Questõesde UNC 2011

1
1
Foram encontradas 58 questões
c38e3463-fd
UNC 2011 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Sobre a atualidade é correto afirmar, exceto:

A
A importância que a população brasileira vem dando a realização da Copa do Mundo em 2014 é maior do que a realização da Rio+20, em 2012, conferência da ONU que colocará o Brasil novamente no debate ambiental mundial, de maior urgência e mais importante para a vida. 
B
O movimento Occupy Wall Street (Ocupando Wall Street) é o acontecimento político mais importante nos Estados Unidos nos últimos anos e reflete o momento agudo da crise econômica naquele país.
C
As guerras civis, as secas prolongadas e o caos político resultaram em crise de fome que vem assolando a população da região conhecida como “Chifre da África”, palco da chamada “Primavera Árabe”, que derrubou ditadores há décadas no poder.
D
Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, que formam o chamado grupo dos PIIGS, são os países que se encontram em posição delica-da dentro da Europa, sempre lembrada como uma região de grande desenvolvimento econô-mico e bem-estar social.
c389df14-fd
UNC 2011 - Geografia - Regionalização Brasileira

Observe atentamente o mapa do Brasil.


A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa. Sobre ela é correto afirmar, exceto:

A
A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.
B
O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção in-dustrial e da agropecuária. 
C
O Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semi-aridez e pelas chuvas, respectivamente. 
D
O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.
c386848f-fd
UNC 2011 - Geografia - Globalização

No mundo da globalização, tudo circula: dos capitais ao conhecimento. Se, por um lado, muito daquilo que transita o faz de maneira virtual, por meio de fios, cabos ou fibras ópticas, por outro, pessoas e mercadorias devem ser deslocadas fisicamente de um local para outro”. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u6595.shtml


Sobre os transportes, todas as alternativas estão corretas, exceto a

A
A grande área, a disponibilidade hídrica, a longa faixa litorânea e os relevos pouco acidentados não foram obstáculos à adoção de uma política de transportes apoiada nas rodovias. 
B
As cidades brasileiras vêm assegurando a todos os seus moradores o acesso aos recursos disponíveis, começando por um bom sistema de mobilidade e a existência de espaços públicos, com qualidade para todos, inclusive para os turistas.
C
A poluição, sobretudo nas grandes cida-des, os pedágios que vieram com as privatiza-ções e o preço mais caro do que as ferrovias e hidrovias são aspectos negativos do sistema rodoviário predominante no Brasil.
D
A qualidade, a diversificação e a tarifa do transporte público, o respeito ao pedestre, a qualidade das calçadas e a sua adequação às pessoas com necessidades especiais, a quantidade de ciclovia, a segurança no trânsito são aspectos que devem fazer parte de qualquer planejamento urbano.
c37d62b5-fd
UNC 2011 - Geografia - População, Crescimento

A população mundial vai atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima segunda-feira (31), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que usou estimativas de demografia e selecionou a data de forma simbólica para debater o tema e discutir ideias de crescimento e sustentabilidade”.Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/populacao-mundial-chega-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu.html. Acessado em 28/10/2011

Essa expectativa reacende o debate entre especialistas sobre demografia. Sobre os desafios relacionados ao crescimento populacional, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A
A falta de infraestrutura e mobilidade nos grandes centros urbanos, o descaso com o ambiente em geral e o saneamento básico são alguns dos problemas que a humanidade deve enfrentar com rapidez.
B
A falta de infraestrutura e mobilidade nos grandes centros urbanos, o descaso com o ambiente em geral e o saneamento básico são alguns dos problemas que a humanidade deve enfrenA revolução tecnológica e informacional e também a globalização, que rompem fronteiras e aproximam os povos, ainda não colocaram em tar com rapidez.
C
A revolução tecnológica e informacional e também a globalização, que rompem fronteiras e aproximam os povos, ainda não colocaram em prática a utilização inteligente e solidária dos recursos da Terra.
D
As dinâmicas de mudança da população mundial vêm repercutindo favoravelmente no desenvolvimento sustentável graças à aplicação da teoria neomalthusiana em todos os países do mundo.
c376f088-fd
UNC 2011 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Hidrografia

O Brasil, país privilegiado com relação à disponibilidade de água, tem esse elemento natural distribuído de forma irregular e sofre, apesar da abundância, com a escassez de água potável em alguns lugares. Sabedora da sua importância, a sociedade, de maneira geral, pouco faz no sentido de evitar os desperdícios e a poluição.

