Questõesde ENEM 2017 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 33 questões
7c485b79-2d
ENEM 2017 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A absorção e o transporte de substâncias tóxicas em sistemas vivos dependem da facilidade com que estas se difundem através das membranas das células. Por apresentar propriedades químicas similares, testes laboratoriais empregam o octan-1-ol como modelo da atividade das membranas. A substância a ser testada é adicionada a uma mistura bifásica do octan-1-ol com água, que é agitada e, ao final, é medido o coeficiente de partição octan-1-ol:água (Koa):



em que Coct é a concentração da substância na fase do octan-1-ol, e Ca a concentração da substância na fase aquosa.


Foram avaliados cinco poluentes de sistemas aquáticos: benzeno, butano, éter dietílico, fluorobutano e metanol.


O poluente que apresentou Koa tendendo a zero é o

A
éter dietílico.
B
fluorobutano.
C
benzeno.
D
metanol.
E
butano.
7c3b10a3-2d
ENEM 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

A horticultura tem sido recomendada para a agricultura familiar, porém as perdas são grandes devido à escassez de processos compatíveis para conservar frutas e hortaliças. O processo, denominado desidratação osmótica, tem se mostrado uma alternativa importante nesse sentido, pois origina produtos com boas condições de armazenamento e qualidade semelhante à matéria-prima.

GOMES, A. T.; CEREDA, M. P.; VILPOUX, O. Desidratação osmótica: uma tecnologia de baixo custo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, n. 3, set.-dez. 2007 (adaptado).


Esse processo para conservar os alimentos remove a água por

A
aumento do ponto de ebulição do solvente.
B
passagem do soluto através de uma membrana semipermeável.
C
utilização de solutos voláteis, que facilitam a evaporação do solvente.
D
aumento da volatilidade do solvente pela adição de solutos ao produto.
E
pressão gerada pela diferença de concentração entre o produto e a solução.
7c2d9873-2d
ENEM 2017 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

No Brasil, os postos de combustíveis comercializavam uma gasolina com cerca de 22% de álcool anidro. Na queima de 1 litro desse combustível são liberados cerca de 2 kg de CO2 na atmosfera. O plantio de árvores pode atenuar os efeitos dessa emissão de CO2. A quantidade de carbono fixada por uma árvore corresponde a aproximadamente 50% de sua biomassa seca, e para cada 12 g de carbono fixados, 44 g de CO2 são retirados da atmosfera. No Brasil, o plantio de eucalipto (Eucalyptus grandis) é bem difundido, sendo que após 11 anos essa árvore pode ter a massa de 106 kg, dos quais 29 kg são água.


Uma única árvore de Eucalyptus grandis, com as características descritas, é capaz de fixar a quantidade de CO2 liberada na queima de um volume dessa gasolina mais próximo de

A
19 L.
B
39 L.
C
71 L.
D
97 L.
E
141 L.
7c1f75b2-2d
ENEM 2017 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O hidrocarboneto representado pela estrutura química a seguir pode ser isolado a partir das folhas ou das flores de determinadas plantas. Além disso, sua função é relacionada, entre outros fatores, a seu perfil de insaturações.



Considerando esse perfil específico, quantas ligações pi a molécula contém?

A
1
B
2
C
4
D
6
E
7
7c1496f2-2d
ENEM 2017 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Em algumas regiões brasileiras, é comum se encontrar um animal com odor característico, o zorrilho. Esse odor serve para a proteção desse animal, afastando seus predadores. Um dos feromônios responsáveis por esse odor é uma substância que apresenta isomeria trans e um grupo tiol ligado à sua cadeia.


A estrutura desse feromônio, que ajuda na proteção do zorrilho, é

A


B


C


D


E


7c0a0415-2d
ENEM 2017 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano

O quadro é um esquema da via de produção de biocombustível com base no cultivo de uma cianobactéria geneticamente modificada com a inserção do gene DGAT. Além da introdução desse gene, os pesquisadores interromperam as vias de síntese de outros compostos orgânicos, visando aumentar a eficiência na produção do biocombustível (triacilglicerol).



Considerando as vias mostradas, uma fonte de matéria-prima primária desse biocombustível é o(a)

A
ácido graxo, produzido a partir da sacarose.
B
gás carbônico, adquirido via fotossíntese.
C
sacarose, um dissacarídeo rico em energia.
D
gene DGAT, introduzido por engenharia genética.
E
glicogênio, reserva energética das cianobactérias.
7c069900-2d
ENEM 2017 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Polímeros - Plásticos e Borrachas

Os polímeros são materiais amplamente utilizados na sociedade moderna, alguns deles na fabricação de embalagens e filmes plásticos, por exemplo. Na figura estão relacionadas as estruturas de alguns monômeros usados na produção de polímeros de adição comuns.



