Questão ad1c004d-fa
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o soneto de Gregório de Matos.
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a
quem queria bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
(MATOS, Gregório de. In: Wisnik, José Miguel [Sel. e org.]. Poemas
escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.)
Analise as assertivas a seguir.
I. As contradições, presentes no Barroco, demonstram
sentimentos despertados no eu lírico.
II. No fim do poema, os elementos que produzem as imagens
opostas são fundidos havendo, assim, uma conciliação dos
opostos.
III. O interlocutor a quem o eu lírico se dirige no poema pode
ser identificado como a própria dama a quem entregara
seus sentimentos amorosos.
IV. Trata-se de um soneto em versos decassílabos com a
presença de rimas intercaladas demonstrando a organização
dada aos poemas pelos poetas barrocos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Leia o soneto de Gregório de Matos.
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a
quem queria bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
(MATOS, Gregório de. In: Wisnik, José Miguel [Sel. e org.]. Poemas
escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.)
Analise as assertivas a seguir.
I. As contradições, presentes no Barroco, demonstram
sentimentos despertados no eu lírico.
II. No fim do poema, os elementos que produzem as imagens
opostas são fundidos havendo, assim, uma conciliação dos
opostos.
III. O interlocutor a quem o eu lírico se dirige no poema pode
ser identificado como a própria dama a quem entregara
seus sentimentos amorosos.
IV. Trata-se de um soneto em versos decassílabos com a
presença de rimas intercaladas demonstrando a organização
dada aos poemas pelos poetas barrocos.
Estão corretas apenas as afirmativas
A
I e II.
B
III e IV.
C
I, II e IV.
D
II, III e IV.