Questõesde UFT 2012

1
1
Foram encontradas 80 questões
deb20238-0a
UFT 2012 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

O Brasil está entre os países com pior distribuição de terras da América e essa distribuição é uma das mais desiguais do mundo, apesar de ser um país de dimensões  territoriais gigantescas, com elevado potencial de terras disponíveis e não-trabalhadas.
LUCCI, Elian Alabi.; BRANCO, Anselmo Lázaro.; MENDONÇA, Cláudio. GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 135. 

Sobre a distribuição de terras no Brasil é CORRETO afirmar que:

A
As ligas camponesas foram um importante movimento que surgiu no Nordeste brasileiro se destacando na luta pelo direito à terra.
B
O Movimento dos Sem Terra é o único, no âmbito do território brasileiro, que questiona o direito de propriedade e luta pela distribuição mais equitativa de terras.
C
Os mais violentos conflitos agrários, ocorridos nos últimos dez anos no Brasil, localizam-se principalmente na região nordeste, em função das condições sócio-econômicas observadas no campo.
D
As disputas por melhor distribuição de terras e moradias, iniciadas pelo Movimento dos Sem Terra (MST) e pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), ocorreram em rede articulada por todo o país.
E
O Sul do Brasil é a única região em que os conflitos fundiários não são relevantes, em função da colonização de imigrantes italianos e alemães que trouxeram modelos equitativos de distribuição de terras de seus países.
dd6f6a4c-0a
UFT 2012 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

O  espaço  é,  também  e  sempre,  formado  de  fixos  e  de  fluxos.  Nós temos coisas  fixas,  fluxos que se originam dessas coisas  fixas,  fluxos que chegam a essas coisas fixas. Tudo isso, junto, é o espaço.
SANTOS, Milton. METAMORFOSE DO ESPAÇO HABITADO. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 77 

Sobre o espaço geográfico é CORRETO afirmar que:

A
Implica em reconhecer e identificar as redes de fluxos que dão a ele as características de movimento e fluidez.
B
A determinação do que seja fixo e fluxo ocorre em função das atividades desempenhadas cotidianamente pelo Estado.
C
O espaço é produzido pelo território e determina o que é fixo e o que é fluxo na ordenação do espaço geográfico.
D
Se constitui a partir da conjunção dos elementos fixos e fluxos, dadas suas características de fixação e, ao mesmo tempo, de movimento.
E
O reconhecimento do espaço geográfico se dá a partir de delimitação e identificação dos elementos fixos produzidos exclusivamente pelos agentes econômicos.
dc3ad0ac-0a
UFT 2012 - Geografia - População, Migrações

O trem de ferro quando vem de Pernambuco
Vem fazendo zuco-zuco, vem danado pra chegar
O nordestino bota a sua cabeça para fora
Está faltando meia hora pra chegar ao Paraná
 
O nordestino deixa a esposa e seus filhos
Quando ele pega o trilho e aqui vem trabalhar
Com seu facão afiado, corta cana de montão
Ajuntando algum tostão, para sua terra mandar

Fonte: http://www.luso-poemas.net     Acessado em 16/04/2012.


O movimento populacional ilustrado no soneto "Cortador de Cana" de autoria de João Mariano Delize faz referência a um movimento migratório vivido pelos trabalhadores rurais no Brasil. Nos estudos populacionais este movimento recebe o nome de migração

A
uniforme.
B
pendular.
C
espontânea.
D
compulsória.
E
de transumância.
d7694b87-0a
UFT 2012 - Geografia - Amazônia

É  considerado  uma  das  áreas  protegidas  mais  importantes  da Amazônia  brasileira.  Formado  como  um  delta  pelos  rios  Araguaia, Javaés e do Côco apresenta mais de 800 lagos em sua extensão e um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica. Complementando sua riqueza,  a  área  detém  grande  diversidade  e  algumas  espécies ameaçadas de extinção.  
Fonte: www.to.gov.br  acessado em 16/04/2012. (adaptado


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à área caracterizada pelo texto acima:

A
Parque Estadual do Cantão.
B
Parque Estadual do Jalapão.
C
Parque Estadual do Lajeado.
D
Parque Nacional do Araguaia.
E
Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
db06fe96-0a
UFT 2012 - Geografia - Geografia Cultural

