Questão 7aac6e08-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
TEXTO 01
CITONHO Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.DR. NOÊMIO Pois pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.CITONHO Mas a gente vê umas neste mundo! Não está vendo que tomate e chuchu não dão sustança a ninguém?! Agora: feijão, farinha e carne, sim, isso é que é comida. Olhe aqui eu. Estou com mais de oitenta anos, só não como carne na Sexta-feira da Paixão – e olhe lá... Resultado: uma saúde de ferro: estou tinindo.DR. NOÊMIO Isso é o que o senhor pensa. Seu corpo está envenenado, meu velho, com toxinas até na ponta dos cabelos. Até na sombra.
[...]
FREDERICO Eu só rezo pra defunto. Interessa? Liás, cabra safado não serve pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos dos peitos e o caroço do imbigo, que é pra não deixar marcas da surra. Ah!, nós três num deserto: eu, você e um cacete de quixaba! Porque quixaba é o chá melhor que existe no mundo pra pancada. Assim, pra ganhar tempo, a gente dá logo a pisa com quixaba, porque está dando o castigo e o remédio. Mas já gastei muita cera com você. [...]
(LINS, Osman. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003. p. 22 e 25.)
Considerando a obra citada no texto 01, assinale a alternativa correta:
TEXTO 01
CITONHO Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.
DR. NOÊMIO Pois pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.
CITONHO Mas a gente vê umas neste mundo! Não está vendo que tomate e chuchu não dão sustança a ninguém?! Agora: feijão, farinha e carne, sim, isso é que é comida. Olhe aqui eu. Estou com mais de oitenta anos, só não como carne na Sexta-feira da Paixão – e olhe lá... Resultado: uma saúde de ferro: estou tinindo.
DR. NOÊMIO Isso é o que o senhor pensa. Seu corpo está envenenado, meu velho, com toxinas até na ponta dos cabelos. Até na sombra.
[...]
FREDERICO Eu só rezo pra defunto. Interessa? Liás, cabra safado não serve pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos dos peitos e o caroço do imbigo, que é pra não deixar marcas da surra. Ah!, nós três num deserto: eu, você e um cacete de quixaba! Porque quixaba é o chá melhor que existe no mundo pra pancada. Assim, pra ganhar tempo, a gente dá logo a pisa com quixaba, porque está dando o castigo e o remédio. Mas já gastei muita cera com você. [...]
(LINS, Osman. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003. p. 22 e 25.)
Considerando a obra citada no texto 01, assinale a alternativa correta:
A
Lisbela e o Prisioneiro é uma obra que tem uma
linguagem que se aproxima, em vários aspectos,
da fala corrente (popular) nordestina; as personagens Lisbela e o Prisioneiro são representantes das
camadas mais simples da sociedade e a temática
focaliza, pelo menos em parte, as relações sociais
estabelecidas entre eles.
B
A espontaneidade da linguagem coloquial, os temas retirados do cotidiano e a escolha de personagens de camadas mais simples da sociedade são
fatores que dificultam a comunicação de Lisbela e o
Prisioneiro, tornando essa obra hermética e pouco
expressiva da cultura nacional.
C
Lisbela e o Prisioneiro é um texto dramático. Assim, o leitor constata que essa modalidade de texto
não é adequada para se fazer uma crítica dos costumes nem uma ironia social, como o texto épico,
por exemplo.
D
Lisbela e o Prisioneiro é uma obra que está mais
próxima do Pré-Modernismo, em razão de seu aspecto composicional, do que do Modernismo e do
Pós-Modernismo, posto que o Pré-Modernismo,
foi um período cultural que apresentou interesse
pela realidade brasileira, pelas questões sociais de
nosso país, como a guerra de Canudos, e buscou
uma linguagem mais simples e coloquial.