Questõessobre Cinética Química

1
1
Foram encontradas 278 questões
26bedc57-7a
ENEM 2022 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Grande parte da atual frota brasileira de veículos de passeio tem tecnologia capaz de identificar e processar tanto o etanol quanto a gasolina. Quando queimados, no interior do motor, esses combustíveis são transformados Progresso da reação Progresso da reação Progresso da reação em produtos gasosos, num processo com variação de entalpia menor que zero (∆H < 0). Esse processo necessita de uma energia de ativação, a qual é fornecida por uma centelha elétrica.



O gráfico que esboça a variação da energia potencial no progresso da reação é representado por: 

A

B

C

D

E

d8e17a9e-73
USP 2021 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

As reações de hidrólise de ésteres, quando realizadas em meio aquoso, podem ser catalisadas pela adição de ácido, sendo a reação mais lenta em meios próximos da neutralidade. 



Duas reações idênticas para a hidrólise desse éster foram realizadas nas mesmas condições, variando apenas o pH do meio: uma delas foi conduzida em pH=2 e outra em pH=6. Qual dos seguintes diagramas representa de forma mais adequada a quantidade de ácido graxo formada em função do tempo de reação para as hidrólises em pH=2 e pH=6? 

A

B

C

D

E

ad8e4cda-57
ENEM 2021 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

    Os pesticidas organoclorados foram amplamente empregados na agricultura, contudo, em razão das suas elevadas toxicidades e persistências no meio ambiente, eles foram banidos. Considere a aplicação de 500 g de um pesticida organoclorado em uma cultura e que, em certas condições, o tempo de meia-vida do pesticida no solo seja de 5 anos.

A massa do pesticida no decorrer de 35 anos será mais próxima de

A
3,9 g.
B
31,2 g.
C
62,5 g.
D
125,0 g
E
250,0 g.
2417cc6a-04
CEDERJ 2021 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

O monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio são gases muito tóxicos, capazes de levar à morte ao serem inalados, principalmente o monóxido, pois é incolor e inodoro, sendo inalado sem que se perceba, enquanto o dióxido de nitrogênio é um gás castanho, de odor forte e irritante das vias aéreas e respiratórias. Esses gases podem reagir entre si, a 540K, produzindo dióxido de carbono e óxido nítrico, gases menos tóxicos, conforme a equação a seguir.

CO(g) + NO2 (g)  CO2 (g) + NO(g)

A reação teve sua cinética estudada e os dados obtidos em alguns experimentos estão indicados na tabela abaixo


Em relação ao que foi descrito, é correto concluir que a reação apresenta 

A
cinética de 1ª ordem global, e a constante de velocidade é igual a 3,23.10-2.
B
cinética de 2ª ordem global, e a constante de velocidade é igual a 3,23.10-2.
C
cinética de 1ª ordem global, e a constante de velocidade é igual a 1,75.10-3.
D
cinética de 2ª ordem global, e a constante de velocidade é igual a 1,75.10-3.
ccf5d46d-03
UEA 2018 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

As lacunas 1 e 2 são preenchidas por

Leia o texto para responder à questão.

O processo de conversão do nitrogênio atmosférico (N2) em moléculas que as plantas possam utilizar, como por exemplo a amônia (NH3), é feito por bactérias que produzem uma enzima chamada nitrogenase, que __1__ a energia de ativação da conversão de N2 em NH3, tornando a reação mais rápida. A nitrogenase, assim como outras enzimas, são chamadas de __2__.
A
diminui – catalisadores.
B
aumenta – ativadores.
C
diminui – inibidores.
D
aumenta – catalisadores.
E
diminui – ativadores.
3fc48d87-07
UNICENTRO 2015 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A reação A + 3B → 2C ocorre em um sistema fechado em condições tais que sua velocidade obedece à equação v = k[A][B]3.

Com base nessa reação e expressão para a velocidade e nos conhecimentos sobre cinética, considere as afirmativas a seguir.

I. A adição do reagente B ao sistema resulta no aumento da velocidade da reação.
II. A velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de C.
III. A velocidade de desaparecimento de B é três vezes maior que a velocidade de aparecimento de C.
IV. Os reagentes A e B são consumidos com a mesma velocidade.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
84399f56-05
CESMAC 2018 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Pentóxido de dinitrogênio, N2O5, também conhecido por anidrido nítrico, é um sólido branco altamente reativo e, ao se misturar com água, produz ácido nítrico.

A decomposição do pentóxido de dinitrogênio em solvente orgânico é dada por:

2 N2O5 → 4 NO2 + O2(g) (1)

Nesta reação, o gás oxigênio escapa da solução. Isso significa que a reação reversa é desprezível. O estudo cinético da reação (1) é mostrado no gráfico da velocidade de reação (v) em função da [N2O5].



A partir desse gráfico, é correto afirmar que a lei de velocidade para essa reação é:

A
v = k
B
v = k / [NO2]4
C
v = k / [N2O5]
D
v = k[N2O5]
E
v = k[NO2]4
6bad1573-01
MACKENZIE 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Em um ambiente laboratorial, um estudante de Química, de posse de um comprimido efervescente e água destilada, promoveu uma série de experimentos e obteve, como resultado, as informações da tabela abaixo, nas quais estão medidos os tempos, em segundos, até que toda a reação tenha sido finalizada:

Após a leitura dos resultados, esse estudante fez as seguintes proposições:

I. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação, independentemente da temperatura em que foi realizado experimento.
II. O aumento de 30 ºC na temperatura da água faz com que a velocidade da reação seja duplicada para um comprimido em que não haja a variação na sua superfície de contato.
III. Quanto maior a temperatura da água destilada, maior será a velocidade da reação. Se a superfície de contato entre os reagentes também aumentar, a velocidade da reação também irá aumentar.

É correto afirmar que

A
apenas a proposição I está correta.
B
apenas as proposições I e III estão corretas.
C
apenas as proposições II e III estão corretas.
D
apenas as proposições I e II estão corretas.
E
todas as proposições estão corretas.
afa04224-ff
URCA 2016 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A obtenção da amônia (NH3) ocorre a partir de hidrogênio (H2) e nitrogênio (N2). A lei de velocidade para essa reação é V = k [ H2 ]3 [ N2 ].

Quando a concentração de hidrogênio é duplicada e a concentração de nitrogênio né triplicada, mantendo-se constante a temperatura, é correto afirmar que:

A
a velocidade final não é alterada.
B
a velocidade final é 24 vezes a velocidade inicial.
C
a velocidade final é 6 vezes a velocidade inicial.
D
a velocidade final é 18 vezes a velocidade inicial.
E
a velocidade final é 54 vezes a velocidade inicial.
82bfbe75-ff
FIMCA 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Assinale a afirmativa que corresponde à Lei de Ação das Massas.

A
Substâncias participantes se apresentam em uma só fase.
B
Substância capaz de baixar energia de ativação da reação.
C
As espécies adsorvidas pelos catalisadores metálicos têm suas ligações interatômicas enfraquecidas.
D
Sistema submetido a uma alteração ocorrendo um deslocamento no sentido de compensar a alteração feita.
E
A proporcionalidade de cada temperatura ao produto das concentrações em mol/L dos reagentes elevadas a expoentes determinados experimentalmente.
35d9bc46-f9
UFRGS 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A reação do relógio de iodo é bastante comum em feirás de ciências e em demonstrações didáticas. Nela, a ocorrência de várias reações que envolvem iodo e compostos, contendo enxofre em diversos estados de oxidação, leva à formação de uma coloração azul súbita, dependente da concentração dos reagentes.

Uma possibilidade de realização dessa reação usa persulfato, tiossulfato e iodeto, e, nesse caso, uma das etapas é a reação entre o íon persulfato (S2O8 2 -) e o íon iodeto (I-), cuja velocidade de decomposição do persulfato foi determinada e encontra-se na tabela abaixo. 



Assinale a alternativa que apresenta a velocidade inicial x do experimento 4, em mol L-1 s-1, tendo em vista as condições expressas acima.

A
0,512
B
2,048
C
2,560
D
6,400
E
8,120
adcaee67-fa
FASEH 2019, FASEH 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Quando se estuda a velocidade de uma reação, é interessante verificar a rapidez que um reagente é consumido ou que um produto é formado, ou seja, as variações das quantidades de reagentes ou dos produtos em determinado intervalo de tempo. Sobre o estudo da velocidade das reações, analise as afirmativas a seguir.

I. Um catalisador aumenta o rendimento de uma reação.
II. No momento em que ocorre o choque entre as partículas em uma posição favorável, forma-se uma estrutura intermediária entre os reagentes e os produtos denominada complexo ativado.
III.O valor da energia de ativação é independente da presença de catalisador.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A
I, II e III.
B
II, apenas.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
6b155119-e9
UERJ 2021 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

Em um estudo de cinética química, foram realizados os experimentos W, X, Y e Z, nos quais o gás hidrogênio foi obtido a partir da reação química entre níquel e ácido clorídrico, conforme representado abaixo.
Ni (s) + 2 HCl (aq) → NiCl2 (aq) + H2 (g)
Em cada experimento, foram alteradas tanto a concentração do ácido clorídrico quanto a temperatura do sistema, mantendo-se a massa de níquel e o volume de solução do ácido constantes. Observe o gráfico:

A maior velocidade inicial de formação de gás hidrogênio foi verificada no seguinte experimento:

A
W
B
X
C
Y
D
Z
0c7b0955-88
CEDERJ 2020 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A reação de decomposição do ozônio é representada pela equação a seguir:




Num dado experimento de decomposição do ozônio, observou-se a variação da concentração molar de O3 em função do tempo, demonstrada no quadro abaixo.




Analisando os dados experimentais, a velocidade média de produção de gás oxigênio (O2), em mol/L.minuto, nos 3 minutos iniciais da reação é:

A
1,5
B
3,2
C
4,8
D
6,0
cdbe6eda-eb
ULBRA 2010 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

As flores de Hypericum perforatum (conhecidas popularmente como ervas de São João) podem ser usadas na preparação de medicamentos antidepressivos. O extrato alcoólico das partes aéreas de Hypericum perforatum inibe a receptação sináptica dos neurotransmissores (noradrenalina e serotonina). A literatura relata vários estudos relacionando a atividade antidepressiva da hipericina. No entanto, os últimos estudos bioquímicos mostram que a hipericina não é a única das substâncias de Hypericum que possui essa atividade. Esses trabalhos demonstram uma atividade antidepressiva mais relevante para a hiperforina, provavelmente devido às mudanças em relação aos teores de hipericina e hiperforina que ocorrem durante o período de crescimento da planta, em especial na época da florescência.




Com base nas informações citadas no texto e no gráfico, podemos afirmar que:

A
no início da florescência, a concentração de hipericina é praticamente metade da de hiperforina.
B
durante a florescência, a concentração de hipericina mantém-se praticamente constante.
C
nas duas primeiras semanas da florescência, a concentração de hiperforina mantém-se praticamente constante, aumentando significativamente no período final da florescência.
D
no período final da florescência, a concentração de hipericina iguala-se à concentração de hiperforina, sendo, por isso, o período ideal de colheita.
E
a concentração máxima alcançada de hipericina é 1,5 %.
c3047c4c-7f
IMT - SP 2020 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Considere o gráfico que representa genericamente uma transformação exotérmica.


Energia de ativação, variação de entalpia da transformação e complexo ativado podem ser, respectivamente, associados aos números

A
4, 5 e 3.
B
5, 1 e 2.
C
5, 4 e 2.
D
5, 1 e 6.
E
4, 1 e 3.
685765c5-7c
ENEM 2020 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

O peróxido de hidrogênio é um produto secundário do metabolismo celular e apresenta algumas funções úteis, mas, quando em excesso, é prejudicial, gerando radicais que são tóxicos para as células. Para se defender, o organismo vivo utiliza a enzima catalase, que decompõe H2O2 em H2O e O2 . A energia de reação de decomposição, quando na presença e ausência da catalase, está mostrada no gráfico.



Disponível em: www.pontociencia.org.br. Acesso em: 14 ago. 2013 (adaptado).


Na situação descrita, o organismo utiliza a catalase porque ela

A
diminui a energia de ativação.
B
permite maior rendimento da reação.
C
diminui o valor da entalpia da reação.
D
consome rapidamente o oxigênio do reagente.
E
reage rapidamente com o peróxido de hidrogênio.
9e4a4f05-5f
ENEM 2020 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida.

O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de

A
alta pressão.
B
alta temperatura.
C
excesso de reagentes.
D
maior superfície de contato.
E
elevada energia de ativação.
11a73ba5-03
UniREDENTOR 2020 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador

As reações químicas precisam de um certo tempo para se completarem, algumas são mais rápidas do que outras. Nesse sentido, a cinética química é direcionada à compreensão dos fatores que influenciam a velocidade das reações químicas. Sobre este tema, um estudante fez as seguintes afirmações em uma prova de química:

I. A velocidade de uma reação é uma grandeza que indica como as quantidades de reagentes e produtos dessa reação variam em uma escala temporal.
II. A velocidade das reações química depende da concentração dos reagentes.
III. Quanto maior for a concentração de reagentes, menor será a velocidade das reações químicas.
IV. Em uma reação química, a energia de ativação corresponde ao valor mínimo de energia que as moléculas de reagentes devem possuir para que seja eficaz uma colisão entre elas.
V. O valor específico da energia de ativação em uma reação química é uma constante comum a todos os tipos de reações que podem ocorrer.
VI. O aumento da temperatura, em uma reação química, contribui para o aumento da velocidade desta reação.
VII. Uma substância caracterizada como catalisadora, aumenta a velocidade de uma reação química e, portanto, será, sem exceções, consumida durante a reação.
VIII. Um catalisador aumenta a velocidade de uma reação química, pois promove aumento da energia de ativação da mesma.
IX. Em uma reação química, a alteração na velocidade devido à ação de um catalisador é denominado catálise.

Na correção dessas afirmações feitas pelo aluno na prova, o professor descontou 2 pontos por cada afirmação incorreta. Sendo assim, pode-se considerar que foi descontado na prova do referido aluno:

A
4 pontos.
B
6 pontos.
C
8 pontos.
D
10 pontos.
E
12 pontos.
c910ac34-32
UEL 2019 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Termodinâmica: Energia Interna, Trabalho, Energia Livre de Gibbs e Entropia, Transformações Químicas e Energia

Obras de arte expostas em museus podem conter metais tóxicos em sua composição, como chumbo, cádmio ou mercúrio e/ou seus óxidos. Um incêndio em um museu no qual obras de arte contendo mercúrio são incineradas pode gerar dimetilmercúrio ((CH3)2Hg), uma neurotoxina altamente letal mesmo em baixas concentrações (0,030 mg/cm3). Se inalado, os sintomas costumam aparecer semanas após a exposição inicial, o que torna ineficaz qualquer tipo de tratamento. As equações químicas 1 e 2 são exemplos de reações químicas de formação do composto dimetilmercúrio.

Equação 1:
3C2H6(g) + 2HgO(s) + 5/2 O2(g) → 2(CH3)2Hg(g) + 2CO2(g) + 3H2O(g)

Equação 2:
3C2H5OH(g) + HgO(s) + 5O2(g) → (CH3)2Hg(g) + 4CO2(g) + 6H2O(g)



Com base no texto, nos conhecimentos sobre termodinâmica e cinética química, e supondo a queima total de HgO a 1 atm e a 300 K, assinale a alternativa correta.



A
A reação 1 possui maior espontaneidade que a reação 2 por possuir maior velocidade de reação.
B
A reação 2, com valor de ΔGr igual a -967,2 kJ, possui menor espontaneidade que a reação 1.
C
A reação 1 possui maior valor de variação de entalpia (ΔHr) que a reação 2 e, por isso, libera mais calor
D
A reação 2, com valor de ΔGr igual a -2393,5 kJ, possui maior espontaneidade que a reação 1.
E
A reação 2 é endotérmica e possui menor valor de variação de entropia(ΔSr) que a reação 1.