As antigas comunidades  tinham uma escala  local e proeminentemente natural de organização. Cada cultivo, cada habitação e cada  roupa do vestuário expressava essas características, ao tempo que as reforçava. Daí  vinham  os  traços  da  cultura  e  os  elementos  formadores  de  suas representações.  Da  casa  de madeira  das  áreas  de  florestas,  vinha  o sentido do efêmero, e da casa de pedra das áreas de clima árido o de perenidade,  traduzindo-se  o  material  de  construção  numa  noção  de tempo  e  numa  metafísica.  Paisagem  e  comunidade  assim  se confundem.
MOREIRA, Ruy. O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO:  as matrizes  de  renovação. São Paulo: Contexto: 2009. p. 126. (adaptado) 

A complexidade existente entre espaço e cultura revela que

A
as representações culturais das antigas comunidades se caracterizavam pela influência recebida de processos endógenos e exógenos.
B
que as técnicas de cultivo das antigas comunidades se estruturavam pelos diferentes níveis de territorialidades impostas pelo espaço natural local.
C
a organização da vida social nas antigas comunidades se dava pela relação estabelecida entre a comunidade e a paisagem local.
D
as condições oferecidas pelas instituições políticas e econômicas determinavam a ordenação da vida social, cultural e comunitária nas antigas comunidades.
E
os hábitos e os vestuários presentes em cada comunidade antiga eram determinados pelas noções de gêneros.
d89d1171-0a
UFT 2012 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

No Brasil dispomos de várias fontes energéticas, muitas delas renováveis e menos poluentes que o petróleo. Uma dessas fontes foi desenvolvida a partir do álcool, como alternativa à crise mundial do petróleo. Com relação ao álcool como fonte alternativa de energia é CORRETO afirmar que:

A
O programa de geração de energia a partir do álcool, foi desenvolvido com tecnologia brasileira no final da década de 1980.
B
O PROÁLCOOL foi o programa brasileiro de energia alternativa, desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, na década de 1970, e teve como base uma tecnologia norte- americana.
C
O programa de geração de energia alternativa, tendo como matéria prima o álcool, foi desenvolvido com tecnologia brasileira na década de 1970.
D
O Brasil em função da crise mundial da produção de petróleo, encontrou como fonte alternativa de energia o álcool retirado principalmente da cana-de-açúcar e do milho.
E
Com o PROÁLCOOL criado na década de 1980 o Brasil desenvolveu uma fonte alternativa de energia, substitutiva ao petróleo, com foco na monocultura canavieira da fronteira agrícola da Amazônia.
d9d0222f-0a
UFT 2012 - Geografia - Geografia Física, Solo, Relevo

Observe a figura acima.
As  curvas  de  nível  são  fundamentais  para  compreender  a declividade  de  um  terreno,  e  possuem  as  seguintes características: 

imagem-retificada-texto-022.jpg
A
O perfil topográfico é cartografado em um eixo de altura baseada geralmente no ponto mais alto do terreno para então estabelecer as isoípsas.
B
As curvas de nível são as próprias isoípsas, ou seja, as linhas que unem os pontos que têm a mesma altitude e são medidas a partir do nível do mar.
C
O desnível entre as curvas de nível num mesmo mapa pode variar e a alteração de desnível determina se o terreno é plano, ondulado ou montanhoso.
D
Quando as curvas de nível se cruzam num mesmo mapa temos a indicação de que o terreno é plano, já quando elas não se encontram temos um terreno íngreme.
E
A espessura das linhas que determinam as curvas de nível são sempre iguais e são os diferentes pontos numa mesma linha que podem variar e determinar a altitude.
d2957f8f-0a
UFT 2012 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Considere os dois trechos abaixo


Em  11  de  janeiro  de  1948,  um  editorial  do  Le monde,  intitulado  “Os sobreviventes dos Campos de Extermínio,” conseguiu aludir de modo tocante  a  “280  mil  deportados,  25  mil  sobreviventes,”  mas  sem mencionar uma única vez a palavra “judeu.”
(...)
Em 15 de março de 2005, no Museu do Holocausto, em Jerusalém, o primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin declarou solenemente: “A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela contraiu uma dívida imprescindível que a mantém sob obrigação”. 
Adaptado  de  JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma  história  da Europa  desde  1945. Rio  de  Janeiro: Editora Objetiva, 2008.

A reavaliação do passado feita por Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base nessa reavaliação é CORRETO afirmar que existiu

A
a colaboração de cidadãos franceses com os alemães na captura e envio de judeus para os campos de concentração.
B
a colaboração francesa com o exército alemão durante a invasão da Bélgica em 1939.
C
um acordo militar secreto de não agressão entre o governo francês e a Itália fascista no começo de 1938, o que impediu que os exércitos franceses entrassem prontamente na guerra.
D
apoio militar e logístico francês ao exército alemão durante a invasão da União Soviética em 1943.
E
participação francesa no extermínio de judeus nos campos de concentração localizados na Espanha.
d3c833a0-0a
UFT 2012 - História - História Geral, Crise dos anos 70 e Desmonte do “Welfare State”

Margaret  Thatcher  se  tornaria  a madrinha  do  novo  contexto  político.  Ela  pronunciou  o  que  seria  a  fórmula  básica  do  novo  credo  político: “não há e nem nunca houve essa coisa chamada sociedade, o que há e sempre haverá são  indivíduos.” Fórmula que ela completou com um princípio  lapidar,  de  fundo  moral,  para  abençoar  o  espírito  de concorrência agressiva: “A ganância é um bem.”
Adaptado Sevcenko, N. A corrida para o século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 

As afirmações acima estão ligadas às mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas nos Estados Unidos e na Inglaterra na década de 1980. Essas mudanças são advindas de doutrinas conhecidas como

A
populistas.
B
social-democratas.
C
neoliberais.
D
socialistas.
E
totalitárias.
d16377ba-0a
UFT 2012 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

A  ideologia  classista  deveria  substituir  a  ideologia  populista  quando  o desenvolvimento  do  capitalismo  tivesse  se  completado  na  região.  No momento  de  transição,  caracterizado  pela  mescla  de  valores tradicionais  e  modernos,  a  política  de  massas  foi  interpretada  como etapa  necessária  de  passagem  para  uma  sociedade  desenvolvida  e democrática.
CAPELATO, Maria  Helena  Rolim.  Em:  FREITAS, Marcos  Cezar.  Historiografia  brasileira  em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. 


Em se tratando da história política brasileira, é CORRETO afirmar que a análise da autora se aplica ao

A
Tenentismo.
B
Militarismo.
C
Integralismo.
D
Varguismo.
E
Coronelismo.
d4fb9c99-0a
UFT 2012 - História - História Geral, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

O Dia  de Ação  de Graças,  celebração  tipicamente  americana  nasceu com o decreto do presidente George Washington, em 1789. Essa data está  relaciona à gratidão dos pioneiros pela primeira colheita de 1622. Foi  depois  da  guerra  civil  que  ela  se  tornou  oficial  e  nacional,  sendo comemorado toda última quinta-feira do mês de novembro.
Adaptado de TOTA, Antonio Pedro. Os Americanos. Rio de Janeiro: Contexto, 2009. 

As comemorações reafirmam identidades políticas. No contexto da Independência dos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças celebrado anualmente, consolidou

A
o nativismo e o puritanismo.
B
o europeísmo e o indianismo.
C
o nativismo e o indianismo.
D
o americanismo e o puritanismo.
E
o americanismo e o nativismo.
d634ef8e-0a
UFT 2012 - Geografia

Para não ficarmos reduzidos a uma "classificação" genérica, propomos manter o  termo  "região", em sentido mais estrito, para esses espaços-momento  que  resultam  efetivamente  em  uma  articulação  espacial consistente  (ainda  que  mutável),  complexa,  seja  esta  de  dominância econômica,  política  e/ou  cultural.  Nesse  caso  cabe  sempre  discutir  a força espacial/regional, ao mesmo tempo articuladora e desarticuladora, a partir dos sujeitos e interesses políticos envolvidos.
HAESBAERT,  Rogério.  REGIONAL-GLOBAL:  dilemas  da  região  e  da  regionalização  na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 121. 

