Questõesde UNICENTRO sobre História Geral

1
1
1
Foram encontradas 110 questões
bf330e52-07
UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

A decadência do Império Romano permitiu que os territórios ocidentais fossem invadidos por povos bárbaros vindos do norte e do leste europeus.
Esse fato provocou

A
o surgimento de uma economia baseada na manufatura urbana.
B
a derrocada do governo central e a ruralização da economia.
C
a substituição do modo de produção escravista pelo capitalista.
D
o colapso das relações entre suseranos e vassalos, graças ao crescimento do poder da Igreja cristã.
bf259758-07
UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

O processo de desagregação das comunidades primitivas deu origem às sociedades do Antigo Oriente e da Antiguidade Clássica.
Essa passagem foi resultado

A
da prática da caça, que contribuiu para o surgimento de uma sociedade de classes.
B
da propriedade privada, que permitiu uma distribuição igualitária das riquezas, ao aumentar a produtividade.
C
do surgimento do Estado, que garantiu a diferenciação social, ao criar aparelhos repressivos.
D
da formação de castas sociais baseadas em concepções religiosas.
bf2bf239-07
UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

O helenismo, nome que identifica a fusão da cultura grega com a cultura oriental, contribuiu para a formação de novas doutrinas filosóficas, que foram adotadas pela cultura ocidental, como o ceticismo.
Essa doutrina

A
considerava que a felicidade consistia em não se pretender julgar nada, pois acreditavam que as coisas parecem ser de certa maneira, mas não se sabe como elas realmente são.
B
defendia o conceito de que a felicidade humana consistia apenas na busca e na obtenção do prazer.
C
julgava que a virtude e a reflexão eram fundamentais à vida.
D
acreditava ser o homem a medida de todas as coisas.
bf28b367-07
UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios), Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)


O legado cultural das antiguidades Oriental e Clássica contribuiu, em vários aspectos, para a formação da civilização ocidental.

Dentre essas contribuições, encontra-se

A
a invenção de instrumentos de navegação, como a bússola.
B
a criação, pelos fenícios, do primeiro modelo de alfabeto fonético.
C
o conceito de democracia persa, que valorizava a participação política de todos os cidadãos.
D
o Código de Hamurábi, que influenciou todos os códigos de lei modernos, com a adoção da “Lei de Talião”.
bf2f0e7f-07
UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

O escravismo parece não ter possuído grande significação durante a monarquia, só adquirindo importância com a expansão territorial romana. Na verdade, durante a monarquia surgiram condições para sua instalação, tendo o escravismo se transformado, logo a seguir, no modo de produção predominante, em detrimento de todas as outras formas de trabalho produtivo. (VICENTINO, 1994, p. 36).

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o escravismo na Roma Clássica, é correto afirmar:

A
A mão de obra escrava da Roma antiga originava-se unicamente do continente africano.
B
O escravismo foi a força de trabalho predominante, durante o período republicano e o imperial.
C
A extensão do Império Romano e seu governo autocrático impediram a eclosão de revoltas escravas nas terras do Império.
D
A expansão militar e a hegemonia política do exército contribuiu para a libertação da população escrava no governo do general Júlio César.
04c956a9-07
UNICENTRO 2015 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.

I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata.
II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial.
III. Ocorreram no leste europeu as batalhas mais agudas entre as forças do Eixo e do Exército Vermelho, de 1941 a 1945.
IV. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar o leste europeu, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
04a72c56-07
UNICENTRO 2015 - História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura, História Geral

Segundo o historiador francês Michel de Certeau,

Não existem considerações, por mais gerais que sejam, nem leituras, por mais longe que as estendamos, capazes de apagar a particularidade do lugar de onde eu falo e do domínio por onde conduzo uma investigação. Toda pesquisa historiográfica é articulada a partir de um lugar de produção socioeconômico, político e cultural. É por acaso que se passa da “história social” à “história econômica” durante o período situado entre as duas guerras mundiais, por volta da crise econômica de 1929, ou que no momento atual a história cultural prevalece, quando se impõe, por todas as partes, com o lazer e os mass media, a importância social, econômica e política da “cultura”?

(Adaptado de: CERTEAU, M. A operação histórica. In. LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas. Trad. de Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p.17-18 e p.25.)

Sobre o conteúdo do texto, assinale a alternativa correta.

