Questõesde IF-MT sobre Português

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Foram encontradas 35 questões
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Ortografia, Intertextualidade, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Parônimos e Homônimos

A relação que se estabelece entre os textos II e III, considerando o uso da referência bíblica, constitui uma

TEXTO III

Todos os homens são iguais perante Deus

E sem uma boa agência de propaganda,

todas as margarinas também.

(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo)

A
intertextualidade.
B
ironia.
C
homonímia.
D
ambiguidade.
E
polissemia.
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IF-MT 2016 - Português - Pontuação, Uso da Vírgula

Sobre o uso da vírgula, leia as regras entre parênteses e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) “Lembrou-se da mulher, mas repeliu logo esta ideia com escrupulosa repugnância” (O uso da vírgula se justifica, por se tratar de uma oração coordenada sindética adversativa).

( ) “Não teve ânimo de dar palavra, e retirou-se tristonho e murcho para o seu quarto de desquitado.” (A vírgula está inadequada, pois está sendo usada antes da conjunção aditiva e).

( ) “...o Miranda, que era homem de sangue esperto e orçava então pelos seus trinta e cinco anos, sentiu-se em insuportável estado de lubricidade. (O uso da vírgula se justifica, porque foi utilizada para separar oração subordinada adjetiva explicativa)

( ) “E deixou-se empolgar pelos rins, de olhos fechados, fingindo que continuava a dormir, sem a menor consciência de tudo aquilo. (As vírgulas foram usadas para separar orações intercaladas)

Assinale a alternativa correta

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
V, V, V e F.
B
F, F, V e F.
C
V, F, V e F.
D
V, F, F e V.
E
V, V, F e F.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A partir da leitura da charge, assinale a resposta INCORRETA.

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO II.

A

É construída por duas imagens distintas: de um lado um ambiente que representa a realidade de milhões de pessoas que buscam nos lixões um jeito de sobreviver e de outro a da sociedade bem alimentada.

B
A calçada, simbolicamente, é o elemento que separa as duas realidades retratadas.
C
Provoca reflexão a respeito da condição humana.
D
Critica os moradores de rua pela sua descrença em Deus.
E
Ao apontar o dedo para o religioso, o personagem intensifica a sua indignação, diante da situação em que eles se encontram.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A partir do enunciado verbal “Por favor, cumé mesmo aquela história de “Imagem e semelhança”? analise as afirmativas abaixo.

I. A pergunta feita pelo personagem mostra que ele se preocupa em aprofundar os seus conhecimentos bíblicos.

II. O morador de rua se considera imagem e semelhança do religioso. Isso se comprova pelas imagens verbal e não verbal.

III. O personagem, ironicamente, questiona o religioso que prega a crença de que todos os seres humanos são criaturas semelhantes a Deus. No contexto da charge, é difícil aceitar essa interpretação.

IV. Essa pergunta representa a diferença existente apenas no aspecto religioso

Está correto o que se afirma em 




A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO II.

A
I e II, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
III, apenas.
D
III e IV, apenas.
E
II, III e IV, apenas.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa que apresenta uma leitura possível para o texto.

TEXTO III

Todos os homens são iguais perante Deus

E sem uma boa agência de propaganda,

todas as margarinas também.

(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo)

A
Destacar a igualdade dos homens diante de Deus.
B
Convencer o leitor a adquirir uma das marcas de margarina.
C
Comparar as qualidades que há entre as duas marcas de margarina.
D
Alertar o consumidor sobre a importância de conhecer os produtos a serem adquiridos.
E
Convencer o interlocutor da necessidade de se utilizar agências de propaganda para divulgação de seus produtos.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem

Nessa descrição, “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas”, o autor recorreu

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
à personificação ao atribuir uma ação ao cortiço.
B
ao eufemismo por suavizar o cortiço como um tipo singelo de moradia.
C
à ironia por criticar esse tipo de moradia.
D
à hipérbole por exagerar na caracterização desse tipo de construção.
E
à gradação pela forma como é apresentado o cortiço.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Em “Cada qual sentia pelo outro um profundo desprezo, que pouco a pouco se foi transformando em repugnância completa,” (1º parágrafo) o termo sublinhado se remete

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
à palavra repugnância.
B
ao nascimento de Zulmira.
C
à expressão cada qual.
D
ao profundo desprezo.
E
ao termo outro.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa que não retrata a cena acima.