Os traços característicos que marcam uma região são compreendidos

A
pelos princípios de unidade e coesão do espaço geográfico.
B
pela ideia precípua de região enquanto síntese do espaço e do tempo.
C
pela singularidade regional, expressa em suas feições naturais e sociais.
D
por um caráter regional que integra a sociedade, a partir de critérios de homogeneidade e continuidade.
E
por um conjunto de fatores que são inerentes a cada espaço, interagindo mutuamente com forças externas.
d02cecc7-0a
UFT 2012 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

A Conferência de Berlim  (1884-1885) é o grande marco da expansão do processo de “roedura” do continente iniciado por volta de 1430 com a entrada portuguesa na África.
Adaptado de HERNANDES, Leila L. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005.  

O chamado processo de “roedura” é uma metáfora utilizada para compreender as relações de dominação entre a Europa e a África. Essas relações estavam ligadas

A
à expansão marítima e comercial europeia que levou os europeus a conquistarem a América e a África no século XV, estabelecendo grandes colônias nesses continentes.
B
a um processo de longa duração, iniciado por volta de 1430 por meio de contatos comerciais, que se tornaram dominação territorial efetiva somente depois de 1885 com a ocupação do continente pelas potências europeias.
C
à longa permanência de colônias européias na África, colônias essas que se mantiveram mesmo depois das independências da América e foram legalmente reconhecidas pela Conferência de Berlim.
D
à conquista portuguesa do Congo em 1430, o que marcou o início do processo de colonização desse continente pelas potências europeias e levou os europeus a darem continuidade ao processo de expansão marítima e comercial.
E
às discussões seculares sobre a legitimidade da presença imperial europeia na África e que foram regulamentadas apenas na Conferência de Berlim de 1884-1885.
cdc36dba-0a
UFT 2012 - História - História Geral

Os Estados nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França, foram se constituindo gradativamente entre os séculos XII e XVI e envolveram interesses diferenciados da nobreza e da burguesia em formação. No que se refere aos interesses da burguesia é CORRETO afirmar que:

A
As monarquias se desobrigaram de buscar a unidade monetária, diminuindo em muito a possibilidade do comércio entre as nações.
B
As monarquias romperam com a nobreza, passando a adotar os princípios básicos do capitalismo nascente, o que facilitou a consolidação da burguesia.
C
As monarquias buscaram a unificação das leis, da moeda e do território, medidas importantes na produção e comercialização dos produtos.
D
Ao se aproximarem da nobreza, dada a facilidade que essa tinha no domínio tecnológico da produção fabril, os reis se distanciaram da burguesia nascente.
E
O dinheiro acumulado pela burguesia impediu a consolidação dos Estados nacionais, em razão dos compromissos políticos entre as monarquias e a nobreza.
cef7bcf0-0a
UFT 2012 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

No período de 1780-1835, a população do norte da capitania de Goiás era composta, na sua maioria por homens denominados pretos, sendo que  pardos  e  brancos  compunham  um  grupo  minoritário.  Para exemplo,  no  ano  de  1780  os  pretos  perfaziam  67%  da  população nortista, os pardos, 22,3% e os brancos 10,7%. Sendo assim, a referida região constituia-se de 89,3% de pessoas de cor.   
Adaptado  de APOLINÁRIO,  Juciene Ricarte.  Em: GIRALDIN, Odair  (Org.) A  (trans)formação histórica do Tocantins. Goiânia: Editora da UFG, 2004, pp. 137-138. 

Os dados sobre a composição étnico-racial da população do Norte de Goiás no período referido indicam para o tipo de atividade econômica predominante na região. É CORRETO afirmar que essa atividade econômica era

A
a mineração do ouro.
B
a pecuária extensiva.
C
a plantation de algodão.
D
a exploração das chamadas drogas do sertão.
E
a navegação dos rios Araguaia e Tocantins.
ca2b7ea5-0a
UFT 2012 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Um homem daltônico, incapaz de distinguir entre as cores verde e vermelho, casa-se com uma mulher normal. Considerando que a mulher é heterozigota para a característica, os fenótipos esperados são:

A
Filhos daltônicos e filhas normais.
B
Filhas normais e filhos daltônicos e normais nas mesmas proporções.
C
Filhos e filhas normais e daltônicos nas mesmas proporções.
D
Filhos normais e filhas daltônicas e normais nas mesmas proporções.
E
Filhos e filhas daltônicos e nenhum normal.
cb5e9ada-0a
UFT 2012 - Biologia - Embriologia humana, Identidade dos seres vivos

Durante a gastrulação dos vertebrados, formam-se três folhetos germinativos. Esses se diferenciam primeiramente em massas celulares primordiais e depois em órgãos e tecidos específicos. A tabela abaixo traz a relação dos folhetos germinativos e seus derivados.

imagem-retificada-questao-021.jpg

Aponte abaixo a alternativa que substitui CORRETAMENTE os derivados dos folhetos germinativos representados por I, II e III, respectivamente:

A
Revestimento da uretra; rins e gônodas; hipófise.
B
Tecido ósseo; gânglios sensoriais; glândulas salivares.
C
Glândulas epiteliais; pelos e unhas; tireóide e paratireóide.
D
Revestimento da boca; sistema cardiovascular; glândulas mucosas.
E
Glândulas estomacais; gânglios simpáticos; revestimento interno do tubo digestório.
c8f65f41-0a
UFT 2012 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

A molécula de DNA circular representada a seguir sofreu ação de uma enzima de restrição e os locais de corte estão indicados pelas setas. Os fragmentos gerados estão indicados pelas letras de A a G.

imagem-retificada-questao-020.jpg

Considerando que estes fragmentos obtidos pela restrição enzimática serão separados por meio da técnica de eletroforese e partindo da premissa que os fragmentos migram do pólo negativo, região de saída, para o pólo positivo, região de chegada, a ordem correta que estes fragmentos estarão dispostos no gel, fazendo uma leitura do pólo positivo para o pólo negativo será, respectivamente:

A
A, B, C, D, E, F e G.
B
B, A, E, D, F, G e C.
C
G, F, E, D, C, B e A.
D
C, G, F, D, E, A e B.
E
Não é possível determinar a ordem.
cc90ff64-0a
UFT 2012 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Um dos primeiros conflitos geopolíticos da história da humanidade, as chamadas Guerras Púnicas foram protagonizadas por Roma e Cartago, ambas com sistema de governo republicano oligárquico. Em relação às diferenças entre as duas cidades-estado é CORRETO afirmar:

A
Roma: formação Etrusca; aristocracia fundiária; organização do poder por dois cônsules e expansão pela Península Itálica. Cartago: formação Fenícia; aristocracia mercantil; organização do poder por dois sulfetas e expansão pelo Mar Sardônio Tirreno-Ibéria.
B
Roma: formação Etrusca; aristocracia mercantil; organização do poder por dois sulfetas e expansão pela Península Itálica. Cartago: formação Fenícia; aristocracia fundiária; organização do poder por dois cônsules e expansão pelo Mar Sardônio Tirreno-Ibéria.
C
Roma: formação Etrusca; aristocracia fundiária; organização do poder por dois sulfetas e expansão pela Península Itálica. Cartago: formação Fenícia; aristocracia mercantil; organização do poder por dois cônsules e expansão pelo Mar Sardônio Tirreno-Ibéria.
D
Roma: formação Fenícia; aristocracia fundiária; organização do poder por dois cônsules e expansão pela Península Itálica. Cartago: formação Etrusca; aristocracia mercantil; organização do poder por dois sulfetas e expansão pelo Mar Sardônio Tirreno-Ibéria.
E
Roma: formação Fenícia; aristocracia fundiária; organização do poder por dois cônsules e expansão pelo Mar Sardônio Tirreno-Ibéria. Cartago: formação Fenícia; aristocracia mercantil; organização do poder por dois sulfetas e pela Península Itálica.
c7c29d7d-0a
UFT 2012 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de substância nitrogenada predominante na excreção, conforme tabela abaixo.

imagem-retificada-questao-019.jpg

Marque abaixo a alternativa que exemplifica CORRETAMENTE os grupos I, II e III na tabela acima:

A
Moluscos, Aves e Mamíferos.
B
Anelídeos, Peixes ósseos e Aves.
C
Equinodermos, Crustáceos e Aves.
D
Celenterados, Insetos e Mamíferos.
E
Crustáceos, Peixes cartilaginosos e Aves.