Questõessobre Vanguardas Europeias

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UEG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Em 2017, o quadro cubista “Guernica”, obra emblemática da carreira de Pablo Picasso, completa oitenta anos. A estética cubista

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.


PICASSO, Pablo. Guernica (1937). In: PROENÇA, Graça. História da Arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 257.



ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em:<http://trabalhohistoriagce.blogspot.com/p/poesias.html>. Acesso em: 24 mar. 2017.
A
busca retratar o efeito da luz sobre os objetos e as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
B
representa as figuras em minúsculos fragmentos e pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo organizado.
C
objetiva criar uma arte desprovida de sentido para, com isso, apontar para o próprio não sentido do mundo moderno.
D
recusa-se a uma representação realista utilizando-se de linhas e pontilhados que sugerem velocidade e exaltação do futuro.
E
fundamenta-se na destruição da harmonia clássica das figuras, na fragmentação da realidade e na distorção dos volumes.
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UEG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

O poema de Adélia Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.

Um sonho

Eu tive um sonho esta noite que não quero esquecer,
por isso o escrevo tal qual se deu:
era que me arrumava para uma festa onde eu ia falar.
O meu cabelo limpo refletia vermelhos,
o meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, lindo,
o meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam
do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se.
Todo movimento era de espera e aguardos, sendo
que depois de vestida, vesti por cima um casaco
e colhi do próprio sonho, pois de parte alguma
eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,
que me encantou por seu miolo azul, um azul
de céu limpo sem as reverberações, de um azul
sem o ‘z’, que o ‘z’ nesta palavra tisna.
Não digo azul, digo bleu, a ideia exata
de sua seca maciez. Pus a flor no casaco
que só para isto existiu, assim como o sonho inteiro.
Eu sonhei uma cor.
Agora, sei.

PRADO, Adélia. Bagagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 75.


DALÍ, Salvador. Dalí, aos seis anos, quando acreditava que era uma garotinha, levantando a pele da água para ver um cão dormindo na água do mar (1950). Óleo sobre tela. In: PROENÇA, Graça. História da Arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 270. 

A
surrealista
B
dadaísta
C
fauvista
D
futurista
E
cubista
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UNIFESP 2015 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho.

(Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.)

O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:

A


B


C


D


E

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ESPM 2019 - Literatura - Simbolismo, Vanguardas Europeias, Naturalismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias

Para desvirginar o labirinto
Do velho e metafísico Mistério,
Comi meus olhos crus no cemitério,
Numa antropofagia de faminto!

A digestão desse manjar funéreo
Tornado sangue transformou-me o instinto
De humanas impressões visuais que eu sinto,
Nas divinas visões do íncola¹ etéreo²! 

Vestido de hidrogênio incandescente,
Vaguei um século, improficuamente³,
Pelas monotonias siderais...

Subi talvez às máximas alturas,
Mas, se hoje volto assim, com a alma às escuras,
É necessário que ainda eu suba mais!

(“Solilóquio de um Visionário”, de Augusto dos Anjos, Eu e Outras Poesias)


¹íncola: habitante

²etéreo: referente ao céu

³improficuamente: inutilmente

Augusto dos Anjos é um poeta contextualizado no Pré-Modernismo, época literária em que houve um entrecruzamento de várias posturas artísticas. Assinale a opção que traz um aspecto de estilo não incorporado no poema acima.

A
Do Modernismo, em sua fase inicial, a busca pela hegemonia da cultura popular, com linguagem acessível.
B
Do Parnasianismo, o rigor formal, a escolha do soneto com uso de rimas ricas, ou seja, com palavras de classes gramaticais diferentes.
C
Do Simbolismo, a evocação do aspecto espiritual, mais as referências ao metafísico, etéreo, vago e misterioso.
D
Do Naturalismo, a utilização de vocabulário científico (“hidrogênio”) e imagens agressivas, antirromânticas.
E
Do Expressionismo, o gosto pelo grotesco, com imagens deformadas, pelo tom de exagero.
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UEG 2015 - Literatura - Barroco, Vanguardas Europeias, Parnasianismo, Escolas Literárias, Arcadismo

Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente

Observe os dois poemas a seguir para responder à questão.

Haroldo de Campos. Cristal, em fome de forma In: AGUILAR, Gonçalo. Poesia brasileira As vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: UNESP, 2005 p. 195



Hugo Pontes. In:<https://www.germinaliteratura.com.br/>. Acesso: 24 mar. de 2015.
A
poema árcade e poesia futurista.
B
poesia concreta e poema processo.
C
poema abstrato e poesia surreal.
D
poesia parnasiana e poema barroco.
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UNICAMP 2021 - Literatura - Simbolismo, Vanguardas Europeias, Modernismo, Realismo, Escolas Literárias

Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados, com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos, indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)

Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados, a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 110.)

Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é

A
expressionista, dadas a ausência de ações dramáticas e a presença de sugestões alegóricas como, por exemplo, o canto do galo.
B
simbolista, uma vez que os elementos que compõem a cena dramática sugerem alguns significados de natureza filosófica.
C
realista, porque as imagens da noite, do luar e do alvorecer indicam precisamente a passagem do tempo.
D
pós-modernista, tendo em vista que os objetos descritos criam uma atmosfera mágica, na qual a ilusão não se distingue da realidade.
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UEL 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

A
O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
B
O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
C
O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
D
O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
E
O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.
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UFT 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Leia o fragmento para responder a QUESTÃO .


Horácio não gostava de ser contestado, mas compreendeu não era bom tema de conversa. Voltou à literatura, aconselhando os outros a lerem Drummond de Andrade, na sua opinião o melhor poeta de língua portuguesa de sempre. Qual Camões, qual Pessoa, Drummond é que era, tudo estava nele, até a situação de Angola se podia inferir na sua poesia. Por isso vos digo, os portugueses passam a vida a querer-nos impingir a sua poesia, temos de a estudar na escola, e escondem-nos os brasileiros, nossos irmãos, poetas e prosadores sublimes, relatando os nossos problemas e numa linguagem bem mais próxima da que falamos nas cidades. Quem não leu Drummond é um analfabeto. Os outros iam comendo, trocando de vez em quando olhares cúmplices. Até que Malongo e Vítor terminaram a refeição. Malongo despediu-se, levantando-se, um analfabeto vos saúda. Vítor e Furtado riram, Horácio fingiu que não ouviu. Agarrou no braço de Furtado e continuou a cultivá-lo com versos de Drummond e os seus próprios, dedicados ao grande brasileiro.

Fonte: PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000, p. 30-31 (fragmento).



No fragmento do romance do escritor angolano Pepetela, Horácio aconselha seus amigos Malongo, Vítor e Furtado a lerem o poeta Drummond de Andrade.

Analise as afirmativas a seguir.


I. A poesia de Drummond é melhor que a de Camões e de Pessoa.

II. Há uma aproximação entre a literatura de Drummond e a realidade angolana.

III. Nas escolas portuguesas se estuda a poesia de Drummond.

IV. A poesia de Drummond está sendo usada para alfabetizar nas escolas angolanas.

V. As obras dos literatos brasileiros possuem uma linguagem próxima a dos angolanos nas cidades.



Assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
B
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
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IF Sudeste - MG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Em relação à leitura do quadro e do poema, marque a alternativa CORRETA.

Analise o quadro abaixo e, logo em seguida, leia o poema Ode Triunfal, para responder à questão.

BOCCIONI, Umberto. A rua entra na casa. 1911. Óleo sobre tela, 100 X 107 cm.


Ode triunfal

À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica

Tenho febre e escrevo.

Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,

Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.


Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!

Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!

Em fúria fora e dentro de mim,

Por todos os meus nervos dissecados fora,

Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!

Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,

De vos ouvir demasiadamente de perto,

E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso

De expressão de todas as minhas sensações,

Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!


Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical —

Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força —

Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,

Porque o presente é todo o passado e todo o futuro

E há Platão e Virgílio dentro das máquinas e das luzes elétricas

Só porque houve outrora e foram humanos Virgílio e Platão,

E pedaços do Alexandre Magno do século talvez cinquenta,

Átomos que hão de ir ter febre para o cérebro do Ésquilo do século cem,

Andam por estas correias de transmissão e por estes êmbolos e por estes volantes,

Rugindo, rangendo, ciciando, estrugindo, ferreando,

Fazendo-me um acesso de carícias ao corpo numa só carícia à alma.


Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!

Ser completo como uma máquina!

Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!

Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,

Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento

A todos os perfumes de óleos e calores e carvões

Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!

PESSOA, Fernando. Poesia de Álvaro de Campos. In: GALHOZ, Maria Aliete (Org.). Fernando Pessoa: obra poética. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

A
Ambos artistas expressam o desejo de criar uma linguagem adequada aos tempos modernos, mostrando a invasão dos espaços individuais, dos tempos da maquinaria e da velocidade.
B
Ambos artistas apresentam uma visão crítica acerca da modernidade, mostrando como a velocidade e as máquinas podem ser prejudiciais ao ser humano no âmbito metafísico e existencial.
C
Ambos artistas apresentam uma visão onírica acerca da modernidade, mostrando como a industrialização influenciou a vida do ser humano no início do século XX.
D
Ambos artistas pretendem descrever as mudanças na vida do ser humano do início do século XX, mostrando como a falta de rimas e a falta de objetividade podem ser nocivas à arte
E
Ambos artistas trazem, em suas obras, marcas do dadaísmo, evidenciando que é necessário refletir sobre a função dos objetos e seu significado no contexto artístico.
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CÁSPER LÍBERO 2012 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Sobre Lembrança do mundo antigo, apresentado a seguir, que integra Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que o poema:


Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.
As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos.Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!

A
opõe a um mundo injusto e brutal – que se cobria de sangue, quando o poeta o concebeu – a tranquilidade, os atos simples da vida que parecem mitológicos, fábulas de um passado extinto.
B
integra a fase surrealista do poeta, na qual ele elabora uma síntese de elementos quotidianos tratados como fantásticos e descreve cenas de absoluta suprarrealidade.
C
é um retrato fraternal e solidário de um tipo de experiência social vivida largamente na década de 1940, quando o poeta o concebeu. Experiência essa que desconhece a tristeza e abraça o mais veemente lirismo, calcado na experimentação linguística.
D
retrata o mundo caduco que se anunciou com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, mas o poeta entusiasma-se com uma nova ordem social que deixa de ser imaginária e se transforma em realidade palpável.
E
registra fotograficamente o cotidiano da década de 1930 – época em Sentimento do mundo foi publicado –, o terra-a-terra mais elementar, levando a fotografia a assumir elevações de símbolo.
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UEG 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

O soneto, embora modernista, é modulado por um tom romântico, ao passo que a pintura é


MUNCH, Edvard. Kneeling Female Nude Crying, (1919).Disponível em:<https://br.pinterest.com/pin/256494141249676234/?lp=true>. Acesso em: 12 mar. 2019.




Soneto da separação


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.


De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.


MORAES, Vinícius de. Soneto da separação. In: Antologia poética.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.177.

A
realista, porque mimetiza a realidade epidérmica.
B
surrealista, pois dialoga com o automatismo psíquico.
C
impressionista, já que contrasta tons claros e escuros.
D
dadaísta, uma vez que indica o niilismo perante a vida.
E
expressionista, por revelar realidades subjetivas e emocionais.
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UEG 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Nota-se, tanto no poema quanto na pintura apresentados, o retrato de um sentimento de


MUNCH, Edvard. Kneeling Female Nude Crying, (1919).Disponível em:<https://br.pinterest.com/pin/256494141249676234/?lp=true>. Acesso em: 12 mar. 2019.




Soneto da separação


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.


De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.


MORAES, Vinícius de. Soneto da separação. In: Antologia poética.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.177.

A
angústia
B
arrependimento
C
contentamento
D
êxtase
E
recato
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UEG 2018 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

A fotografia, como produção artística, serviu de inspiração aos artistas da seguinte estética:

A
cubista
B
surrealista
C
impressionista
D
expressionista
E
futurista
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UEG 2018 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

O que a alternância de elementos visuais verticais, cujo formato lembra bumerangues, confere à pintura apresentada?

Observe a imagem a seguir para responder à questão.



A
Austeridade
B
Aspereza
C
Irregularidade
D
Perspectiva
E
Ritmo
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UEG 2018 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Considerando-se a configuração dos pássaros na pintura apresentada, verifica-se que sua disposição na tela plasma a imagem de um

Observe a imagem a seguir para responder à questão.



A
retângulo
B
quadrado
C
hexagrama
D
pentágono
E
losango
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PUC - Campinas 2016 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Os primeiros escritos com espírito de renovação produzidos por Mário de Andrade acabaram por lhe render uma qualificação inexata: a de ser um

Considere o texto abaixo.


    De um modo geral, todos esses movimentos da vanguarda europeia de fins do século XIX e início do século XX estavam sob o signo da desorganização do universo artístico de sua época. A diferença é que uns, como o futurismo e o dadaísmo, queriam a destruição do passado e a negação total dos valores estéticos presentes; e outros, como o expressionismo e o cubismo, viam na destruição a possibilidade de construção de uma nova ordem superior. No fundo eram, portanto, tendências também organizadoras de uma nova estrutura política e social.


(TELES, Gilberto Mendonça, Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1972, p. 10)  

A
pintor expressionista.
B
pintor impressionista.
C
poeta futurista.
D
poeta cubista.
E
poeta simbolista.
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UFU-MG 2010 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Leia o poema transcrito abaixo.


146- VERBO CRACKAR

Eu empobreço de repente

Tu enriqueces por minha causa

Ele azula para o sertão

Nós entramos em concordata

Vós protestais por preferência

Eles escafedem a massa

Sê pirata

Sede trouxas

Abrindo o pala

Pessoal sarado

Oxalá que eu estivesse sabido que esse verbo era irregular.

ANDRADE, Oswald. Memórias sentimentais de João Miramar.


Assinale a alternativa correta.

A
Percebe-se que o autor elege o discurso fragmentário e telegráfico, estilo comum a muitos modernistas.
B
O verbo crackar é um neologismo inspirado no famoso crack, ou a falência da Bolsa de Nova York, que aconteceu em 1929.
C
É correto afirmar que o poema dialoga com o dadaísmo, o futurismo e o cubismo, estilos vanguardistas que eram contrários à paródia.
D
Uma das grandes características do texto é o discurso humorístico que se efetua principalmente nos tempos e modos verbais.
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UFRGS 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Escolas Literárias

Leia as seguintes afirmações sobre as peças Hamlet, de Shakespeare, e Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.


I - Hamlet e Joana caracterizam-se como heróis trágicos por sua retidão de caráter e pelo ímpeto de decisão.

II - Os heróis são vítimas da situação corrupta em ambas as peças.

III- A presença de narradores reforça o aspecto moderno das duas tragédias.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
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UFRGS 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Leia as seguintes afirmações sobre William Shakespeare.


I - Shakespeare escreveu tragédias, comédias, romances e poemas.

II - Shakespeare foi o principal dramaturgo da Era Elisabetana, deixando um legado que ultrapassa a cultura inglesa.

III- Shakespeare criou personagens que se tornaram exemplos da psiquê humana, como Hamlet, Rei Lear e o casal Macbeth.


Quais estão corretas?

Instrução: A questão refere-se à peça Hamlet e a seu autor William Shakespeare.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
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UFRGS 2019 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

No bloco superior abaixo, estão listados os nomes de algumas personagens da tragédia; no inferior, sua função no drama. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.


1 - Cláudio

2 - Fortimbrás

3 - Horácio

4 - Polônio

5 - Laertes


( ) Príncipe da Noruega

( ) Amigo de Hamlet

( ) Irmão de Ofélia

( ) Lorde camareiro


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Instrução: A questão refere-se à peça Hamlet e a seu autor William Shakespeare.

A
4 – 1 – 5 – 2.
B
2 – 4 – 1 – 3.
C
2 – 3 – 5 – 4.
D
5 – 2 – 3 – 1.
E
3 – 1 – 4 – 2.