Questõessobre Sistemas agrícolas

1
1
Foram encontradas 46 questões
6217b54d-7a
ENEM 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.


Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
A
espécies nativas ameaçadas.
B
cadeias econômicas autônomas.
C
estruturas fundiárias tradicionais.
D
elementos ambientais singulares.
E
mercados consumidores internos.
d8100fca-73
USP 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras. 

A

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte. 

B

I - Aumento progressivo da produtividade dos cultivos já existentes.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares. 

C

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Aumento da utilização dos aquíferos para abastecimento dos cultivos. 

D

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares. 

E

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte. 

a067fb84-67
UFPR 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:

1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.

Assinale a alternativa correta. 

A
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

cc5c11e1-03
UEA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

O Sudeste Asiático é uma região agrícola amplamente caracterizada pela

A
rizicultura, organizada em um modelo de agricultura intensiva familiar.
B
fruticultura, orientada para atender à demanda de subsistência.
C
mecanização, com áreas de cultivos modernos financiadas pelos governos.
D
transgenia, dedicada ao desenvolvimento de novas espécies de plantas.
E
triticultura, voltada à elevada demanda regional pelo produto.
b02efd4f-02
UEA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

No campo brasileiro, o processo de desenvolvimento capitalista está igualmente marcado pela industrialização da agricultura, ou seja, o desenvolvimento da agricultura tipicamente capitalista abriu aos proprietários de terras e aos capitalistas a possibilidade histórica da apropriação da renda capitalista da terra.

(Ariovaldo U. de Oliveira. “Agricultura brasileira”. In: Jurandyr L. S. Ross et al. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

Uma das principais consequências do processo descrito no excerto foi

A
o aumento da área ocupada por pequenas propriedades.
B
a diminuição dos subsídios nas áreas de fronteira agrícola.
C
a redução dos conflitos no campo pela posse de terra.
D
o predomínio do sistema de plantation para a produção interna.
E
o aprofundamento da concentração da estrutura fundiária.
822c2699-ff
FIMCA 2019 - Geografia - Sistemas agrícolas, Modernização Agrícola, Agropecuária

A agricultura representa o maior setor da economia mundial, e ela foi (e é) essencial para o desenvolvimento da sociedade. Há diversas modalidades na agricultura, mas a que mais se destaca é a familiar. Esse tipo de agricultura vem ganhando destaque pela maneira sustentável que relaciona o agronegócio ao meio ambiente.

(Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/agriculturafamiliar-a-chave-da-sustentabilidade.)

Sobre a agricultura familiar e suas relações como o agronegócio, especificamente no Brasil, é correto afirmar que:

A
Apesar da força que possui a agricultura familiar, as políticas públicas continuam voltadas apenas para os grandes proprietários de terra, protagonistas do agronegócio.
B
Para ser considerada agricultura familiar, o terreno utilizado para o plantio tem que ter entre cinco e cem hectares e pertencer oficialmente a uma mesma família.
C
Embora com grande representatividade nacional, setores como o pecuário (produção de suínos, aves, bovinos) não podem ser considerados como integrantes na agricultura familiar.
D
A agricultura é considerada caracteristicamente familiar quando a mão de obra da família é predominante e a maior parte da renda deste núcleo é obtida através da agropecuária.
E
A agricultura familiar no Brasil já foi, por muitas décadas, a verdadeira produtora de alimentos no país. No entanto, atualmente, cerca de 70% da produção na agropecuária provém do agronegócio estatal.
c99313c0-83
UFC 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Sobre a agricultura de plantation é CORRETO afirmar que:

A
ocorre em solos inundáveis no qual a fertilidade da terra renova-se anualmente. Utiliza-se de mão de obra qualificada e a produção ocorre no sul do Brasil e é voltada para a exportação.
B
é baseada na derrubada e queima da vegetação nativa, incorporando novos cultivos. Empobrece o solo o que leva ao abandono da terra logo após poucos cultivos, para tanto busca-se novas áreas onde o ciclo se repete. É uma prática comum na caatinga e na Amazônia brasileira.
C
é baseada na monocultura para a exportação de produtos tropicais. Utiliza-se de mão de obra barata em decorrência da formação de latifúndios nas regiões de solos férteis com relevo aplainado na América Latina, África e Ásia.
D
ocorre principalmente nas encostas férteis de morros e montanhas da América do Sul e Ásia. Utiliza-se de curvas de nível para reduzir erosão e favorecer maior absorção das águas da chuva pelo solo, mão de obra qualificada e maquinários modernos para a monocultura do mercado interno.
fb32e9ed-6b
ENEM 2020 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agricultura brasileira, Agropecuária

TEXTO I


De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


TEXTO II


As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.


IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.


De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)

A
mercado de exportação e na subsistência.
B
agricultura familiar e na agroecologia.
C
sistema de arrendamento e no agronegócio.
D
produção orgânica e na sustentabilidade.
E
abastecimento interno e na transumância.
6896e490-fd
UFT 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Sobre a agricultura de plantation é CORRETO afirmar que:

A
ocorre em solos inundáveis no qual a fertilidade da terra renova-se anualmente. Utiliza-se de mão de obra qualificada e a produção ocorre no sul do Brasil e é voltada para a exportação.
B
é baseada na derrubada e queima da vegetação nativa, incorporando novos cultivos. Empobrece o solo o que leva ao abandono da terra logo após poucos cultivos, para tanto busca-se novas áreas onde o ciclo se repete. É uma prática comum na caatinga e na Amazônia brasileira.
C
é baseada na monocultura para a exportação de produtos tropicais. Utiliza-se de mão de obra barata em decorrência da formação de latifúndios nas regiões de solos férteis com relevo aplainado na América Latina, África e Ásia.
D
Ocorre principalmente nas encostas férteis de morros e montanhas da América do Sul e Ásia. Utiliza-se de curvas de nível para reduzir erosão e favorecer maior absorção das águas da chuva pelo solo, mão de obra qualificada e maquinários modernos para a monocultura do mercado interno.
c0366b69-fd
ENCCEJA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

A relação entre produtividade e área agrícola apresentada explica-se pela

A
ampliação do uso de fertilizantes químicos.
B
expansão do sistema de agricultura extensiva.
C
contenção do emprego de maquinários modernos.
D
proibição do plantio de sementes geneticamente modificadas.
601f5758-fd
UFT 2019 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Analise as afirmativas sobre os sistemas de produção rural.

I. A agricultura de autoconsumo é praticada, atualmente, por famílias rurais brasileiras e se baseia na produção de alimentos para o mercado consumidor com subsídios governamentais e uso de avançadas tecnologias.
II. A agricultura de jardinagem desenvolve-se, sobretudo, em solos inundáveis e é muito comum nas margens de rios. Sendo a rizicultura o principal cultivo, no sudeste asiático, desse sistema de produção.
III. Praticada nas encostas férteis de morros e montanhas, a agricultura de terraceamento baseia-se no uso de terraços que reduzem a erosão e favorecem maior absorção da água pelo solo.
IV. A agricultura comercial moderna se diferencia das tradicionais plantations por empregar tecnologia avançada que gera maior produtividade e lucro. Esse sistema tem atraído grupos empresariais estrangeiros interessados não apenas na produção agrária, mas também em conquistar o mercado consumidor.

Assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
D
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
2dd54297-fd
ENCCEJA 2019 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

No período retratado na tabela, a produção de alimentos, como o feijão e a mandioca, alterou-se em razão da

A
inflação dos produtos agrícolas.
B
diminuição da demanda nacional.
C
limitação das técnicas tradicionais.
D
produção de gêneros para exportação.
3dd73bee-fa
PUC - RJ 2017 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária


Agricultura hoje. Disponível em: <http://agricultura-hoje.blogspot.com.br/2013/08/>. Acesso em: 29 jun. 2017.


A técnica agrícola, apresentada no esquema acima, é uma das mais adequadas para a preservação ambiental, pois contribui para o melhoramento das características físicas, químicas e biológicas do solo.

Tal técnica é chamada de

A
afolhamento
B
permacultura
C
plantio direto
D
rotação de culturas
E
terraceamento
53c508bc-fc
ENCCEJA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária


A técnica visível na imagem favorece a produção agrícola porque

A
ameniza a ação da erosão.
B
inibe a proliferação de pragas.
C
facilita o processo de mecanização.
D
diminui a necessidade de mão de obra.
340c2f26-f1
Univap 2016 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Ao mesmo tempo em que a engenharia genética enfrenta desafios e a biotecnologia avança a passos largos, a prática da agricultura orgânica ganha muitos adeptos não só nos países desenvolvidos, sobretudo europeus, mas também em vários países subdesenvolvidos, com a utilização de métodos naturais para a correção do solo e controle de pragas, entre outros.
LUCCI , Elian Alabi, BRANCO, Cláudio Mendonça e LAZARO, Anselmo. Território e Sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 424.