A
Michel de Certeau apresenta uma concepção positivista da história, pois, para ele, o historiador deve se apropriar de metodologia científica para desenvolver investigações socioeconômicas, políticas e culturais.
B
O historiador propõe o afastamento de uma concepção puramente econômica do discurso histórico, ao mesmo tempo que vislumbra uma aproximação do campo constituído pelos estudos culturais.
C
Para Certeau, é em função do lugar da produção que se instauram as indagações aos documentos; a prática histórica é totalmente relativa à estrutura da sociedade.
D
Pelo texto, pode-se inferir que, para atingir a verdade histórica com elevado grau de precisão, o historiador deve conseguir exercer ao máximo a neutralidade.
E
Por seu conteúdo, o texto pode ser incluído na escola historicista, que considera a prática historiográfica em uma perspectiva científica, parcialmente desvinculada do presente.
04beb422-07
UNICENTRO 2015 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.

I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão.
II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente.
III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional.
IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
04c23856-07
UNICENTRO 2015 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Sobre as influências da Revolução Francesa na América Latina, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Na Bahia, em 1798, um movimento social denominado “Revolta dos Alfaiates”, que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal, foi inspirado nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa.
( ) A França forneceu o vocabulário e os temas da política socialista para a maior parte da América Latina; deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário que influenciaram os movimentos reivindicatórios indígenas do século XIX.
( ) A grande repercussão dos ideais da Revolução Francesa na América Latina contribuiu significativamente para o desencadeamento dos movimentos emancipatórios após 1808.
( ) As ideias produzidas no movimento francês permanecem, até hoje, nos textos das constituições dos países democráticos latino-americanos, inclusive no texto da Constituição brasileira.
( ) Sob a influência da Revolução Francesa, deflagrou-se, no século XIX, a Guerra de Canudos, um confronto entre o exército brasileiro e o movimento popular de fundo sociorreligioso, que se armara para depor o governo republicano e reinstalar a monarquia no Brasil.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
A
V, V, F, V, F.
B
V, F, V, V, F.
C
F, V, V, F, F.
D
F, V, F, F, V.
E
F, F, F, V, V.
04af2b81-07
UNICENTRO 2015 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.

A
A fragmentação do poder, que estabeleceu uma relação social baseada na suserania e na vassalagem.
B
O afluxo de proletários para as grandes cidades durante o estabelecimento da Revolução Industrial.
C
O estabelecimento de um cultivo agrícola baseado no uso comum de terras pertencentes aos senhores feudais.
D
O fortalecimento do poder da Igreja Católica graças ao crescente apoio fornecido pela burguesia.
E
O surgimento de uma burguesia mercantil atrelada ao estabelecimento de um Estado forte e centralizado.
04cc7a04-07
UNICENTRO 2015 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Observe a charge a seguir.




Com base nos elementos contidos na charge e nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa correta.

A
A superioridade bélica dos EUA resultou na contenção da URSS em áreas restritas de ocupação do Exército Vermelho.
B
Apesar dos acordos após a Segunda Guerra Mundial, o mundo continuou em conflito bélico entre EUA e URSS.
C
O bloco liderado pelos EUA, vencedor da Segunda Guerra Mundial, confinou a URSS, que havia sido derrotada, ao leste europeu.
D
O conflito ideológico entre o capitalismo e o socialismo (1945-1991) permitiu um período livre de conflitos bélicos localizados.
E
O mundo foi dividido em esferas de influência das duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
04ba8e9f-07
UNICENTRO 2015 - História - História Geral, Revolução Industrial

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Industrial britânica, considere as afirmativas a seguir.


I. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade, ao mesmo tempo que um grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por grandes proprietários rurais, em um fenômeno conhecido como “cercamentos”.

II. O crescimento econômico promovido pela revolução industrial contraditoriamente não implicou no crescimento vertiginoso das cidades. Apropriando-se do conceito inglês de cidades-jardim, centros urbanos, como Londres e Manchester, conseguiram manter suas massas de trabalhadores em áreas rurais nos seus entornos.

III. Por meio da industrialização acelerada, a sociedade inglesa pôde desenvolver boas condições de vida; os trabalhadores passaram a habitar locais arejados e a receberem salários adequados, resultando dessa situação uma relação não conflituosa entre a burguesia e o operariado, o que permitiu o precoce desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.

IV. A revolução industrial significou a transição para novos processos de manufatura, que incluíram a migração de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.


Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
1a29a166-06
UNICENTRO 2015 - História - História Geral, Questões no Oriente Médio do pós guerra

A África Mediterrânea está localizada no norte do continente africano e possui características naturais e sociais semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o islamismo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.