Sobre a água é correto afirmar, exceto:

A
No âmbito do MERCOSUL misturam-se duas fontes aparentemente inesgotáveis de água: os rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que constituem a bacia do Prata, e o Aquífero Guarani, uma das grandes reservas de água subterrânea do mundo.
B
Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome, correspondem a 98% do percentual de cerca de 2,5% de água doce do mundo, sendo que daquele percentual a maior porção de utilização é destinada ao consumo humano; daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos.
C
A poluição hídrica é um fator preocupante e ela ocorre por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, dentre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.
D
A bacia hidrográfica do Amazonas corta a floresta Amazônica, patrimônio ecológico e eco-nômico da humanidade; está localizada numa região onde os recursos genéticos, minerais, madeireiros, energéticos e aquíferos geram dis-putas entre razões ecológicas e razões do capital.
c37a19a4-fd
UNC 2011 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

“A responsabilidade não é apenas do clima adverso. As inundações que se registram, ciclicamente, no Vale do Itajaí, têm seus efeitos devastadores potencializados pela imprevidência e omissão dos poderes públicos. A própria sociedade tem sua parcela de culpa,...”


Fonte: Editorial: Diário Catarinense, 18 de setembro de 2011


Os deslizamentos em épocas de chuvas pro-longadas acarretam sérios problemas em várias partes do Brasil. Um caminho a ser percorrido para enfrentar esses problemas é através da educação ambiental, enfocando a dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a cobertura florestal tem um papel importante nas encostas e ele é cumprido por meio dos atributos abaixo, exceto:

A
Retém a maior quantidade de chuva atra-vés da absorção pelas raízes, ficando esta água armazenada no caule das árvores.
B
Impede o impacto das gotas, através da copa e do manto de restos vegetais que cobrem o solo.
C
Retira por absorção e devolve à atmosfera através da transpiração a água da chuva infiltrada.
D
Os restos de vegetais e raízes dificultam sobremaneira a ação erosiva das águas pluviais.
c37370d6-fd
UNC 2011 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral, Revolução Chinesa, Revolução Industrial

Sobre as revoluções na História desde o século XVIII até o século XX é correto afirmar, exceto:

A
A Revolução Iraniana de 1979 tornou o país uma república islâmica hostil aos EUA. O governo iraniano, em contrapartida, afirma que são os EUA que agem de forma agressiva na região.
B
A Revolução Chinesa de 1949 tornou esse país comunista. Mesmo após sua abertura na década de 70 do século passado, o controle político ainda mantém-se nas mãos desse mesmo partido.
C
A Revolução Francesa, a mais famosa de todas, foi a mais radical, prevalecendo na mes-ma as ideias de uma democracia ampla e popu-lar que inspirou os governos de hoje.
D
A Revolução Industrial transformou os pro-cessos produtivos. Trouxe agilidade e oportuni-dade de consumo em massa, mas também gerou a exploração dos trabalhadores e o início dos processos de poluição que hoje se agrava-ram muito.
c382559c-fd
UNC 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Santa Catarina

A diversidade geográfica catarinense é marcante no território nacional. A seguir, está o mapa do estado com indicações de fatos que marcam a paisagem de Santa Catarina.


Sobre Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A
O no 3 representa a área do planalto, importante área agrícola, de criação de porcos e aves, de móveis, de papel e papelão, além do frio e do turismo rural que atraem inúmeros turistas.
B
O no 1 corresponde a bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, onde despontam cidades como Blumenau, Itajaí, Brusque e Rio do Sul, que sofrem com as constantes cheias, como em 2008 e 2011.
C
O no 2 aponta a ilha de Santa Catarina onde se localiza a cidade de Florianópolis, capi-tal administrativa do estado, onde é mais forte o setor secundário da economia e onde o plane-jamento urbano fez a mobilidade urbana fluir como a melhor do país.
D
O no 4 indica a região Nordeste, comandada pela cidade de Joinville - a maior do estado, que se caracteriza pelo setor metalmecânico, seguida por Jaraguá do Sul e tem próximo de si o porto de São Francisco do Sul.
c3622b7e-fd
UNC 2011 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. “A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes”.


In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5 edição. São Pau-lo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.)

