Questõesde CEDERJ sobre Interpretação de Textos
Eliane Brum, jornalista e escritora, fez
uma série de crônicas-reportagens sobre
personagens das ruas de Porto Alegre. Mais
tarde, os textos foram publicados em livro que
recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que
ninguém vê.
O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque
Eliane Brum, jornalista e escritora, fez uma série de crônicas-reportagens sobre personagens das ruas de Porto Alegre. Mais tarde, os textos foram publicados em livro que recebeu o prêmio Jabuti de 2007: A vida que ninguém vê.
O texto 1 é fragmento de uma dessas crônicas-reportagens e pode ser considerado literário porque
Em “Israel, capturado pelo olhar da
professora, nunca mais o abandonou” (linhas
38-39), a forma sublinhada recupera
O texto I estabelece uma relação entre ciência e
religião. De acordo com o autor, é possível afirmar que
tanto a ciência quanto a religião são
“Você sabe que tem três milhões de anos, com
grande precisão.”
No fragmento em destaque, assim como em outras
passagens do texto I, percebe-se o uso do “você”.
O objetivo do uso desse pronome de tratamento é
“Me sinto são, e salvo, e forte.”
No verso em destaque, percebe-se a repetição da conjunção “e”.
Tal recurso linguístico tem uma função dentro do texto II,
que se traduz como o objetivo de se
“A criança aprende numa aula que houve toda uma
evolução da vida, os fósseis etc., 3,5 bilhões de anos de
evolução da vida aqui na Terra enquanto, na outra aula,
o professor diz que não.”
O fragmento em destaque sinaliza uma estratégia argumentativa com base em
O texto I é um artigo de opinião de natureza jornalística. Dessa forma, é possível afirmar que a função da
linguagem predominante no texto é a
O poema Navio negreiro, de Castro Alves, é uma
obra decisiva dentro do projeto abolicionista na
literatura brasileira. O trecho apresentado é
re p re se n ta tivo dessa im p o rtâ n cia , devido à
expressão, pelo eu lírico, de um:
O poema de Castro Alves não só constrói uma
crítica contundente ao tráfico de africanos
escravizados, como também realiza uma crítica ao
sentimento nacionalista romântico, uma vez que
associa a imagem da bandeira do país à:
O poema de Castro Alves não só constrói uma crítica contundente ao tráfico de africanos escravizados, como também realiza uma crítica ao sentimento nacionalista romântico, uma vez que associa a imagem da bandeira do país à:
A passagem do primeiro para o segundo
parágrafo é responsável por uma alteração brusca da
atenção do narrador sobre diferentes informações da
realidade, representadas respectivamente por:
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes, retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e balas, independente do desejo da mulher, executam continuadamente a mesma e seca sonata. Uma programação mais amena vai entorpecendo os sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a maior bobeira futebol, política, carnaval e show. Bobagem também reportagem, campanha contra a fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra. Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101 (Fragmento)
Conceição Evaristo, escritora contemporânea
brasileira, é conhecida por sua habilidade com o foco
narrativo. Um procedimento adotado no texto que
evidencia essa habilidade é:
TEXTO
Saraivada de balas, de instantes em instantes, retumbam no interior da casa, ameaçando a diversão da mãe de Bica e de Idago. Dona Esterlina levanta irritada e muda de canal de televisão. Lá fora, balas e balas, independente do desejo da mulher, executam continuadamente a mesma e seca sonata. Uma programação mais amena vai entorpecendo os sentidos da mulher.
O que mais gosto na televisão é de novela. Acho a maior bobeira futebol, política, carnaval e show. Bobagem também reportagem, campanha contra a fome, contra o verde, contra a vida, contra-contra. Contra e não. Contra-mão. Ando sentindo dores nas pernas. Também! “Lata d'água na cabeça, lá vai Maria”. Sobe o morro, desce o morro e não se cansa dessa dança.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’ Água. Rio de Janeiro: Palias, 2016, p. 101 (Fragmento)