Questõessobre Gênero Épico ou Narrativo

1
1
Foram encontradas 10 questões
858ba03c-04
ESPM 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Considere os dois excertos que seguem.


I

E disse: “Ó gente ousada, mais que quantas

No mundo cometeram grandes cousas,

Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,

E por trabalhos vãos nunca repousas (...)”


(Os Lusíadas, Luís de Camões, canto V)

II
Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!

(Mensagem, de Fernando Pessoa, 2.ª parte)


Em I, o Gigante Adamastor fala aos navegantes portugueses que queriam, pioneiramente, atravessar o Cabo das Tormentas a caminho das Índias; em II, o timoneiro fala ao mostrengo o porquê de a embarcação lusitana estar enfrentando os perigos do mar. A partir dos excertos e dos comentários, assinale a afirmação que esteja incorreta.

A
Ambos os fragmentos trazem em suas falas o sentido de coletividade do povo português.
B
Os dois excertos fazem menção ao fundamento histórico da expansão ultramarina promovida por Portugal.
C
A fala do Gigante, em I, acusa os portugueses de guerreiros cruéis; a do timoneiro, em II, é mais branda, tem um tom de pedido.
D
Camões, poeta clássico renascentista, usou a medida nova dos versos decassílabos; Fernando Pessoa, modernista, fez métrica irregular.
E
Metaforicamente, os fragmentos demonstram que a expansão lusitana passou por obstáculos caros ao ser humano.
3ea3dbbd-f9
UFRGS 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare.

( ) Hamlet e incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado.
( ) Rei Claudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão.
( ) Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai.
( ) Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

A
V - F - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - F - F.
D
F - F - V - V.
E
V - V - V - F.
ad180d24-fa
FASEH 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Em relação à estrutura de um poema épico, cujas partes são denominadas cantos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Proposição.
2. Invocação.
3. Narração.
4. Conclusão.

( ) Definição do tema e do herói do poema.
( ) Ocorre após o relato dos feitos gloriosos que marcaram a trajetória do herói.
( ) Refere-se à apresentação da sequência cronológica dos fatos que envolvem as aventuras do herói.
( ) Pedido do poeta à Musa para que lhe inspire, para que desenvolva perfeitamente o tema de seu poema.

Está correta a sequência em

Vida pós-Zika

Com ajuda de mães, estudo descobre imunidade após
contato com o vírus.