O texto se refere:

A
ao movimento Tenentista.
B
a Coluna Prestes.
C
a Revolução Constitucionalista.
D
a Revolução Federalista.
c3659140-fd
UNC 2011 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em 1964, através de um golpe, os militares assumiram o controle político no Brasil. O primeiro presidente militar foi Castelo Branco, que governou de 1964 a 1967.

Sobre o de governo Castelo Branco é correto afirmar, exceto:

A
Aprovação da Lei de Anistia Geral.
B
Estabelecimento do bipartidarismo.
C
Criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
D
Criação do Serviço Nacional de Informação (SNI).
c3700441-fd
UNC 2011 - História - História da América Latina

Acerca da História da América Latina e sua relação com os EUA é correto afirmar, exceto:

A
Hugo Chavez, presidente da Venezuela, transformou-se numa das mais expressivas lideranças contrárias aos EUA na região. Para muitos um radical populista, para outros uma liderança nacionalista e um exemplo a ser seguido.
B
Cuba, após a Revolução de 1959, tornou-se um governo contrário aos interesses dos estadunidenses. Até hoje, os EUA mantém um duro bloqueio ao país do Caribe.
C
A relação do Brasil com os EUA oscilou entre completo alinhamento e momentos de atritos e disputas com a potência do norte. Atualmente o Brasil procura articular, em conjunto com outros países da América do Sul, uma política mais autônoma em relação aos norte-americanos. 
D
Os EUA através de acordos como o NAFTA sempre buscaram se aproximar da América Latina com projetos de integração e auxílio, mas em geral a contrapartida da região foi a rejeição às intenções dos estadunidenses.
c368c67c-fd
UNC 2011 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Um dos acontecimentos importantes da história catarinense, o Contestado, iniciou nos primeiros anos do século XX.

Acerca dos eventos que caracterizaram o Contestado é correto afirmar, exceto:

A
Construção do trecho catarinense da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, pela Brazil Railway Co.
B
Conflitos entre os latifundiários catarinenses e empresas do Paraná e de São Paulo acerca da exploração da madeira e da ervamate na serra catarinense. 
C
Disputas jurídicas entre Santa Catarina e Paraná sobre limites territoriais entre os dois Estados. 
D
Combates entre o exército brasileiro e os caboclos da região do Contestado, estes últimos influenciados pela liderança de “monges”.
c35ed27c-fd
UNC 2011 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial

As alianças militares, as disputas colonialistas e a corrida armamentista levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:

A
Os Estados Unidos da América entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente.
B
A Rússia aliou-se com a Tríplice Aliança para derrotar os Sérvios em Sarajevo.
C
Entre as inovações tecnológicas destaca-ram-se a utilização de submarinos, tanques de guerra e encouraçados.
D
O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra e impôs diversas sanções ao governo alemão.
c35a5cea-fd
UNC 2011 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Nos EUA, uma mulher com dois úteros deu à luz dois bebês gêmeos gerados separada-mente. Um caso como esse tem uma probabilidade de apenas um em cinco milhões de ocorrer. A mãe dos gêmeos apresenta útero didelfo, que afeta uma em cada duas mil mulheres em todo o mundo. O útero didelfo pode provocar, em muitos casos, infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro. Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com útero didelfo que ficaram grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo. Muitas mulheres com a condição pas-sam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis. Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes (adaptado). 20/9/2011; www.bbc.co.uk/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
Prototérios e metatérios possuem útero didelfo e dupla vagina, sendo que os machos apresentam pênis ímpar e mediano.
B
A maioria dos eutérios apresenta útero bipartido em parte ou por toda a sua extensão (útero didelfo), sendo poucos os que apresentam um único útero mediano, como visto nos humanos.
C
A duplicação do útero nos humanos resulta da falta de fusão dos ductos paramesonéfricos (müllerianos) numa área local ou por toda a sua linha normal de fusão.
D
O sistema urinário e o sistema genital estão intimamente entrelaçados tanto anatomicamente quanto embriologicamente e ambos desenvolvem-se a partir do mesoderma intermediário.
c35214e3-fd
UNC 2011 - Biologia - Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

