Questõesde UERJ sobre História
Há 30 anos, a libertação de Nelson Mandela, na África do Sul, significou que o regime de
apartheid “estava morto”, conforme a reportagem.
Na atualidade, a fotografia aérea de logradouros da cidade de Joanesburgo representa a
seguinte herança desse regime:
Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do
povo ou do governo, a menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria
a dizer que não há dez pessoas em todo o Império que considerem esse comércio um crime
ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e perda, de simples especulação
mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não. Acostumados a não
fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários
como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver.
HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823.
Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.
Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental
de escravos e da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823.
Naquele contexto, de acordo com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e
da escravidão estavam associadas à conjuntura de:
Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do povo ou do governo, a menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria a dizer que não há dez pessoas em todo o Império que considerem esse comércio um crime ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e perda, de simples especulação mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não. Acostumados a não fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver.
HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823.
Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.
Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental de escravos e da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823.
Naquele contexto, de acordo com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e
da escravidão estavam associadas à conjuntura de:
A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas
sociedades europeias. Na imagem, o imperador francês tenta devorar o globo terrestre, sendo
atacado por uma águia, um dos símbolos do Império Russo.
Dois impactos que as guerras napoleônicas exerceram sobre as relações internacionais na
Europa da época foram:
A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas sociedades europeias. Na imagem, o imperador francês tenta devorar o globo terrestre, sendo atacado por uma águia, um dos símbolos do Império Russo.
Dois impactos que as guerras napoleônicas exerceram sobre as relações internacionais na
Europa da época foram:
A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do
Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um
passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada
nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto-Alegre como
crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade
da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles.
Isis Pimentel de Castro
Adaptado de periodicos.ufsc.br.
Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o
governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.
Romain Gary (1914-1980)
Citado por Henri Deleersnijder.
O Globo, 28/07/2014
A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia
de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas.
Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual
contribuiu o seguinte fator
O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros.
Romain Gary (1914-1980)
Citado por Henri Deleersnijder.
O Globo, 28/07/2014
A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia
de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas.
Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual
contribuiu o seguinte fator
A vontade de mudar o nome do antigo Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu
Médici, em Salvador, não aconteceu por conta da efeméride dos 50 anos do golpe
militar. Segundo a diretora Aldair Almeida Dantas, essa era uma insatisfação antiga da
comunidade. “A novidade foi a convergência de intenções e a coincidência com esse
período de resgaste histórico”, disse a diretora do, agora, Colégio Estadual do Stiep
Carlos Marighella. Um colegiado escolar, formado pelos funcionários, professores, pais
de alunos e pela comunidade, entendeu que o lançamento de muitos candidatos ao
novo nome criaria confusão. Por isso surgiu a ideia de encontrar apenas dois que fossem
baianos e representassem o combate ao regime militar. Os nomes do guerrilheiro
Carlos Marighella e do geógrafo Milton Santos foram os escolhidos. “Ambos são da
Bahia. Cada um tentou lutar contra a imposição do regime”, analisa Aldair.
Adaptado de educacao.uol.com.br, 15/04/2014.
A escolha de nomes de logradouros e de edificações pode representar uma homenagem em
determinada época, assim como a mudança desses nomes pode indicar transformações
históricas, simbolizando novas demandas da sociedade.
A situação apresentada na reportagem exemplifica, para a sociedade brasileira atual, um
contexto político associado a:
A vontade de mudar o nome do antigo Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, em Salvador, não aconteceu por conta da efeméride dos 50 anos do golpe militar. Segundo a diretora Aldair Almeida Dantas, essa era uma insatisfação antiga da comunidade. “A novidade foi a convergência de intenções e a coincidência com esse período de resgaste histórico”, disse a diretora do, agora, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Um colegiado escolar, formado pelos funcionários, professores, pais de alunos e pela comunidade, entendeu que o lançamento de muitos candidatos ao novo nome criaria confusão. Por isso surgiu a ideia de encontrar apenas dois que fossem baianos e representassem o combate ao regime militar. Os nomes do guerrilheiro Carlos Marighella e do geógrafo Milton Santos foram os escolhidos. “Ambos são da Bahia. Cada um tentou lutar contra a imposição do regime”, analisa Aldair.
Adaptado de educacao.uol.com.br, 15/04/2014.
A escolha de nomes de logradouros e de edificações pode representar uma homenagem em determinada época, assim como a mudança desses nomes pode indicar transformações históricas, simbolizando novas demandas da sociedade. A situação apresentada na reportagem exemplifica, para a sociedade brasileira atual, um contexto político associado a:
O cartaz acima foi utilizado como instrumento de propaganda do Plano Marshall, principal iniciativa
dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados após a Segunda Guerra Mundial.
Considerando a imagem e seu contexto histórico, um objetivo do governo estadunidense ao
implementar esse plano foi:
Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do
povo ou do governo, a menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria
a dizer que não há dez pessoas em todo o Império que considerem esse comércio um crime
ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e perda, de simples especulação
mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não. Acostumados a não
fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários
como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver.
HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823.
Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.
Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental
de escravos e da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823.
