Questõesde UNESP 2012 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 32 questões
f056ba62-36
UNESP 2012 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Analise a charge.

Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que

A
ao longo de nossa história não houve necessidade de políticas específicas para a habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia para todos.
B
as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda.
C
a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelas de baixa renda.
D
o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre
E
os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.
f05f5731-36
UNESP 2012 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Recentemente, os debates sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro ganharam destaque junto aos meios de comunicação, ao explicitarem importantes divergências políticas entre organizações e grupos sociais do país. Em síntese, o Código Florestal corresponde ao conjunto de regras que determinam

A
a extensão máxima das Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas que devem ser mantidas em cada região brasileira.
B
as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.
C
o volume de matéria-prima, madeira, minérios, água, que cada ramo da indústria brasileira pode utilizar para a produção de bens manufaturados.
D
a área mínima de cobertura vegetal, incluindo-se praças pú- blicas e fragmentos de floresta urbana, que deve ser preservada nas áreas urbanas.
E
as medidas que devem ser adotadas em situações de desastres ambientais resultantes da perfuração de jazidas de petróleo em terra e no mar.
f0519275-36
UNESP 2012 - Geografia - Pirâmide etária, População

Analise a figura.

Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que

A
a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por servi- ços de saúde dirigidos à população idosa do país.
B
a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.
C
a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.
D
a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.
E
o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.
f042d6f5-36
UNESP 2012 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Leia o texto.

A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; [...] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração [...] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.

(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

O texto faz referência a

A
cidades globais.
B
metrópoles nacionais.
C
cidades do agronegócio.
D
cidades planejadas.
E
metrópoles conurbadas.
f0478b89-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

Analise a tabela.

A partir dos dados apresentados na tabela, conclui-se que, durante o período analisado,

A
a evolução percentual dos PIBs das regiões Sul e Sudeste foi superior à evolução dos PIBs das demais regiões brasileiras.
B
os PIBs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste superaram os PIBs das Regiões Sul e Sudeste em 2008.
C
a evolução percentual dos PIBs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foi inferior à evolução da média nacional.
D
a evolução percentual dos PIBs das regiões Sul e Sudeste foi superior à evolução da média nacional.
E
a evolução percentual dos PIBs das regiões Norte e Centro-Oeste foi superior à evolução da média nacional.
f04c2ddb-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

Leia o texto.

As bases materiais e políticas do mundo atual têm permitido uma revolução nas formas de circulação de dinheiro, criando assim novos modos de acumulação [...]. Novos instrumentos financeiros são incorporados ao território na forma de depósitos e de créditos ao consumo. A sociedade, assim, é chamada a consumir produtos financeiros, como poupanças de diversas espé- cies e mercadorias adquiridas com dinheiro antecipado. Com isso o sistema financeiro ganha duas vezes, pois dispõe de um dinheiro social nos bancos e lucra emprestando, como próprio, esse dinheiro social para o consumo.

(Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001.)

São exemplos do processo de expansão do sistema financeiro no território brasileiro:

A
a troca pessoal de produtos usados, a oferta de crédito consignado e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
B
a oferta de crédito consignado, a venda por cartão de crédito e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
C
a troca pessoal de produtos usados, a realização de compra por moeda corrente e a venda por cartão de crédito.
D
o escambo, a realização de compra por moeda corrente e a restrição de crédito ao consumo pessoal.
E
o escambo, a doação de bens e dinheiro para programas sociais e a restrição no ato da compra ao uso de moeda corrente.
f02eec92-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

Ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, o Mercosul sofreu transformações institucionais e alterações no conjunto de países que compõem o bloco. Além dos países que fundaram o bloco em 1991 (países signatários do Tratado de Assunção), foram posteriormente incorporados ao bloco outros países, qualificados como associados. Podem ser mencionados como exemplos de país fundador e de país associado, respectivamente,

A
Argentina e Paraguai
B
Bolívia e Brasil.
C
Paraguai e Chile.
D
Venezuela e Uruguai.
E
Chile e Bolívia
f029bcf0-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Considerando que a distribuição dos domínios vegetais varia conforme as condições ambientais do planeta (temperatura, disponibilidade de água em estado líquido etc.) em cada era geoló- gica, é possível afirmar que, no estado de São Paulo,

Analise o mapa, que representa a cobertura vegetal primitiva do estado de São Paulo.


A
a cobertura vegetal primitiva não foi diretamente influenciada pelas variações climáticas ocorridas no planeta.
B
a cobertura vegetal primitiva era caracterizada pela homogeneidade, visto que a vegetação de mata cobria toda área compreendida hoje pelo estado.
C
a presença de áreas onde predominavam o domínio vegetal dos cerrados sinaliza a existência de temperaturas mais baixas durante a era geológica anterior à atual.
D
condicionantes ambientais locais, como relevo, clima e disponibilidade hídrica, influenciaram na presença de domínios vegetais cuja principal área de incidência não se encontra no estado, como é o caso da vegetação de cerrado e de araucária.
E
a presença da vegetação de cerrados, de araucária e de palmeiras é prova de que a interferência humana sobre a distribuição da vegetação natural no estado vem das primeiras eras geológicas.
f036d145-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

Considerando a letra da música e o processo de formação econômica e social dos países subdesenvolvidos, é possível afirmar que

 Leia o trecho da música “Nóis é jeca mais é jóia” de Juraildes da Cruz e Xangai para responder às questões de números 47 e 48.

Se farinha fosse americana

mandioca importada

banquete de bacana

era farinhada

Andam falando que nóis é caipora

qui nóis tem qui aprender ingrês

qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra

deixe de bestáge

nóis nem sabe o portuguêis

nóis somo é caipira pop

nóis entra na chuva e nem móia

meu ailóviú

nóis é jéca mais é jóia

Tiro bicho de pé com canivete

mais já tô na internet

nóis é jéca mais é jóia

A
as formas culturais produzidas nos países subdesenvolvidos tornaram-se elementos valorizados no cotidiano das elites dos países desenvolvidos ao longo de seu processo de formação.
B
a internalização, especialmente pela elite dos países subdesenvolvidos, de hábitos de consumo e formas culturais produzidos no exterior é uma característica marcante ao longo do processo de formação desses países.
C
os hábitos de consumo e as formas culturais produzidas nos países desenvolvidos não tiveram impactos significativos no processo de formação social e cultural dos países subdesenvolvidos.
D
as formas culturais e os hábitos de consumo produzidos nos países subdesenvolvidos foram responsáveis por moldar o comportamento cultural das elites dos próprios países subdesenvolvidos.
E
a intensificação dos intercâmbios comerciais entre os países permitiu que produtos alimentares, como é o caso da mandioca, se caracterizassem como a base da alimentação de sociedades localizadas em todo o mundo.
f03c1e37-36
UNESP 2012 - Geografia - Globalização

Leia as afirmações.

I. Embora a difusão das redes de telecomunicação tenha viabilizado a propagação de uma cultura de massa, esse processo não significa o aniquilamento das culturas locais.

II. Os hábitos e os costumes locais foram substituídos por uma mesma forma cultural, produzida pela grande indústria e disseminada pelos meios de comunicação globalizados.

III. Os costumes locais e a produção da chamada cultura de massa evoluem paralelamente, sem que haja transformações nos hábitos e costumes locais.

Considerando a letra da música e o atual processo de globaliza- ção, é correto o que se afirma apenas em

 Leia o trecho da música “Nóis é jeca mais é jóia” de Juraildes da Cruz e Xangai para responder às questões de números 47 e 48.

Se farinha fosse americana

mandioca importada

banquete de bacana

era farinhada

Andam falando que nóis é caipora

qui nóis tem qui aprender ingrês

qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra

deixe de bestáge

nóis nem sabe o portuguêis

nóis somo é caipira pop

nóis entra na chuva e nem móia

meu ailóviú

nóis é jéca mais é jóia

Tiro bicho de pé com canivete

mais já tô na internet

nóis é jéca mais é jóia

A
I.
B
II.
C
III.
D
I e II.
E
II e III.
f01a4ffb-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia os textos.

Em países como Bélgica, França e Portugal a temperatura chegou à casa dos 40 °C e a população precisou buscar maneiras de se refrescar. Parques, especialmente aqueles com fontes, têm sido o destino de muitos moradores. A idosos e crianças tem sido recomendado não sair às ruas nos horários de calor mais intenso para evitar problemas de saúde.

(www.terra.com.br, julho de 2010. Adaptado.)

A onda de frio na Europa já matou 28 pessoas. A nevasca que atinge do Reino Unido à Lituânia suspendeu milhares de voos e prejudicou as viagens de trens. Estradas estão bloqueadas. Na Polônia, os termômetros chegaram a registrar –33 °C.

(www.g1.com.br, dezembro de 2010.)

O tipo climático onde tradicionalmente se verifica essa grande variação de temperatura entre as estações do ano é o

A
Equatorial.
B
Tropical.
C
Semiárido.
D
Polar.
E
Temperado.
f02434bc-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Física, Relevo

É possível afirmar que as figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às margens continentais do tipo:

As margens continentais são uma das diversas macroformas do relevo submarino. Elas margeiam os continentes apresentando, conforme o continente, características físicas diferentes, como extensão e profundidade. Analise as figuras, que correspondem aos diferentes tipos de margem continental presentes no planeta.


A
Atlântico, pacífico cordilheriano e pacífico insular.
B
Atlântico, pacífico insular e pacífico cordilheriano.
C
Pacífico insular, atlântico e pacífico cordilheriano.
D
Pacífico insular, pacífico cordilheriano e atlântico.
E
Pacífico cordilheriano, atlântico e pacífico insular.
f014316b-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

Entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970, a economia brasileira obteve altos índices de crescimento. O fenômeno se tornou conhecido como milagre econômico e derivou da aplicação de uma política que provocou, entre outros efeitos,

A
êxodo rural e incremento no setor ferroviário.
B
crescimento imediato dos níveis salariais e das taxas de inflação.
C
aumento do endividamento externo e da concentração de renda.
D
estatização do aparato industrial e do setor energético.
E
crise energética e novos investimentos em pesquisas tecnológicas.
f00a406f-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

A história dos vinte anos após 1973 é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a crise. Só no início da década de 1990 encontramos o reconhecimento de que os problemas econômicos eram de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso era intrigante. Por que deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)

Os problemas econômicos da década de 1930, citados no texto, derivaram, entre outros fatores,

A
dos fortes movimentos sociais e mobilizações revolucioná- rias na América Latina, em especial no México, que impediram a exportação de produtos industrializados norte-americanos para a região.
B
do conjunto de reformas financeiras e sociais realizadas na União Soviética após a Revolução de 1917, que fechou os mercados do bloco socialista aos países capitalistas do Ocidente.
C
da ascensão do nazismo alemão e dos regimes fascistas na Itália, Espanha e Portugal, que provocaram a Segunda Guerra Mundial e paralisaram a produção industrial europeia.
D
de uma ampla crise do liberalismo, que ganhou contornos mais nítidos após a Primeira Guerra Mundial e desembocou na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.
E
do forte crescimento econômico da Alemanha na passagem do século XIX para o XX e da acirrada competição comercial e naval deste país com a Grã-Bretanha e a França.
f00f2d7c-36
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

A história dos vinte anos após 1973 é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a crise. Só no início da década de 1990 encontramos o reconhecimento de que os problemas econômicos eram de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso era intrigante. Por que deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)

A instabilidade econômica mundial nos anos 1970-1990, citada no texto, derivou, entre outros fatores,

A
da queda da produção industrial nos países capitalistas ricos do Ocidente, que determinou o fim da hegemonia financeira e do controle do mercado internacional pelos Estados Unidos e pela Alemanha.
B
do fim dos impérios coloniais britânico e francês, da intensificação da corrida armamentista e da expansão dos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio e no sul asiático.
C
da onda de protestos sociais e reivindicações trabalhistas do início da década de 1980 no Leste Europeu, da ação militar norte-americana no Vietnã e da ininterrupta ascensão da economia japonesa.
D
do crescimento econômico da China e dos chamados Tigres Asiáticos, que rompeu o equilíbrio econômico internacional e determinou o acelerado declínio da hegemonia norte-americana.
E
da crise do petróleo no princípio da década de 1970, do aumento da desigualdade social nos países capitalistas ricos e da gradativa desintegração da economia da União Soviética.
1392d912-78
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Econômica

                                                  Imagem 026.jpg

Um dos problemas relatados no texto está relacionado com

A
a supremacia de tendências estatais de controle sobre a economia liberal.
B
o aumento do nível de pobreza nos países subdesenvolvidos.
C
a hegemonia do planejamento familiar nos países do Terceiro Mundo.
D
o declínio dos valores morais e religiosos na era contemporânea.
E
o irracionalismo das relações de consumo no mundo atual.
14cd361a-78
UNESP 2012 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia

                                               Imagem 027.jpg

O pressuposto fundamental assumido pela pesquisa citada para explicar o comportamento humano pode ser identificado com

A
as diferenças sociais de gênero.
B
o determinismo biológico.
C
os fatores de natureza histórica.
D
os determinismos materiais da sociedade.
E
a autonomia ética do indivíduo.
1604cd79-78
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Cultural

                                                   Imagem 028.jpg

O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de

A
instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.
B
crítica religiosa à massificação de produtos de consumo.
C
recuperação das práticas religiosas tradicionais.
D
indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado.
E
rejeição de ferramentas administrativas no âmbito religioso.
010dd9c5-78
UNESP 2012 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia

                                             Imagem 013.jpg

A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram que

A
não existe legislação brasileira específica para a conservação das florestas nas propriedades privadas.
B
a economia verde impede a implantação de modelos econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável.
C
a implantação de áreas de reflorestamento sem fins econômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental.
D
a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade.
E
a destruição das florestas reflete a tendência antagônica entre o crescimento econômico e a conservação ambiental.
024ab04f-78
UNESP 2012 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia a descrição de quatro grandes tipos climáticos do Brasil e, em seguida, examine o mapa, que representa a divisão regional do país em grandes tipos climáticos.

1. Chuvas entre 2 000 e 3 000 mm e elevadas temperaturas durante todo o ano, com médias de 26 ºC.

2. Regular distribuição das chuvas durante o ano e temperaturas mais amenas, com médias inferiores a 18 ºC e esporádica queda de neve.

3. Chuvas escassas e irregulares, com precipitações médias de 500 a 700 mm, e temperaturas elevadas, com médias de 28 ºC.

4. Duas estações bem marcantes: uma chuvosa e quente, com 1 200 mm de precipitação e médias térmicas de 24 ºC, e outra seca e fria, com 200 mm de chuvas e 17 ºC de média térmica.


                                                      Imagem 014.jpg

Assinale a alternativa que contém a correta associação entre a descrição climática e sua área de ocorrência.

A
1D; 2B; 3A; 4C.
B
1C; 2A; 3B; 4D.
C
1B; 2D; 3C; 4A.
D
1A; 2C ; 3D; 4B.
E
1C; 2B; 3D; 4A.