, mas a superação foi resolvida com as políticas de divisão de riquezas implantadas nos últimos anos pelo governo federal.
4fee4f47-fa
UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura de massa e indústria cultural

Leia a tirinha a seguir:



Ela apresenta o poder que a mídia exerce sobre as pessoas, criando a ideologia e a cultura de massa, valiosas para a organização da sociedade capitalista.


Refletindo sobre a relação entre esses dois conceitos sociológicos, é CORRETO afirmar que

A
a representação simbólica, que o homem constrói do mundo, e a produção e reprodução material da sociedade são elementos significativos para se entender a dinâmica da cultura e da ideologia na vida social.
B
a maneira como a vida se estrutura nas sociedades complexas obedece, rigidamente, às ideias de homogeneidade e padronização, conforme se observa nas periferias das grandes cidades.
C
a ideologia é importante para a formação cultural das sociedades, mas estas são categorias sociológicas independentes, reforçando a ideia de que os grupos sociais são influenciados por fatores subjetivos.
D
as pessoas possuem consciência da atuação da ideologia dominante sobre seu comportamento, razão por que, nos meios de comunicação, a cultura de massa é restrita, apenas, à elite social.
E
os mecanismos de atuação da ideologia devem propor uma despolitização da cultura, pois esse processo tornará os indivíduos mais alienados da dominação de alguns grupos sociais.
4fe0dd95-fa
UPE 2016 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe atentamente o mapa a seguir e assinale o que ele representa.



A
A organização do espaço geográfico asiático
B
As grandes áreas agrícolas da Eurásia
C
Os principais domínios climáticos da Ásia
D
A rede urbana da Eurásia
E
A distribuição espacial da população da Ásia
4fddcb14-fa
UPE 2016 - Geografia - Geografia Econômica

Leia o texto a seguir:

Estudos recentes indicam que o conjunto de países emergentes poderá se tornar, nos próximos cinquenta anos, a principal força na economia global, superando o grupo de países desenvolvidos que formam o G-6 em termos de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), renda per capita e movimentos comerciais e financeiros. Nesse sentido, tais economias, em função do tamanho geográfico, população e nível de produto, têm-se tornado alvo de crescente interesse, principalmente em termos das lições que podem ser apreendidas por meio do estudo dos determinantes básicos do atual desempenho econômico e do potencial de tais países de se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.

(Texto adaptado de Flávio Vilela Vieira e Michelle Polline Veríssimo, publicado na revista Economia e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 3 (37), p. 513-546, dez. 2009).

Quais dos países citados a seguir são considerados emergentes?

1. África do Sul
2. Itália
3. Canadá
4. Brasil
5. Índia
6. Rússia
7. Reino Unido
8. China

Estão CORRETOS, apenas,

A
1, 2 e 5.
B
3, 4 e 7.
C
5, 6, 7 e 8.
D
1, 4, 5, 6 e 8.
E
3, 4, 6 e 8.
4fdae362-fa
UPE 2016 - Geografia - Urbanização

Observe o mapa a seguir:




O que nele estão sendo representados(as)?

A
Os índices de poluição ambiental das principais cidades
B
As hierarquias urbanas
C
Os sítios urbanos
D
As industrializações das cidades
E
As principais cidades sustentáveis
4fcd0a58-fa
UPE 2016 - Geografia - Geografia Política

Observe a charge a seguir:


Com base na situação geopolítica apresentada na charge, é CORRETO afirmar que se trata

A
da separação britânica da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que é uma organização gerada em 1949, no contexto da Guerra Fria, a qual unia, em pacto militar, os países integrantes do bloco europeu.
B
do “Brexit”, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia, que é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única.
C
do livre comércio, estabelecido no Pacto de Varsóvia entre a Inglaterra e a Itália, que tem como objetivo geopolítico gerenciar acordos comerciais, tendo como parâmetro a globalização da economia europeia.
D
da fuga do Reino Unido da Rodada de Doha que tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico na Europa.
E
da saída da Inglaterra da União Europeia, bloco econômico, que se formou para unir os países europeus que já faziam parte da OTAN. Foi criado com o objetivo de evitar que mais guerras acontecessem entre a Itália e os países do norte da Europa e, ainda, como forma de recuperar a economia da crise mundial de 1929.
4fd01ae0-fa
UPE 2016 - Geografia - Globalização

Analise o texto a seguir:

O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo, senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial...

Milton Santos, 1993.

Ele caracteriza a globalização como

A
possibilidade de transformar suas virtudes locacionais, de modo a evitar a interação com as ações solidárias hierárquicas.
B
diminuição do poder das empresas transnacionais mediante práticas, como a formação de cartéis, trustes e holdings.
C
fenômeno revelador de lugares que são, ao mesmo tempo, objetos de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente.
D
aumento do poder dos Estados nacionais em relação aos conglomerados transnacionais.
E
conjunto dissociável de sistemas de objetos naturais ou fabricados e de sistemas de ações.
4fd7b3b2-fa
UPE 2016 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

As teorias demográficas falam da estrutura e da dinâmica das populações, estabelecendo leis e princípios que regem esses fenômenos bastante estudados pela Geografia da População. Com relação a esse tema, leia o texto a seguir:

Essa teoria considera correto o princípio, segundo o qual a população cresce em ritmo geométrico e os recursos crescem em progressão aritmética, mas discorda das medidas para controlar o crescimento da população. Os defensores dessa teoria propõem uma tomada de consciência da superpopulação como um problema que temos de ser capazes de solucionar. Apostam na “procriação consciente”, na promoção do planejamento familiar, no uso e na difusão dos métodos anticonceptivos, bem como na defesa da esterilização masculina.

Assinale a teoria demográfica descrita no texto acima.

A
Teoria Malthusiana
B
Teoria Neomarxista do Controle Populacional
C
Teoria Neomalthusiana
D
Teoria da Transição Demográfica
E
Teoria de Revolução Reprodutiva
4fca4441-fa
UPE 2016 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

Leia o mapa ilustrativo a seguir:



A leitura do mapa ilustrativo permite afirmar que se trata

A
da onda migratória de palestinos e judeus no início do século XX, em direção aos países que defendiam os princípios do liberalismo econômico.
B
dos fluxos de circulação do comércio petrolífero para os países-membros da União Europeia.
C
dos fluxos do comércio internacional de gás natural, proveniente de países da Ásia e África.
D
das principais rotas usadas pelos estrangeiros na Europa, por causa da crise migratória atual.
E
dos fluxos financeiros internacionais que crescem aceleradamente, em virtude das economias em expansão e da globalização da produção.
4fc69c74-fa
UPE 2016 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Observe a imagem ao lado:

Palestinos fazem fila para receber comida no campo de refugiados de Yarmouk, na Síria, que foi atacada pela facção Estado Islâmico.
Fonte: adaptado de htto://www1.folha.uol.com.br, 2015.

A condição nela apresentada corresponde

A
ao controle do campo de refugiados palestinos no sul de Damasco pelo grupo terrorista sunita Estado Islâmico (EI), originado de um braço da Al-Qaeda, caracterizado por um regime político-religioso, orientado pela Lei Islâmica Sharia.
B
ao grupo militante palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Trata-se de um movimento sionista, que procurou criar um Estado para os judeus e que ganhou força no início do século 20, incentivado pelo antissemitismo.
C
ao conflito étnico iniciado há 30 anos, na Síria, quando a União Soviética invadiu os campos de refugiados palestinos, e o grupo Estado Islâmico combateu o governo comunista, com o objetivo comum de instaurar um Estado muçulmano regido pela sharia, a lei islâmica.
D
à atuação da Aliança do Norte, que combate, em conjunto com a facção do Estado Islâmico, os refugiados palestinos em Damasco, sul da Síria, região, que está sob o controle das Forças da Síria Democrática (FSD), uma coalizão armada, apoiada pela Rússia.
E
a uma organização sionista que controla a Faixa de Gaza, constituída de partido político-religioso, entidade filantrópica e seu conhecido braço militar. Comanda a Faixa de Gaza e atua em diversas regiões de refugiados palestinos na Síria.
4fbd80f0-fa
UPE 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Pernambuco

Desde 1974, quando Marcos Freire pôs em cheque o poder político das oligarquias do Estado de Pernambuco, derrotando-as em eleições majoritárias para o Senado Federal, esse Estado tem passado pela adoção de dois modelos básicos de desenvolvimento. Um deles, adotado pelos representantes das oligarquias tradicionais, e predominou nos governos de Marco Maciel, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco. Esse é denominado de modelo conservador. O segundo modelo ocorreu nos dois mandatos do govenador Miguel Arraes.