     Um estudo feito em parceria com 50 mães que tiveram Zika durante a gravidez concluiu que a maior parte delas — e de seus filhos — desenvolveu imunidade ao vírus. A descoberta, feita por pesquisadores da Fiocruz e do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, será apresentada hoje às mães.
     As mulheres, que participam da pesquisa voluntariamente, tiveram a infecção durante a gestação e são acompanhadas desde 2016, ao lado de seus filhos. Alguns deles nasceram com a síndrome da Zika Congênita, caracterizada principalmente pela microcefalia; outros têm alterações neurológicas, embora não possuam a síndrome; e o último grupo é assintomático.
    No Hospital Antônio Pedro, 36 profissionais fazem o acompanhamento clínico em que avaliam e estimulam o desenvolvimento das crianças, moradoras de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Ali, coletam o sangue que é estudado por 22 cientistas da Fiocruz. Há três principais linhas de pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na descoberta sobre a imunidade.
    Segundo Luzia Maria de Oliveira Pinto, pesquisadora do Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz, que coordena os estudos, os dados finais ainda estão sendo concluídos, mas já se pode cravar que a maioria das pessoas pesquisadas desenvolveu, sim, imunidade ao vírus.
   Outros dois estudos estão sendo finalizados: um avalia se a intensidade da resposta inflamatória do organismo para combater o vírus na gravidez tem impacto no desfecho clínico do bebê; e o outro verifica se as células podem produzir proteínas e anticorpos contra o vírus.
    — Sem essas mães não conseguiríamos fazer as pesquisas. A consequência da infecção já aconteceu. Por isso é um ato que não vai ajudá-las diretamente, mas pode ajudar outras famílias, até porque podem ocorrer novas epidemias — enfatiza a pesquisadora.
   Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se recusou a colaborar com os cientistas.
   — Por isso quisemos dar uma resposta a elas, mostrar: “olha como vocês contribuíram para a ciência”. A maioria dessas mães era produtiva, tinha emprego, e tudo mudou completamente. A vida delas é dedicada às crianças. Levam os filhos de duas a três vezes por semana para estimulação com fisioterapia, psicologia, fonoaudióloga… São lutadoras — afirma a coordenadora do projeto, Claudete Araújo Cardoso, infectologista pediátrica da Faculdade de Medicina da UFF.
    A pesquisadora conta ainda que pretende acompanhar os casos até os bebês crescerem:
   — Essas crianças vão ter que continuar sendo estimuladas. Como protocolo de pesquisa, o Ministério da Saúde orienta acompanhá-las por três anos, e decidimos acompanhar por cinco. Mas vou acompanhá-las até virarem adultas.
  Na mesma semana em que descobriu que estava grávida, manchas vermelhas apareceram no corpo de Kamila Mitidieri, de 23 anos. Era Zika. Sophia nasceu com a síndrome. Agora tem 2 anos e 9 meses e faz fisioterapia motora e respiratória e frequenta a fonoaudióloga.
   — Ela está se desenvolvendo bem melhor. Aprendeu até a falar “mãe”. Eu sempre soube que ela precisaria de um cuidado maior do que uma criança que não tem nada. Há três meses consegui um emprego, mas tive que sair porque a dona do salão não aceitava que eu levasse minha filha ao médico.
   Apesar das dificuldades do dia a dia, ela não hesita em ajudar nas pesquisas e enfrenta seus temores:
   — Realmente eu odeio tirar sangue, mas toda vez que me pedem eu tiro. Tenho vontade de ter outro filho, mas tenho medo.
  Logo depois que Elisangela Patricia, de 37 anos, recebeu o diagnóstico de Zika, descobriu que estava grávida. Na hora, os médicos disseram que seu filho teria microcefalia, mas não foi o que aconteceu. Ele nasceu sem sintomas, mas, com o passar do tempo, alterações foram sendo descobertas. Samuel Travassos, de 2 anos e 10 meses, tem pequenos cistos no cérebro, atraso no desenvolvimento e suspeita de autismo.
   — Fico com ele o tempo todo, 24 horas por dia. É cansativo, não consigo cuidar de mim, tenho pressão alta e bronquite, mas ele precisa mais que eu. É grudado em mim, toma meu tempo todo, mas eu sempre participo de tudo. Se dizem que tem uma pesquisa, eu ajudo, mesmo não sabendo o que é. Tem que estudar, que pesquisar. Eles ajudam a gente, e a gente ajuda eles.
(TATSCH, Constança. O Globo. 05 de outubro de 2019.)
A
1, 2, 3, 4.
B
2, 3, 4, 1.
C
3, 4, 2, 1.
D
1, 4, 3, 2.
dd4e7def-d8
IF-TO 2016 - Literatura - Gênero Dramático, Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:

I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.

Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
B
Todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras.
C
Todas as afirmações (I, II e III) são falsas.
D
Somente a afirmação III é verdadeira.
E
Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
9710108a-d5
CESMAC 2018 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Considerado o “príncipe dos poetas de Alagoas”, Jorge de Lima começou a sua vida escrevendo poemas parnasianos. Depois, enamorou-se pelo regionalismo de Gilberto Freyre e, a partir dos anos de 1930, buscou, junto com o poeta mineiro Murilo Mendes, “restaurar a poesia em Cristo”. No entanto, em 1952, Jorge de Lima escreveu aquele que é considerado o seu mais importante poema: “Invenção de Orfeu”. Esse poema é:

A
um longo poema em prosa.
B
um livro composto por cem sonetos.
C
um livro composto todo em “terza rima”.
D
um poema épico em dez cantos.
E
um poema composto em redondilha maior.
bc9a808c-b3
UFBA 2013 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


O gênero épico é caracterizado como o mais objetivo, visto que o narrador não exprime o seu próprio estado de alma.

C
Certo
E
Errado
bc9385c6-b3
UFBA 2013 - Literatura - Gênero Dramático, Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

C
Certo
E
Errado
7aac6e08-b0
PUC-GO 2010 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Modernismo, Escolas Literárias

TEXTO 01


CITONHO Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.
DR. NOÊMIO Pois pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.
CITONHO Mas a gente vê umas neste mundo! Não está vendo que tomate e chuchu não dão sustança a ninguém?! Agora: feijão, farinha e carne, sim, isso é que é comida. Olhe aqui eu. Estou com mais de oitenta anos, só não como carne na Sexta-feira da Paixão – e olhe lá... Resultado: uma saúde de ferro: estou tinindo.
DR. NOÊMIO Isso é o que o senhor pensa. Seu corpo está envenenado, meu velho, com toxinas até na ponta dos cabelos. Até na sombra.

[...]

FREDERICO Eu só rezo pra defunto. Interessa? Liás, cabra safado não serve pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos dos peitos e o caroço do imbigo, que é pra não deixar marcas da surra. Ah!, nós três num deserto: eu, você e um cacete de quixaba! Porque quixaba é o chá melhor que existe no mundo pra pancada. Assim, pra ganhar tempo, a gente dá logo a pisa com quixaba, porque está dando o castigo e o remédio. Mas já gastei muita cera com você. [...]


