Questõesde UNCISAL

1
Foram encontradas 54 questões
b8f611f9-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013 foi atribuído conjuntamente a James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof por suas descobertas da maquinaria de regulação do tráfego de vesículas, um importante sistema de transporte em nossas células.

Dadas as afirmativas sobre o transporte vesicular,

I. Permite a secreção de diversas moléculas sintetizadas pela célula, por exemplo: hormônios, neurotransmissores e proteínas da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

II. Envolve a participação de retículo endoplasmático, responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e complexo de Golgi, responsável pelas modificações (glicosilação, sulfatação e fosfatação) em proteínas e lipídios.

III. O transporte das vesículas ocorre com o auxílio do citoesqueleto da célula, em que os microtúbulos citoplasmáticos são os envolvidos nesse processo.

verifica-se que está(ão) correta(s).

A
II e III, apenas.
B
I, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II, apenas.
E
I, II e III.
b67d07c9-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Sobre metabolismo de energia, analise os produtos obtidos a partir da oxidação da glicose (açúcar) e do palmitoil- CoA (forma ativada do palmitoato, um ácido graxo), demonstrado em I e II, respectivamente.

I.

a) No citosol: 1 glicose → 2 piruvatos + 2 NADH + 2 ATP

b) Na mitocôndria: 2 piruvatos → 2 acetil-CoA + 2 NADH

c) Na mitocôndria: 2 acetil-CoA → 6 NADH + 2 FADH2 + 2 ATP

Produto líquido final:

2 NADH citosólicos

8 NADH mitocondriais

2 FADH2

II.

d) Na mitocôndria: 1 palmitoil-CoA → 8 acetil- CoA + 7 NADH + 7 FADH2

e) Na mitocôndria: 8 acetil-CoA → 24 NADH + 8 FADH2 + 8 ATP

Produto líquido final:

31 NADH
15 FADH2
8 ATP
4 ATP

Existe uma reação que está presente em I e II. Quem é ela e que letras a representam?

A
Ciclo do citrato; letras “c” e “e”, apenas.
B
β-oxidação; letras “b” e “d”, apenas.
C
Descarboxilação do piruvato; letras “a” e "e", apenas
D
Glicólise; letras “a” e “d”, apenas.
E
Cadeia transportadora de elétrons; letras "b" e "e", apenas
ba2db391-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

Alterações no número padrão de cromossomos podem resultar em problemas para o desenvolvimento do indivíduo. As síndromes de Down e de Klinefelter, causadas pela presença de um cromossomo a mais nos genomas celulares, e as síndromes de Turner e de Cri du Chat, relacionadas à falta de um cromossomo, são exemplos desses processos.Nesses casos, os indivíduos afetados apresentam uma série de alteraçoes anatômicas, morfológicas e fisiológicas em seus organismos e têm o seu desenvolvimento e expectativa de vida afetados.

As alterações nos números de cromossomos podem acontecer em função de:

A
erros nos processos de divisão celular dos gametas
B
produção e fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides.
C
fecundação do óvulo por mais de um espermatozoide.
D
formação da mórula.
E
erros nos processos de crossing- over
b540fecf-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, A herança dos grupos sanguíneos

Células-tronco hematopoiéticas do indivíduo X foram doadas ao indivíduo Z, pois este estava com leucemia. O transplante heterólogo somente foi possível pois X e Z apresentaram compatibilidade no teste de histocompatibilidade, em que se avalia a molécula HLA (HumanLeukocyteAntigen) também conhecida como Complexo Principal de Histocompatibilidade. O grupo sanguíneo do doador era A negativo e do receptor B positivo. Antes de receber as células-tronco hematopoíeticas X, o indivíduo Z passou por um protocolo de quimioterapia e 100% de suas células hematopoiéticas do sangue periférico e da medula óssea foram eliminadas e, consequentemente, as células cancerosas também.

Considerando que o transplante foi bem sucedido, qual o grupo sanguíneo do transplantado?

A
B positivo.
B
A negativo.
C
AB positivo.
D
O positivo
E
AB negativo.
b7bb71d4-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Os seres vivos mantêm entre si vários tipos de interações ecológicas que podem ser harmônicas ou desarmônicas. Na harmônica não há prejuízo para as espécies que participam e vantagem para uma delas. Na desarmônica um dos participantes é prejudicado, podendo existir benefícios para um deles. As interações podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. A frase “o carão tá na lagoa beliscando o aruá” expressa a forma como os brejeiros da Várzea da Marituba, uma área alagada do baixo São Francisco alagoano, percebem a relação trófica entre a ave o carão (Aramusguarauna) e o molusco gastrópode o aruá (Pomacea sp.), fornecendo inclusive o local (lagoa) e a forma como acontece (beliscando).

Qual o tipo de relação ecológica que há entre o carão e o aruá ?

A
Parasitismo
B
Mutualismo
C
Protocooperação
D
Predatismo
E
Comensalismo
b2c85857-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Esponjas e Cnidários, Identidade dos seres vivos

Recifes de corais são estruturas que existem em vários locais da costa brasileira, inclusive em Alagoas. Essa estrutura é formada por um grupo de animais sésseis (os cnidários) e seus esqueletos, que abrigam muitos outros seres vivos (algas, poríferos, peixes, moluscos, crustáceos etc.) e formam um dos ambientes com maior diversidade biológica do planeta.

Os esqueletos dos cnidários dos recifes de corais são formados.

A
usando os íons de sódio e cloro
B
a partir dos íons de carbonato dissolvido na água do mar
C
a partir da sílica presente nos grãos de areia
D
pela degradação das rochas marinhas
E
com os íons de ferro presentes nos cloroplastos dos cnidários.
addeacae-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Um condomínio de casas há muito enfrenta o problema da proliferação do “mosquito comum” ( Culexquinquefasciatus) e do “mosquito da Dengue” (Aedes aegypti) , já que está inserido em um bairro que apresenta menos de 20% de área saneada, de uma cidade brasileira. O referido problema foi intensificado quando se formou um enorme canteiro de obras ao lado do condomínio para a construção de unidades prediais. O número de moradores do condomínio infectados com o verme causador da Filariose e com o vírus da Dengue cresce a cada dia determinando um aspecto focal na transmissão destas doenças.

Com base na situação proposta, indique os principais reservatórios para a proliferação do “mosquito comum” (vetor da Filariose) e do vetor da Dengue, respectivamente, após a intensificação do problema, visando a prevenção das doenças:

A
Águas da chuva empoçadas nas ruas e pneus velhos automotivos expostos com água acumulada
B
Águas servidas (esgoto a céu aberto) empoçadas nos quintais e utensílios do lixo exposto com água.
C
Águas servidas (esgoto a céu aberto) empoçadas na frente das casas e prato dos vasos de plantas contendo água
D
Canal de água poluída do bairro (esgoto a céu aberto) e garrafas expostas contendo água das últimas chuvas
E
Valas de águas servidas (esgoto a céu aberto) do bairro e tanques de água expostos, usados na construção civil
af180fab-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Pessoas com diabetes melito e que não recebem tratamento adequado e nem se submetem a dietas específicas apresentam uma série de complicações que compromete a saúde dos diabéticos. Nefropatias, retinoplatia diabética, ulcerações e problemas de cicatrização são os principais problemas que afetam os diabéticos.

A partir dessas informações, pode -se concluir que:

A
o diabete melito é causado por defeitos na produção do suco pancreático que atua como hormônio na degradação da glicose.
B
dieta alimentar rica em lipídios e carboidratos são as principais causas dos vários tipos de diabetes.
C
o corpo humano funciona integradamente, por isso que um problema do sistema endócrino afeta outros sistemas como o excretor, circulatório, respiratório e outros.
D
as pessoas que têm diabetes desenvolvem problemas nos rins, cegueira e úlceras logo nos estágios iniciais da doença.
E
os sistemas do corpo humano se autorregeneram, mas isso não acontece nas pessoas com diabetes melito por conta dos altos níveis de insulina no sangue.
aa33579e-bb
UNCISAL 2013 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