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
A animalização do ser humano, caracterizada de modo inequívoco.
B
O sentimentalismo idealizado presente nos gestos do personagem Miranda.
C
A relação amorosa envolvida em um cenário promíscuo.
D
O indivíduo é completamente dominado pelos seus instintos.
E
A força do desejo sexual é tratada de modo violento.
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IF-MT 2016 - Português - Interpretação de Textos, Pronomes demonstrativos, Advérbios, Coesão e coerência, Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Em relação aos aspectos linguísticos, assinale a alternativa correta.

A QUESTÃO REFERE-SE AO TEXTO I.

A
A locução conjuntiva concessiva ainda mais (primeiro parágrafo) é apenas enfática e poderia ser substituída por “ainda que” que não alteraria o sentido
B
A conjunção porém (2º parágrafo) estabelece uma relação conclusiva.
C
A palavra aquilo (3º parágrafo) faz referência ao nascimento de Zulmira
D
A expressão desde que (quinto parágrafo) é uma locução conjuntiva coordenada e estabelece relação causal.
E
O termo Agora (último parágrafo), indica tempo e remete ao momento da ação praticada pelo personagem Miranda.
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IF-MT 2017 - Português - Ortografia, Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paraxítonas, Oxítonas e Hiatos

A ortoepia consiste na pronúncia correta dos grupos fônicos e a prosódia relaciona-se com a correta acentuação das palavras, em conformidade com a norma culta da Língua Portuguesa. Considerando essas noções, leia as orações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A
Antes de ir para a sala de aula, Mariano fez o cabeçário da prova que realizaria naquele mesmo dia.
B
Tenho uma letra bonita, mas não consigo fazer minha rubrica.
C
Precisamos reivindicar respeito à nossa cidadania.
D
Benevolência é sinônimo de beneficiência.
E
“Quando voa o côndor / Com o céu por detrás / Traz na asa um sonho [...]”
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto


O poema Solida é parte do chamado movimento da Poesia Concreta no Brasil. Em se tratando desse estilo, do poema e do seu autor, leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a única incorreta.

A
A poesia concreta brasileira inicia-se ainda no século XIX, durante a primeira fase do modernismo
B
A poesia concreta tem como uma de suas principais características a visualidade.
C
Wlademir Dias-Pino é um dos representantes da Poesia Concreta, corrente que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 1950.
D
A poesia concreta é visual, vanguardista e não-formal, sendo, portanto, destituída da estrutura poética metrificada e versificada, como se observa no poema Solida.
E
O poema é construído a partir do desdobramento da palavra-título na frase “solidão só lida sol saído da lida do dia”.
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IF-MT 2017 - Português - Crase

Leia atentamente o texto abaixo, publicado na coluna “Dicas de Português” do G1 online, em 27 de junho de 2012.

Saiba quando podemos usar crase antes de palavras masculinas

Publicamos outro dia nesta coluna: “Não há crase antes de palavra masculina”. Entre os comentários recebidos estava uma crítica de um leitor. Veja: “Acredito que há exceção a esta regra, tanto no que se refere a expressões que denotam modo/moda (Filé à Osvaldo Aranha) quanto no uso do pronome demonstrativo “aquele” com verbo que peçam a preposição “a” (Dedicou-se àquele amor por toda a vida).”

Diante da publicação e da ressalva do leitor, analise as orações abaixo quanto ao uso ou à ausência do sinal grave, indicador de crase, e assinale a alternativa INCORRETA.

A
Roupas à Luis XV.
B
As bolas lançadas à gol foram rebatidas.
C
Este caderno é igual àquele que vimos ontem.
D
O livro pertence a João.
E
Daremos trabalho àqueles homens.
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IF-MT 2017 - Português - Uso do ponto, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação, Uso dos dois-pontos, Travessão, Pontuação, Uso da Vírgula

Das sentenças abaixo, sobre o uso dos sinais de pontuação, assinale a única sentença CORRETA.