Sobre a agricultura orgânica, avalie as afirmações.

I. Apesar de eficiente esse modo de produção não assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.
II. Utiliza-se desmedidamente de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
III. A produção segue os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.


Está correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.
98bbf163-d5
CESMAC 2017 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas, relacionadas ao tipo de agricultura representada na figura abaixo.

A
É um tipo de agricultura vastamente empregada nos Estados Unidos, conhecida com belts.
B
É praticada na Ásia de Monções, nas regiões de planícies, com utilização de alta tecnologia.
C
É praticada no sudeste asiático, sendo a rizicultura o seu principal cultivo. Utiliza técnica de terraceamento.
D
É um tipo de agricultura autossuficiente, praticada na França, em pequenas propriedades com pouca utilização de tecnologia.
E
É uma monocultura, praticada até hoje em terras da África, América Latina e Ásia Menor.
de35d189-b8
UECE 2013 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

O Kibutz é um sistema agrícola coletivo criado em Israel. Sobre este sistema, analise as afirmações a seguir.

I. Nesse sistema, a comunidade toma decisões de forma coletiva.

II. As áreas de cultivo se localizam na região periférica das comunidades.

III. Cada kibutz oferece aos seus integrantes moradia, educação e alimentação.

Está correto o que se afirma em

A
I apenas.
B
II e III apenas.
C
I, II e III.
D
II apenas.
e574b2c6-e7
UEFS 2010 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

I. Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.


II. Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no sul, sudeste e leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare. (COELHO; TERRA, 2005, p. 358).


Os sistemas de produção rural, retratados nos textos I e II, são, respectivamente,

A
agricultura extensiva e agricultura de terraceamento.
B
agricultura de terraceamento e agricultura comercial.
C
agricultura itinerante e agricultura de jardinagem.
D
agricultura intensiva e agricultura de subsistência.
E
agricultura extensiva e agricultura científica.
d594245d-e0
UEPB 2009 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária



De acordo com a leitura do cartograma, é correto afirmar:


I - Os países com as maiores extensões territoriais, como a Rússia e o Canadá, são os que apresentam as mais favoráveis condições de ampliação de suas áreas agrícolas.

II - A situação ecológica dos países tropicais tende a se agravar se no futuro suas áreas propícias à agricultura forem realmente incorporadas para a produção, visto que, em grande parte, são áreas de florestas úmidas.

III - As áreas com grande risco de desertificação estão localizadas, em sua maioria, nas bordas dos grandes desertos, os quais tendem a se ampliar em razão das atividades agrícolas e pecuárias predatórias.

IV - As áreas com risco de desertificação encontram-se todas no mundo subdesenvolvido, como resultado de ações exclusivamente antrópicas, pelo uso inadequado do pastoreio, a exemplo do que ocorre no Nordeste brasileiro e nos países africanos, onde se praticam pecuárias ultraextensivas.


A seqüência correta das assertivas é

A
F V V F
B
F F F V
C
V F F V
D
F V F V
E
V V V F
d58b9c34-e0
UEPB 2009 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária



Ao observar o cartograma com a distribuição das terras mais férteis do mundo, é correto afirmar:

A
O avanço das técnicas fez com que todos os solos se tornassem férteis, daí a localização das terras férteis do cartograma estar associada às áreas que despertaram interesse para a produção capitalista.
B
Nas regiões tropicais, onde chove em abundância, os solos são pobres em função da lixiviação.
C
As áreas naturalmente férteis estão entre as que abrigam as mais altas concentrações demográficas. Resultado de um processo histórico de atração populacional para a prática da agricultura.
D
A relação entre fertilidade do solo e agricultura não pode ser estabelecida, pois as grandes civilizações do passado surgiram em regiões muito áridas e de clima muito adverso.
E
As áreas mais férteis do mundo se restringem aos países onde a agricultura se fez acompanhar com práticas agrícolas modernas de preservação do solo e de respeito à natureza, a exemplo dos Belts americano, da Europa, do Centro-sul do Brasil e do Sudeste asiático.