Questõesde UNESP sobre Substâncias e suas propriedades

22ba474d-65
UNESP 2021 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Analise o diagrama, que representa as fases da água conforme as condições de pressão e temperatura.

Um dos métodos de conservação de alimentos, conhecido como liofilização, consiste em congelar toda a água neles presente e fazê-la sublimar, ou seja, passar diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. São condições de temperatura e pressão em que há possibilidade de ocorrer a sublimação da água:

temperatura superior a 374 °C e pressão superior a 22 100 kPa.
temperatura igual a 300 °C e pressão superior a 0,61 kPa.
temperatura inferior a 0,0025 °C e pressão superior a 101,3 kPa.
temperatura igual a 0,01 °C e pressão igual a 0,61 kPa.
temperatura inferior a 0,0025 °C e pressão inferior a 0,61 kPa.
2299c491-65

Folha de ouro mais fina do mundo

Sunjie Ye, pesquisadora da Universidade de Leeds, no Reino Unido, chegou muito perto do ouro monoatômico: ela criou uma folha de ouro com espessura equivalente ao diâmetro de apenas dois átomos desse elemento.

A quase monocamada de ouro mede 0,47 nanômetro de espessura, a mais fina camada de ouro já fabricada sem um suporte; falta apenas o equivalente ao diâmetro de um átomo para chegar à camada de ouro mais fina possível — que provavelmente se chamará oureno, quando sintetizada.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)

Considerando que a densidade do ouro seja 19 g/cm3 , que 1 nm = 10–9 m e que uma possível folha retangular de ouro tenha 2 átomos de espessura e demais dimensões iguais a 5 cm de largura e 10 cm de comprimento, a massa de ouro nessa folha será da ordem de

10–5 g.
10–2 g.
10–1 g.
10–3 g.
10–4 g.
1ba48bb3-b9
UNESP 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

No nitreto de gálio-alumínio, os números de oxidação do nitrogênio e do par Al-Ga são, respectivamente,

Lâmpadas sem mercúrio

Agora que os LEDs estão jogando para escanteio as lâmpadas fluorescentes compactas e seu conteúdo pouco amigável ao meio ambiente, as preocupações voltam-se para as lâmpadas ultravioletas, que também contêm o tóxico mercúrio.

Embora seja importante proteger-nos de muita exposição à radiação UV do Sol, a luz ultravioleta também tem propriedades muito úteis. Isso se aplica à luz UV com comprimentos de onda curtos, de 100 a 280 nanômetros, chamada luz UVC, que é especialmente útil por sua capacidade de destruir bactérias e vírus.

Para eliminar a necessidade do mercúrio para geração da luz UVC, Ida Hoiaas, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, montou um diodo pelo seguinte procedimento: inicialmente, depositou uma camada de grafeno (uma variedade cristalina do carbono) sobre uma placa de vidro. Sobre o grafeno, dispôs nanofios de um semicondutor chamado nitreto de gálio-alumínio (AlGaN). Quando o diodo é energizado, os nanofios emitem luz UV, que brilha através do grafeno e do vidro.

0 e 0.
+6 e –6.
+1 e +1.
–3 e +3.
–2 e +2.
1b95718a-b9
UNESP 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Analise as estruturas das clorofilas a e b.

(www.infoescola.com)

As clorofilas a e b estão presentes na estrutura celular denominada __________, sendo que a clorofila ___________é a principal responsável pelo processo de fotossíntese. Nas duas clorofilas, o elemento magnésio encontra-se sob a forma de íons com número de carga _________ . A diferença entre as duas estruturas é a presença, na clorofila b, de um grupo da função orgânica ___________, em vez de um dos grupos metil da clorofila a.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

cloroplasto ; a ; 2+ ; aldeído.
cloroplasto ; b ; 2+ ; cetona.
complexo golgiense ; a ; 1+ ; aldeído.
cloroplasto ; a ; 1+ ; aldeído.
complexo golgiense ; b ; 2+ ; cetona.
9292020b-af
UNESP 2013 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Compostos de crômio têm aplicação em muitos processos industriais, como, por exemplo, o tratamento de couro em curtumes e a fabricação de tintas e pigmentos. Os resíduos provenientes desses usos industriais contêm, em geral, misturas de íons cromato (CrO4 2– ), dicromato e crômio, que não devem ser descartados no ambiente, por causarem impactos significativos. Sabendo que no ânion dicromato o número de oxidação do crômio é o mesmo que no ânion cromato, e que é igual à metade desse valor no cátion crômio, as representações químicas que correspondem aos íons de dicromato e crômio são, correta e respectivamente,

Cr2 O5 2– e Cr 4+.
Cr2 O9 2– e Cr 4+.

