Questão a744118c-70
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O Barroco manifestou-se em várias expressões artísticas (arquitetura, pintura, escultura, música,
literatura, teatro), por meio de um estilo próprio, com características estéticas marcantes. Analise os
Textos 9, 10 e 11 e, considerando as características do Barroco em diferentes manifestações
artísticas (escultura, pintura e literatura), assinale a alternativa CORRETA.
O Barroco manifestou-se em várias expressões artísticas (arquitetura, pintura, escultura, música,
literatura, teatro), por meio de um estilo próprio, com características estéticas marcantes. Analise os
Textos 9, 10 e 11 e, considerando as características do Barroco em diferentes manifestações
artísticas (escultura, pintura e literatura), assinale a alternativa CORRETA.
Os Textos 9, 10 e 11 servem de base à questão.
Texto 9
Aleijadinho. "O Salvador Carregando o Madeiro” (1796-
1799). Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra57561/ocarregamento-da-cruz-o-salvador-carregando-o-madeiro
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 10
Caravaggio (1571-1610). “A inspiração de São
Mateus” (1602). Disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/eha/chaa/Imagens/neville/030.png
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 11
Ao braço do Menino Jesus de Nossa
Senhora das Maravilhas, a quem infiéis
despedaçaram.
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo:
Cultrix, 1997.
Os Textos 9, 10 e 11 servem de base à questão.
Texto 9
Aleijadinho. "O Salvador Carregando o Madeiro” (1796-
1799). Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra57561/ocarregamento-da-cruz-o-salvador-carregando-o-madeiro
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 10
Caravaggio (1571-1610). “A inspiração de São
Mateus” (1602). Disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/eha/chaa/Imagens/neville/030.png
Acesso em: 05/09/2020.
Texto 11
Ao braço do Menino Jesus de Nossa
Senhora das Maravilhas, a quem infiéis
despedaçaram.
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo:
Cultrix, 1997.
A
O Texto 9 revela a arte barroca de Aleijadinho, inspirada na temática religiosa e com elementos
oriundos da mitologia greco-romana. Na escultura de Aleijadinho, os traços do Barroco são
percebidos na extravagância dos detalhes e nas expressões caricaturais das personagens.
B
Na pintura, a estética barroca apresenta-se por meio de contrastes de cores, valorização das luzes
e sombras, equilíbrio entre as formas, além da preferência por temas pagãos do Neoclassicismo,
como podemos notar na tela de Caravaggio (Texto 10).
C
O Texto 11 é um exemplo do Cultismo, característica do Barroco. No soneto de Gregório de
Matos, o Cultismo está presente nos jogos de palavras (o "todo" e a "parte") e nas inversões
sintáticas.
D
O soneto de Gregório de Matos (Texto 11), construído sob a ótica da estética barroca, é exemplo
clássico da poesia lírico-amorosa do poeta, que também é conhecido como "O Boca do Inferno",
pelo sarcasmo nos textos dramáticos produzidos.
E
A temática religiosa é apresentada nos Textos 9, 10 e 11, com foco na teatralidade, na
representação fiel das personagens e na harmonia entre cores e linguagens, características
marcantes da estética barroca.