Questõesde Unimontes - MG 2017

1
1
Foram encontradas 48 questões
2a561ba8-b3
Unimontes - MG 2017 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdade social no Brasil

A desigualdade social é um fenômeno desencadeado, principalmente, pela má distribuição de renda e pode ser caracterizada a partir de diferentes fatores, como a forma de viver, de morar, os relacionamentos, a forma de se vestir, de lidar com a vida etc. A ideologia liberal fomenta, de diferentes maneiras, uma visão naturalizada do mundo dos homens onde as relações mercantis são tomadas como resultado de um aperfeiçoamento gradual da essência humana. O pensamento liberal assume uma finalidade prática, ou seja, fazer com que o sujeito se enxergue como espectador da realidade, ocultando as origens das mazelas sociais e direcionando para os pobres a responsabilidade por viverem da maneira como vivem. Analise as afirmativas a seguir sobre desigualdade social, na concepção liberal:

I - Essa concepção justifica a desigualdade social a partir da realidade objetiva, da dinâmica das classes sociais, mostrando os limites e contradições históricas das relações sociais no capitalismo.

II - Essa visão reconhece uma essência humana predeterminada, cuja real expressão se dá com o desenvolvimento do próprio capitalismo.

III - Essa concepção embute no imaginário popular uma noção sobre o sucesso, que deve ser alcançado a partir do esforço individual, de um sujeito supostamente autossuficiente.

IV - Essa visão difunde a culpabilização dos indivíduos pelos seus fracassos a partir de um suposto déficit individual, como sendo aqueles sujeitos incapazes de se adaptar à ordem natural do sistema social.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A
I, III e IV, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I, II e III, apenas.
D
I, II, III e IV.
2a5260f4-b3
Unimontes - MG 2017 - Filosofia

O século XVIII é caracterizado como o “século da moral”, como tempo marcado profundamente pelo Iluminismo, “um projeto pedagógico-político de construção da autonomia da razão e emancipação de homens e mulheres, fornecendo-lhes meios intelectuais para uma ação consciente”, conforme Gallo. Nesse tempo, desenvolve-se o grande projeto ético de Immanuel Kant, com a sua destacada obra “Fundamentação da metafísica dos costumes” (1785), aprofundado em “Crítica da Razão Prática” (1788).


Na atualidade, não há como pensar em moral e ética sem recorrer às obras de Kant. Em relação a esse filósofo, assinale a alternativa CORRETA.




Conforme Silvio Gallo, “ao longo da história humana, legisladores morais de todos os tipos aviltaram a liberdade humana em nome de um poder absoluto e da exploração. Sua ação sempre foi facilitada pela angústia existencial que sentimos frente ao nada de nosso ser e, para fugir a tal angústia, aderimos – de “má fé” – a qualquer identidade externa que nos seja oferecida pelos moralistas de plantão. Em nosso íntimo, porém, sabemos que essa tranquilidade que conseguimos com a identificação social é falsa, e é a coragem de abandoná-la que fundamenta as revoltas políticas que visam resgatar a dignidade humana e a sua autonomia [...]”. Gallo cita o filósofo francês Jean Paul Sartre, observando que, para ele, “o ser humano é livre, e a liberdade consiste no ato da escolha”.
Fonte: GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento . São Paulo: Scipione, 2013, p. 131.  
A
Kant considera que as facetas do sujeito são dispensáveis para a existência do homem moderno.
B
A noção de razão prática, como defende Kant, implica impossibilidade da liberdade humana.
C
O sujeito moral age racional e conscientemente, o que caracteriza uma das facetas do ser humano. Kant considera o conhecimento e a estética como outras facetas do sujeito, o que busca o saber e o que percebe o mundo e produz arte.
D
Essa perspectiva ético-racional desenvolvida por Kant não sustenta uma autonomia, uma vida emancipada para homens e mulheres. 
2a593f81-b3
Unimontes - MG 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

Degradação do sistema penal, corrupção nas instituições públicas, brutalidade policial, crescimento do número de milícias, tráfico de armas e drogas, violência doméstica contra crianças e mulheres, violência no trânsito, racismo e homofobia compõem uma lista dos temas e problemas dos quais se ocupam especialistas nas universidades e inúmeros centros de pesquisa sociais. Transgressão da legalidade e desrespeito à ordem constitucional são sempre referidos pelos pesquisadores como algo que atinge a todos na sociedade, independentemente se são ricos ou pobres, jovens ou velhos, indivíduos ou coletividades.