(LINS, Osman. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003. p. 22 e 25.)



Considerando a obra citada no texto 01, assinale a alternativa correta:

A
Lisbela e o Prisioneiro é uma obra que tem uma linguagem que se aproxima, em vários aspectos, da fala corrente (popular) nordestina; as personagens Lisbela e o Prisioneiro são representantes das camadas mais simples da sociedade e a temática focaliza, pelo menos em parte, as relações sociais estabelecidas entre eles.
B
A espontaneidade da linguagem coloquial, os temas retirados do cotidiano e a escolha de personagens de camadas mais simples da sociedade são fatores que dificultam a comunicação de Lisbela e o Prisioneiro, tornando essa obra hermética e pouco expressiva da cultura nacional.
C
Lisbela e o Prisioneiro é um texto dramático. Assim, o leitor constata que essa modalidade de texto não é adequada para se fazer uma crítica dos costumes nem uma ironia social, como o texto épico, por exemplo.
D
Lisbela e o Prisioneiro é uma obra que está mais próxima do Pré-Modernismo, em razão de seu aspecto composicional, do que do Modernismo e do Pós-Modernismo, posto que o Pré-Modernismo, foi um período cultural que apresentou interesse pela realidade brasileira, pelas questões sociais de nosso país, como a guerra de Canudos, e buscou uma linguagem mais simples e coloquial.
515bff66-b1
UEMG 2010 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

A respeito dos dois textos, observe os seguintes comentários:


I. Quanto ao gênero literário, o TEXTO 1 revela, encoberto na cena descritiva, um lirismo confessional, através do qual o eu poético expressa o seu amor, sua paixão.

II. O TEXTO 2 se constitui como paráfrase do TEXTO I, ao reproduzir as mesmas ideias deste.

III. O TEXTO 2 mostra um locutor mais distanciado dos sentimentos e do confessionalismo amoroso; quanto ao gênero literário, este texto traz uma tendência dominante do gênero narrativo.

IV. O TEXTO 2 contém insinuações humorísticas e sensuais que ‘desconstroem’ o clima lírico e confessional, presente na cena do TEXTO 1.

V. O TEXTO 2 centraliza seu foco de atenção à personagem Marília, numa tentativa de recuperar o confessionalismo amoroso escamoteado no TEXTO 1

VI. O TEXTO 2 desconstrói e dessacraliza a cena e o sentimento amoroso do TEXTO 1, constituindo-se como paródia deste.


Está CORRETO o que se afirmou

TEXTO 1


Irás a divertir-te na floresta,         

  Sustentada, Marília, no meu braço,

Aqui descansarei a quente sesta  

         Dormindo um leve sono em teu regaço;

   Enquanto a luta jogam os pastores,

          e emparelhados correm nas campinas, 

 toucarei teus cabelos de boninas,

       nos troncos gravarei os teus louvores

 Graças, Marília bela,                     

  graças à minha estrela!                 

(Tomás Antônio Gonzaga)


TEXTO 2

UM SONETO PARA MARÍLIA

À maneira de Dirceu


  Eis que um dia na mata se banhava            

  Enquanto o deus as costas lhe voltava.       

  Cupido... e estava nu, inteiramente,             

  Pois que deixara à margem da corrente      

   O arco terrível e a repleta aljava.                   


Só aguardava ocasião... E, de repente      

  As armas furta sorrateiramente,                  


Surgem então as fauces escarninhas       

Dos silvanos e sátiros astutos.                  

     Põem-se a vaiar o Amor, sem mais cautelas


Marília que, às ocultas, o espreitava        

—Ah! Temíeis as frechas quando minhas!

     (E o deus sorri) Vereis agora, ó brutos,         

O que Marília há de fazer com elas!         

(MARIO QUINTANA)

A
apenas nos itens II, IV, V, VI.
B
apenas nos itens I, III, V, VI.
C
apenas nos itens II, III, V, VI.
D
apenas nos itens I, III, IV, VI.
9202bdc5-af
UNESP 2013 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Podemos afirmar que as obras A divina comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV, e Dom Quixote, escrita por Miguel de Cervantes no início do século XVII,

A
parodiaram as novelas de cavalaria e defenderam a hegemonia da Igreja Católica e da aristocracia, respectivamente.
B
derivaram de registros orais e foram apenas organizadas e sistematizadas na escrita de seus autores.
C
contribuíram para a unificação e o estabelecimento da forma moderna dos idiomas italiano e espanhol.
D
assumiram forte conotação anticlerical e intensificaram as críticas renascentistas à conduta e ao poder da Igreja Católica.
E
retrataram o imaginário da burguesia comercial ascendente na Itália e na Espanha do final da Idade Média.