Questõessobre História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul

1
1
Foram encontradas 4 questões
8d11ac9a-ef
CÁSPER LÍBERO 2015 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul

A questão indígena no Mato Grosso do Sul é antiga e é produto da falha do próprio Estado brasileiro. A celeuma teve início nos anos 1940, quando o governo federal começou a lotear e doar terras do estado para agricultores dispostos a desbravá-las e nelas produzir. Contudo, a divisão de terras não respeitava o direito dos povos indígenas, que só foi assegurado pela Constituição em 1988 e, posteriormente, reafirmado pelo Brasil na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Autóctones, em 2007. Dessa forma, a partir da promulgação da Constituição, teve início uma série de processos demarcatórios que previam um prazo máximo de 5 anos para sua conclusão. No entanto, até hoje, quase uma centena de áreas sul-mato-grossenses ainda não tiveram seus processos concluídos.
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/questao-indigena-um-barril-de-polvora-no-mato-grosso-do-sul-479.html Publicado em 09-09-2015. Acesso em 11-09-2015 Adaptado.


Acerca do tema abordado no texto, leia as afirmativas a seguir:


I - a tensão entre populações indígenas do Mato Grosso, o Estado e fazendeiros tem gerado conflitos armados na região, já que os indígenas são desrespeitados em seus direitos.
II - a questão fundiária no Brasil é antiga, já que a distribuição de terras depende de diferentes interesses econômicos e políticos, o que fragiliza as populações indígenas.
III - a Constituição de 1988 colocou fim nas polêmicas fundiárias brasileiras, já que deliberou a respeito dos direitos dos povos autóctones, encerrando conflitos sobre o tema.
IV - a ocupação do Estado do Mato Grosso do Sul, visando ao desenvolvimento da região, desconsiderou os direitos dos indígenas, quando o estado passou a doar terras àqueles que desejassem investir na região.
V - o Mato Grosso do Sul é o único estado brasileiro a enfrentar disputas territoriais entre indígenas e latifundiários, o que torna esse problema de fácil solução.


São consideradas corretas as afirmativas:

A
I, II e IV apenas.
B
I, II e III apenas.
C
II, III e V apenas.
D
I, II, III e V apenas.
E
I e II apenas.
c9e61d55-b1
UFGD 2011 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul

Observe o mapa para responder à questão.

MAPA – MATO GROSSO DO SUL: MICRORREGIÕES GEOGRÁFICAS


Fonte: adaptado de Guimarães, Turetta, Coutinho (2010).

As microrregiões geográficas de Dourados e do Baixo Pantanal são diversas do ponto de vista socioambiental e do ponto de vista econômico. Assinale a alternativa que corresponde às características econômicas predominantes nas duas microrregiões.

A
Na Microrregião de Dourados, predomina a agricultura de subsistência, baseada em técnicas rudimentares como a queimada. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a pecuária bovina, com o uso de avançada tecnologia, especialmente nos confinamentos para produção de leite.
B
Na Microrregião de Dourados, predomina a agricultura com uso de técnicas avançadas, especialmente na mecanização agrícola e na alta produtividade em culturas de soja e de milho. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a pecuária bovina extensiva, principalmente para cria e recria.
C
Na Microrregião de Dourados, predomina a criação de gado bovino de corte, especialmente voltada para a exportação. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a agricultura vinculada ao agronegócio, especialmente pela facilidade de mecanização agrícola por conta do relevo plano.
D
Na Microrregião de Dourados, predomina o extrativismo, justamente por ser região com predomínio de ocupação indígena. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina a exploração mineral, especialmente de ferro, bauxita e manganês.
E
Na Microrregião de Dourados, predomina a indústria de alta tecnologia, especialmente no setor de eletrônicos e de informática. Na Microrregião do Baixo Pantanal, predomina o setor turístico, especialmente o ecoturismo.
4247ffed-cc
UFMS 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul

Leia o texto a seguir.

"Quando os colonizadores europeus chegaram nesta região, nas primeiras décadas do século XVI, encontraram aqui um conjunto de sociedades indígenas, composto por etnias representantes de três dos quatros troncos linguísticos que forma o universo etno-linguístico brasileiro. Eram várias centenas de milhares de índios portadores de sistemas culturais ricamente diferenciados. Esses grupos, às vezes, possuíam divergências entre si mas respondiam bem, cada segmento ao seu modo, às equações colocadas pela paisagem que também era múltipla e variada. Em função disso, desde os primeiros momentos da colonização ibérica no continente, a área de Mato Grosso do Sul, apesar de sua distância dos centros econômicos mercantilistas na América do Sul, foi, de imediato, inserida na estratégia econômica do sistema colonial na condição de importante fonte fornecedora de uma mercadoria vital para o funcionamento desse modelo: a mão-de-obra compulsória.

Durante os cinco séculos da presença europeia em Mato Grosso do Sul, a resistência indígena à ocupação colonial de seu território foi a tônica das relações intercivilizatórias. O Pantanal sulmato-grossense foi o cenário da maior e mais obstinada oposição nativa à presença colonizadora ibérica na história do Brasil."

MARTINS, Gilson Rodolfo. Breve painel etno-histórico de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2002. p. 11-12. 

O texto acima nos apresenta um panorama da ocupação de Mato Grosso do Sul, muito comum em todo o Brasil colonial. Assinale a alternativa correta sobre a história dos povos indígenas e a relação estabelecida com os colonizadores portugueses que aqui chegaram:

A
os portugueses logo se associaram aos povos nativos que habitavam o território do atual Mato Grosso do Sul, estabelecendo relações de confiança e de lealdade com os milhares de indígenas que viviam nessa região.
B
o rico painel étnico presente em Mato Groso do Sul durante a chegada dos colonizadores ibéricos na região foi benéfico apenas para os brancos, que se estabeleceram na região e contaram com o apoio dos nativos, enquanto estes foram, aos poucos, sendo expulsos de seus territórios. 
C
a composição étnica de Mato Grosso do Sul, no momento da chegada dos portugueses à esta região, demonstra que os portugueses não encontraram resistências quando chegaram à região, visto que os conflitos entre os nativos ocupavam todas as suas atenções
D
inseridos no contexto colonial como mão-de-obra, chamados de negros da terra, a diversidade étnica nativa foi, ao mesmo tempo, um obstáculo aos portugueses (devido à resistência dos indígenas à escravização) como um estímulo (devido à proximidade e acesso com a região do atual estado de São Paulo). 
E
somente após vencer todos os obstáculos impostos pelos nativos, os portugueses se estabeleceram no atual estado de Mato Grosso do Sul, visto que, outrora espaço de grande diversidade étnica, atualmente o estado conta com uma das menores populações indígenas do país.
4537d4c2-dd
UFGD 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Mato Grosso do Sul

Obviamente, a antiga província de Mato Grosso abrangia uma área muito maior que as atuais fronteiras de Mato Grosso do Sul. No entanto, as fronteiras administrativas, nacionais ou interestaduais, não têm muito sentido quando se trata de povos indígenas. Elas não refletem limites culturais ou linguísticos, não correspondem a antigos territórios étnicos.

CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (Orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015, p. 20.


O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil. Nesse sentido, pode-se argumentar que

A
os povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul foram aculturados pelos não índios.
B
no atual estado de Mato Grosso do Sul vivem dezessete populações indígenas diferentes, sobretudo na fronteira com a Bolívia.
C

a população indígena no estado de Mato Grosso do Sul goza de uma condição favorável sem precedentes, por vezes, emperrando o desenvolvimento da sociedade.

D
no estado de Mato Grosso do Sul, conforme pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não existe mais terras disponíveis para assentar as famílias indígenas e as famílias que lutam por reforma agrária.
E
são onze povos indígenas atualmente assentados no estado de Mato Grosso do Sul.