Questõesde UFU-MG 2017 sobre Sociologia

1
1
1
Foram encontradas 7 questões
dcd77644-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia

Ao investigar a situação dos migrantes, o sociólogo Willians de Jesus Santos afirma que:

A construção da identidade nacional brasileira através da ideologia do sincretismo criminalizou as populações africanas escravizadas e seus descendentes, bem como, por certo tempo, as asiáticas. E hoje influenciam políticas de governança que priorizam a securitização, criminalizam protagonistas específicos – sejam eles migrantes indocumentados, inclusive solicitantes de refúgio, assim como prostitutas que estão no mercado internacional de trabalho –, ou, ainda, moradores de favelas e da periferia, além de que os imigrantes são tratados como raças perigosas.

Disponível em: <http://diplomatique.org.br/intimidacao-racismo-e-violencia-contra-imigrantes-e-refugiados-nobrasil>. Acesso em: 20 abr. 2017.

De acordo com o trecho, é possível concluir que:

A
O Estado brasileiro sempre respeitou as diferenças culturais da população migrante, garantindo o acolhimento e o direito desta população.
B
A ideologia da democracia racial tem garantido a integração de migrantes e pobres no Brasil, dando continuidade a uma tradição do Estado brasileiro.
C
Os fluxos migratórios atuais no Brasil são tratados como um problema de segurança pública, o que explicita a influência do racismo científico.
D
A criminalização de determinados tipos raciais no Brasil fundamenta-se no princípio do respeito à diversidade cultural.
dcd3ed11-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia

Em uma pesquisa acerca do déficit habitacional no Brasil, encontra-se a seguinte afirmação:

No contexto da rápida urbanização nos países em desenvolvimento, o déficit habitacional se constitui no grande desafio para a gestão das cidades. [...] No Brasil, em 2008, o déficit habitacional foi estimado em mais de 5,5 milhões de unidades, do qual 83% é registrado em zonas urbanas, afetando, principalmente, as famílias com renda de até 3 salários mínimos, atingidas por 89,6% desse déficit.

PASTERNAK, Suzanna; BÓGUS, Lucia Maria Machado. Habitação de aluguel no Brasil e em São Paulo. Caderno CRH, V.29, n.77, 2016.

Políticas públicas que visam a atacar o problema do déficit habitacional poderiam ser descritas como políticas de garantia de um direito

A
social.
B
político.
C
civil.
D
econômico.
dcd026a6-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Um sistema político democrático contemporâneo é aquele que

A
estabelece o direito ao voto como única forma de participação política.
B
controla e limita a participação política de determinados grupos da sociedade civil.
C
garante apenas aos cidadãos letrados o acesso aos debates no espaço público.
D
permite a elaboração de direitos políticos universalizáveis.
dcccbde8-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Conforme Marx e Engels: “O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da própria constituição dos meios de vida já encontrados e que eles têm de reproduzir. Esse modo de produção não deve ser considerado meramente sob o aspecto de ser a reprodução da existência física dos indivíduos. Ele é, muito mais, uma forma determinada de sua atividade, uma forma determinada de exteriorizar sua vida, um determinado modo de vida desses indivíduos”.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Huitec, 1999, p. 27.

Da leitura do trecho, conclui-se que:

A
As ideologias políticas possuem autonomia em relação ao desenvolvimento das forças produtivas.
B
A base da estrutura social reside no seu modo de produção material.
C
O modo de produção é determinado pela ideologia dominante.
D
Toda atividade produtiva é uma forma desumanização.
dcc941e1-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Fernando José Martins, no “fenômeno contemporâneo das ocupações das escolas: os estudantes de São Paulo lutaram para que sua escola não feche, ou por melhores condições nas escolas do Rio de Janeiro, ou contra a gestão privada das escolas em Goiás, o passe livre e aumento da merenda no Ceará, ou, no caso paranaense, sobre a reforma do Ensino Médio, que subtrai a obrigatoriedade de elementos curriculares fundamentais.”

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-carater-pedagogico-da-ocupacao-dasescolas-4qd45ib0p7hy6mli685kqzsxg>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Avaliando o movimento das ocupações a partir do conceito de ação social em Weber, pode-se afirmar que o tipo de ação social prevalecente é:

A
Ação afetiva
B
Ação racional em relação a fins
C
Ação tradicional
D
Ação altruísta em relação a valores
dcc5dba0-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) recebeu da Odebrecht doações eleitorais no valor de aproximadamente R$ 300 mil em 2014. Segundo o ex-diretor de Relações Institucionais da construtora, Cláudio Melo Filho, o apoio financeiro era dado com intenção de troca de favores.

Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/10/delator-diz-que-odebrecht-deu-r300-mil-a-imbassahy-em-troca-de-favores.htm>. Acesso em: 22 abr. 2017.

A troca de favores por benefícios econômicos como a que é noticiada no trecho, é conhecida como:

A
Oligarquismo
B
Clientelismo
C
Nepotismo
D
Capitalismo
dcc295e5-a6
UFU-MG 2017 - Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta pais e responsáveis por crianças e adolescentes e os profissionais da educação e saúde em relação ao ‘jogo’ Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa.

Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/jogo-baleia-azul-deixa-curitiba-em-alertaoito-ja-brincaram-com-morte/>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Esse foi um dos alertas, nos últimos meses, relacionados ao “jogo Baleia Azul” e à possibilidade de suicídios de adolescentes (13 a 17 anos) ligadas a ele.
Pode-se realizar uma relação desses possíveis suicídios com os tipos de suicídios de Durkheim, pois, para esse pensador, os indivíduos são determinados pela realidade coletiva. Assim, os suicídios gerados pelo “jogo” seriam classificados como:

A
Suicídio egoísta.
B
Suicídio anômico.
C
Suicídio etnocêntrico.
D
Suicídio cultural.