Questõessobre História e Geografia do Estado do Paraná

1
1
Foram encontradas 109 questões
04dadceb-07
UNICENTRO 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Com relação aos movimentos sociais no Paraná, assinale a alternativa correta.

A
O movimento dos pequenos proprietários rurais, unidos em torno da reforma agrária, culminou com a criação da UDR (União Democrática Ruralista).
B
O movimento dos trabalhadores sem terra teve pouca repercussão no Paraná graças ao modelo bem-sucedido de pequenas propriedades rurais.
C
O sindicalismo urbano, surgido em torno da indústria automotiva, consolidou-se como o mais ativo movimento social do Paraná.
D
Os conflitos em torno da posse da terra constituíram a base dos principais movimentos rurais do Paraná.
E
As ligas camponesas no Paraná tiveram um papel preponderante na luta pela redemocratização do Brasil após o Golpe Militar de 1964.
1a557809-06
UNICENTRO 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

O geógrafo Aziz Ab’Sáber criou um modelo de classificação da paisagem natural do Brasil baseado em domínios morfoclimáticos. Esses domínios são classificados de acordo com semelhanças de relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia de uma determinada região.

Segundo esse modelo de classificação, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a paisagem natural onde se encontra a maior parte do estado do Paraná.

A
Domínio da Caatinga, clima semiárido.
B
Domínio das Araucárias, clima subtropical.
C
Domínio das Pradarias, clima subtropical.
D
Domínio dos Cerrados, clima tropical.
E
Domínio dos Mares de Morros, clima úmido.
c97a409d-32
UEL 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Da segunda metade do século XIX até a década de 1930, o café foi o principal produto econômico brasileiro sendo sua produção voltada, principalmente, à exportação. No Norte do Paraná, a cafeicultura permaneceu vigorosa até meados dos anos 1970. Em relação à expansão cafeeira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A ocupação do norte do estado do Paraná, considerando o vazio demográfico de populações nativas na região, ocorreu de forma pacífica e esteve associada à expansão econômica dos Campos Gerais.
( ) A Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, nos anos 1930, permitiu o escoamento da produção econômica regional para o Porto de Santos, proveniente do trabalho agrícola realizado por mão de obra migrante.
( ) A Companhia de Terras Norte do Paraná enfrentou dificuldades para a aquisição das terras no processo de expansão da cafeicultura no norte paranaense, em função do seu alto custo.
( ) A região cafeeira norte-paranaense apresenta solos férteis, do tipo latossolos, e estações climáticas bem definidas, com verões quentes e invernos frios, com risco de geadas severas.
( ) A implantação da cultura cafeeira no norte paranaense gerou problemas ambientais, como o desflorestamento da vegetação nativa, o assoreamento dos cursos d’água e a contaminação do solo por agrotóxicos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A
V, V, V, F, F.
B
V, F, F, V, F.
C
V, F, F, F, V.
D
F, V, V, F, V.
E
F, V, F, V, V.
d7c80ec3-ff
UNICENTRO 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Sobre o Estado do Paraná, é correto afirmar:

A
O Estado apresenta o maior IDH do país e continua avançando, sobretudo, nos quesitos renda e educação.
B
O fenômeno da friagem, que ocorre durante o inverno, é provocado pela elevada altitude do relevo, aliada à penetração da mPa (massa Polar atlântica).
C
A vegetação predominante é a Mata de Araucária que, embora bastante devastada, ocupa as terras baixas da depressão periférica e se caracteriza por seu caráter heteróclito, latifoliado e semidecíduo.
D
A capital do Estado, apesar de não ter sido planejada antes de sua construção, passou por um processo de reestruturação urbana, que a tornou referência de desenvolvimento no Brasil e no mundo.
70c7cf98-ff
UNICENTRO 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Na História do Brasil, o Paraná foi palco de algumas revoltas e levantes. Em 1912, teve inicio um conflito na região com contexto de um duelo entre habitantes empobrecidos que se situavam às proximidades dos rios Uruguai, Pelotas, Iguaçu e Negro, contra as forças oficiais. Esse conflito só acabou em 1916 e a disputa estava entre o Paraná e Santa Catarina.