As muitas explicações sobre a violência e o crime relacionam-se a fatores importantes, EXCETO

A
Legalidade, no Estado democrático de direito, significa a afirmação normativa e a prática de direitos, garantias e liberdades, individuais e coletivas.
B
É próprio da democracia assentar-se em leis discutidas e aceitas pela sociedade; logo, negar a legalidade é negar a democracia.
C
Quando a legalidade é substituída pela ilegalidade, todos os cidadãos ficam prisioneiros do despotismo imposto pelos transgressores e criminosos – armados ou não.
D
As transformações na sociedade brasileira e a vitalidade política das últimas décadas recomendam que as instituições públicas estatais devem, exclusivamente, refletir e atuar sobre a violência e o crime.
2a4f7a27-b3
Unimontes - MG 2017 - Filosofia

Baseando na argumentação de Silvio Gallo e no pensamento filosófico de Sartre, podemos considerar que a existência humana é uma construção de valores que possibilita, EXCETO




Conforme Silvio Gallo, “ao longo da história humana, legisladores morais de todos os tipos aviltaram a liberdade humana em nome de um poder absoluto e da exploração. Sua ação sempre foi facilitada pela angústia existencial que sentimos frente ao nada de nosso ser e, para fugir a tal angústia, aderimos – de “má fé” – a qualquer identidade externa que nos seja oferecida pelos moralistas de plantão. Em nosso íntimo, porém, sabemos que essa tranquilidade que conseguimos com a identificação social é falsa, e é a coragem de abandoná-la que fundamenta as revoltas políticas que visam resgatar a dignidade humana e a sua autonomia [...]”. Gallo cita o filósofo francês Jean Paul Sartre, observando que, para ele, “o ser humano é livre, e a liberdade consiste no ato da escolha”.
Fonte: GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento . São Paulo: Scipione, 2013, p. 131.  
A
uma condenação da submissão aos poderes políticos, sem escolhas, pois a vida é predeterminada.
B
o permanente agir em função da conquista da liberdade, sempre que se fizer necessário nas relações de poder estabelecidas em sociedade.
C
uma condenação à liberdade, como propõe Sartre, pois o ser humano está condenado a agir por necessidade de ser livre para escolher e ser responsável por suas escolhas em função do bem-estar social e pela democracia.
D
a autonomia pessoal e a experiência de uma vida ética em sociedade.
2a4b5b38-b3
Unimontes - MG 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

A concentração do íon hidroxônio, [H3O+], da água é 1,0 x 10-6 mol L-1 a 100ºC. Valor, aproximadamente, dez vezes a concentração do mesmo íon da água a 25ºC. Sobre o exposto, é CORRETO afirmar que:

A
A água não é neutra a 25ºC.
B
A [H3O+] é mais alta a 100ºC.
C
A 100ºC, kw é igual 1,0 x 10-8 .
D
O pH da água é maior a 100ºC.
2a4536ab-b3
Unimontes - MG 2017 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Os tocoferóis são conhecidos por sua ação antioxidante e estão presentes na maioria dos óleos vegetais. Existem quatro tipos de tocoferóis, α, β, γ e δ, conforme mostrado a seguir:


É INCORRETO afirmar que:

A
O tocoferol δ apresenta, entre os quatro, maior massa molar.
B
Todos os tocoferóis apresentam na sua estrutura grupo fenólico.
C
Os tocoferóis apresentam potencial biológico como vitamina E.
D
Os tocoferóis são diferentes na posição do grupo metila no anel.
2a486e26-b3
Unimontes - MG 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

A troca de gás carbônico entre a atmosfera e a biosfera terrestre ocorre por dois processos: I e II, representados de forma simplificada através do esquema:





I. (CH2O)n + O2 → CO2 + H2O + Energia
II. H2O + CO2 + hν → (CH2O)n + O2

Sobre os processos, é CORRETO afirmar:

A
Em I, o gás carbônico é fixado e transformado pelos consumidores.
B
Os processos I e II representam transformações físicas com liberação de calor.
C
Em II, a fórmula C6H12O6 representa uma proteína, fonte de energia.
D
Em II, o gás carbônico é absorvido pelos vegetais através da fotossíntese.
2a3eadb1-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Aritmética e Problemas, Médias

Considere b IR. Se a média aritmética dos números b − 2 , 5b + 2 , 6 e 8 é 9,5, então b vale

A
4,2.
B
4.
C
2,8.
D
2.
2a41fd1b-b3
Unimontes - MG 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

A hemoglobina (Hb) tem como principal função o transporte de gases pelo corpo, é uma proteína responsável por conduzir o oxigênio (O2) dos pulmões para os tecidos e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. No entanto, também apresenta alta afinidade pelo monóxido de carbono (CO) podendo também transportá-lo, como mostrado no esquema a seguir:



Nessa situação, é CORRETO afirmar que:

A
A afinidade do O2 pela hemoglobina impede a entrada do CO nos eritrócitos.
B
O monóxido de carbono é um gás inerte e não interfere no processo respiratório.
C
A oxigenação das células é comprometida pela presença de CO nos eritrócitos.
D
O oxigênio liga-se aos íons ferro da Hb formando a carboxi-hemoglobina.
2a346e61-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Pontos e Retas, Geometria Analítica

Considere aIR. Se o ponto A(a,5), é equidistante dos pontos B(25,0), e C (0,10) ,então o ponto A é dado por

A
B
(25,5).
C

D
(15,5).
2a3799de-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Pontos e Retas, Geometria Analítica

Considere y um número real e r a reta determinada pelos pontos A (5,0) e B(0,3). Se P(2,y) é um ponto da reta r, então y é igual a

A
11/5.
B
9/3.
C
11/3.
D
9/5.
2a3aa10e-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Álgebra, Equação do 2º Grau e Problemas do 2º Grau

Considere m,r IR, com r > 0. A equação x2 + y2 - 2x + 10y + m = 0 representa uma circunferência de raio r quando

A
m = 26.
B
m < 26.
C
m = 27.
D
m > 26.
2a2bbd29-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Números Complexos

O número complexo −1+ i é raiz da equação x3 - 2x - 4 = 0. As outras raízes são

A
1− i e 2.
B
−1− i e −2.
C
−1− i e 2.
D
1− i e −2.
2a316ce7-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Pontos e Retas, Geometria Analítica

Considere aIR, com a > 1 . Se M (1,3) é o ponto médio do segmento de reta de extremidades A (a,4) e B(−1,2), então o valor de a é

A
2.
B
3.
C
4.
D
5.
2a2e7927-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Pontos e Retas, Geometria Analítica

Considere n IR. Os pontos (1,-1) , (-2,3) e (1,n) do plano cartesiano estão sobre uma mesma reta quando  

A
n = 1.
B
n = −1 .
C
n = −2 .
D
n = 2 .
2a29016f-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Álgebra, Equação do 2º Grau e Problemas do 2º Grau

O produto de todas as raízes da equação x3 - 2x2 + 4x - 8 = 0

A
é um número real positivo.
B
é um número real negativo.
C
não é um número real.
D
é igual a zero.
2a25b6d2-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Álgebra, Equação do 2º Grau e Problemas do 2º Grau

Considere m e n dois números reais. Se x1 e x2 são raízes da equação 1/3 x2 + mx + n = 0 , x1 + x2 = 1 e x1 . x2 = 2 , então

A
m = −3 e n = 3/2 .
B
m = 1/3 e n = - 2/3.
C
m = - 1/3 e n = 2/3.
D
m = 3 e n = -3/2.
2a22f1aa-b3
Unimontes - MG 2017 - Matemática - Polinômios

Dividindo-se o polinômio x3 - x2 - 4x + 1 pelo polinômio p(x), resulta no quociente x2 - 3x + 2 com resto −3 . Portanto, o polinômio p(x) é igual a

A
x - 2.
B
x + 1.
C
x - 1.
D
x + 2.
2a146165-b3
Unimontes - MG 2017 - História - América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Na segunda metade do século XX, em países da América do Sul, foram implantados regimes ditatoriais com o apoio dos Estados Unidos. Essa nação, a um só tempo, desejava conservar seus interesses econômicos e temia que ocorresse uma expansão do socialismo na região.
Analise as afirmativas a seguir, relativas a nações da América Latina nesse período.


I - Sob o governo do presidente Alfredo Stroessner, o Paraguai desempenhou significativo papel na Operação Condor, acordo que consistiu no apoio político-militar entre os governos dos países do Cone Sul, visando perseguir os que se opunham aos regimes em vigor.

II - As exportações de peças de reposição e maquinarias norte-americanas para o Chile, associadas à política de liberdade de concessão de créditos financeiros ao governo chileno, garantiram a ascensão do General Pinochet ao poder presidencial, em 1970.

III - O sequestro de militantes oposicionistas ao regime civil-militar argentino foi uma prática comum da estratégia de terrorismo de Estado implantada pela ditadura, assim como a apropriação ilegal de bebês – filhos de pais considerados “subversivos”.

IV - A “Escola das Américas”, com sedes distribuídas na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e Venezuela, foi responsável pelo treinamento de centenas de juízes e procuradores sul-americanos, com vistas a promover o American Way of Live (estilo americano de vida).


É CORRETO o que se afirma em:

A
III e IV, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
I e III, apenas.
2a17ce45-b3
Unimontes - MG 2017 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Acerca dos programas sociais brasileiros, implementados ao longo dos dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999-2002), analise as afirmativas abaixo.


I - A reforma sanitária, impulsionada por forte movimento social, ganhou seus contornos definitivos no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiado no direito universal da população à saúde.

II - Em 2001, o programa de combate à mortalidade infantil foi transformado no Programa Bolsa-Alimentação, sob a forma de transferência monetária direta às famílias com filhos pequenos em risco nutricional.

III - Em seu segundo mandato, teve início o programa academia da saúde, espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, instalados em todos os municípios brasileiros, visando à promoção de modos de vida saudáveis da população.

IV - Em seu primeiro mandato, o presidente extinguiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA), instituição que caracterizava a velha política social, carregada de corrupção, clientelismo político e promoção de interesses pessoais.


Estão CORRETAS as afirmativas:

A
I e II, apenas.
B
II e IV, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
I e III, apenas.