Cr2 O9 2– e Cr 3+.

Cr2 O7 2– e Cr 3+.
Cr2 O5 2– e Cr 2+.
92962c58-af
UNESP 2013 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

A vanilina, 4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído, fórmula C8 H8 O3 , é responsável pelo aroma e sabor de baunilha, muito apreciados no mundo inteiro. É obtida tradicionalmente das vagens, também chamadas de favas, de uma orquídea tropical, a Vanilla planifolia.

A figura mostra um processo de extração da vanilina a partir de vagens de orquídea espalhadas sobre bandejas perfuradas, em tanques de aço, usando etanol (60% v/v) como solvente. Em geral, a extração dura duas semanas.

(www.greener-industry.org.uk. Adaptado.)

De acordo com o que mostra a figura, a extração da vanilina a partir de fontes naturais se dá por

irrigação.
decantação.
destilação.
infiltração.
dissolução.
ffe487c7-0a
UNESP 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

Consideram-se arte rupestre as representações feitas sobre rochas pelo homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que essas pinturas, em que os materiais mais usados são sangue, saliva, argila e excrementos de morcegos (cujo hábitat natural são as cavernas), têm cunho ritualístico.

(www.portaldarte.com.br. Adaptado.)

Todos os materiais utilizados para as pinturas, citados no texto, são

substâncias compostas puras.
de origem animal.
misturas de substâncias compostas.
de origem vegetal.
misturas de substâncias simples.
32f713fc-58
UNESP 2018 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Analise o gráfico que mostra a variação da eletronegatividade em função do número atômico.

Devem unir-se entre si por ligação iônica os elementos de números atômicos

17 e 35
69 e 70.
17 e 57.
15 e 16.
12 e 20.
32ecd224-58
UNESP 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Equilíbrio Químico, Transformações Químicas, Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O quadro fornece indicações sobre a solubilidade de alguns compostos iônicos inorgânicos em água a 20 ºC.

Em um laboratório, uma solução aquosa obtida a partir da reação de uma liga metálica com ácido nítrico contém nitrato de cobre(II) e nitrato de prata. Dessa solução, pretende-se remover, por precipitação, íons de prata e íons de cobre(II), separadamente. Para tanto, pode-se adicionar à mistura uma solução aquosa de

nitrato de sódio e filtrar a mistura resultante.
cloreto de sódio, filtrar a mistura resultante e, ao filtrado, adicionar uma solução aquosa de hidróxido de sódio.
hidróxido de sódio, filtrar a mistura resultante e, ao filtrado, adicionar uma solução aquosa de cloreto de sódio.
hidróxido de sódio e filtrar a mistura resultante.
cloreto de sódio e filtrar a mistura resultante.
c697e1fb-3b
UNESP 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

O primeiro passo no metabolismo do etanol no organismo humano é a sua oxidação a acetaldeído pela enzima denominada álcool desidrogenase. A enzima aldeído desidrogenase, por sua vez, converte o acetaldeído em acetato.

Os números de oxidação médios do elemento carbono no etanol, no acetaldeído e no íon acetato são, respectivamente,

+2, +1 e 0.
–2, –1 e 0.
–1, +1 e 0.
+2, +1 e –1.
–2, –2 e –1.
cf6bccd6-29
UNESP 2016 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas e Energia, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Nas últimas décadas, o dióxido de enxofre (SO2 ) tem sido o principal contaminante atmosférico que afeta a distribuição de liquens em áreas urbanas e industriais. Os liquens absorvem o dióxido de enxofre e, havendo repetidas exposições a esse poluente, eles acumulam altos níveis de sulfatos (SO42– ) e bissulfatos (HSO4 ), o que incapacita os constituintes dos liquens de realizarem funções vitais, como fotossíntese, respiração e, em alguns casos, fixação de nitrogênio.

(Rubén Lijteroff et al. Revista Internacional de contaminación ambiental, maio de 2009. Adaptado.)

Nessa transformação do dióxido de enxofre em sulfatos e bissulfatos, o número de oxidação do elemento enxofre varia de _______ para ______ , portanto, sofre __________.

As lacunas desse texto são, correta e respectivamente, preenchidas por:

–4; –6 e redução.
+4; +6 e oxidação.
+2; +4 e redução.
+2; +4 e oxidação.
–2; –4 e oxidação.
e90efb98-94
UNESP 2011 - Química - Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

É correto o que se afirma em:

O magma que sai dos vulcões durante as erupções é constituído por rochas fundidas e vários tipos de gases e vapores, tais como CO, CO2, SO2, SO3, HCl e H2O. A respeito dessas substâncias, são feitas as seguintes afirmações:

I. Quando dissolvidos em água, os gases CO2, SO2, SO3 e HCl geram soluções eletrolíticas cujo pH é menor que 7.
II. As moléculas de CO2, SO2 e H2O apresentam geometria linear.
III. No estado sólido, as moléculas de CO2 encontram-se atraídas entre si por ligações de hidrogênio muito intensas.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
05c8288a-8d
UNESP 2010 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas e Energia, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

A passagem do oxigênio líquido para oxigênio gasoso é uma transformação física:

Instrução: Leia o texto para a questão.

Alquimia subterrânea transforma mina de carvão em mina de hidrogênio

Em uma área de mineração de carvão localizada no sul da Polônia, um grupo de cientistas está usando uma mina de carvão para avaliar experimentalmente um método alternativo para a produção de energia limpa e, assim, oferecer uma utilização para pequenos depósitos de carvão ou minas exauridas, que são tradicionalmente deixados de lado, representando passivos ambientais.
Na teoria e no laboratório, a injeção de oxigênio e de vapor no carvão resulta na produção de hidrogênio. No processo, oxigênio líquido é colocado em um reservatório especial, localizado nas galerias da mina de carvão, onde se transforma em oxigênio gasoso, começando o processo denominado de gaseificação de carvão.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.)
exotérmica, classificada como fusão.
exotérmica, classificada como ebulição.
endotérmica, classificada como liquefação.
endotérmica, classificada como evaporação.
espontânea, classificada como sublimação.
05b91053-8d
UNESP 2010 - Química - Propriedades Coligativas: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Pressão Osmótica., Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Uma água mineral gasosa, de grande aceitação em todo o mundo, é coletada na fonte e passa por um processo no qual água e gás são separados e recombinados – o gás é reinjetado no líquido – na hora do engarrafamento. Esse tratamento permite ajustar a concentração de CO2, numa amostra dessa água, em 7g/L.

Com base nessas informações, é correto afirmar que:

Instrução: Leia o texto para responder a questão.

Não basta matar a sede. Tem de ter grife.

Existem cerca de 3 mil marcas de água no mundo, mas só um punhado delas faz parte do clube das águas de grife, cujo status equivale ao de vinhos renomados. Para ser uma água de grife, além do marketing, pesam fatores como tradição e qualidade. E qualidade, nesse caso, está ligada à composição. O nível de CO2 determina o quanto a água é gaseificada. O pH também conta: as alcalinas são adocicadas, as ácidas puxam para o amargo. Outro fator é o índice de minerais: águas com baixo índice de minerais são mais neutras e leves. Águas mais encorpadas têm índice de minerais mais altos.

(O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.)
a condutividade elétrica dessa água é nula, devido ao caráter apolar do dióxido de carbono que ela contém.
uma garrafa de 750 mL dessa água, posta à venda na prateleira de um supermercado, contém 3 L de CO2.
essa água tem pH na faixa ácida, devido ao aumento da concentração de íons [H3O]+ formados na dissolução do CO2.
o grau de pureza do CO2 contido nessa água é baixo, pois o gás contém resíduos do solo que a água percorre antes de ser coletada.
devido ao tratamento aplicado no engarrafamento dessa água, seu ponto de ebulição é o mesmo em qualquer local que seja colocada a ferver.
05b21642-8d
UNESP 2010 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A classificação de águas como leves e encorpadas, com base no índice de minerais nela encontrados, é:

Instrução: Leia o texto para responder a questão.

Não basta matar a sede. Tem de ter grife.

(O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.)
correta, pois as águas que contêm minerais são soluções heterogêneas.
correta, pois a presença de íons dissolvidos modifica a dureza da solução.
correta, pois a presença de cátions e ânions não modifica o pH da solução.
incorreta, pois os cátions originados de metais pesados são insolúveis em água.
incorreta, pois a quantidade de matéria em solução independe da presença de solutos.
9a8b5b25-35
UNESP 2014 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Entre 6 e 23 de fevereiro aconteceram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Dentre as diversas modalidades esportivas, o curling é um jogo disputado entre duas equipes sobre uma pista de gelo, seu objetivo consiste em fazer com que uma pedra de granito em forma de disco fique o mais próximo de um alvo circular. Vassouras são utilizadas pelas equipes para varrer a superfície do gelo na frente da pedra, de modo a influenciar tanto sua direção como sua velocidade. A intensidade da fricção e a pressão aplicada pelos atletas durante o processo de varredura podem fazer com que a velocidade da pedra mude em até 20% devido à formação de uma película de água líquida entre a pedra e a pista.

O gráfico apresenta o diagrama de fases da água.

Com base nas informações constantes no texto e no gráfico, a seta que representa corretamente a transformação promovida pela varredura é a de número

e77eebc2-d6
UNESP 2014 - Química - Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A degradação anaeróbica de matéria orgânica contendo enxofre pode levar à formação de substâncias com odores altamente desagradáveis. Dentre essas substâncias estão o gás sulfídrico (H2 S) e as mercaptanas, como a pentamercaptana (1-pentanotiol).

imagem-016.jpg

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a geometria molecular do gás sulfídrico e a fórmula molecular do 1-pentanotiol.

Angular e C5 H4 S.
Linear e CH4 S.
Angular e CH4 S.
Angular e C5 H12 S.
Tetraédrica e C5 H12 S.
e57c64a2-d6
UNESP 2014 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas e Energia, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Leia o texto para responder à questão.

Uma medida adotada pelo governo do estado para amenizar a crise hídrica que afeta a cidade de São Paulo envolve a utilização do chamado “volume morto” dos reservatórios do Sistema Cantareira. Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, três especialistas alertam sobre os riscos trazidos por esse procedimento que pode trazer à tona poluentes depositados no fundo das represas, onde se concentram contaminantes que não são tratados por sistemas convencionais. Entre os poluentes citados que contaminam os mananciais há compostos inorgânicos, orgânicos altamente reativos com os sistemas biológicos, microbiológicos e vírus. Segundo as pesquisadoras, “quanto mais baixo o nível dos reservatórios, maior é a concentração de poluentes, recomendando maiores cuidados”.

(http://sao-paulo.estadao.com.br. Adaptado.)

De modo geral, em sistemas aquáticos a decomposição de matéria orgânica de origem biológica, na presença de oxigênio, se dá por meio de um processo chamado degradação aeróbica. As equações representam reações genéricas envolvidas na degradação aeróbica, em que “MO” = matéria orgânica contendo nitrogênio e enxofre.

imagem-015.jpg

Analisando as equações apresentadas, é correto afirmar que no processo de degradação aeróbica ocorrem reações de

decomposição, em que o oxigênio não sofre alteração em seu número de oxidação.
oxirredução, em que o oxigênio atua como agente redutor.
decomposição, em que o oxigênio perde elétrons.
oxirredução, em que o oxigênio sofre oxidação.
oxirredução, em que o oxigênio atua como agente oxidante.
e375a62b-d6
UNESP 2014 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

Leia o texto para responder à questão.

No ano de 2014, o Estado de São Paulo vive uma das maiores crises hídricas de sua história. A fim de elevar o nível de água de seus reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a empresa ModClima para promover a indução de chuvas artificiais. A técnica de indução adotada, chamada de bombardeamento de nuvens ou semeadura ou, ainda, nucleação artificial, consiste no lançamento em nuvens de substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de água.

(http://exame.abril.com.br. Adaptado.)

Além do iodeto de prata, outras substâncias podem ser utilizadas como agentes aglutinadores para a formação de gotas de água, tais como o cloreto de sódio, o gás carbônico e a própria água. Considerando o tipo de força interatômica que mantém unidas as espécies de cada agente aglutinador, é correto classificar como substância molecular:

o gás carbônico e o iodeto de prata.
apenas o gás carbônico.
o gás carbônico e a água.
apenas a água.
a água e o cloreto de sódio.
e4779b42-d6
UNESP 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Representação das transformações químicas

(http://exame.abril.com.br. Adaptado.)

Para a produção de chuva artificial, um avião adaptado pulveriza gotículas de água no interior das nuvens. As gotículas pulverizadas servem de pontos de nucleação do vapor de água contido nas nuvens, aumentando seu volume e massa, até formarem gotas maiores que, em condições meteorológicas favoráveis, podem se precipitar sob a forma de chuva.
Segundo dados da empresa ModClima, dependendo das condições meteorológicas, com 1 L de água lançada em determinada nuvem é possível produzir o volume equivalente a 50 caminhões-pipa de água precipitada na forma de chuva. Sabendo que um caminhão-pipa tem capacidade de 10 m3 , a quantidade de chuva formada a partir de 300 L de água lançada e a força intermolecular envolvida na formação das gotas de chuva são, respectivamente,

150 mil litros e ligação de hidrogênio.
150 litros e ligação de hidrogênio.
150 milhões de litros e dipolo induzido.
150 milhões de litros e ligação de hidrogênio.
150 mil litros e dipolo induzido.