O nome dado a esse conflito foi

A
Guerra do Iguaçu.
B
Guerra do Uruguai.
C
Guerra de Pelotas.
D
Guerra do Contestado.
bddab959-ff
UNICENTRO 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Com base na vegetação original, as matas paranaenses podem ser agrupadas em: Mata de Araucária, Mata Atlântica Tropical e a Mata Pluvial Subtropical. O domínio geográfico da Mata da Araucária coincide com as regiões de altitude superiores a 500 metros e de temperaturas médias anuais abaixo de 20ºC. Segundo o geógrafo Orlando Valverde, distinguem-se dois tipos de Mata de Araucária. A primeira predomina nitidamente o pinheiro, formado por um andar de 25 a 30 metros de altura e um andar inferior de 12 e 15 metros de altura. No segundo, forma-se uma floresta mista de pinheiros latifoliada, num nível só de 25 a 30 metros de altura. Assinale a alternativa correta que se refere à região onde são encontrados os últimos vestígios da mata de Araucária.

A
Sudoeste paranaense.
B
Sul do Paraná.
C
Sudeste paranaense.
D
Nordeste Paranaense.
1be7c0e0-fd
UNICENTRO 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

O Estado do Paraná, assim como os demais estados brasileiros, abriga reservas especialmente delimitadas (algumas não demarcadas) de vários grupos indígenas. Porém, um desses grupos foi identificado tardiamente, por volta da década de 1950. Há poucos representantes desta etnia, que foi praticamente dizimada em função do contato com o homem não indígena. Conforme notícias veiculadas recentemente, o último membro legitimo deste povo já morreu. Assinale a alternativa que indica esta etnia.

A
Caingangue.
B
Guarani.
C
Terena.
D
Coivá.
E
Xetá.
1af5dc0f-fd
UNICENTRO 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

O Paraná é um Estado brasileiro que se caracteriza por

A
ser cortado pelo Trópico do Capricórnio e registrar as mais baixas amplitudes térmicas do país, sendo, também, em extensão, o menor Estado.
B
possuir um clima influenciado por massas de ar úmidas – tropical atlântica e polar atlântica – tanto no inverno quanto no verão.
C
apresentar um crescimento demográfico superior a 2,5%.
D
ter uma população predominantemente rural, com uma economia baseada nas atividades primárias.
E
registrar a maior expectativa de vida do país e não possuir dívida externa.
451031d2-fc
IF-PR 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) surgiu em 1984, quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da forte tensão social no campo. O MST, desde então tem promovido a ocupação de terras devolutas (áreas públicas, sem propriedade registrada) ou latifúndios improdutivos. Seu maior objetivo é:

A
agilizar o Programa Bolsa Família.
B
promover o crescimento sustentável.
C
expandir o Programa Fome Zero.
D
efetivar a Reforma Agrária.
92b8278b-fd
UNICENTRO 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

A partir da emancipação política do Paraná, em 1853, vários governantes adotaram políticas que visaram atrair imigrantes europeus para o seu território. Sobre esse processo de colonização, é correto afirmar

A
No Paraná não houve escravidão, pois, desde a sua emancipação, a agricultura foi praticada apenas por imigrantes europeus.
B
Toda a população indígena do Paraná foi deslocada para o Mato Grosso do Sul, por isso, na época da chegada dos imigrantes europeus, havia um vazio demográfico.
C
O presidente da província do Paraná entre 1875 e 1877, Adolfo Lamenha Lins, criou colônias de imigrantes europeus na região de Curitiba e estabeleceu as diretrizes para a colonização.
D
No Paraná, nunca houve conflitos envolvendo a posse e a propriedade da terra.
E
A fixação de europeus no território paranaense só foi possível graças à inexistência de grandes latifúndios advindos de antigas concessões de sesmarias.
4ef0f482-fd
UNICENTRO 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Segundo Reinhard Maack, a modelagem da superfície do estado do Paraná vem sendo feita pelos sistemas hidrográficos, pelos movimentos epirogênicos e pela alteração climática. O Paraná apresenta uma paisagem de degraus estruturais ou escarpas de estratos, proporcionando uma divisão da maior parte do terreno em três unidades planálticas que se inclinam suavemente para oeste, noroeste e sudoeste.


Sobre o relevo do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.

I. Curitiba localiza-se no Terceiro Planalto, Ponta Grossa localiza-se no Segundo Planalto e Guarapuava localiza-se no Primeiro Planalto.
II. No Segundo Planalto, a formação geológica é de rochas sedimentares datadas da Era Paleozóica.
III. O relevo paranaense pode ser dividido em cinco unidades: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou de Curitiba, o Segundo Planalto ou de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou de Guarapuava.
IV. Situa-se no Terceiro Planalto o Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta rochas esculpidas pela ação erosiva da água, e onde se localiza a depressão da Lagoa Dourada.
V. No Terceiro Planalto, situam-se as Cataratas do rio Iguaçu que, por sua vez, estão sobre rochas ígneas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas basálticas ocorrido na Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