Para um automóvel de massa m = 950kg descendo uma ladeira de inclinação α30°, qual é a força aplicada pelo freio motor para manter sua velocidade constante? (Desconsidere qualquer outra força dissipativa e assuma g = 10 m/s2)

A fim de preservar a vida útil dos freios, os manuais de direção recomendam que, ao descer uma ladeira muito íngreme ou muito extensa, o motorista deve manter uma marcha reduzida engatada e tirar o pé do acelerador. Com isso, o carro é freado e mantido com velocidade constante através do chamado “freio motor”, sem necessitar do uso dos freios convencionais.

imagem-027.jpg
A
577 kgf
B
822 kgf
C
950 kgf
D
1 732 kgf
E
475 kgf
ab6c96dd-bb
UNCISAL 2013 - Física - Estática e Hidrostática, Dinâmica, Leis de Newton, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

Devido à disposição das forças no aparelho, a força mínima necessária para realizar o exercício, supondo d1 = 40cm , d2 = 60 cm, h = 15 cm e considerando apenas a massa das anilhas, será de

O esquema abaixo descreve uma máquina muito utilizada em academias de musculação para exercícios de panturrilha. O usuário deve sentar-se no banco (1) e apoiar a parte inferior da coxa sob um suporte acolchoado (2) e as pontas dos pés sobre uma pequena plataforma fixa (3). Anilhas de peso total P são então encaixadas no suporte (4), agindo como a “carga” do exercício. Para realizar o movimento, aplica-se uma força vertical para cima, utilizando basicamente a panturrilha, a fim de levantar o suporte (2), que, por sua vez, faz rotacionar o conjunto da barra e das anilhas (Figura b).

imagem-028.jpg
A
3 P
2
B
5 P
2
C
2 P
5
D
2 P
3
E
P
a8fd8106-bb
UNCISAL 2013 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

[...] O coração funciona com estímulos elétricos que se propagam pelo músculo causando contração e, depois, relaxamento. “Às vezes, por causa de doença cardíaca, acidentes ou complicações cirúrgicas, o impulso engasga e não chega”, esclarece o professor Noedir Stolf, do Instituto do Coração, em São Paulo. Quando isso acontece, há fibrilação, isto é, o músculo entra em atividade caótica, sem conseguir contrair nem bombear o sangue. Em alguns casos, basta uma pancadinha no peito para eliminar a arritmia. Em caso de parada cardíaca, os médicos usam um desfibrilador, aparelho que dá choques no tórax. O efeito é o de uma pancada forte. O impacto normaliza a falha elétrica, fazendo o impulso ultrapassar gagueira e chegar aonde deve. [...]

Foi aplicado um desfibrilador, que havia sido carregado a uma diferença de potencial de 7 000V , em um paciente acometido por uma parada cardiorrespiratória a uma elétrica de 3,5 A, que atravessou o peito do paciente durante 10 ms . Qual é a capacitância do capacitor do desfibrilador?

A
10x10-6 F
B
10x10-3 F
C
5x10-6 F
D
10x104 F
E
4x101 F
aca49f34-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

Em um município do nordeste brasileiro a prevalência para o verme Schistosoma mansoni em humanos chegou ao índice alarmante de 68%, detectados através do encontro de ovos nas fezes dos indivíduos. A cidade é banhada por dois rios e apresenta menos de 10% de área saneada. Os órgãos oficiais pretendem implantar um programa de controle no município vislumbrando a prevenção ao aparecimento de novos casos, onde a primeira meta emergencial alcançada deverá ser o combate aos reservatórios (fontes de infecção para os rios).

Nesse contexto, qual a primeira ação a ser empregada no programa de controle da esquistossomose?

A
Diagnóstico e Tratamento dos hospedeiros humanos infectados pelo verme
B
Combate aos caramujos, hospedeiros intermediários do verme.
C
Construção de banheiros coletivos ligados à estação de tratamento de esgoto.
D
Desassoreamento do leito dos rios para impedir o acúmulo de água parada.
E
Campanhas de sensibilização para a educação em saúde na comunidade.
b051510d-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Os ciclos naturais do carbono, do oxigênio e do nitrogênio são essenciais para a manutenção da vida no planeta, sendo estes processos uma ininterrupta circulação destes átomos entre a biosfera e o meio abiótico. Estes elementos são encontrados naturalmente na atmosfera e são assimilados de diversas maneiras por plantas e animais.

O carbono e o nitrogênio são assimilados pelas plantas, por meio

A
do gás carbônico e do gás nitrogênio presentes na atmosfera.
B
da absorção de compostos orgânicos presentes nos alimentos.
C
da absorção da água utilizada nas reações químicas fotossintetizantes.
D
da fotossíntese e dos nitratos absorvidos por estes organismos.
E
da fotossíntese e da incorporação de átomos de nitrogênio de substâncias orgânicas.
b18fe771-bb
UNCISAL 2013 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

Células-tronco são células que podem se diferenciar em um ou mais tipos de células especializadas. Teoricamente, possuem capacidade ilimitada de replicação e, se adequadamente tratadas, podem se diferenciar em qualquer tipo celular do corpo humano adulto. Basicamente, dois tipos de células-tronco estão sendo investigadas: células-tronco provenientes de tecidos embrionários e células-tronco adultas.

Considerando as afirmativas quanto à células-tronco,

I. As células-tronco hematopoiéticas, produzidas na medula óssea, podem transformar-se em células do sangue.

II. Células-tronco tecido-específicas podem originar tecidos capazes de gerar órgãos.

III. A leucemia é um exemplo de doença tratada a partir de células-tronco da medula óssea, ou seja, transplante de medula.

IV. No desenvolvimento embrionário, as células do blastocisto são as melhores para os estudos atuais de células-tronco

verifica-se que estão corretas:

A
I, II e IV, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.
a40807c3-bb
UNCISAL 2013 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, Termologia/Termometria

O líquido é inserido à temperatura ambiente T1 em um funil (1) é conduzido através de canos de aço longos e finos que atravessam o interior de um recipiente preenchido com gelo e isolado termicamente (2), até atingir uma torneira externa (3)por onde a bebida é servida a uma temperatura menor 2. Após o derretimento do gelo, a água formada no recipiente (2) pode ser dispensada por uma saída auxiliar (4) e o gelo pode ser então reposto, mantendo o sistema de resfriamento portátil em funcionamento.

Um pequeno ajuste que proporcionaria uma redução ainda maior na temperatura T2 do líquido servido seria

A figura representa uma maneira barata e portátil de resfriar bebidas.

imagem-025.jpg
A
reduzir da área da encanação de aço para reduzir o fluxo de líquido e os ganhos de calor do líquido por convecção.
B
aumentar a extensão do encanamento de aço para proporcionar uma maior área de contato e um tempo maior para a troca de calor com o gelo.
C
aumentar a quantidade de gelo do recipiente (2), de forma que o sistema seria capaz de retirar mais calor do líquido.
D
melhorar o isolamento térmico do recipiente (2),evitando assim a troca de calor entre o gelo e o ambiente.
E
revestir internamente o encanamento de aço com um material espelhado para assim evitar que o líquido perca calor por radiação
a5466a41-bb
UNCISAL 2013 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma b de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressãomao interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar aser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecido".

Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

A
Com o resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.
B
Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.
C
Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.
D
Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.
E
Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.
a680afc7-bb
UNCISAL 2013 - Física - Dinâmica, Leis de Newton, Vetores, Conteúdos Básicos

A aferição da massa de uma pessoa pode ser realizada por meio de uma balança digital de banheiro. Para tanto, é necessário que seja posicionado os dois pés sobre a plataforma da balança e aguardar que entre em equilíbrio, sendo, posteriormente, exibido o valor aferido em um visor de LCD. No manual, consta a recomendação: " Não utilizar a balança em superfícies inclinadas”.

Que erros de medida podem ocorrer se esta recomendação não for atendida?

A
O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.
B
O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será maior, aumentando a força de reação da balança.
C
O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente do peso na direção paralela à superfície da balança será maior, aumentando a força de reação da balança.
D
O valor aferido será menor que o valor real, pois a componente do peso na direção perpendicular à superfície da balança será menor, reduzindo a força de reação da balança.
E
O valor aferido será maior que o valor real, pois a componente da força de reação da balança na direção perpendicular à sua superfície será maior
a2cdc771-bb
UNCISAL 2013 - Física - Dinâmica, Impulso e Quantidade de Movimento

Os gatos são animais capazes de pular cerca de 5 vezes sua altura. O que significa para um animal de 30 cm de altura um salto de 1,5 m. Apesar desta capacidade, se uma pessoa utilizar o mesmo impulso que o gato aplica,esta não alcaçaria grandes saltos.

Qual é a altura que uma pessoa de 70kg alcançaria se saltasse verticalmente para cima aplicando o mesmo impulso que um gato de 30 cm de altura, em massa 2kg, aplica?( considere g = 10 m/s2)

A
1,22 mm
B
4,28 mm
C
5,47 mm
D
10,95 mm
E
15,65 mm
a7bf7804-bb
UNCISAL 2013 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, Termologia/Termometria

Ao ligar o aparelho de ar-condicionado, o ambiente se encontra a temperatura ambiente T0, iniciando portanto um primeiro ciclo de resfriamento (1) até atingir a temperatura de desligamento Tp bprogramada pelo usuário. Neste momento, o sistema de resfriamento é desligado, mantendo apenas em funcionamento o sistema de ventilação do aparelho. Durante este ciclo (2), a temperatura do ambiente volta a subir, de forma que o sistema de refrigeração é reativado quando se atinge uma temperatura de acionamento Tp+ΔT, voltando a resfriar o ambiente até atingir a temperatura de trabalho novamente ( Este procedimento se repete até que o aparelho de ar-condicionado seja desligado pelo usuário.

A fim de se obter o menor tempo possível para se atingir a temperatura Tp no primeiro ciclo de resfriamento, um procedimento recomendável a ser adotado seria:

Um aparelho de ar-condicionado é programado para operar em ciclos de desligamento e acionamento do sistema de refrigeração, conforme mostra a figura.

imagem-026.jpg
A
reduzir a velocidade do fluxo de ar do aparelho de ar condicionado para o mínimo, pois com menor ar para resfriar, o fluxo terá menor temperatura.
B
ligar conjuntamente um circulador de ar (ventilador), a fim de contribuir, mesmo que em menor proporção, para a redução de temperatura do ambiente.
C
desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos presentes no ambiente, tais como televisor ou aparelho de som, já que são fontes de calor externo.
D
programar o aparelho para uma temperatura de desligamento (Tp) menor possível, intensificando o trabalho do motor de resfriamento.
E
reduzir progressivamente o valor da temperatura de desligamento (Tp), a fim de que o processo de resfriamento aconteça a uma taxa compatível com a da transferência de calor pelo ar.
a19627f2-bb
UNCISAL 2013 - Física - Lentes, Ótica

Os óculos utilizados por Silva produz uma imagem dos seus olhos bem maior do que o tamanho real deles. Para obter este efeito de máxima ampliação da imagem dos olhos, tão marcante no figurino deste personagem, as lentes utilizadas devem ser

Um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos foi o humorista Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho ou simplesmente, Chico Anysio, que ficou famoso pelo grande número de personagens criados e interpretados na TV e no cinema. Um destes personagens é o caixeiro-viajante Onestal do Veridiano da Silva (figura), que , mesmo não apresentando muita beleza física, fazia muito sucesso com as mulheres.

imagem-024.jpg
A
convergentes, com comprimento focal menor que a distância entre a lente e os olhos.
B
divergentes, com comprimento focal ligeiramente maior que a distância entre a lente e os olhos.
C
convergentes, com comprimento focal ligeiramente maior que a distância entre a lente e os olhos
D
divergentes, com comprimento focal muito maior que a distância entre a lente e os olhos.
E
planas, com comprimento focal muito maior que a distância entre a lente e os olhos.