Dentre os homopolímeros formados a partir dos monômeros da figura, aquele que apresenta solubilidade em água é

A
polietileno.
B
poliestireno.
C
polipropileno.
D
poliacrilamida.
E
policloreto de vinila.
7c02ba67-2d
ENEM 2017 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Pesquisadores avaliaram a qualidade da água potável distribuída em cidades brasileiras. Entre as várias substâncias encontradas, destacam-se as apresentadas no esquema. A presença dessas substâncias pode ser verificada por análises químicas, como uma reação ácido-base, mediante a adição de hidróxido de sódio.



Apesar de não ser perceptível visualmente, por causa das condições de diluição, essa análise apresentará resultado positivo para o(a)

A
cafeína.
B
atrazina.
C
triclosan.
D
benzo[a]pireno.
E
dipirona sódica.
7bfef976-2d
ENEM 2017 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

Os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo e o gás natural, geram um sério problema ambiental, devido à liberação de dióxido de carbono durante o processo de combustão. O quadro apresenta as massas molares e as reações de combustão não balanceadas de diferentes combustíveis.



Considerando a combustão completa de 58 g de cada um dos combustíveis listados no quadro, a substância que emite mais CO2 é o

A
etano.
B
butano.
C
metano.
D
propano.
E
acetileno.
7bf8260c-2d
ENEM 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Alguns proflssionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química:


CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COONa (aq) + H20 (I)


A consequência dessa adulteração é o(a)

A
aumento do pH do leite.
B
diluição significativa do leite.
C
precipitação do lactato de sódio.
D
diminuição da concentração de sais.
E
aumento da concentração dos íons H+.
7beff076-2d
ENEM 2017 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Um estudante construiu um densímetro, esquematizado na figura, utilizando um canudinho e massa de modelar. O instrumento foi calibrado com duas marcas de flutuação, utilizando água (marca A) e etanol (marca B) como referências.



Em seguida, o densímetro foi usado para avaliar cinco amostras: vinagre, leite integral, gasolina (sem álcool anidro), soro fisiológico e álcool comercial (92,8 °GL).

Que amostra apresentará marca de flutuação entre os limites A e B?

A
Vinagre.
B
Gasolina.
C
Leite integral.
D
Soro fisiológico.
E
Álcool comercial.
7bdb5269-2d
ENEM 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

As lâmpadas fluorescentes apresentam vantagens como maior eficiência luminosa, vida útil mais longa e redução do consumo de energia. Contudo, um dos constituintes dessas lâmpadas é o mercúrio, que apresenta sérias restrições ambientais em função de sua toxicidade. Dessa forma, as lâmpadas fluorescentes devem passar por um processo prévio de descontaminação antes do descarte ou reciclagem do material. O ideal é que nesse processo se tenha o menor impacto ambiental e, se possível, o mercúrio seja recuperado e empregado em novos produtos.

DURÃO JR., W. A.; WINDMOLLER, C. C. A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes. Química Nova na Escola, n. 28, 2008 (adaptado).


Considerando os impactos ambientais negativos, o processo menos indicado de descontaminação desse metal presente nas lâmpadas seria o(a)

A
encapsulamento, no qual as lâmpadas são trituradas por via seca ou úmida, o material resultante é encapsulado em concreto e a disposição final do resíduo é armazenada em aterros.
B
lixiviação ácida, com a dissolução dos resíduos sólidos das lâmpadas em ácido (HN03), seguida de filtração e neutralização da solução para recuperar os compostos de mercúrio.
C
incineração, com a oxidação das lâmpadas junto com o lixo urbano em altas temperaturas, com redução do material sólido e lançamento dos gases e vapores para a atmosfera.
D
processo térmico, no qual o resíduo é aquecido em sistema fechado para vaporizar o mercúrio e em seguida ocorre o resfriamento para condensar o vapor e obter o mercúrio elementar.
E
separação por via química, na qual as lâmpadas são trituradas em sistema fechado, em seguida aditivos químicos são adicionados para precipitação e separação do mercúrio.
7bc85890-2d
ENEM 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

A bauxita, composta por cerca de 50% de Al2O3, é o mais importante minério de alumínio. As seguintes etapas são necessárias para a obtenção de alumínio metálico:


1. A dissolução do AI2O3 (s) é realizada em solução de NaOH (aq) a 175 “C, levando à formação da espécie solúvel NaAI(OH)4 (aq).