O câncer de laringe diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge entre 8 e 10 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de larin-ge é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos identificados nessa área. No mundo, há uma incidência média de 5 casos para cada 100 mil homens. Em São Paulo, são até 15 casos para cada 100 mil homens. Isso se deve à poluição ambiental, um dos fatores que podem levar a esse tipo de câncer. Um tumor nesse órgão pode afetar tanto a voz quanto a deglutição e a respiração. Câncer de laringe atinge entre 8 e 10 mil pessoas por ano no Brasil (adaptado). 31/10/2011; www.correiobraziliense.com.br/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz.
B
A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
C
São fatores de risco para o câncer de laringe a poluição do ar, o tabagismo e o uso abusivo de álcool.
D
A cartilagem tireóidea forma a parede anterior da laringe, sendo conhecida popularmente como pomo de Adão e em sua margem anterior e no osso hióide fixa-se a epiglote.
c34e518a-fd
UNC 2011 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Nos EUA, uma mulher com dois úteros deu à luz dois bebês gêmeos gerados separadamente. Um caso como esse tem uma probabilidade de apenas um em cinco milhões de ocorrer. A mãe dos gêmeos apresenta útero didelfo, que afeta uma em cada duas mil mulheres em todo o mundo. O útero didelfo pode provocar, em muitos casos, infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro. Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com útero didelfo que ficaram grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo. Muitas mulheres com a condição passam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis.

Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes (adaptado). 20/9/2011; www.bbc.co.uk/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
Prototérios e metatérios possuem útero didelfo e dupla vagina, sendo que os machos apresentam pênis ímpar e mediano.
B
A maioria dos eutérios apresenta útero bipartido em parte ou por toda a sua extensão (útero didelfo), sendo poucos os que apresentam um único útero mediano, como visto nos humanos.
C
A duplicação do útero nos humanos resulta da falta de fusão dos ductos paramesonéfricos (müllerianos) numa área local ou por toda a sua linha normal de fusão.
D
O sistema urinário e o sistema genital estão intimamente entrelaçados tanto anatomicamente quanto embriologicamente e ambos desenvolvem-se a partir do mesoderma intermediário.
c3560da1-fd
UNC 2011 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Alterações no número padrão de cromossomos podem resultar em problemas para o desenvolvimento do indivíduo. As síndromes de 
ves, que podem levar à morte, ocorrem em bebês de no máximo 6 meses, que ainda não estão completamente protegidos pela vacina e são mais suscetíveis às doenças secundárias, como a pneumonia. Entre os mais velhos, a doença é leve e o paciente não procura um médico. No entanto, transmite a doença para outras pessoas, dentre elas os bebês. Estudos mostram que as mães são as transmissoras da doença em 33% dos casos. Somente a imunização de adolescentes e adultos poderá evitar a morte dos bebês que ainda não completaram seu ciclo de imunização. MELO, Max M. Considerada controlada no país há anos, coquelu-che ressurge com força (adaptado). 21/9/2011; www.correiobraziliense.com.br/ .....

Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
A vacinação contra a coqueluche inicia-se aos 2 meses com a primeira dose da tetravalente (DTP + Hib), sendo que nessa idade também são ministradas a primeira dose das vacinas orais contra poliomielite e rotavírus humano e a vacina pneumocócica.
B
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, que ocorre sob as formas endêmica e epidêmica, comprometendo especificamente o sistema respiratório (traquéia e brônquios); caracteriza-se por paroxismos de tosse seca.
C
A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto de pessoa doente com pessoa suscetível, através de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
D
A coqueluche é uma doença viral, sendo que a sua prevenção é feita com a tríplice viral, ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 15 e 18 meses, com a última dose aos 6 anos de idade.
c34b6d7a-fd
UNC 2011 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Só este ano, cerca de 2 mil casos de coque-luche foram notificados e quase 600 foram confirmados, com a morte de 16 bebês, todos com menos de 6 meses. A única forma de prevenção é a vacinação. A coqueluche não é uma doença leve e que atinge somente crianças. Há um crescimento de casos entre adolescentes e adultos que, ao contrário das crianças, não estão imunizados. No entanto, os casos mais graves, que podem levar à morte, ocorrem em bebês de no máximo 6 meses, que ainda não estão completamente protegidos pela vacina e são mais suscetíveis às doenças secundárias, como a pneumonia. Entre os mais velhos, a doença é leve e o paciente não procura um médico. No entanto, transmite a doença para outras pessoas, dentre elas os bebês. Estudos mostram que as mães são as transmissoras da doença em 33% dos casos. Somente a imunização de adolescentes e adultos poderá evitar a morte dos bebês que ainda não completaram seu ciclo de imunização.

