Questão 26065602-7a
Prova:ENEM 2022
Disciplina:Geografia
Assunto:Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

            O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.


Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.



O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles

A
tentam proteger as bases de dados patenteadas por algumas empresas nacionais, resguardando seus direitos econômicos.
B
receiam divulgar suas riquezas nacionais, tornando-se alvos fáceis para a agenda de expansão e exploração das multinacionais.
C
pretendem ocultar dados econômicos cartografados de natureza sigilosa, muito úteis nas negociações de acordos aduaneiros.
D
temem ficar expostos a ataques de potenciais inimigos, pela exibição de sua geografia e de seus pontos militares e civis. 
E
almejam manter segredo sobre o potencial atômico que cada nação desenvolve em suas usinas nucleares, evitando sanções da ONU. 

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre o texto associado e as restrições as imagens digitais públicas:

A) A preocupação demonstrada no texto refere-se a segurança e potenciais problemas futuros e não com questões econômicas imediatas.

B) As empresas multinacionais com potencial econômico para este tipo de exploração de atividade não dependem de imagens gratuitas disponíveis na internet para suas operações.

C) Não se trata de uma preocupação com dados sigilosos no presente e sim com potenciais aplicações futuras da referida ferramenta em relação a segurança.

D) O texto cita a fala do representante da Associação Australiana para a Ciência Nuclear que trata das operações do tipo no país.  Como sabemos a tecnologia nuclear é sensível e sigilosa nos acordos internacionais, serve tanto para produção de energia quanto para usos médicos e fins bélicos e por isso é bastante protegida em todo o mundo devido a potenciais ataques terroristas, ou de países inimigos, ou até mesmo de questões de proteção de tecnologias nucleares especiais. 

GABARITO DO PROFESSOR: D

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo