Questõesde PUC - RJ 2012 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 10 questões
b493d5c1-25
PUC - RJ 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

A queima de 5,0 g de uma amostra de carbono consumiu totalmente esse reagente e produziu uma mistura de CO e CO2

Se a massa de CO2 produzida foi 13,9 g, a quantidade em mol de CO é:


A
0,02
B
0,05
C
0,08
D
0,1
E
0,15
b56f484b-25
PUC - RJ 2012 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica

                                                     Imagem 065.jpg

Substâncias que possuem isomeria óptica apresentam a mesma fórmula molecular, contudo diferem entre si no arranjo espacial dos átomos.

De acordo com a estrutura representada, é possível prever que esta substância possui no máximo quantos isômeros ópticos?

A
2
B
3
C
4
D
5
E
6
b647f7a1-25
PUC - RJ 2012 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Pipeta- se 50 mL de solução aquosa 0,02 mol/L de ácido clorídrico e transfere- se para um balão volumétrico de 1000 mL, ajustando- se para esse volume a solução final, usando água pura.

O pH da solução final é:

A
1
B
2
C
3
D
7
E
9
b721a973-25
PUC - RJ 2012 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Sobre a linguagem, os códigos e os símbolos próprios da Química, considere as equações abaixo e a informação relativa a cada uma, entre parênteses:

I – HCl(g) + NH 3(g) → NH4 Cl(s) (ácido clorídrico no estado gasoso reage com amônia no estado gasoso dando origem a cloreto de amônio no estado sólido).

II –CO2(g) + H2O(l) → H2 CO3(aq) (dióxido de carbono no estado gasoso reage com a água no estado líquido e dá origem a ácido carbônico em meio aquoso).

III – AgNO3(aq) + KI(aq) → Agl(s) + KNO3(aq) (solução aquosa de nitrato de prata reage com solução aquosa de iodeto de potássio formando iodeto de prata no estado sólido e nitrato de potássio insolúvel em água).

É correto APENAS o que se afirma em:

A
I
B
II
C
III
D
I e II
E
II e III
b2dced29-25
PUC - RJ 2012 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Recentemente, os produtores de laranja do Brasil foram surpreendidos com a notícia de que a exportação de suco de laranja para os Estados Unidos poderia ser suspensa por causa da contaminação pelo agrotóxico carbendazim, representado a seguir.

                                                       Imagem 051.jpg


De acordo com a estrutura, afirma- se que o carbendazim possui:

A
fórmula molecular C9H11N3O2  e um carbono terciário.
B
fórmula molecular  C9H9N3O2  e sete carbonos secundários.
C
fórmula molecular  C9H13N3Oe três carbonos primários.
D
cinco ligações pi (Π) e vinte e quatro ligações sigma (σ) 
E
duas ligações pi  (Π) e dezenove ligações sigma (σ)
af82a59a-25
PUC - RJ 2012 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

O elemento iodo é um sólido que sublima na temperatura ambiente e que foi descoberto em 1811 por Bernard Courtois.

Sobre as características desse elemento e suas propriedades, em função da sua posição na tabela periódica, é correto afirmar que o iodo

A
é mais eletronegativo que o cloro.
B
no estado fundamental possui, na última camada, 1 elétron no subnível s e 5 no subnível p.
C
produz um hidrácido que possui fórmula Imagem 046.jpg
D
por ter brilho, é um metal.
E
combina- se com o hidrogênio formando ligação covalente polar.
b3b721eb-25
PUC - RJ 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Transformações Químicas e Energia, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

O NO pode ser produzido, numa certa temperatura, como indicado na equação termoquímica abaixo:

                               4 NH3(g) + 5 O2(g) 4 NO(g) + 6 H2O(g)  ΔH = -900KJ


Sobre a reação, é correto afirmar que:

A
ela é endotérmica na formação de NO e H2O.
B
ela requer 900 kJ de energia na formação de 1 mol de NO.
C
em temperaturas mais baixas aumenta o rendimento da formação de NO e H2O.
D
ao alcançar o equilíbrio, a expressão da constante de equilíbrio, em função das pressões parciais, será     Kp = {[H2O] x [NO]} / {[O2] x [NH3]}
E
se trata de um equilíbrio heterogêneo.
b05c13aa-25
PUC - RJ 2012 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

A substância representada é conhecida comercialmente como azoxistrobina e é muito utilizada como fungicida em plantações de alho, amendoim e arroz, no combate às pragas.

                                                             Imagem 047.jpg

De acordo com a sua estrutura, é correto afirmar que azoxistrobina possui as seguintes funções orgânicas:

A
éter e éster.
B
éster e cetona.
C
álcool e fenol.
D
aldeído e éter.
E
ácido carboxílico e amina.
b133bdfe-25
PUC - RJ 2012 - Química - Cinética Química, Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

O elemento boro pode ser preparado pela redução do B2O3, segundo a equação abaixo.

                                                   B2O3 + 3Mg → 2B + 3MgO

Partindo-se de 262,5 g do óxido de boro em excesso de magnésio, obteve- se 33 g de B, o que significa que o rendimento percentual (%) da reação foi mais próximo de:

A
30
B
35
C
40
D
45
E
50
b205bcb5-25
PUC - RJ 2012 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O gráfico abaixo se refere ao decaimento espontâneo de uma amostra de um dado isótopo radioativo com a abscissa indicando o tempo, em anos, e a ordenada indicando a massa, em gramas, do isótopo:

Imagem 050.jpg

Partindo de 180 g de uma amostra desse isótopo radio- ativo, o que restará dela, em gramas, após dois anos é aproximadamente igual a:

A
5,6
B
11
C
22
D
45
E
90