BARROS, Alexandre Rands. Perspectivas do desenvolvimento de Pernambuco. (Adaptado) In:ftp://ftp.repec.org/opt/ReDIF/RePEc/dtm/wpaper/BARROSAlexandrePerspectivasdoDesenvolvimentode PernambucoREN14.pdf

O segundo modelo de desenvolvimento, implementado no Estado de Pernambuco, no governo citado pelo texto, foi o

A
popular, com foco na elevação do PIB.
B
comunista, priorizando a reforma agrária.
C
corporativo, ampliando o poder do operariado.
D
anarquista, diminuindo a participação do Estado.
E
sindical, dando ênfase aos movimentos trabalhistas.
4fb69daf-fa
UPE 2016 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Uganda passou por um processo complexo de negociaç es de independência e teve uma história independente bastante turbulenta até 1962. Vivenciou um sistema parlamentarista e outro presidencialista, ambos sob a liderança de Milton bote, deposto em um golpe liderado por Idi Amin. Uma invasão tanzaniana derrubou esse regime e instaurou um governo de transição, cuja função principal foi a realização de eleiç es gerais.

KANTER, Marcelo de Mello. Política Externa e Integração na África Oriental: um estudo sobre Uganda, Tanzânia e Quênia. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Adaptado.

Um dos períodos mais conturbados na história de Uganda foi a segunda metade do século XX, especialmente o governo Idi Amin. As principais características sociopolíticas desse governo foram

A
a nacionalização de empresas e terras e o uso excessivo da violência.
B
a abertura política e a implementação da democracia liberal no país.
C
o rechaço à ideia de africanização e a privatização das empresas nacionais.
D
os acordos bilaterais com a América do Sul e os tratados militares com a China.
E
o apoio militar nos Estados Unidos e o combate às milícias da oposição.
4fb3bd10-fa
UPE 2016 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

No período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, registraram-se numerosas tentativas de apagar seus vestígios. Perto de Cingapura, onde sete prisioneiros de guerra americanos haviam sido executados onze dias antes da rendição do Japão, assim que um dos oficiais responsáveis pelas execuções fora informado da rendição, ele e os outros algozes dirigiramse imediatamente ao aeroporto, desenterraram os cadáveres das vítimas, levaram-nos para o campo, queimaram-nos numa grande fogueira e lançaram as cinzas no mar.

(GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014, p. 883.)

Fenômenos como esse foram comuns no imediato Pós-Guerra. Uma consequência política desses eventos na Europa foi a

A
obrigação de esquecer os crimes cometidos pelos Estados envolvidos.
B
responsabilização única da Alemanha por ter violado as leis da guerra.
C
instituição de tribunais para julgamento de crimes contra a humanidade.
D
relativização dos crimes cometidos no Ocidente e Oriente, durante a guerra.
E
homologação de anistia para todos os que lutaram nos fronts, durante a guerra.
4fad6537-fa
UPE 2016 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917

Com o advento da Revolução Russa, os líderes revolucionários perceberam a necessidade de se criar uma identidade visual que representasse a Revolução e seus ideais. Dos signos adotados, a foice e o martelo foram os mais importantes e se tornaram símbolos universais do socialismo.

SANTOS, Leonardo. Construtivismo Russo. A arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos. Lajeado: Monografia de final de curso. Univates, 2014.



Esses dois símbolos representam, respectivamente, a

A
dissolução do Estado para a implementação do socialismo real.
B
luta da URSS na primeira Guerra Mundial contra a Tríplice Entente.
C
união da classe operária com a camponesa em prol de melhores condições sociais.
D
dissolução dos sovietes na regulamentação da produção de material para indústria e campo.
E
sociedade comunista composta pelos operários, camponeses, militares, intelectuais e pela juventude.