2. Com o resfriamento da parte solúvel, ocorre a precipitação do AI(OH)3 (s).

3. Quando o AI(OH)3 (s) é aquecido a 1 050 “C, ele se decompõe em Al2O3 (s) e H2O.

4. Al2O3 (s) é transferido para uma cuba eletrolítica e fundido em alta temperatura com auxílio de um fundente.

5. Através da passagem de corrente elétrica entre os eletrodos da cuba eletrolítica, obtém-se o alumínio reduzido no cátodo.


As etapas 1, 3 e 5 referem-se, respectivamente, a fenômenos:

A
Químico, físico e físico.
B
Físico, físico e químico.
C
Físico, químico e físico.
D
Químico, físico e químico.
E
Químico, químico e químico.
7bc48d1a-2d
ENEM 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para as familiares pilhas e baterias portáteis comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado. Os estabelecimentos que comercializam esses produtos, bem como a rede de assistência técnica autorizada, devem receber dos usuários as pilhas e baterias usadas para repasse aos respectivos fabricantes ou importadores.

Resolução Conama n. 401, de 4 de novembro de 2008. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 14 maio 2013 (adaptado).


Do ponto de vista ambiental, a destinação final apropriada para esses produtos é

A
direcionar as pilhas e baterias para compostagem.
B
colocar as pilhas e baterias em um coletor de lixo seletivo.
C
enviar as pilhas e baterias usadas para firmas de recarga.
D
acumular as pilhas e baterias em armazéns de estocagem.
E
destinar as pilhas e baterias à reutilização de seus componentes.
7bbdecc0-2d
ENEM 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita (α-Fe2O3) contendo impurezas, coque (C) e calcário (CaCO3), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente que leva à queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2 000 °C. As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.


Entre 200 °C e 700 °C:

3 Fe2O3 + CO → 2 Fe3O4 + CO2

CaCO3 → CaO + CO2

Fe3O4 + CO → 3 FeO + CO2


Entre 700 °C e 1 200 °C:

C + CO2 → 2 CO

FeO + CO → Fe + CO2


Entre 1 200 °C e 2 000 °C:

Ferro impuro se funde

Formação de escória fundida (CaSiO3)

2 C + O2 → 2 CO

BROWN, T L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Education, 2005 (adaptado).


No processo de redução desse metal, o agente redutor é o

A
C.
B
CO.
C
CO2.
D
CaO.
E
CaCO3.
7bb2250f-2d
ENEM 2017 - Química - Chuva Ácida e Efeito Estufa

Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, poluentes prejudiciais às plantas e aos animais. Um desses poluentes reage quando em contato com o gás oxigênio e a água da atmosfera, conforme as equações químicas:


Equação 1: 2 SO2 + O2 —>2 SO3

Equação 2: SO3 + H2O —> H2SO4


De acordo com as equações, a alteração ambiental decorrente da presença desse poluente intensifica o(a)

A
formação de chuva ácida.
B
surgimento de ilha de calor.
C
redução da camada de ozônio.
D
ocorrência de inversão térmica.
E
emissão de gases de efeito estufa.
68ddf056-cb
ENEM 2017 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (O3), em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema.



Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:



Quais são os produtos formados nessa reação?

A
Benzaldeído e propanona.
B
Propanal e benzaldeído.
C
2 -fenil-etanal e metanal.
D
Benzeno e propanona.
E
Benzaldeído e etanal.
68d823d1-cb
ENEM 2017 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCI), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.


O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?

A
O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
B
O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
C
A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
D
Os íons Na+ e Cl- provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.
E
A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.
68d262da-cb
ENEM 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

A cromatografia em papel é um método de separação que se baseia na migração diferencial dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis. Os componentes da amostra são separados entre a fase estacionária e a fase móvel em movimento no papel. A fase estacionária consiste de celulose praticamente pura, que pode absorver até 22 % de água. É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida e que interage com a fase móvel, também líquida (partição líquido-líquido). Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente.


Uma mistura de hexano com 5% (v/v) de acetona foi utilizada como fase móvel na separação dos componentes de um extrato vegetal obtido a partir de pimentões. Considere que esse extrato contém as substâncias representadas.




A substância presente na mistura que migra mais lentamente é o(a)

A
licopeno.
B
α-caroteno.
C
y-caroteno.
D
capsorubina.
E
α-criptoxantina.
68c6a40b-cb
ENEM 2017 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).


Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?

A
Densidade.
B
Condutância.
C
Eletronegatividade.
D
Estabilidade nuclear.
E
Temperatura de ebulição.