Questõessobre Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente

1
1
Foram encontradas 9 questões
142a8a43-ff
UNICENTRO 2017 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Por Crescente Fértil, compreende-se uma região do Oriente Médio onde, há milênios, formaram-se as primeiras civilizações de que se tem notícia. Eram regiões extremamente propícias à agricultura, em razão do seu rico solo lavrável, mas, sobretudo, desenvolveram-se por otimizarem as vazões de grandes rios, como a civilização egípcia, que se desenvolveu às margens do Nilo. Sobre o antigo Egito, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Embora tenha se constituído como uma das primeiras civilizações, o antigo Egito nunca chegou a formar um Estado unificado; ao contrário, foram precursores do modelo de “cidade-Estado”, que mais tarde foi copiado por fenícios e gregos.
B
A religião era um forte elemento entre os egípcios. Os deuses da religião egípcia, como Anúbis e Hórus, por exemplo, possuíam características antropozoomórficas, ou seja, eram parte humanos, parte animais.
C
A agricultura era a atividade econômica por excelência no antigo Egito. Eles otimizavam as cheias do Nilo, construindo canais de irrigação para ampliar a área de cultivo.
D
O antigo Egito era um Estado teocrático, ou seja, o faraó assumia uma dupla função: era, ao mesmo tempo, sumo-sacerdote e chefe de Estado, o que conferia a ele poderes ilimitados e servia de base para a justificação do mesmo.
9255d4ba-ea
IF Sul Rio-Grandense 2016 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Dentro do Império Bizantino, a autoridade era o imperador. Este recebia o auxílio de uma extensa burocracia. O imperador era o componente fundamental das estruturas políticas dominantes (exercia seus poderes no exército e na igreja). A tática adquirida pelo Império Bizantino (apelando para a guerra e utilizando uma diplomacia para afastar e/ou englobar diversos povos enfraquecidos por sua dominação) fez com que ele cruzasse por onze séculos.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/idade-media/formacao-do-imperio-bizantino/>. Acesso em: 22 jul. 2016. (texto adaptado)


O imperador que formulou o Corpo do Direito Civil e foi responsável pela reconstrução da Igreja Santa Sofia foi

A
Constantino.
B
Teodósio.
C
Justiniano.
D
Basílio II.
931a2c71-ea
IF Sul Rio-Grandense 2017 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, Medievalidade Europeia, História Geral

“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia).
A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados.
Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”

(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)



O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou

A
na divisão do cristianismo em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa.
B
no surgimento das religiões protestantes, como a Igreja Luterana e a Anglicana, na Europa Ocidental.
C
no fortalecimento do cristianismo, com a criação da Companhia de Jesus, do militar Inácio de Loiola.
D
na organização do Concílio de Trento, com o intuito de reafirmar os dogmas católicos abalados pelo protestantismo.
643dc9bb-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

A Liga Hanseática era uma associação de cidades do Império bizantino, com vistas a garantir a segurança do comércio no mar Mediterrâneo, ameaçado pela ação de piratas turcos e mouros.

Sobre a história nos períodos antigo, medieval e moderno, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
642cf865-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Durante boa parte da Idade Média, Constantinopla, capital do Império Bizantino, funcionou como o maior entreposto do comércio entre o Ocidente e o Oriente. Em 1453, ela foi conquistada pelos turcos otomanos e passou a se chamar Istambul. Por seu grande impacto geopolítico, religioso e comercial, a tomada de Constantinopla pelos turcos tornou-se a baliza cronológica que separou a Idade Média da Idade Moderna.

Sobre a história nos períodos antigo, medieval e moderno, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
ffeae402-39
PUC - PR 2014 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

O Império Bizantino foi uma civilização na qual a religião tinha um lugar de grande destaque. Temas religiosos eram muito correntes entre a opinião pública em geral. Em diversos setores da vida bizantina havia forte influência religiosa. Em especial, na vida política havia uma conexão importante entre Estado e Igreja, chegando o imperador a ter um papel de destaque na vida religiosa em Bizâncio. Com base no exposto, indique o tipo de regime político que se desenvolveu no Império Bizantino.

A
Califado.
B
Monarquia absolutista.
C
Monarquia eletiva.
D
Cesaropapismo.
E
Sacro Império Romano.
64804fff-a5
UECE 2011 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Os árabes tentaram várias vezes conquistar o império bizantino que resistiu, graças ao seu sistema defensivo bastante eficiente. Incursões à cidade de Constantinopla, capital imperial, não tiveram êxito, fato importante, porque, caso a conquistassem, eles

A
teriam acesso à Europa em sua totalidade.
B
legitimariam o ensino do cristianismo.
C
adotariam a política expansionista bizantina.
D
fragmentariam o mundo islâmico.
e70362bb-6f
UEG 2010 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Sobrevivendo à queda do Império Romano do Ocidente, o Império Bizantino durou até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos. O principal elemento da identidade bizantina era a sua religião oficial, expressa pelo

A
catolicismo romano, sob a liderança do papa.
B
islamismo, sob a liderança do califa de Bagdá.
C
catolicismo ortodoxo, sob a liderança do patriarca.
D
anglicanismo, sob a liderança do arcebispo de Canterbury.
46bf04cc-4e
UFRN 2006 - História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente, História Geral

Desde a época dos apóstolos, a Igreja cristã afirmava-se una, mas isso não a impedia de assumir características peculiares em diversos territórios. Em 1054, tais diferenças no seio da Cristandade provocaram o Cisma do Oriente, que culminou com

A
o fracionamento do Império Bizantino em Império Romano do Ocidente, dominado pelo Papa, e Império Romano do Oriente, controlado pelo Patriarcado de Constantinopla.
B
o desmembramento do Tribunal da Inquisição, com uma seção liderada pelo Papa na Igreja Católica Romana, e outra chefiada pelo Patriarcado de Constantinopla na Igreja Ortodoxa.
C
a separação entre o poder espiritual, comandado pelo Papa no Ocidente, e o poder temporal, exercido pelo Imperador bizantino no Oriente.
D
a divisão entre a Igreja Católica Romana, dirigida pelo Papa, e a Igreja Ortodoxa, subordinada ao Patriarcado de Constantinopla.