MELO, Max M. Considerada controlada no país há anos, coquelu-che ressurge com força (adaptado). 21/9/2011; www.correiobraziliense.com.br/ .....

Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
A vacinação contra a coqueluche inicia-se aos 2 meses com a primeira dose da tetravalente (DTP + Hib), sendo que nessa idade também são ministradas a primeira dose das vacinas orais contra poliomielite e rotavírus humano e a vacina pneumocócica.
B
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, que ocorre sob as formas endêmica e epidêmica, comprometendo especificamente o sistema respiratório (traquéia e brônquios); caracteriza-se por paroxismos de tosse seca.
C
A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto de pessoa doente com pessoa suscetível, através de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
D
A coqueluche é uma doença viral, sendo que a sua prevenção é feita com a tríplice viral, ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 15 e 18 meses, com a última dose aos 6 anos de idade.
c34504e0-fd
UNC 2011 - Biologia - Qualidade de vida das populações humanas

Em 2009, cerca de 1,3 milhão de pessoas em 178 países morreram em consequência de acidentes de trânsito. Em função disso, a Assembléia Geral da ONU proclamou 2011-2020 a Década de Ações para Segurança no Trânsito. Nesse período, os países terão a meta de reduzir em até 50% os acidentes de trânsito. O Brasil participa com o movimento Parada - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. O objetivo é conscientizar a população da necessidade de respeitar as regras de boa convivência e as leis de trânsito, a fim de transformar o trânsito em espaço pacífico e seguro para todos. No Brasil, todos os anos são cerca de 430 mil acidentes, 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. Adaptado de: www.paradapelavida.com.br

Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

A
Além dos problemas sociais e econômicos advindos da falta de segurança no trânsito, com perdas de vidas e altos gastos hospitalares e previdenciários, há ainda os problemas ambientais decorrentes da imensa frota de veículos em circulação, como poluição do ar e poluição sonora.
B
O encosto de cabeça no banco traseiro é um aliado na proteção ou minimização dos danos causados pelo efeito chicote, decorrente de uma colisão traseira, em que o movimento para frente e para trás da cabeça e do pescoço pode acarretar danos irreversíveis.
C
A eficiência do cinto de segurança nos bancos dianteiros está diretamente relacionada ao uso do cinto no banco traseiro, já que num acidente os passageiros do banco traseiro são projetados para frente e se não estiverem com o cinto de segurança, causam danos graves aos ocupantes dos bancos dianteiros, como traumas de crânio e tórax.
D
Qualquer tipo de cinto de segurança, seja ele sub-abdominal ou de três pontas, oferece a mesma proteção, sendo apenas necessário que os ocupantes do veículo façam uso dele da forma que se sentirem mais confortáveis para evitar uma projeção em direção ao pára-brisa em caso de colisão frontal.
c3481396-fd
UNC 2011 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

A ressurgência é um fenômeno físico ocorrente em determinados pontos do oceano nos quais águas profundas e geralmente mais frias emergem trazendo consigo muitos nutrientes, tornando este ambiente bastante favorável à elevada produtividade. No Brasil, a ressurgência é mais frequente no verão, devido ao regime de ventos propícios para a ocorrência do fenômeno. A ressurgência ocorre na região delimitada por Cabo Frio, RJ e o Cabo de Santa Marta, SC, sendo mais evidente na região de Cabo Frio.

Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

A
A manutenção de uma alta produtividade aquática depende da proximidade entre os sedimentos de fundo e a zona fótica na superfície ou da existência de algum meio de transporte para trazer os nutrientes regenerados nos sedimentos de volta à zona fótica, o que ocorre em mares rasos e em áreas de ressurgência, que apresentam alta produtividade primária.
B
Os nutrientes e particularmente o nitrogênio constituem um fator limitante para a produção primária nos ecossistemas marinhos, sendo importante a mistura vertical de água, com o aporte dos nutrientes do fundo às camadas superficiais de água.
C
A produtividade secundária é a medida da fração de biomassa ou produção primária líquida que não foi utilizada pelos consumidores.
D
Constitui um subsídio de energia a ação dos ventos que varrem as águas superficiais do oceano, permitindo a ascensão das águas profundas e frias, ricas em nutrientes nas áreas de ressurgência.