A
As provas de vestibular, visam observar selecionar candidatos para o ingresso no ensino superior.
B
Ser, estar, correr e andar são verbos, regulares, e podem ser conjugados tanto nos tempos do indicativo, como do subjuntivo.
C
A vida corre célere. Vivamos, pois, cada momento.
D
Josefa disse: - Venha, João. E ele lhe respondeu imediatamente que não queria sair, de onde estava.
E
Aplicar, adequadamente, sinais de pontuação, colabora para a compreensão do texto.
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O Realismo em Portugal e no Brasil caracterizou-se como escola literária que buscou uma maior aproximação com a realidade ao descrever os costumes, os conflitos interiores do ser humano, as relações sociais, a crise das instituições, entre outras características. Essas questões eram tratadas à luz das correntes filosóficas em voga na época, sobretudo o positivismo, o determinismo e o darwinismo. Dois autores, um em Portugal, e outro, no Brasil, representam, de acordo com os cânones literários, essa escola: Eça de Queirós e Machado de Assis. Sobre o Realismo e estes autores, é possível afirmar que:

A
Eça de Queirós foi considerado pelo canône literário o representante maior do Realismo em Portugal. Dentre suas obras mais famosas está o romance Dom Casmurro, que já foi retratado pelo cinema brasileiro.
B
Marisa Monte e Carlinhos Brown, membros de Os Tribalistas, compuseram "Amor I Love You", em cuja letra há fragmento do romance O Primo Basílio, de autoria de Eça de Queirós, declamada por Arnaldo Antunes: “Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente!/Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades/e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido/sentia um acréscimo de estima por si mesma/e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante/onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia um êxtase/e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!".
C
Machado de Assis, contemporâneo de Eça de Queirós, foi considerado o maior nome do Realismo Brasileiro. Contista, poeta, romancista e teatrólogo, escreveu, dentre outros romances, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O Crime do Padre Amaro.
D
Bentinho e Capitu, personagens criadas por Eça de Queirós, são namorados desde a infância. Casados, Bentinho acredita que Capitu, mulher dissimulada, o trai com seu melhor amigo.
E
Os romances realistas são caracterizados pelo nacionalismo, historicismo, individualismo, egocentrismo, pessimismo, pela fuga da realidade, entre outras características.
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

TEXTO I:

Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela (...) de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

(Fragmento de “O último discurso de Charles Chaplin”, no filme “O Grande Ditador”, 1940, citado no ensaio Contributo para a Boa Governança Democrática em África e Moçambique, 2015, p. 16)


TEXTO II:



TEXTO III:

O Texto I foi parte de discurso proferido em um filme na década de 1940. As duas tirinhas foram produzidas no século XXI. Apesar da diferença temporal, há convergências entre os textos. Dessa forma, podemos inferir, como ponto comum entre o texto do discurso e as duas tirinhas, EXCETO que:

A
Os enunciadores dos discursos, Charles Chaplin e Armandinho, creem que a vida se constrói numa relação de solidariedade.
B
As falas de Armandinho buscam levar a uma reflexão sobre a necessidade de se viver em harmonia, assim como o de Chaplin.
C
Tanto Chaplin quanto Armandinho têm uma visão humanista do mundo.
D
Os três textos apontam para uma visão otimista sobre a vida.
E
Escrito em tempos diferentes, os três textos são distintos. Enquanto o primeiro aborda sobre guerra, o segundo descreve questões da natureza, o terceiro destaca as diferenças entre seres humanos e animais.
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Por onde passei,
plantei a cerca farpada,
plantei a queimada.
Por onde passei,
plantei a morte matada.
Por onde passei,
matei a tribo calada,
a roça suada,
a terra esperada...
Por onde passei,
tendo tudo em lei,
eu plantei o nada.
(D. Pedro Casaldáliga, Antologia Poética Mato-Grossense)

Todas as alternativas abaixo, em relação ao poema, são verdadeiras, EXCETO em:

A
O eu-lírico veste-se da roupagem do senhor dono da terra que, para conquistar seu território, cerca e delimita seu espaço, não importando o que destrói. Assim, este é um poema de cunho social.
B
"Plantei [...] Plantei [...] Plantei [...]". O paralelismo verbal empresta ao poema a ideia de construção, negada, ao final, em "eu plantei o nada".
C
Em três versos estão repetidos "Por onde passei". Essa repetição, semanticamente, desloca o eu-lírico para diferentes espaços e, em todos os lugares por onde ele passou, plantou violência.
D
As metáforas no poema são importantes porque o uso dessa figura de linguagem é que permite a diferença entre conotação e denotação. Desse modo, "plantei a cerca farpada" é uma metáfora que acentua o tom depredatório imposto pelo eu-lírico.
E
Trata-se de um poema romântico com uma temática utópica, sem qualquer cunho social.
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Observe os dois quadrinhos acima. Leia, analise-os e escolha a alternativa CORRETA.