Naquele contexto, de acordo com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e
da escravidão estavam associadas à conjuntura de:
Caricatura de Napoleão Bonaparte, 1814.
Adaptado de britishmuseum.org.
A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas
sociedades europeias. Na imagem, o imperador francês tenta devorar o globo terrestre, sendo
atacado por uma águia, um dos símbolos do Império Russo.
Dois impactos que as guerras napoleônicas exerceram sobre as relações internacionais na
Europa da época foram:
Observe a foto do grupo de Lampião e Maria Bonita e o mapa que destaca a área do Nordeste
brasileiro onde o cangaço se disseminou nas décadas de 1920 e 1930.
O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte
característica da conjuntura social e política da época:
Observe a foto do grupo de Lampião e Maria Bonita e o mapa que destaca a área do Nordeste brasileiro onde o cangaço se disseminou nas décadas de 1920 e 1930.
O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte característica da conjuntura social e política da época:
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de
outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma
insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem
ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”
In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de
acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”
In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de
acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do
tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as
porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.
Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita
alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.
Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente,
como característica social marcante, níveis mais elevados de:
A charge, de 1975, ironiza um momento de alterações nas disputas partidárias durante os
governos militares de 1964 a 1985.
A organização partidária implantada por esses governos e a mudança nas disputas partidárias
contextualizada na charge estão identificadas, respectivamente, em:
A charge, de 1975, ironiza um momento de alterações nas disputas partidárias durante os governos militares de 1964 a 1985.
A organização partidária implantada por esses governos e a mudança nas disputas partidárias
contextualizada na charge estão identificadas, respectivamente, em:
Dirijo-me a todos os brasileiros, não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas
escolas, mas também aos milhões de irmãos nossos que dão ao Brasil mais do que recebem,
que pagam em sofrimento, em miséria, em privações, o direito de ser brasileiro e de trabalhar
sol a sol para a grandeza deste país. Aqui estão os meus amigos trabalhadores, na presença
das mais significativas organizações operárias e lideranças populares deste país. Àqueles
que reclamam do Presidente da República uma palavra tranquilizadora para a Nação, o
que posso dizer-lhes é que só conquistaremos a paz social pela justiça social. A maioria dos
brasileiros já não se conforma com uma ordem social imperfeita, injusta e desumana.
João Goulart, em comício no Rio de Janeiro, 13/03/1964.
Adaptado de jornalggn.com.br.
No evento conhecido como Comício da Central do Brasil, o Presidente João Goulart proferiu
discurso em que reafirmava algumas das propostas de seu governo, atendendo a demandas de
organizações sindicais.
A proposta desse governo mais diretamente associada à promoção da justiça social foi:
CAMPOS DE “REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO” NA CHINA: A MUDANÇA DE UM SISTEMA DE
OPRESSÃO POR OUTRO
A extinção do sistema chinês de campos de “reeducação pelo trabalho” (RTL) arrisca não
ser mais do que uma mudança cosmética. “Abolir o sistema de RTL é um passo na direção
certa. Mas há agora indicadores de que isto é apenas para desviar as atenções públicas
dos abusos cometidos naqueles campos, onde a tortura é uma prática sistemática. É
claro que as políticas subjacentes de castigar pessoas pelas suas atividades políticas ou
pelas suas crenças religiosas não mudaram. Os abusos e a tortura continuam na China,
apenas assumiram uma expressão diferente”, sustenta a perita Corinna Barbara Francis,
da Anistia Internacional.
Adaptado de amnistia-internacional.pt, 17/12/2013.
Nas últimas quatro décadas, o sistema político chinês vem evoluindo de forma muito lenta, se
comparado às grandes mudanças econômicas observadas no país.
A prática mencionada no texto foi intensamente utilizada no momento da história chinesa
denominado:
Era um garoto que como eu amava
os Beatles e os Rolling Stones (1967)
Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América
Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra o separou
Fora chamado na América
Stop! Com Rolling StonesStop!Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs
Eu te amo, meu Brasil (1970)
As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
BANDA OS INCRÍVEIS
Adaptado de vagalume.com.br.
A banda brasileira Os Incríveis marcou época ao cantar acontecimentos e ideias que afetavam
especialmente a vida dos mais jovens no final da década de 1960, como ilustram as letras citadas.
Essas letras estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes contextos internacional e
brasileiro daquele momento:
Retirada da última estátua equestre do General Francisco Franco,
na cidade de Santander, na Espanha, em 18 de dezembro de 2008.
g1.globo.com
Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil
(1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia
também é decorrente dessa lei.
No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista,
a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:
Retirada da última estátua equestre do General Francisco Franco, na cidade de Santander, na Espanha, em 18 de dezembro de 2008.
Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei.
No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista,
a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:
No governo Vargas, foi criado o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a
Amazônia − S.E.M.T.A., uma medida direcionada para a participação do Brasil na Segunda
Guerra Mundial (1939-1945).
Com base no cartaz, as ações programadas por esse serviço tiveram como principal objetivo:
No governo Vargas, foi criado o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia − S.E.M.T.A., uma medida direcionada para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com base no cartaz, as ações programadas por esse serviço tiveram como principal objetivo: