Questõesde UNICENTRO 2011 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 30 questões
b80a8471-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

A partir dos conhecimentos referentes à matriz energética paranaense, é correto afirmar:

A
O grande potencial eólico de Palmas decorre da sua localização próxima ao litoral e coloca o Paraná na liderança nacional desse tipo de energia.
B
O programa de bioenergia visa organizar um sistema sustentável de produção de oleaginosas, de modo a se obter uma maior eficiência econômica nas propriedades agrícolas familiares
C
A construção de usinas nucleares em larga escala faz parte de um programa para frear o uso de fontes poluidoras, a
exemplo do petróleo, diante da gravidade do aquecimento acelerado da atmosfera.
D
O carvão mineral do tipo hulha é uma fonte de energia muito expressiva no Estado, pois, devido ao seu alto poder calorífero,atende à crescente demanda das termelétricas ali instaladas.
E
Os recursos energéticos priorizados no Paraná e, portanto, mais utilizados são as fontes de energia sustentável, como a solar, com tecnologia fotovoltaica.
b80a37af-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

I. Estão presentes, em sua paisagem, as costas de rias, resultantes da penetração do mar, através de antigos vales fluviais.
II. Ocupa a porção ocidental do Estado do Paraná e é constituído por rochas ígneas, cuja alteração formou as férteis terras roxas.

Os conhecimentos sobre o relevo do Estado do Paraná permitem concluir que as afirmações I e II fazem referência, respectivamente,

A
à planície litorânea e ao planalto cristalino.
B
à depressão periférica e ao planalto paleozoico
C
às chapadas da bacia do Paraná e do planalto mesozoico
D
à baixada litorânea e ao planalto basáltico
E
à planície costeira e aos planaltos e serras do Atlântico sul.
b8093e63-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

Não é exagero afirmar que o espaço geográfico contemporâneo é resultado, em boa medida, das transformações promovidas pela Revolução  Industrial, em suas diferentes etapas. E o modo de vida atual é reflexo, direta ou indiretamente, das inovações da tecnologia industrial.
                                                                                               (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA. 2003, p. 79).

Em relação ao processo de industrialização mundial, identifique  as afirmativas verdadeiras.

I. As indústrias tradicionais se instalaram em áreas que ofereciam a melhor combinação possível de fatores necessários à produção.
II. A disponibilidade de mão de obra abundante e barata é fundamental em países de industrialização clássica, tendo em vista a grande competitividade entre as empresas.
III. O desenvolvimento da industrialização da região do Vale do Silício, um poderoso tecnopolo, foi impulsionado, principalmente durante a Guerra Fria, em função da corrida armamentista e aeroespacial.
IV. O setor industrial brasileiro tem sofrido forte queda de produção, decorrente do grande número de multinacionais no país e ausência da política de substituição de importações, o que tem resultado em um maior índice de desemprego, em todos os setores da economia.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.
b809dce2-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Política

Para a ONU, a cidade de Curitiba é um exemplo de bons resultados em políticas públicas voltadas para a redução do uso de automóveis.

Sobre essa questão, é correto afirmar que a prefeitura de Curitiba

A
desenvolveu um programa de estímulo à caminhada e aos trajetos por bicicleta, construindo 2,000 quilômetros de ciclovias e calçadões.
B
elevou o pagamento pelo licenciamento dos automóveis e o preço de multas, que aumentam, proporcionalmente, em relação ao ano de fabricação do veículo.
C
construiu um sistema de linhas-tronco, com estações de embarque e um metrô de superfície, com ônibus especialmente desenhados
D
teve êxito em reduzir o tráfego, com a cobrança de pedágio por via eletrônica, das 7 horas às 17 horas.
E
estimulou as pessoas a fazer seus trajetos urbanos utilizando o transporte motorizado solidário.
b8085865-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - População, Crescimento

      Há hoje menor proporção de crianças e maior proporção de idosos do que havia nas décadas anteriores; a estrutura etária, em rápida transformação, determina um novo perfil de demanda por políticas sociais. Essas características e tendências da dinâmica demográfica configuram novas questões populacionais e novo delineamento de prioridades. [...] O perfil demográfico emergente, nos países hoje em desenvolvimento, suscita uma nova configuração de questões sociais, e isso num contexto internacional de crise e transformação da estrutura produtiva e ocupacional.
                                                                                                              (PATARRA. In: ADAS, 1998, p. 488). 

Tendo por base o texto e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica mundial, é correto afirmar:

A
A mudança no perfil demográfico, expressa pelo envelhecimento da população, ocorre em grande parte dos países em desenvolvimento, inclusive no Brasil, o que aponta para a necessidade de reorientação da políticaeconômica, com a prioridade do aspecto social da questão
B
O ritmo do crescimento vegetativo da população mundial decresce, indicando uma tendência para o rejuvenescimento da população, embora a curto prazo.
C
A dinâmica populacional em curso torna a teoria malthusiana definitivamente ultrapassada e revela a eficácia dos programas de controle de natalidade e de desenvolvimento agrícola, realizados pelos países subdesenvolvidos.
D
A queda acentuada da taxa de mortalidade infantil, em razão da melhor distribuição de renda e do maior acesso da população a serviços de saúde e das questões relacionadas diretamente à melhoria das condições de vida, contribui para o fenômeno da longevidade.
E
O envelhecimento da população ocorre simultaneamente e com a mesma rapidez em todas as regiões mais pobres do globo, o que significa uma diminuição na faixa da população economicamente ativa e do desemprego
b808d45b-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

A agricultura é uma das atividades básicas da humanidade e provavelmente foi responsável pela primeira grande transformação no espaço geográfico.

Com relação às formas de organização do espaço da produção agrícola, pode-se afirmar:

A
A expansão da mecanização, na agricultura de jardinagem, resulta da introdução dos latifúndios na estrutura fundiária dos países do Sudeste Asiático.
B
O desenvolvimento do capitalismo, no espaço rural latino-americano, aumentou a produtividade agrícola e revigorou a concentração de terras.
C
A agricultura familiar estadunidense, estruturada com base na pequena propriedade, é impulsionada, unicamente,pela força do mercado interno.
D
A presença de complexos industriais no Brasil é restrita ao Centro-Sul, devido à expansão da lavoura da soja, estimulada pelo desenvolvimento do cooperativismo, de financiamentos e da difusão de técnicas.
E
O sistema de plantation, praticado nas áreas tropicais do globo e voltado para exportação, caracteriza-se pelo predomínio excessivo de técnicas de adubação, irrigação e terraceamento.
b80765d0-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira, Indústria mundial contemporânea



Tendo por base os conhecimentos sobre a origem e a evolução da DIT, pode-se afirmar que o esquema ilustra a

A
primeira DIT entre os países industriais que produziam e exportavam manufaturas e as regiões fornecedoras de matérias-primas.
B
divisão clássica, formada por dois conjuntos de países os industrializados ou centrais e os industrializados semiperiféricos.
C
nova DIT, que começou a se consolidar a partir da década de 70 do século passado, com o processo de globalização em alguns países subdesenvolvidos.
D
DIT criada na fase do capitalismo industrial, quando os próprios colonos europeus estabeleciam as atividades produtivas na região de influência.
E
mais nova DIT, da atual fase do capitalismo concorrencial e liberal, em que se verifica uma relação de exploração e dependência entre países
b807bd99-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Em relação às redes urbanas e à organização interna das cidades, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F,as falsas.

( ) A tendência de desconcentração populacional e da formação de novas territorialidades urbanas não metropolitanas, no interior do Brasil, tem produzido redes urbanas menos densas e articuladas e pouco complexas.
( ) As médias cidades podem exercer papel ativo frente ao processo de concentração urbana, equilibrando os processos de polarização e freando o excessivo crescimento das aglomerações urbanas.
( ) As megacidades dos países subdesenvolvidos, por concentrarem elevada população residente, possuem maior vulnerabilidade socioambiental, indicando a necessidade de políticas públicas integradoras e complementares no aporte de recursos.
( ) A insegurança e o medo da violência urbana criam novos códigos arquitetônicos de segregação espacial a cargo do mercado imobiliário, como é o caso dos condomínios fechados e dos sshoppings center.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V F F
B
F F V F
C
F F V V
D
V F F V
E
F V V V
b8066933-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Política

Com base nos conhecimentos sobre os conflitos na África. Subsaariana, é correto afirmar que a associação adequada entre o país e a causa direta do conflito em curso,respectivamente, está expressa na alternativa

A
Marrocos / luta pela autonomia política.
B
Egito / disputa pelo poder político.
C
Tunísia / posse de território.
D
Líbia / intervenção estrangeira em problemas internos.
E
República Democrática do Congo / disputa pelas reservas minerais.
b8070be4-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Econômica

A justificativa para a sigla BRIC, segundo seu propositor original, é a dimensão do impacto da economia dos países que participam desse grupo na economia mundial e sua capacidade de moldar o futuro de outros países em desenvolvimento.

Sobre os países que compõem o BRIC, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O Brasil é o que possui estruturas capitalistas mais avançadas e a sociedade mais integrada, nos planos linguístico, cultural, étnico e religioso.
( ) Os países ex-socialistas apresentam características autoritárias, consolidando o legado de séculos como Estados totalitários.
( ) No plano demográfico, fazem parte do BRIC os países mais populosos e povoados do planeta.
( ) A Índia e o Brasil apresentam trajetórias democráticas, ainda que com diferenças de funcionamento e de justiça
social.
( ) A Rússia é a economia de mercado que mais se aproxima do padrão capitalista de organização.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F F F V
B
V V F F F
C
F V F V V
D
V V F V F
E
F F V V F
b806ae00-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Econômica




A alternativa que melhor expressa o sentido da charge, no momento atual, é a

A
O FMI deixou de financiar o desenvolvimento da agricultura nos países periféricos, aumentando, assim, a fome e a miséria no mundo subdesenvolvido
B
O FMI, através de seus projetos, tem priorizado a redução do papel do Estado e a abertura econômica, deixando em segundo plano as ações que contribuem para eliminar as desigualdades sociais
C
O Fundo se desvinculou de seu objetivo inicial, que era socorrer, por meio de empréstimos a longo prazo, as sociedades cujo poder de compra fosse limitado para a satisfação de suas necessidades básicas.
D
A dominação do FMI pelos Estados Unidos provocou o aumento das barreiras protecionistas, através da elevação de impostos, penalizando, sobretudo, os países pobres, ao dificultar suas exportações
E
O Fundo Monetário Internacional, por meio de novas diretrizes para o crescimento da economia mundial, pretende equacionar os problemas sociais a partir do combate à fome, à miséria e às altas cargas tributárias.
b804b47c-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Ocupam cerca de 75% da superfície das terras emersas e se caracterizam pelo fato de serem áreas de crátons, com tendência à concavidade.

A estrutura geológica descrita corresponde

A
às bacias sedimentares, em geral associadas à ocorrência de minerais metálicos, como o ferro, o alumínio e o manganês.
B
aos dobramentos modernos, cuja formação está estritamente relacionada à tectônica de placas.
C
às plataformas cobertas, que, no decorrer do tempo geológico, sofreram intenso processo erosivo.
D
aos escudos cristalinos, amplamente formados por rochas pré-cambrianas, que se configuram como baixos planaltos.
E
às bacias fanerozoicas, formadas durante as eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, onde podem ser encontrados os combustíveis fósseis.
b805eeea-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. [...] Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. [...] O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social.
(CARTA..., 2010)

Considerando o texto e os conhecimentos sobre a questão ambiental, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A modernização sem sustentabilidade implica a exploração de recursos naturais até seu esgotamento, o que pode acarretar o agravamento das diferenças sociais.

II. As questões ambientais têm sido negligenciadas por vários países em desenvolvimento, inclusive pelo Brasil,
devido à preferência política desses países, voltada para a possibilidade de crescimento econômico oferecida por indústrias transnacionais.

III. O tamanho e o crescimento da população, na visão neomalthusiana, são fatores determinantes para o equilíbrio ambiental, o que aponta para urgência de um controle populacional nos países pobres em recursos naturais.

IV. O congelamento do crescimento econômico e, consequentemente, das desigualdades sociais vigentes nos países não industrializados, é a única solução para frear o aumento dos impactos ambientais.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

A
I e II.
B
I e III
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.
b8058008-13
UNICENTRO 2011 - Geografia

Os conhecimentos sobre a regionalização do espaço brasileiro permitem afirmar:

A
A paisagem da Região Norte é dominada pela Floresta Amazônica, cuja biodiversidade está representada pelo endemismo de todas as suas espécies vegetais ombrófilas e decíduas
B
A macrorregião que apresenta as mais altas densidades demográficas na zona costeira é a Nordeste, reforçando e reafirmando o caráter concentrador da urbanização devido a condicionantes históricos, políticos e econômicos
C
Os movimentos migratórios têm relação com a dinâmica econômica das regiões, razão pela qual a Região Centro-Oeste tem registrado o maior percentual de imigrantes em sua população devido, dentre outros fatores, ao crescimento do agronegócio
D
A Região Sul apresenta as melhores condições do país para instalação de hidrelétricas, em decorrência, principalmente, da permeabilidade dos solos de terra roxa e da temporalidade do regime fluvial, com duas estações de altas águas.
E
A queda do movimento interno migratório em direção à Região Sudeste, nos dias atuais, relaciona-se, sobretudo, aos ecos da “década perdida”, cujas dificuldades produzidas pela crise econômica na região também resultam nas migrações de retorno.
b8051a9d-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima



Os conhecimentos sobre as transformações das paisagens climatobotânicas das áreas destacadas no mapa e sobre as relações sociedade x natureza permitem afirmar:


A
A escassa ou inexistente rede fluvial dos desertos dessas latitudes está relacionada à maior necessidade de irrigação, o que altera o equilíbrio hídrico, sobretudo nos desertos frios
B
A presença humana, nas formações de tundra dessas áreas, está relacionada à extração mineral, o que vem deteriorando o ecossistema, formado por pequenos arbustos, musgos e líquens.
C
A antiguidade e a intensidade da ocupação nas áreas de florestas caducifólias e de coníferas não alteraram a paisagem natural, por serem estas formações redominantemente constituídas de uma única espécie arbórea.
D
Os solos dessas regiões climáticas apresentam grande fertilidade, a exemplo dos tchernozions, e constituem uma excelente pastagem natural, sendo muito utilizados na criação de gado.
E
O clima mediterrâneo é seco e pontual e ocorre apenas em determinadas localidades, devido à expansão das massas de ar secas provenientes de áreas vizinhas, que sofreram desertificação associada a práticas antrópicas inadequadas.
15d67494-12
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Econômica

Os recursos naturais do Brasil são bastante diversificados. Atualmente, um dos que mais se destaca é o petróleo existente na camada pré-sal.

Sobre essa riqueza natural, pode-se afirmar que a

A
exploração desse petróleo irá tornar o país a primeira potência energética do planeta.
B
reserva do pré-sal está localizada a dois mil metros de profundidade, no oceano, seu potencial é gigantesco e os custos de exploração plenamente compensáveis.
C
experiência da estatal Petrobras na exploração de petróleo em águas profundas garante ao país um grande desenvolvimento econômico sustentável.
D
distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal não garante a eliminação da pobreza no país.
E
Petrobras, por ser uma empresa exclusivamente de capital estatal, obriga o Governo Federal a beneficiar igualmente todos os estados brasileiros com os lucros da exploração do petróleo da camada pré-sal.
17259a03-12
UNICENTRO 2011 - Geografia - Amazônia

A Floresta Amazônica se caracteriza por ser uma estrutura complexa, formada de elementos interdependentes. Possui um equilíbrio frágil e, quando acontece a ação antrópica, ocorrem alterações de consequências imprevisíveis.

Entre elas, pode-se destacar

A
compactação e erosão laminar dos solos.
B
aumento expressivo da superficialidade do lençol freático.
C
mudança no regime hídrico e aumento da ocorrência de chuvas.
D
maior ocorrência de inundações, inviabilizando a atividade agrícola.
E
desaparecimento da vegetação rasteira, abundante no interior da espessa floresta.
187434a1-12
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Econômica, Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Os dados são do World Watch Institute: a humanidade vive hoje com padrões de consumo muito acima do que a capacidade do planeta permite. Os 6,7 bilhões de habitantes, para se manter a longo prazo, estão consumindo os recursos da Terra inteira e mais um terço dela.Traduzindo: estamos explorando solos, mares e rios num ritmo tão acelerado, que a natureza não tem tempo de se recompor. (O VALOR..., 2011, p. 108).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre economia, sustentabilidade e impactos ambientais, é correto afirmar:

A
O consumo predatório dos recursos naturais efetivou-se após a Terceira Revolução Industrial.
B
Os avanços tecnológicos e o progresso deles decorrente justificam e legitimam o consumismo.
C
A viabilidade do desenvolvimento sustentável de um país está relacionada à preservação do ecossistema pelo homem.
D
Os países que mais agridem o espaço natural são os periféricos, em função do uso da energia primária.
E
A atividade de extração dos recursos minerais é a maior responsável pela extinção das espécies e pelo dano irreversível do solo útil.
19c25781-12
UNICENTRO 2011 - Geografia - População, Crescimento

O Brasil, com dimensões continentais e uma distribuição populacional irregular, apresenta características singulares.

Sobre essas características, pode-se afirmar:

A
A única região do país que apresenta vazios demográficos é a Nordeste, em função das secas prolongadas.
B
A região mais populosa e povoada do país é a oriental, situação que tem origem em fatores históricos e econômicos.
C
O relevo pouco acidentado, o clima subtropical e a fertilidade do solo explicam o fato de a Campanha Gaúcha ser a área mais povoada do Rio Grande do Sul.
D
A Região Sudeste recebeu o maior número de imigrantes europeus, em relação às outras regiões do país, em razão de o seu clima e de sua topografia serem semelhantes aos do continente europeu.
E
A expansão do agronegócio, a concentração fundiária e a grande oferta de empregos no setor terciário, na Região Centro-Oeste, constituem os principais fatores responsáveis pelo declínio do êxodo rural nessa região.
1b112f68-12
UNICENTRO 2011 - Geografia - Geografia Econômica, Urbanização, Urbanização brasileira

Sobre a organização do espaço geográfico paranaense e sua economia, é correto afirmar:

A
O setor que mais absorve a PEA é o secundário, em razão de sua hipertrofia.
B
A expansão agrícola verificada na última década está relacionada à produção e à venda de sementes transgênicas.
C
A agroindústria e as indústrias automobilística e química se destacam na economia paranaense.
D
O declínio do êxodo rural registrado no final do século passado decorreu da expansão do agronegócio e da oferta de empregos no campo.
E
A estrutura fundiária é a mais democrática do país, pois inexistem minifundios e latifúndios por dimensão, encontrando-se, apenas, os latifúndios por exploração.