A
I, II e III.
B
I, III e IV.
C
II, III e V.
D
I, II e IV.
E
I, II e V.
2461093e-e7
FAG 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Analise o mapa abaixo e assinale a alternativa correta.



http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandoramme/mapas/prme

A
As áreas marcadas no mapa representam as 10 mesorregiões geográficas do Paraná.
B
As cidades de Cascavel e Toledo estão localizadas geograficamente dentro da delimitação “4106” do mapa e são as duas maiores áreas dessa região, sendo Cascavel a maior e Toledo a segunda maior em espaço territorial.
C
As áreas marcadas representam uma extensão territorial com características próprias, que podem ser, humanas, econômico-sociais, físicas, etc., ou seja, as macrorregiões do Paraná.
D
A macrorregião “4106” é exatamente composta pelos municípios da região oeste do Paraná.
E
Nenhuma alternativa anterior está correta.
a73fb19b-e7
FAG 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Analise o mapa abaixo e assinale a alternativa correta.



http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandoramme/mapas/prme

A
As áreas marcadas no mapa representam as 10 mesorregiões geográficas do Paraná.
B
As cidades de Cascavel e Toledo estão localizadas geograficamente dentro da delimitação “4106” do mapa e são as duas maiores áreas dessa região, sendo Cascavel a maior e Toledo a segunda maior em espaço territorial.
C
As áreas marcadas representam uma extensão territorial com características próprias, que podem ser, humanas, econômico-sociais, físicas, etc., ou seja, as macrorregiões do Paraná.
D
A macrorregião “4106” é exatamente composta pelos municípios da região oeste do Paraná.
E
Nenhuma alternativa anterior está correta.
cb38454a-e6
FAG 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Leia as afirmativas abaixo a respeito da cidade de Cascavel no estado do Paraná.


I. A estimativa de população segundo o IBGE em 2018 é de mais de 380 mil habitantes
II. O atual prefeito de Cascavel é Leonaldo Paranhos da Silva
III. O Rio Iguaçu é uma das principais fontes de fornecimento de água do município.
IV. A cidade está situada no terceiro Planalto do estado, na região Oeste Paranaense, com uma altitude em torno de 781 metros.


Estão corretas apenas as afirmativas

A
I, II e IV
B
I e II
C
II e IV
D
I, II, III e IV
E
I e IV
190479d6-e6
FAG 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Entre as características do espaço paranaense estão os rios, que, além de gerar energia, proporcionam lazer e belos cenários. São rios paranaenses:

A
Rio Paraná, rio São Francisco, rio da Prata e rio Tibagi.
B
Rio Tibagi, rio Amazonas, rio Piquiri e rio Paranapanema.
C
Rio Paraná, rio Guaíba, rio Paranapanema e rio Pelotas.
D
Rio Iapó, rio Tibagi, rio Itajaí e rio Atibaia.
E
Rio Paraná, rio Paranapanema, rio Iguaçu e rio Tibagi.
190eb6b4-e6
FAG 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Leia as afirmativas abaixo a respeito da cidade de Cascavel no estado do Paraná.


I. A estimativa de população segundo o IBGE em 2018 é de mais de 380 mil habitantes
II. O atual prefeito de Cascavel é Leonaldo Paranhos da Silva
III. O Rio Iguaçu é uma das principais fontes de fornecimento de água do município.
IV. A cidade está situada no terceiro Planalto do estado, na região Oeste Paranaense, com uma altitude em torno de 781 metros.


Estão corretas apenas as afirmativas

A
I, II e IV
B
I e II
C
II e IV
D
I, II, III e IV
E
I e IV
98f12fb7-e0
FAG 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

“A luta desses primeiros homens contra a mata virgem; o combate do machado contra o pinheiro secular; o sofrimento do homem isolado na mata, sob as picadas dos mosquitos, a ardência do carrapato a entranhar-se sob a pele; a falta de alimentação que vezes não chegava no devido tempo, por não o permitirem as condições de estradas ou as chuvas prolongadas. Isso tudo chamamos hoje de pioneirismo”. (Citado por SCHNEIDER, 2002, p. 63).


