Questõesde IF-BA 2012

1
1
Foram encontradas 126 questões
63415d53-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos



A chamada vida moderna traz implicações, dentre outras, associadas a hábitos que podem comprometer o bom funcionamento do organismo humano, a exemplo do sistema digestório. Sobre esta fisiologia, analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:

A
Alimentos ricos em ácidos graxos insaturados contribuem para a formação de ateromas e complicações cardíacas.
B
Raquitismo e dificuldades na coagulação sanguínea são exemplos de hipovitaminoses associadas a vitaminas hidrossolúveis.
C
Uma dieta rica em alimentos à base de trigo e derivados de leite pode aumentar a produção de gases intestinais – flatulência – como consequência de processos fermentativos.
D
O suco pancreático apresenta pH neutro, devido à presença de bicarbonatos de sódio, que permite a ação de enzimas como a pepsina.
E
A diabetes insulinodependente, ou do tipo 1, é típica das pessoas idosas, e raramente tem implicações cardiovasculares.
633cd41f-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos


No quadro, vê-se que os personagens programam como passarão o verão. Este diálogo é válido para o comportamento dos vírus. Sobre eles, pode-se afirmar:

A
Nas viroses humanas, como a sífilis, o tempo de incubação é o período compreendido entre o contágio e o desaparecimento dos sintomas.
B
Os vírus atendem às premissas fundamentais da teoria celular e por isto são considerados seres vivos.
C
Na gripe, o uso de antibióticos contribui para a diminuição dos sintomas e, após, alguns dias, promove a cura definitiva da virose.
D
Na estrutura molecular da maioria dos vírus, o material genético será DNA ou RNA, e estará envolvido por um capsídeo proteico.
E
Na AIDS, o HIV utiliza a transcriptase reversa da célula para produzir uma molécula de RNA a partir do DNA viral.
63351beb-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano


O medo, o amor, entre outros sentimentos, desencadeiam reações fisiológicas expressivas como taquicardia, sudorese, rubor, dilatação pupilar, fuga. Nestas circunstâncias, o organismo sofre alterações funcionais variadas de efeito imediato e em longo prazo, sob coordenação hormonal e nervosa. Sobre as alterações fisiológicas nestas circunstâncias, pode-se afirmar que:

A
em situações de perigo, a glândula suprarrenal é estimulada pelo sistema nervoso simpático e aumenta a liberação de adrenalina na corrente sanguínea.
B
o fígado, em situações de fuga-ataque, converte glicose em glicogênio para preparar o organismo para uma reação de autoproteção.
C
em situações de estresse, o coração sofre bradicardia para liberar mais oxigênio aos músculos e vísceras.
D
o sistema nervoso simpático promove a diminuição do batimento cardíaco e faz com que o organismo como um todo diminua seu ritmo e retorne à condição de estabilidade.
E
a dilatação das artérias da pele e das vísceras, aliada à contração da pupila, contribui para reações de autodefesa.
6338f3a2-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos


“Os artrópodos compreendem o maior e mais diversificado filo de seres vivos e já habitavam os oceanos primitivos há pouco mais de 500 milhões de anos.“

BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia. São Paulo: Ática, 2011.


Sobre a Biologia dos artrópodes, pode-se afirmar que

A
o sistema circulatório dos artrópodes é fechado com hemolinfa circulante apenas em vasos e sob pressão.
B
os quelicerados apresentam dois pares de antenas e geralmente três pares de apêndices locomotores.
C
os insetos apresentam quatro pares de apêndices locomotores e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
D
o sistema nervoso dos artrópodes é pouco desenvolvido e apresenta células nervosas dispersas sem a formação de gânglios.
E
os crustáceos, a exemplo dos caranguejos, apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome e habitat predominantemente aquático.
633098d7-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos

[Apareceu-me no consultório um estranho caso, poderia tratar-se de uma variante da cegueira psíquica ou da amaurose, mas não consta que tal coisa se tivesse verificado alguma vez. Que doenças são essas, a amaurose e a outra, perguntou a mulher. O médico deu uma explicação acessível a um entendimento normal, que satisfez a curiosidade dela, depois foi buscar à estante os livros da especialidade, uns antigos, do tempo da faculdade, outros recentes, alguns de publicação recentíssima, que ainda mal tivera tempo de estudar.Procurou nos índices, a seguir, metodicamente, pôs-se a ler tudo o que ia encontrado sobre agnosia e a amaurose, com a impressão incômoda de saber-se intruso num domínio que não era o seu, o misterioso território da neurocirurgia, acerca do qual não possuía mais do que umas luzes escassas.[...]. Se o caso fosse de agnosia, o paciente estaria vendo agora o que sempre tinha visto, isto é, não teria ocorrido nele qualquer diminuição da acuidade visual, simplesmente o cérebro ter-se-ia tornado incapaz de reconhecer uma cadeira onde estivesse uma cadeira, quer dizer, continuaria a reagir correctamente aos estímulos luminosos encaminhados pelo nervo óptico].

Adaptado de : SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 29 - 30. 16


Nesta obra ficcional de Saramago, personagens sofrem de distúrbio visual inexplicável e metafórico em escala crescente, causando vários desdobramentos. Na vida cotidiana, há também alterações de ordem neurológica/ sensorial que implicam em limitações diversas. Sobre coordenação nervosa e ação sensorial, julgue as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

A
Na hipermetropia, o globo ocular apresenta eixo mais alongado que o padrão, o que causa dificuldade de visualização de objetos distantes do observador.
B
O sistema nervoso periférico (SNP) é formado por doze pares de nervos cranianos e trinta e um espinhais ou raquidianos, que partem do cérebro e da medula, respectivamente.
C
A catarata é uma doença caracterizada por um aumento da pressão intraocular, podendo causar danos à retina com diminuição da capacidade visual.
D
Os nervos e gânglios do SNA simpático sofrem ação da acetilcolina, sendo suas fibras chamadas de colinérgicas.
E
O bulbo, formado por dois hemisférios, está relacionado com as funções de equilíbrio e tônus muscular.
63262b3f-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Gordura do bem

As queimaduras são uma das principais causas externas de morte no Brasil. Em média, um milhão de casos são registrados a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Uma pesquisa brasileira promete melhorar esse cenário com um novo tratamento para queimados que usa gordura corporal do próprio paciente para cicatrizar mais rapidamente as suas feridas.
Na terapia proposta, a gordura do paciente é aspirada e aplicada sobre a queimadura com uma gaze, como se fosse uma pomada. O cirurgião plástico Marco Aurélio Pellon, líder da pesquisa, explica que as células de gordura, chamadas adipócitos, produzem uma série de substâncias que estimulam a circulação sanguínea e a multiplicação das células da pele. “Quando retiradas do corpo, a falta de oxigênio faz com que elas produzam certos hormônios que chegam até as células da queimadura e aceleram o processo e cicatrização”, afirma.

Adaptado de: Ciência Hoje nº 283/ julho de 2011, p. 63.


Considerando-se conceitos histológicos e o texto apresentado, é correto afirmar:

A
Nas queimaduras, durante o processo de cicatrização, há migração de fibroblastos para a região danificada, produzindo fibras colágenas e o fechamento da lesão.
B
Os adipócitos são células epiteliais de revestimento que compõem a estrutura das glândulas endócrinas.
C
No processo de infecção, inclusive na pele, há uma diminuição da liberação de histamina, o que provoca redução no fluxo sanguíneo e dilatação das artérias.
D
Na circulação sanguínea, tem-se a presença de leucócitos agranulócitos responsáveis pelo transporte de O2 e CO2 para os tecidos.
E
As queimaduras provocadas por radiação solar diminuem a produção de células epiteliais e de melanina.
632bd115-e6
IF-BA 2012 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

O reformador da natureza

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de botar defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a Natureza só fazia tolices.
-Tolices, Américo?
- Pois então?!... Aqui neste pomar você tem a prova disso. Lá está aquela jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas e mais adiante vejo uma colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas – punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras na jabuticabeira. Não acha que tenho razão?[...]
- Mas o melhor – concluiu – é não pensar nisso e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira. Dormiu. Dormiu e sonhou. [...] De repente, porém, no melhor do sono, plaft!, uma jabuticaba cai do galho bem em cima do seu nariz. Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão mal feito como ele dizia. E lá se foi para casa, refletindo:
- Que espiga! ... Pois não é que se o mundo tivesse sido reformado por mim, a primeira vítima teria sido eu mesmo? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta em lugar de jabuticaba? Him! Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bom.

