Questõesde CEDERJ sobre Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
Eliane Brum, jornalista e escritora, fez
uma série de crônicas-reportagens sobre
personagens das ruas de Porto Alegre. Mais
tarde, os textos foram publicados em livro que
recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que
ninguém vê.
O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque
Eliane Brum, jornalista e escritora, fez uma série de crônicas-reportagens sobre personagens das ruas de Porto Alegre. Mais tarde, os textos foram publicados em livro que recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que ninguém vê.
O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque
“A criança aprende numa aula que houve toda uma
evolução da vida, os fósseis etc., 3,5 bilhões de anos de
evolução da vida aqui na Terra enquanto, na outra aula,
o professor diz que não.”
O fragmento em destaque sinaliza uma estratégia argumentativa com base em
O texto I estabelece uma relação entre ciência e
religião. De acordo com o autor, é possível afirmar que
tanto a ciência quanto a religião são
“Me sinto são, e salvo, e forte.”
No verso em destaque, percebe-se a repetição da conjunção “e”.
Tal recurso linguístico tem uma função dentro do texto II,
que se traduz como o objetivo de se
“Você sabe que tem três milhões de anos, com
grande precisão.”
No fragmento em destaque, assim como em outras
passagens do texto I, percebe-se o uso do “você”.
O objetivo do uso desse pronome de tratamento é
O poema de Castro Alves não só constrói uma
crítica contundente ao tráfico de africanos
escravizados, como também realiza uma crítica ao
sentimento nacionalista romântico, uma vez que
associa a imagem da bandeira do país à:
O poema de Castro Alves não só constrói uma crítica contundente ao tráfico de africanos escravizados, como também realiza uma crítica ao sentimento nacionalista romântico, uma vez que associa a imagem da bandeira do país à:
O poema Navio negreiro, de Castro Alves, é uma
obra decisiva dentro do projeto abolicionista na
literatura brasileira. O trecho apresentado é
re p re se n ta tivo dessa im p o rtâ n cia , devido à
expressão, pelo eu lírico, de um:
Conceição Evaristo, escritora contemporânea
brasileira, é conhecida por sua habilidade com o foco
narrativo. Um procedimento adotado no texto que
evidencia essa habilidade é:
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes, retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e balas, independente do desejo da mulher, executam continuadamente a mesma e seca sonata. Uma programação mais amena vai entorpecendo os sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a maior bobeira futebol, política, carnaval e show. Bobagem também reportagem, campanha contra a fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra. Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101 (Fragmento)
A passagem do primeiro para o segundo
parágrafo é responsável por uma alteração brusca da
atenção do narrador sobre diferentes informações da
realidade, representadas respectivamente por:
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes, retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e balas, independente do desejo da mulher, executam continuadamente a mesma e seca sonata. Uma programação mais amena vai entorpecendo os sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a maior bobeira futebol, política, carnaval e show. Bobagem também reportagem, campanha contra a fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra. Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101 (Fragmento)
A discussão central do texto está baseada na
relação entre:
Texto II
A história da literatura brasileira é em grande parte a história de uma imposição cultural que foi aos poucos gerando expressão literária diferente, embora em correlação estreita com os centros civilizadores da Europa. Esta imposição atuou também no sentido mais forte da palavra, isto é, como instrumento colonizador, destinado a impor e manter a ordem política e social estabelecida pela Metrópole, através inclusive das classes dominantes locais.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. Rio deJaneiro: Outro sobre Azul, 2015.
Um fator considerado relevante na opinião de Antonio
Candido acerca do processo de formação literária do Brasil é:
Texto II
A história da literatura brasileira é em grande parte a história de uma imposição cultural que foi aos poucos gerando expressão literária diferente, embora em correlação estreita com os centros civilizadores da Europa. Esta imposição atuou também no sentido mais forte da palavra, isto é, como instrumento colonizador, destinado a impor e manter a ordem política e social estabelecida pela Metrópole, através inclusive das classes dominantes locais.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. Rio deJaneiro: Outro sobre Azul, 2015.
A relação entre os textos I e II pode ser evidenciada
no seguinte trecho:
No trecho "Foi uma manobra fantástica do organismo
da Terra (...) dizer: "Respirem agora, eu quero ver”, a fala
atribuída à Terra revela que:
"Quando falo de humanidade não estou falando só
Homo sapiens, me refiro a uma imensidão de seres que
nós excluímos desde sempre: caçamos baleia, tiramos
barbatanas de tubarão, matamos leão e o penduramos na
parede para mostrar que somos mais bravos que ele.”
As expressões introduzidas pelos dois-pontos estabelecem com o trecho anterior uma relação de:
O título do texto I, "Não se come dinheiro”, sintetiza a
seguinte discussão presente no texto:
Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é
Texto 2
Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .
A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se
Texto 2
Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade
é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de
Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das
vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:
Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade
é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de
Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das
vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:
A oração “por serem divertidas, fofas, criativas”
(linhas 5-6) veicula uma ideia de:
Texto 2