A
A personagem feminina acredita que ler é uma invenção do cotidiano.
B
O personagem masculino acredita que a vida é muito perigosa.
C
“Viver sem ler é perigoso” porque as pessoas que leem muito acreditam em tudo que ouvem.
D
Aquelas pessoas que não leem podem ser facilmente enganadas
E
A leitura não é um caminho para o conhecimento.
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IF-MT 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia os fragmentos para responder a questão:


Sobre Cecília Meireles, autora do Fragmento 1, NÃO podemos afirmar que:

Fragmento 1
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
[...]
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
(“Motivo”, Cecília Meirelles, Viagem, 1939)

Fragmento 2
A gente quer um lugar pra gente
A gente quer é de papel passado
Com festa, bolo e brigadeiro
A gente quer um canto sossegado
A gente quer um canto de sossego.
(O descobrimento do Brasil, Legião Urbana, 1993)
A
Cecília Meireles, poetisa brasileira, é autora de Romanceiro da Inconfidência, conjunto de poemas de temática social, que evoca a luta pela liberdade no Brasil do século XVIII e incorpora elementos dramáticos, épicos e líricos.
B
O Poema “Motivo” foi publicado pela primeira vez no livro Viagem, em 1939.
C
Pertencente à escola literária barroca, cantou em versos a cidade de Ouro Preto.
D
Pertencente à segunda geração do Modernismo brasileiro, seus poemas são carregados de um intimismo lírico, como se pode observar em “Sei que canto/E a canção é tudo/Eu canto porque o instante existe/e a minha vida está completa.”
E
Esta estrofe “Eu não tinha este rosto de hoje/Assim calmo, assim triste, assim magro/Nem estes olhos tão vazios/Nem o lábio amargo” é parte do poema “Retrato”, de Cecília Meireles, poetisa representante da 2ª fase do Modernismo no Brasil.
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IF-MT 2017 - Português - Morfologia - Verbos, Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva, Classificação dos verbos (Regulares, Irregulares, Defectivos, Abundantes, Unipessoais, Pronominais), Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Substantivos, Sintaxe, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Morfologia

Leia os fragmentos para responder a questão:


Tanto no Fragmento 1 como no Fragmento 2 aparece a palavra "canto". Sobre o emprego dessa palavra, é possível afirmar que:

Fragmento 1
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
[...]
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
(“Motivo”, Cecília Meirelles, Viagem, 1939)

Fragmento 2
A gente quer um lugar pra gente
A gente quer é de papel passado
Com festa, bolo e brigadeiro
A gente quer um canto sossegado
A gente quer um canto de sossego.
(O descobrimento do Brasil, Legião Urbana, 1993)
A
Tanto no Fragmento 1 como no 2 a palavra "canto" é sempre usada como verbo.
B
No Fragmento 1, a palavra "canto", que aparece na primeira linha, é um verbo irregular.
C
Em “A gente quer um canto sossegado”, o termo destacado não pode indicar lugar sossegado
D
Em “A gente quer um canto de sossego”, o termo destacado não é núcleo do objeto direto.
E
No Fragmento 1, "canto" é verbo regular, conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo; e no Fragmento 2, um dos termos é usado como substantivo e pode ser substituído pela palavra “lugar”, sem prejuízo de sentido.
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IF-MT 2017 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

Sobre os recursos linguísticos usados no lema "Desconecte para reconectar" (6ª linha) NÃO se pode dizer que:

TEXTO IV

QUANTO TEMPO VOCÊ PRECISA FICAR LONGE DO CELULAR E DAS REDES PARA UMA

'DESINTOXICAÇÃO DIGITAL' EFETIVA? 



(Texto adaptado. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39402166)

A
É formado por três palavras, sendo dois verbos.
B
Os verbos usados têm a mesma raiz.
C
Os verbos usados são formados por prefixação.
D
Tem um adjunto adverbial.
E
O primeiro verbo está no modo imperativo e o último no infinitivo.