Questõessobre História e Geografia do Estado do Amazonas

1
1
Foram encontradas 5 questões
cc55eabf-03
UEA 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amazonas

População de Manaus (em milhões de habitantes)



(www.clubemundo.com.br. Adaptado.)

Um dos fatores que explicam o crescimento da população de Manaus é

A
a instituição da Amazônia Legal.
B
a criação da Zona Franca de Manaus.
C
o desenvolvimento do ciclo da borracha.
D
o projeto nacional de reforma agrária.
E
a valorização da agricultura orgânica.
afea7536-ff
URCA 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amazonas

O Teatro Amazonas, em Manaus, é uma das construções que fizeram parte da reforma urbana da cidade. Sobre estas reformas, podemos corretamente afirmar:

A
Sua construção ocorreu ainda no século XVIII, por conta do início da colonização da Amazônia em busca da borracha.
B
A construção do Teatro tem íntima relação com a popularização da bicicleta e a produção de carros em série, o que demandou uma grande quantidade de pneus.
C
As telhas, grades de ferro, móveis, mármores e lustres do Teatro Amazonas foram todos fabricados na própria cidade de Manaus, gerando emprego e renda.
D
A reforma urbana do início do século XIX que deu origem ao Teatro Amazonas foi exclusiva da cidade de Manaus, tendo em vista que as demais grandes e médias cidades brasileiras só realizaram suas reformas no século XX.
E
O Teatro Amazona já não existe mais, uma vez que com a decadência do ciclo da borracha, a economia de Manaus entrou em decadência.
1f5c41d3-b0
UFAM 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amazonas

Na década de 1980, a Eletronorte construiu no rio Uatumã a Usina Hidrelétrica de Balbina (UHB). Esse empreendimento, que fazia parte da política dos “grandes projetos desenvolvimentistas” do Governo Federal, atingiu, com a construção da barragem para formar o lago, cerca de 30.000 ha de uma reserva indígena Waimiri-Atoari.

Sobre a Usina Hidrelétrica de Balbina, assinale a alternativa CORRETA:

A
Apesar do impacto ambiental, a construção da UHB promoveu a criação do Município de Presidente Figueiredo, assim como resolveu o problema de falta de energia elétrica em Manaus.
B
Além do impacto ambiental causado pela formação do lago, a construção da UHB provocou também um desvio da rodovia BR-174 para dentro da atual Terra Indígena Waimiri-Atroari.
C
Devido ao impacto causado pela construção da rodovia BR-174, a UHB paga anualmente royalties ao Programa Waimiri-Atroari (PWA).
D
O impacto causado pela construção da UHB ilustra a história da tragédia humana que os índios da Amazônia viveram nos últimos cincoenta anos do século XX.
E
Durante a construção da UHB, ocorreu o famoso massacre da Expedição do Padre Calleri, quando esta seguia para promover a pacificação dos índios Wai-Wai e Waimiri-Atroari, no rio Alalaú.
ffe2c166-b0
UEA 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amazonas

As migrações nordestinas para a região amazônica foram motivadas por fatores de expulsão de indivíduos de suas sociedades de origem e fatores de atração concernentes à Amazônia. A migração foi particularmente acentuada no final do século XIX e voltou a se intensificar durante a Segunda Guerra Mundial, como resultado

A
da diminuição das exportações brasileiras de carne e couro de ovinos e da consolidação da produção do cacau na Amazônia.
B
da urbanização das regiões do Nordeste e da procura de mão de obra especializada pela indústria têxtil na Amazônia.
C
das sucessivas guerras sertanejas, produzidas por razões religiosas, e dos desmatamentos na Amazônia.
D
do desenvolvimento do capitalismo no interior do Nordeste e da fragilidade da economia amazônica no cenário internacional.
E
da gravidade das secas no sertão nordestino e dos vínculos da economia extrativista com mercados internacionais.
15bfc7e5-b0
UFT 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amazonas

“Sem o gentio, portanto, não se dava um passo. Era ele que remava, caçava, pescava, fazia as farinhas, lavrava a terra, guiava as expedições, passava as cachoeiras, indicava os perigos e os meios de escapar a eles, apontava os tipos de flora e da fauna, construía os povoados, fazia mil artefatos de que havia necessidade para que se pudesse prosseguir na campanha de fundação do Império Ocidental no ambiente exótico e hostil: ele era nervo e vida” (REIS, A. C. F. O processo histórico da economia amazonense. RJ: Imprensa Nacional, 1944).

O processo histórico de ocupação e colonização dos rios do vale amazônico resulta de um disputado processo político e, sobretudo, econômico visto a sua exuberância e riqueza natural. O texto acima expõe o fato de que na área amazônica do Brasil Colonial registrou-se, em termos econômicos, a adoção de uma mão de obra caracterizada pela:

A
aplicação dos nativos na exploração de metais preciosos
B
exploração intensiva do escravo negro na produção de cana de açúcar
C
produção de borracha para atender ao crescente mercado europeu
D
utilização dos indígenas na economia coletora florestal das “drogas do sertão”
E
exploração do indígena na criação de gado, aproveitando a rica hidrografia da região