Adaptado de: LOBATO, Monteiro. A reforma da natureza. 17 ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.A. : 1980, p. 8 - 10.


A humanidade, nem sempre com a ingenuidade de Américo Pisca-Pisca, e muitas vezes em nome dos avanços tecnológicos e científicos, faz também as suas “reformas”. Sobre algumas ações antrópicas ao meio ambiente, pode-se afirmar:

A
A caça indiscriminada e criminosa de animais que apresentam baixo potencial biótico pode contribuir para a especiação.
B
Os alimentos transgênicos são obtidos a partir da inserção de um ou mais genes de um organismo para outro sempre da mesma espécie.
C
Com o aumento da produção de monóxido de carbono (CO) pela queima incompleta de combustível, aumenta a chance de uma união estável da carboxiemoglobina com o CO, que pode aumentar o número de mortes por asfixia.
D
A introdução de espécies exóticas em ecossistemas nativos não interfere na competição interespecífica.
E
No Brasil, o mercúrio é utilizado em garimpos e pouco se tem conhecimento dos danos ao SNC dos humanos quando estes consomem pescado contaminado.
631d08d4-e6
IF-BA 2012 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Baseando-se no conhecimento das propriedades dos elementos químicos, de ligações químicas e das propriedades da matéria, é correto afirmar:

A
As primeiras energias de ionização aumentam na sequência Fe, As e Kr.
B
A densidade do Kr é maior que a do As devido ao seu maior número atômico.
C
A afinidade eletrônica do Fe é maior que a do As.
D
O Fe e o Kr apresentam oito elétrons na camada de valência e por isso são isoeletrônicos.
E
O As e o Fe tendem a formar ligações covalentes um com o outro.
6318086f-e6
IF-BA 2012 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Para responder a esta questão, considere a equação abaixo:

C7H6O3 (s) + NaHCO3 (aq) → C7H5O3Na (aq) + H2O (l) + CO2 (g)

Uma reação, com rendimento de 90% em mol, entre 0,5 mol de ácido salicílico e 0,55 mol de hidrogenocarbonato de sódio, ocorrendo a 1 atm de pressão e 25º C, produz um volume em litros de dióxido de carbono igual a aproximadamente:

A
4,5
B
5
C
11
D
20
E
22,4
630a9c00-e6
IF-BA 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação.

Alguns sais, em soluções aquosas, modificam a concentração de íons H+ e OH- do meio, dependendo da força ácida ou básica de quem lhes deu origem. A adição de íons comuns aos existentes nas soluções destes sais podem, ou não, modificar o pH. É importante saber como se comportam esses sistemas de soluções salinas com adição de ácidos ou bases, pois eles são identificados como reguladores de muitos sistemas biológicos, a exemplo da regulação do pH do sangue no organismo humano, dentre outros.


Analise os sistemas descritos e assinale a proposição correta:

A
A adição de uma solução aquosa diluída de HCl a uma solução aquosa de NH4Cl mantém inalterado o pH do meio.
B
A hidrólise salina do NaCN (s) aumenta a concentração de íons OH- e o pH da solução.
C
A reação entre KOH (aq) e NaCH3COO (aq) torna a solução mais básica.
D
O pH de uma solução aquosa de Na2CO3 é menor que o de uma solução de CO2 (g) dissolvido em água.
E
A constante de hidrólise do hipoclorito de sódio (Ka HClO = 3,0 x 10-8 a 25º C) é menor que a do fluoreto de sódio (Ka HF = 3,5 x 10-4 a 25º C).
630feb66-e6
IF-BA 2012 - Química - Transformações Químicas e Energia, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday., Representação das transformações químicas

O fluoreto de potássio é obtido da reação de oxidação-redução entre o permanganato de potássio e ácido fluorídrico, representada na equação química não balanceada a seguir:


KMnO4 (aq) +HF (aq) KF (aq) + MnF2 (aq) + H2O (l) + F2 (g)


Balanceie a equação química e, baseando-se na equação balanceada, assinale a proposição correta acerca dos estados de oxidação das espécies químicas e da estequiometria da reação:

A
Parte do flúor oxida e outra parte dele reduz-se em uma reação de auto oxidação-redução.
B
O íon permanganato é o agente redutor da reação.
C
Os menores coeficientes estequiométricos da equação balanceada são 2; 16; 2; 2; 8; 5.
D
A variação de elétrons nas espécies oxidadas e reduzidas, correspondente aos menores coeficientes estequiométricos, é 20.
E
O flúor, no MnF2 , encontra-se em um estado de oxidação maior que nas outras substâncias expressas na equação.
62f4e3c8-e6
IF-BA 2012 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

A radiação Ultravioleta é classificada em UVA, UVB, e UVC. Estas denominações foram introduzidas na década de 1930 pela Comissão Internacional de Iluminação. Estas classificações têm relação com os comprimentos de ondas, sendo a UVC a faixa mais energética, também chamada de radiação germicida por ser capaz de destruir os germes.

OKUNO, E. e VILELA, M.A.C. Radiação Ultravioleta: características e efeitos. Ed.Livraria da Física SBF, 2005.


Considerando que o menor comprimento de onda da radiação germicida é de 100 nm com, a correspondente frequência de 3,00 PHz, e que 1 nm =10-9 m e 1 PHz = 1015 Hz, pode-se afirmar que a velocidade desta onda eletromagnética, em 108 m/s, é:

A
1,50
B
2,20
C
3,00
D
4,50
E
15,7
6303d2bc-e6
IF-BA 2012 - Química - Substâncias e suas propriedades, Equilíbrio Químico, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação., Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A ureia reage com a amônia líquida, formando um sal de amônio



Sobre a natureza das interações entre as espécies envolvidas na reação, o comportamento químico das substâncias reagentes e o átomo de nitrogênio, é correto afirmar:

A
A amônia líquida atua como base e a ureia como ácido de Brönsted-Lowry.
B
As ligações de hidrogênio N—H na amônia são mais fortes que as interações entre os íons NH4 + e NH2CONH2 -
C
Os átomos ao redor do nitrogênio da ureia assumem um arranjo espacial diferente da geometria molecular da amônia.
D
O íon amônio NH4 + gerado nesta reação tem força ácida menor que o íon amônio obtido da reação entre HCl (aq) e NH4OH (aq).
E
A adição de CH3COOH não altera o equilíbrio da reação.
62f8da0d-e6
IF-BA 2012 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.



De acordo com as informações contidas na tabela sobre as propriedades físicas das substâncias listadas, é correto afirmar:

A
O sulfeto de ferro (II) é um composto molecular.Por isso, é insolúvel em água.
B
O carbonato de estrôncio é insolúvel em solução aquosa diluída do ácido etanoico.
C
O óxido nítrico é mais solúvel em água do que em solventes apolares, a 20º C.
D
O cátion Sr2+ é o responsável pela cor vermelha nos fogos de artifício.
E
O estado físico do ácido etanoico e do óxido nítrico à temperatura ambiente é sólido e líquido, respectivamente.
62fe1f3f-e6
IF-BA 2012 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Na Natureza, há uma gama enorme de pares de compostos isômeros que são estereoisômeros.Eles possuem propriedades físicas idênticas, como ponto de fusão e ponto de ebulição, e diferem na capacidade de desviar o plano da luz polarizada em sentidos opostos. A seguir, estão representados dois destes estereoisômeros:



Analisando as estruturas dos isômeros do aspartame, é correto afirmar:

A
Os compostos representados são isômeros constitucionais.
B
As funções químicas presentes nas estruturas são: ácido carboxílico, cetona, amina e anidrido.
C
Há apenas seis carbonos com hibridização sp2 .
D
Cada enantiômero possui dois carbonos assimétricos.
E
Em solução aquosa diluída de HCl, o grupo carboxila se ioniza totalmente liberando íons H+.
62f06c82-e6
IF-BA 2012 - Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica., Eletricidade

Ao mudar-se de Salvador para Porto Seguro, Marina observou a mudança da rede elétrica, respectivamente, de 127 V para 220 V. Para a utilização de alguns equipamentos foi necessário a aquisição de transformadores, dispositivos que funcionam baseados no fenômeno da indução eletromagnética e têm a função de abaixar ou elevar a tensão elétrica.


