Questõessobre Karl Marx e o Materialismo Histórico

1
1
Foram encontradas 60 questões
30df45b1-57
ENEM 2021 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

    Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente concluí que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.


No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)

A
conceito de luta de classes.
B
alicerce da ideia de mais-valia.
C
fundamentos do método científico.
D
paradigmas do processo indagativo.
E
domínios do fetichismo da mercadoria.
61f9a563-76
UNIVESP 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Mundo do trabalho

Leia o cartum para responder à questão.

<http://tinyurl.com/yb3ssqdz> Acesso em: 19.06.2017

Glossário:
freak show: show de horrores
alive: ao vivo

Segundo o conceito de Ideologia em Marx e Engels e a explicação desses autores sobre o funcionamento do modo de produção capitalista, a crítica e o humor do cartum estão relacionados à tese de que

A
o consumo de bens culturais envolve os indivíduos em um plano ideológico que vela a realidade. Dessa maneira, tais indivíduos tornam-se alheios a questionamentos sobre a distribuição da riqueza.
B
a relação imediata entre trabalho e enriquecimento só é possível no contexto da indústria cultural, que é um aparato ideológico de dominação das massas.
C
o trabalho intelectual não produz valor de troca, de modo que a expectativa de enriquecer por meio da cultura seria um modo de pensar ideológico.
D
a relação imediata entre trabalho e enriquecimento é uma ideologia que esconde a impossibilidade, inerente ao capitalismo, da classe trabalhadora enriquecer.
E
o produto do trabalho intelectual é valor de uso só para quem o produz, de modo que é impossível vender esse produto e, por conseguinte, enriquecer.
c92d169c-32
UEL 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Analise a imagem a seguir.




Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista. Com base na imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.

A
Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, demonstrou que o capitalismo depende da religião para existir, pois, sem ela, não haveria acúmulo de capital.
B
Para Durkheim, a divisão do trabalho social na sociedade capitalista isolou cada vez mais os indivíduos, restringindo, assim, a possibilidade de existência de harmonia social.
C
Weber, contrariamente a Marx, negou a existência das classes sociais, as quais foram suplantadas pelos grupos de status.
D
Marx e Durkheim compreenderam que o fim da sociedade capitalista se tornou possível porque o homem alienado se desencantou com o mundo existente.
E
Para Marx, o dinheiro recebido sob a forma de salário é diferente daquele existente sob a forma de capital, pois consiste em trabalho social não pago.
c91fb857-32
UEL 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.

Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.

I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos.
II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura.
III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista.
IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
7125cb36-ff
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Karl Max criticava o capitalismo, pois para ele essa corrente defendia apenas o interesse pelo dinheiro e pela busca de bens materiais como principio motivador da vida do homem. No seu conceito social, esse interesse não deve ser dominante de uma sociedade. Em um dos conceitos sociológicos defendidos por Marx, a matéria em movimento é o elemento constitutivo fundamental do universo, diferentemente do idealismo dialético de Hegel.


Esse conceito marxista denomina-se

A
Método dialético.
B
Modo de produção.
C
Materialismo histórico.
D
Comunismo.
69f169d1-ff
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Karl Marx, na relação capitalista, “O trabalho produz maravilhas para os ricos, mas produz a desnudez para o trabalhador [...] quanto mais poderoso o trabalho, mais impotente fica o trabalhador”.


MARX, Karl; ENGELS, Frederic. História (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 2003, p. 152.


De acordo com a informação no texto, é correto afirmar que ele diz respeito

A
à autorrealização do trabalhador por meio do trabalho, por ele realizado, pelo qual se dá a plenitude do seu ser.
B
ao trabalho e ao produto, fruto da capacidade do trabalhador de criar, de planejar-se e de autorrealizar-se na sua criação.
C
ao fato de que, na produção capitalista, a relação do produto do trabalho, diante do trabalhador, o representa, porque tem sua marca pessoal.
D
à relação do trabalhador com os objetos de sua produção, na qual ele se coisifica, se autossacrifica e, no fim, não vê o produto como seu.

69e8fda8-ff
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber interpretaram, de diferentes modos, o papel da religião na sociedade. Tendo em mente os diferentes conteúdos propostos por estes três autores, numere as proposições, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:


1. Emile Durkheim;
2. Karl Marx;
3. Max Weber.


( ) Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.

( ) Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.

( ) Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.

( ) Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.


A sequência correta, de cima para baixo, é


A
3, 2, 3, 1.
B
1, 3, 2, 3.
C
2, 1, 3, 2.
D
1, 2, 3, 3.
69cfc170-ff
UECE 2019 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre classe, estratificação e desigualdade sociais na análise sociológica:


( ) Sobre classes sociais, Karl Max concentra sua análise na contradição fundamental entre duas classes: a burguesia e o proletariado (contradição entre o capital e o trabalho).

( ) Uma classe é constituída por um grupo de pessoas que repartem o mesmo espaço social e territorial e, por isso, identificam-se por afinidades eletivas, independente da relação que mantenham com os meios de produção.

( ) Nas sociedades capitalistas, cada indivíduo tem seu lugar e possibilidade de mobilidade social, bastando para isto esforçar-se para aproveitar as oportunidades que são oferecidas a todos, indistintamente.

( ) O conceito de estratificação se dá pela divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais em que os ocupantes de cada classe possuem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
V, F, F, V.
B
V, V, F, F.
C
F, F, V, F.
D
F, V, V, V.
69cbe0d6-ff
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Karl Marx, há um caráter misterioso que o produto do trabalho apresenta ao assumir a forma de mercadoria.


MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Vol. I, 11ª
ed., São Paulo: Editora Bertrand Brasil – DIFEL, 1987.


Karl Marx atribui essa propriedade misteriosa assumida pela mercadoria ao

A
valor de uso da mercadoria.
B
fetichismo da mercadoria.
C
tempo do trabalho gasto na mercadoria.
D
valor a mais extraído da mercadoria.
69c2ea59-ff
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Atente para a seguinte afirmação de Karl Max sobre o trabalho no sistema capitalista: “O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma ‘mercadoria’”.

Fonte: Marx, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos.
São Paulo: Boitempo, 2010. p. 80.


Assinale a opção que corresponde à afirmação de Karl Marx acima.

A
O trabalho dignifica o homem, empresta-lhe sentido na vida social e, como tal, o trabalhador não existe autônomo do capital, que é a razão de existir do próprio trabalhador.
B
O trabalhador é autônomo e dono do seu trabalho, o que reflete sua grandeza interior, e o que ele produz destina-se ao seu sustento.
C
No capitalismo, trabalho e capital não estabelecem uma relação de oposição, pois se complementam: é no capital que o trabalhador se reconhece e é no trabalhador que o capitalista se realiza.
D
Ao tornar-se mercadoria, o trabalhador não se reconhece no produto do seu trabalho, ao mesmo tempo em que o seu trabalho deixa de ser uma manifestação essencial do seu ser, para ser um trabalho forçado, determinado pela necessidade externa.
2150cc44-00
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Karl Marx foi um dos maiores pensadores de sua época. Sua análise crítica foi marcada pela investigação das relações capitalistas e pela formação e relação das classes sociais. Assinale a assertiva que melhor explica as transformações sociais, conforme da teoria dele.

A
A força coercitiva externa aos indivíduos.
B
A relação conflituosa entre forças sociais.
C
A interdependência funcional entre os indivíduos.
D
A ação individual orientada pelo contexto social.
4aecb9dc-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

O modo de produção pode ser entendido como a maneira que a sociedade tem se organizado no decorrer da história em torno de sua produção de bens e que são necessários para a sobrevivência do ser humano. Entretanto o lucro do burguês possibilita o seu enriquecimento e, ao proletário, o empobrecimento. Essa dinâmica está pautada no capitalismo, no qual o propósito é o lucro.
As duas formas principais pelas quais é possível extrair o lucro são

A
Mais-Valia Absoluta e Mais-Valia Relativa.
B
Mais-Valia Real e Mais-Valia Constante.
C
Mais-Valia Alienante e Mais-Valia Real.
D
Mais-Valia Relativa e Mais-Valia Alienante.
E
Mais-Valia Absoluta e Mais-Valia Constante.
4ae82dae-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Karl Marx, ao pensar sobre a sociedade no sentido de compreendê-la, utilizou termos como materialismo dialético, infraestrutura, superestrutura, mais-valia, proletário e alienação. Acredita-se que o seu propósito era compreender a sociedade e transformar seu modo de ser, principalmente devido às questões de desigualdades sociais existentes na época.