A
Marrocos.
B
Líbia.
C
Egito.
D
Argélia.
E
Israel.
a4f47f46-02
UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Unicentro - Programa de Avaliação Continuada- PAC I - 2018827QUESTÃO

No período republicano, ocorreu uma considerável expansão territorial de Roma, sendo consequências dessa expansão,

A
o fim dos latifúndios e o surgimento do cooperativismo no campo.
B
a diminuição populacional nos centros urbanos e a descentralização do sistema manufatureiro.
C
a expansão do Cristianismo e a consolidação do trabalho assalariado.
D
o aumento da quantidade de escravos e o afluxo de riquezas para a Península Itálica.
a4ecf946-02
UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

A partir dos conhecimentos sobre o legado das antiguidades Oriental e Clássica para a formação da Civilização Ocidental, marque V nas afirmativas que indicam essas contribuições e F, nas demais.



( ) A criação dos doze signos do zodíaco, além da crença nos horóscopos, pelos povos da Mesopotâmia.


( ) O monoteísmo hebraico, que se constituiu um dos fundamentos do Cristianismo.


( ) O humanismo, que esteve presente em todas as manifestações culturais da civilização persa.


( ) A organização política-administrativa romana em Cidades-Estado, consideradas como vitais para o exercício da cidadania.



A alternativa que contêm a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V F F
B
F V V F
C
F F V V
D
V F F V
a4e61ba4-02
UNICENTRO 2018 - História - História Geral

A mais antiga ferramenta de pedra que se tem notícia foi encontrada no continente africano, produzida pelos Australopithecus, os primeiros seres a estabelecerem um diálogo entre a mão e o cérebro, a transformar uma coisa em ferramenta e a iniciar uma longa trajetória de produção de utensílios. Ao surgir há 250 mil anos, o Homosapiens já não se preocupa apenas com questões utilitárias, (CAMPOS; MIRANDA. 2000. p. 9).

O texto e os conhecimentos sobre a “aurora da humanidade” permitem afirmar sobre o Homo sapiens:

A
Surgiu originalmente no continente asiático, migrando, posteriormente, para os demais continentes.
B
Desenvolveu a técnica agrícola e a pecuária no Período Paleolítico, o que justificou a primeira divisão de classes sociais.
C
Caracterizou a sua vida, no Período Neolítico, como nômade ou no nomadismo, comportamento extinto na atualidade.
D
Se relaciona com o surgimento das cidades, com as atividades ligadas ao comércio, e ao desenvolvimento de ofícios, que foram responsáveis pela divisão do trabalho.
a4e9913d-02
UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

No processo de desenvolvimento histórico, as sociedades se organizaram de modo diferenciado, sendo correto afirmar:

A
A estrutura produtiva das comunidades primitivas baseava-se na propriedade privada dos bens de produção.
B
O período dinástico, surgido com a unificação do Egito, caracterizou-se pelo poder supremo do faraó, que encarnava também o elemento religioso e submetia toda a população de quem recebia tributos.
C
A estrutura produtiva mesopotâmica baseava-se no comércio externo, e a população era dividida em classes livres, não existindo o trabalho compulsório.
D
A organização política, no Império Romano, baseava-se no sistema democrático, com o Senado detendo os poderes de decisão política e era formado por elementos de todas as classes.
d7d6ed14-ff
UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Revolução Industrial

As duas classes fundamentais da sociedade capitalista definiram-se a partir da Revolução Industrial inglesa do final do século XVIII.

Foram elas,

A
o clero e a nobreza.
B
a burguesia e o proletariado.
C
a classe média e o campesinato.
D
os proprietários rurais e a burguesia.
e6323a1c-01
UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial

Período conhecido como a “bela época”, na Europa, marcado por um clima de confiança e de otimismo, assim como por uma fase do capitalismo capaz de gerar crises. Sob a aparência de tranquilidade, de esbanjamento, de crença no progresso ilimitado e sem fronteiras, estavam presentes problemas econômicos sérios, que podiam ser sentidos nos movimentos operários.

A informação refere-se ao ambiente que antecedeu à

A
Unificação da Itália e da Alemanha.
B
Conferência de Bandung.
C
Primeira Guerra Mundial.
D
Segunda Guerra Mundial.
70c02602-ff
UNICENTRO 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos

O mundo passou por duas guerras, entre os anos de 1919 a 1939. Esses períodos foram marcados por conflitos, crises e transformações, dentre eles pode-se afirmar que o mundo foi marcado por

A
sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia fraterna, coexistindo com os regimes totalitários.
B
crise capitalista, estagnação econômica, criação do socialismo e alianças entre EUA e URSS.
C
crise capitalista, do liberalismo e da democracia e a polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
D
coexistência pacífica entre os blocos socialista e capitalista e o surgimento capitalismo monopolista.