O Google Earth permite obter imagens aéreas do
terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória
de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas,
na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon.
A nova tecnologia levou a Organização Australiana para
a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google
que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos
aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor
de operações do organismo australiano se mostrou
preocupado, não tanto pelas informações disponíveis
atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que
pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante
saber até onde esta tecnologia pode levar”.
Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
O avanço das técnicas cartográficas trouxe como
consequência um maior detalhamento das informações
sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo
acesso a essas informações ocorre porque eles
O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.
Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles
Gabarito comentado
A) A preocupação demonstrada no texto refere-se a segurança e potenciais problemas futuros e não com questões econômicas imediatas.
B) As empresas multinacionais com potencial econômico para este tipo de exploração de atividade não dependem de imagens gratuitas disponíveis na internet para suas operações.
C) Não se trata de uma preocupação com dados sigilosos no presente e sim com potenciais aplicações futuras da referida ferramenta em relação a segurança.
D) O texto cita a fala do representante da Associação Australiana para a Ciência Nuclear que trata das operações do tipo no país. Como sabemos a tecnologia nuclear é sensível e sigilosa nos acordos internacionais, serve tanto para produção de energia quanto para usos médicos e fins bélicos e por isso é bastante protegida em todo o mundo devido a potenciais ataques terroristas, ou de países inimigos, ou até mesmo de questões de proteção de tecnologias nucleares especiais.
GABARITO DO PROFESSOR: D