Sendo assim, para Marx

A
o senso comum era a principal preocupação da sociedade no processo histórico.
B
o trabalho foi o elemento essencial da sociedade humana no decorrer da história.
C
a base de entendimento da sociedade é a superestrutura e a infraestrurura.
D
o materialismo sempre foi preservado e essencial para a sociedade humana.
E
a mais-valia sempre foi a maior preocupação e essencial para compreender a sociedade.
898dee33-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Max Weber (1864-1920), foi um importante sociólogo, historiador e economista alemão. Suas ideias, juntamente com as de Durkheim e Marx, compõe a chamada Sociologia Clássica. Desenvolveu um método de análise que ficou conhecido como

A
Sociologia compreensiva.
B
Materialismo dialético.
C
Regras do método sociológico.
D
Sistema social.
E
Método comparativo.
8983e6ba-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Sobre o pensamento de Karl Marx, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I) O materialismo histórico é uma teoria marxista, na qual se atribui a explicação de toda a história das relações humanas por meio de fatos materiais.
II) Para Marx, a classe trabalhadora é alienada, pois não percebe os mecanismos de sua exploração, é acrítica e passiva. Marx foi um grande defensor da formação da consciência da classe trabalhadora.
III) Para Marx, a evolução histórica, independente de em qual época se estivesse, ocorria por causa de confrontos entre classes sociais, geralmente, cujo motivo era o que Marx chamava de “exploração do homem pelo homem”. Indivíduos esqueciam-se de que eram todos seres humanos com direitos e deveres, para explorarem ao máximo aqueles que lhes fossem “inferiores” de seu ponto de vista.

A
Apenas I está correta
B
Apenas II está correta
C
Apenas I e II estão corretas
D
Apenas I e III estão corretas
E
Todas as afirmativas estão corretas
84a02b04-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar que

A
entre as contribuições, destaca-se o conceito de luta de classes, na medida em que esse lança luz sobre as contradições existentes nas relações sociais e sua relevância nos processos históricos.
B
a defesa do livre mercado foi essencial no pensamento socioeconômico desse autor.
C
o conceito de ideologia, entendida como a consciência de classe verdadeira, foi sua principal contribuição.
D
destaca-se o pensamento pacifista desse autor e sua defesa incondicional das reformas sociais para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
E
o conceito de fato social, construído por Marx, foi importante para a definição do objeto da pesquisa sociológica.
34a148e3-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

De acordo com as teorias sociológicas clássicas acerca do papel do Estado, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Karl Marx concordava com as análises teóricas de John Locke e defendia valores, como o individualismo, a família e a propriedade privada.
( ) Émile Durkheim viu o Estado como fundamental na organização social, afirmando que esse deveria ficar hierarquicamente acima de todas as outras instituições.
( ) Max Weber, a partir de uma perspectiva universalizante, demonstrou que o recurso usual, porém não único, do Estado, é a dominação baseada na violência física legítima.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
V F V
C
F V V
D
V V F
E
F F F
3485cad1-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são considerados pensadores clássicos da Sociologia, e, em suas trajetórias intelectuais, produziram teorias que contribuem, até os dias atuais, para a análise da sociedade contemporânea.
Sobre esses autores e suas teorias, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Para Durkheim, os fatos sociais têm como uma das suas principais características a “ coerção social”, que se traduz na força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com as regras sociais da sociedade em que estão inseridos, independentemente de suas vontades.

( ) Os fatos sociais são “exteriores aos indivíduos”, existem antes mesmo do nascimento desses, visto que as regras sociais, leis e tradições já estão anteriormente postas e vigentes.

( ) Karl Marx, para desenvolver a sua teoria, abordou temas diversos sobre a sociedade do seu tempo, e, através do materialismo histórico, explicou a origem das classes sociais e do capitalismo.

( ) Max Weber, diferentemente de Durkheim, tem como tema central da sua teoria a preocupação em compreender os indivíduos e suas ações em grupo.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V F
B
F V F F
C
F F V V
D
V F F V
E
V V V V
13a9a354-fd
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Relacione corretamente os pensadores apresentados a seguir com seus respectivos pensamentos ou atributos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


A sequência correta, de cima para baixo, é

A
1, 3, 2, 4.
B
3, 1, 4, 2
C
2, 4, 1, 3.
D
4, 2, 3, 1.
13921aa0-fd
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

As contribuições de Karl Marx e Max Weber formam a base da maioria das análises sociológicas sobre a estruturação e organização da sociedade em classes sociais.


Assinale a opção que corresponde ao conceito de classe social na perspectiva de Karl Marx.

A
Existe entre as classes uma relação de dominação estabelecida a partir do lugar que os indivíduos ocupam nas religiões.
B
As classes sociais estruturam a sociedade e por meio delas são construídas as relações de interesses harmônicos entre os grupos sociais.
C
Classe social é uma invenção teórica e não tem correspondência com a dinâmica de estruturação das sociedades contemporâneas.
D
Uma classe social é um grupo de pessoas que se encontra em uma relação comum com os meios de produção por meio dos quais elas extraem seu sustento.