Com relação aos transformadores pode-se afirmar:

A
Para se obter, no secundário do transformador, o dobro da diferença de potencial do primário, é necessário que a potência do primário seja o dobro da potência do secundário.
B
A corrente contínua no primário de um transformador sempre reduzirá a força eletromotriz induzida no secundário.
C
O núcleo de ferro no interior de um transformador intensifica o campo magnético quando o primário deste é energizado por uma bateria.
D
Quanto maior a frequência da força eletromotriz no primário do transformador, menor será o módulo da corrente induzida.
E
O princípio do fenômeno da indução eletromagnética é a ocorrência de uma corrente induzida a partir da variação de um fluxo magnético em um circuito.
62e068ba-e6
IF-BA 2012 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

Ainda considerando as informações da tabela na questão anterior, suponha que uma bola de futebol choca-se com uma superfície macia, sendo amortecida até o repouso. O módulo do impulso, em kg.m/s, comunicado pela bola à superfície é:


A
18,1
B
16,2
C
7,3
D
6,3
E
4,0
62e53e8f-e6
IF-BA 2012 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

Em locais de grandes altitudes, o ar é rarefeito, pois

    Quem desembarca numa cidade de altitude elevada costuma sentir logo de cara o impacto do ar rarefeito em nosso organismo. Em alguns casos, os efeitos são perigosos – um ministro brasileiro desmaiou em uma solenidade realizada em La Paz, na Bolívia, que está a 3660 metros de altitude... Quanto maior é a altitude, mais rarefeito é o ar que respiramos. Também há uma redução na temperatura, que cai em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura.

Adaptado de: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/ perguntas_respostas/altitudes/index.shtml 
A
a força gravitacional é maior do que em locais ao nível do mar.
B
a pressão atmosférica é maior, devido à altura em relação ao nível do mar.
C
a pressão atmosférica é menor, devido à dilatação dos gases com a redução da temperatura.
D
as altas temperaturas, comuns nesses locais, favorecem a evaporação do ar.
E
a pressão atmosférica é menor, devido à redução da coluna de ar sobre qualquer corpo, com o aumento da altitude.
62eb4992-e6
IF-BA 2012 - Física - Estática e Hidrostática, Pressão

A panela de pressão é um instrumento muito importante para a redução do tempo de cozimento dos alimentos, principalmente em locais como La Paz. Estas panelas funcionam da seguinte forma:

    Quem desembarca numa cidade de altitude elevada costuma sentir logo de cara o impacto do ar rarefeito em nosso organismo. Em alguns casos, os efeitos são perigosos – um ministro brasileiro desmaiou em uma solenidade realizada em La Paz, na Bolívia, que está a 3660 metros de altitude... Quanto maior é a altitude, mais rarefeito é o ar que respiramos. Também há uma redução na temperatura, que cai em média 6,5 graus a cada 1.000 metros de altura.

Adaptado de: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/ perguntas_respostas/altitudes/index.shtml 
A
Aumentam a pressão do vapor na superfície do líquido, aumentando a temperatura de ebulição.
B
Aumentam a pressão do vapor na superfície do líquido, reduzindo a temperatura de ebulição do líquido.
C
Diminuem a pressão do vapor na superfície do líquido, aumentando a temperatura de ebulição.
D
Diminuem a pressão do vapor na superfície do líquido, reduzindo a temperatura de ebulição do líquido.
E
Facilitam o escapamento do vapor que está no interior da panela, facilitando o cozimento.
62d66938-e6
IF-BA 2012 - Física - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

A velocidade máxima que um atleta atinge numa competição de Corrida dos 100 metros rasos é de 43 km/h.

ISTOÉ 2016, dez. 2010, p. 34. Disponível em: www.issuu.com/ editora3/docs/2016_dez


Considerando que o atleta parte do repouso e desenvolve uma aceleração média de 1,2 m/s², o tempo (em segundos) necessário para ele atingir esta velocidade é de aproximadamente:

A
6,0
B
7,5
C
9,0
D
10,0
E
11,5