O texto acima refere-se à difícil vida dos colonos no início da colonização da região oeste do Paraná. Sobre o processo de colonização da região NÃO se pode afirmar que:

A
A falta de população brasileira no Oeste do Paraná ocasionou o predomínio completo de paraguaios e argentinos.
B
A justificativa oficial para a criação do Território Federal do Iguaçu foi a necessidade de nacionalizar a chamada fronteira guarani.
C
Capitalistas gaúchos, com o apoio do Governo Federal, desejavam essas terras para realizar vantajosos negócios imobiliários.
D
A região Oeste, de receptora de migrantes nas décadas de 1940 e 1950, passou a expulsá-los a partir de 1960.
E
Entre os colonos preferidos pelas colonizadoras para ocupar a região destacaram-se os italianos, alemães, caboclos e poloneses.
98ed94bd-e0
FAG 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Leia atentamente as afirmações sobre o Estado do Paraná e responda:


I. Dentre as primeiras descrições sobre o relevo, o clima, a vegetação, os rios e o modo de vida paranaense encontramos as realizadas por Raposo Tavares, feitas quando foram realizadas “Guerras Santas” para caçar índios.
II. A Marcha para o Oeste, segundo os intelectuais governistas da época, representava a recriação do bandeirantismo paulista.
III. Antes das estradas pavimentadas que cortam o Estado do Paraná, ligando o Oceano Atlântico e a Costa do Pacífico no Peru, as comunicações e o deslocamento da população eram feitos no meio das matas pelo “Caminho do Peabiru”.
IV. A área de terra localizada entre os Rios Iguaçu e Piquiri, objeto de disputas entre os governos do Paraná e de Santa Catarina, após a Proclamação da República ficou conhecida como “Contestado”.
V. Dentre as antigas pousadas — hoje grandes cidades do Paraná — fundadas pelos tropeiros estão Lapa, Castro, Ponta Grossa, Maringá e Londrina.
VI. A política de erradicação do café no Paraná acelerou o processo de transformações econômicas do setor agrícola e levou a uma maior mecanização da terra modificando o perfil da produção de alimentos e a distribuição da terra.

A
As afirmações I, II e VI estão corretas.
B
As afirmações II, III e VI estão corretas.
C
As afirmações I, III, V e VI estão corretas.
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Todas as informações são incorretas.
b3c1cacf-e0
FAG 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

“A luta desses primeiros homens contra a mata virgem; o combate do machado contra o pinheiro secular; o sofrimento do homem isolado na mata, sob as picadas dos mosquitos, a ardência do carrapato a entranhar-se sob a pele; a falta de alimentação que vezes não chegava no devido tempo, por não o permitirem as condições de estradas ou as chuvas prolongadas. Isso tudo chamamos hoje de pioneirismo”. (Citado por SCHNEIDER, 2002, p. 63).


O texto acima refere-se à difícil vida dos colonos no início da colonização da região oeste do Paraná. Sobre o processo de colonização da região NÃO se pode afirmar que:

A
A falta de população brasileira no Oeste do Paraná ocasionou o predomínio completo de paraguaios e argentinos.
B
A justificativa oficial para a criação do Território Federal do Iguaçu foi a necessidade de nacionalizar a chamada fronteira guarani.
C
Capitalistas gaúchos, com o apoio do Governo Federal, desejavam essas terras para realizar vantajosos negócios imobiliários.
D
A região Oeste, de receptora de migrantes nas décadas de 1940 e 1950, passou a expulsá-los a partir de 1960.
E
Entre os colonos preferidos pelas colonizadoras para ocupar a região destacaram-se os italianos, alemães, caboclos e poloneses.
b3be71da-e0
FAG 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Leia atentamente as afirmações sobre o Estado do Paraná e responda:


I. Dentre as primeiras descrições sobre o relevo, o clima, a vegetação, os rios e o modo de vida paranaense encontramos as realizadas por Raposo Tavares, feitas quando foram realizadas “Guerras Santas” para caçar índios.
II. A Marcha para o Oeste, segundo os intelectuais governistas da época, representava a recriação do bandeirantismo paulista.
III. Antes das estradas pavimentadas que cortam o Estado do Paraná, ligando o Oceano Atlântico e a Costa do Pacífico no Peru, as comunicações e o deslocamento da população eram feitos no meio das matas pelo “Caminho do Peabiru”.
IV. A área de terra localizada entre os Rios Iguaçu e Piquiri, objeto de disputas entre os governos do Paraná e de Santa Catarina, após a Proclamação da República ficou conhecida como “Contestado”.
V. Dentre as antigas pousadas — hoje grandes cidades do Paraná — fundadas pelos tropeiros estão Lapa, Castro, Ponta Grossa, Maringá e Londrina.
VI. A política de erradicação do café no Paraná acelerou o processo de transformações econômicas do setor agrícola e levou a uma maior mecanização da terra modificando o perfil da produção de alimentos e a distribuição da terra.

A
As afirmações I, II e VI estão corretas.
B
As afirmações II, III e VI estão corretas
C
As afirmações I, III, V e VI estão corretas.
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Todas as informações são incorretas.