Questõessobre Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

1
1
Foram encontradas 13 questões
26065602-7a
ENEM 2022 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

            O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.


Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.



O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles

A
tentam proteger as bases de dados patenteadas por algumas empresas nacionais, resguardando seus direitos econômicos.
B
receiam divulgar suas riquezas nacionais, tornando-se alvos fáceis para a agenda de expansão e exploração das multinacionais.
C
pretendem ocultar dados econômicos cartografados de natureza sigilosa, muito úteis nas negociações de acordos aduaneiros.
D
temem ficar expostos a ataques de potenciais inimigos, pela exibição de sua geografia e de seus pontos militares e civis. 
E
almejam manter segredo sobre o potencial atômico que cada nação desenvolve em suas usinas nucleares, evitando sanções da ONU. 
3eefadef-0b
UFMS 2018 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.

Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.

A
Os sistemas GPS, GLONAS e GNSS são utilizados em softwares que elaboram mapas digitais de forma automatizada. 
B
O Sensoriamento Remoto é uma aquisição de dados geoespaciais, informações de refletância, dentro de faixas do espectro eletromagnético, sem o contato físico com o alvo, assim, considera-se uma foto do smartphone uma das rotinas de Sensoriamento Remoto. 
C
O software Google Earth Pro é uma ferramenta que possibilita a consulta geoespacial de imagens de satélite de alta resolução espacial, o cálculo de distâncias e áreas utilizando ferramentas de dimensões e a manipulação e exportação de dados de SIGs. 
D
O Sistema de Informações Geográficas é apenas um programa de computador utilizado para a confecção de mapas digitais, utilizando ferramentas automatizadas.
E
As Geotecnologias atualmente não necessitam dos chamados peopleware (pessoas que operam computadores) e usa a Inteligência Artificial para a confecção de mapas. 
b378a4a4-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Nas últimas décadas, o avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades de realização do geoprocessamento. Uma das tecnologias em destaque nessa área é o sensoriamento remoto, caracterizado por

A
um conjunto de hardware e software especializado em adquirir, armazenar, processar e representar informações espaciais.
B
um sistema de satélites capaz de determinar com precisão a latitude e a longitude de qualquer lugar da Terra.
C
um processo de automação para levantamento de cotas de altitudes de terrenos, possibilitando sua modelagem em 3D.
D
uma rede de captação de dados em locais de interesse geográfico, como Unidades de Conservação e estações meteorológicas.
E
um grupo de técnicas que permite obter imagens e outros tipos de dados, por meio da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície.
d1562dbd-04
FGV 2020 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Leia a tirinha de Fernando Gonsales.



(Eustáquio de Sene e João C. Moreira. Geografia geral e do Brasil, 2012.)

De maneira lúdica, a tirinha sugere o emprego do

A
sistema de posicionamento global, técnica que, utilizando sensores, capta e registra imagens à distância.
B
sensoriamento remoto, rede de aparelhos portáteis que, sem contato físico, determina as características de um dado lugar.
C
sistema de posicionamento global, conjunto de aparelhos que, realizando a trilateração, fornecem os dados espaciais de um objeto.
D
sensoriamento remoto, banco de dados que, de acordo com os interesses do usuário, gerencia as informações espaciais.
E
sistema de posicionamento global, cartas topográficas articuladas que, padronizadas mundialmente, revelam a localização de pontos na superfície.
638cde4f-70
UPE 2021 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

As tecnologias modernas empregadas na análise cartográfica vêm colaborando sensivelmente para o avanço dos estudos geográficos, particularmente a interpretação ambiental. As imagens SRTM, como a reproduzida na figura a seguir, são um bom exemplo dessas tecnologias.


Disponível em: https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/ba/hth1/ba16_11.htm

A imagem SRTM contém uma área indicada pela seta que se individualiza por suas paisagens singulares. Pelas características apresentadas pelo produto cartográfico acima, essa área corresponde a um/uma

A
Inselbergue.
B
Crista residual.
C
Montanha falhada.
D
Sistema montanhoso.
E
Chapada.
5ea5f7f8-fa
UERJ 2018 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Os avanços no campo da cartografia digital têm contribuído para aumentar o uso de seus produtos como ferramentas de suporte às políticas públicas na área da saúde.

Na situação ocorrida em Botucatu, relatada no sexto parágrafo, esse suporte às políticas de saúde deveria utilizar o seguinte recurso:

A
blocos de relevo fabricados com impressoras de três dimensões
B
plantas cadastrais confeccionadas com imagens de satélites modernos
C
cartas estaduais construídas com técnicas de fotointerpretação florestal
D
mapas de síntese elaborados com sistemas de informações geográficas
45830992-d8
UEA 2019 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Se o GPS caísse por um dia, economia dos EUA sofreria impacto bilionário

Com a utilização de aplicativos como Uber, Google Maps, Waze e de outros serviços de geolocalização acessíveis pelo celular, ir de um lugar para outro nunca foi tão fácil. Dada a grande adesão aos serviços de geolocalização que utilizam o GPS, uma queda nesse sistema causaria prejuízos de US$ 1 bilhão por dia nos Estados Unidos. Tal cenário é hipotético e improvável, mas foi calculado pelo Departamento de Comércio americano. Melhor que ele não se realize, afinal, a tecnologia nos deixou mal-acostumados — ninguém quer navegar pela cidade com um mapa de papel na mão.

(https://noticias.uol.com.br, 23.06.2019. Adaptado.)

Além da substituição de mapas impressos, a tecnologia GPS oferece vantagens econômicas por ser capaz de

A
tornar os deslocamentos mais eficientes e dispensar infraestruturas técnicas de apoio.
B
manter sua operação durante tempestades solares e localizar pontos de interesse civil.
C
orientar políticas de planejamento urbano e operar com apenas um satélite em órbita.
D
otimizar recursos e alimentar bancos de dados com informações de usuários.
E
excluir interferências de sinal em áreas edificadas e rastrear o transporte de produtos.
f4cced74-d9
UFVJM-MG 2017 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Observe a imagem a seguir: 



A relação entre a Geografia e as novas tecnologias da informação permitem, por exemplo, que o usuário de internet “atue” como cartógrafo, criando mapas de acordo com suas necessidades. Como exemplo, a imagem acima mostra o arruamento da cidade de Diamantina-MG, o relevo e a localização das escolas da cidade.

Fonte: https://www.google.com.br/maps/search/escolas+em+Diamantina+-+MG/ @-18.2444135,-43.6085731,3009m/data=!3m1!1e3


O conjunto dessas ferramentas cartográficas são denominadas: 

A
Cartografia Ambiental.
B
Projeção Cartográfica.
C
Geografias do Cotidiano.
D
Sistemas de Informação Geográficas.
fa6a2ba7-b6
IF-GO 2010 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Sobre mapas e cartas geográficos seus elementos e classificações, assinale o que for incorreto:

A
Além das escalas numéricas há, ainda, as escalas gráficas que permitem medir as distâncias no mapa e convertê-las nas distâncias reais.
B
O SIG, sensoriamento remoto, e GPS interpretam e auxiliam o problema de multiescalaridade, resolução e generalização cartográfica.
C
A cartografia e as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos.
D
Para desenhar mapas cartográficos depende de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos.
E
Atualmente, boa parte do material que o cartógrafo necessita é obtido fora do sensoriamento remoto ou da aerofotogrametria.
09797e65-b1
FATEC 2014 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Os drones são veículos aéreos não tripulados, controlados remotamente e que podem possuir diferentes características e usos. Com a tecnologia atual, os drones têm sido utilizados para

A
confeccionar mapas de relevo submarino.
B
alterar a movimentação de correntes marítimas.
C
detectar reservas de petróleo em áreas do pré-sal.
D
prever a ocorrência de tsunamis e abalos sísmicos.
E
lançar artefatos bélicos em alvos pré-determinados.
4cf59d87-b1
IFF 2017 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Círculos indicam cenas Landsat selecionadas para a estimativa do PRODES 2016. Cinza: municípios prioritários

Disponível em:< http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344>

Acesso em: 30 abr 2017.


Considerando a imagem acima, assinale a alternativa que apresenta respectivamente a técnica utilizada para representá-la e a região retratada pela área cinza (municípios prioritários):

A
Mosaico de cenas de satélite – Arco do desmatamento
B
Aerofotogrametria – Amazônia Legal
C
Imagens de radares – Polígono das Secas
D
Sensoriamento remoto – Regiões metropolitanas
E
Cenas de satélite – Macrorregião Norte
4cf1618d-b1
IFF 2017 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

“O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte”. (PRODES, 2016) Tabela:

Taxas PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite)

Disponível em:<http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php

Obs.: As áreas desmatadas listadas na tabela estão em km².


Na tabela, é possível identificar as taxas PRODES de desmatamento, na Amazônia Legal e nos estados que a compõem entre os anos de 2004-2016. Considerando os dados apresentados na tabela e o atual cenário de desmatamento na Amazônia Legal, é correto afirmar:

A
O Estado de Mato Grosso foi o que apresentou o maior percentual (-87%) de redução no desmatamento entre os anos de 2004-2016, fruto da promulgação do Código Florestal que proibiu o avanço da fronteira agropecuária sobre a unidade da federação. Os antigos proprietários agropecuários foram obrigados a reflorestar 50% da área de suas propriedades, o que explica essa redução nas taxas de desmatamento.
B
Apesar de a Amazônia Legal apresentar uma redução de 71% no desmatamento no período 2004-2016, não há uma linearidade anual no percentual de redução do desmatamento. No ano de 2016, houve um aumento de 29% do desmatamento em comparação ao ano de 2015, neste recorte espacial, consequência de atividades ilegais de extração de madeira e do avanço da fronteira agropecuária.
C
No ano de 2009, foram desmatados 7.464 km², na Amazônia Legal; e, no ano de 2016, a área desmatada correspondeu a 7.989km², ou seja, comparando os percentuais, houve um aumento de 29% na área desmatada. Esse aumento da área desmatada decorre da ineficiência da fiscalização sobre as atividades legais de extração de madeira e comprova uma retração das atividades ilegais da fronteira agropecuária na Amazônia Legal.
D
O Amapá é o estado da Amazônia que apresentou a maior redução no percentual (54%) de desmatamento entre os anos de 2015 e 2016. Neste mesmo período, o estado de Mato Grosso apresentou uma redução de apenas 6%. Como a área territorial do Amapá é muito menor que a de Mato Grosso, há uma dificuldade de fiscalizar as atividades ilegais em Mato Grosso, o que explica ser o Estado com maior percentual de desflorestamento.
E
Os Estados de Tocantins e Amapá possuem a maior área de cobertura de floresta na Amazônia Legal, no entanto, são as unidades federativas que apresentam as menores taxas PRODES de desmatamento entre todos os estados, pois por serem os Estados mais setentrionais da Amazônia Legal, há uma baixa presença de atividades agropecuárias e de extração ilegal de madeira.
001d0ab2-b0
UEA 2012 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

As imagens de satélite têm sido utilizadas na geografia em uma grande variedade de aplicações, entre as quais destaca-se

A
a catalogação de monumentos arqueológicos abaixo da superfície do solo.
B
a identificação de minerais de interesse comercial em águas profundas.
C
o auxílio na interpretação dos fluxos de produtos agrícolas, devido à modernização no campo.
D
o monitoramento das mudanças relacionadas ao uso da terra.
E
a reflexão acerca dos movimentos sociais existentes no campo e na cidade.