Questõessobre História da Geografia

1
1
Foram encontradas 88 questões
6ba42c3a-75
UECE 2021 - Geografia - História da Geografia

Atente para as seguintes afirmações em relação às principais correntes do pensamento geográfico:


I. A corrente denominada Geografia Cultural e Humanista prioriza as representações simbólicas e identitárias que estruturam uma atitude e uma percepção do indivíduo com relação ao espaço vivido, ao lugar, à paisagem e ao nível do cotidiano.

II. A Geografia Teorética, também chamada de Quantitativa, surgiu imbuída de objetividade, generalidade, lógica formal matemática, uso de técnicas computacionais e exatidão como principais condições de análise do espaço, e assim passou a desenvolver a pesquisa científica em Geografia.

III. Como crítica ao capitalismo e como reação à própria Geografia Tradicional e Quantitativa, surgiu, em meados da década de 1960, a Geografia Crítica Radical, postulando que o espaço tem um papel tão ativo quanto as outras estruturas das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética do modo de produção que o funda, dentre as quais predomina a estrutura econômica.


Está correto o que se afirma em

A
I e II apenas.
B
I, II e III.
C
I e III apenas.
D
II e III apenas.
6ba113c2-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Leia atentamente a seguinte descrição de um conceito geográfico:


“É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou sociedade e espaço. Dotada de aspectos naturais e culturais do mundo, revela os aspectos perceptíveis do espaço geográfico possíveis de serem percebidos, contemplados e conhecidos a partir dos órgãos dos sentidos”.


O enunciado acima descreve o conceito geográfico de

A
lugar.
B
meio.
C
território.
D
paisagem.
6b9d7f2f-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Os sistemas técnicos de comunicações e transportes de pessoas e mercadorias, bem como as velhas e novas articulações urbanas, tratam-se de um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, numa economia de mercado, e que podem ser hierárquicos ou, contemporaneamente, heterárquicos, em função das transversalidades do meio técnico, científico e informacional e das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Os mais conhecidos exemplos são os sistemas de cidades e a telemática. O conceito geográfico que adequadamente sintetiza essa explanação é o conceito de 

A
território.
B
zona.
C
área.
D
rede.
6b940147-75
UECE 2021 - Geografia - História da Geografia

Pelo fato de a Geografia ser uma ciência, é correto afirmar que seu estatuto científico decorre do 

A
seu caráter técnico imprescindível para cartografar os objetos visíveis na paisagem geográfica em suas relações passadas e atuais que compõem o espaço geográfico em sua multidiversidade.
B
estudo sistemático da natureza não alterada pela ação antrópica, da abordagem da articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, através da síntese do geossistema.
C
seu caráter teórico e científico universal que combina as escalas mais simples dos fenômenos em suas relações singulares às mais abstratas e complexas da totalidade, indo do singular, ao particular e ao geral, até a síntese do pensamento abstrato, que é do domínio da ciência.
D
estudo limitado do conjunto de elementos naturais e humanos que o olhar pode abarcar, isto é, da parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio geográfico. 
6ba7339c-75
UECE 2021 - Geografia - História da Geografia

As sucessivas transformações espaciais engendradas pela reprodução do capital e pela ação humana que ocorrem em escala planetária, a partir das determinações econômicas do modo de produção capitalista, em suas manifestações críticas e contraditórias, mediadas pela generalização do mercado e da propriedade privada, podem ser adequadamente compreendidas sob a perspectiva da

A
Produção capitalista do espaço, orientada pelo materialismo histórico e dialético como método filosófico.
B
Ecologia Humana, da Escola de Chicago.
C
Geografia Humanista, pautada pela fenomenologia enquanto método filosófico.
D
Geografia Regional, de origem francesa e derivada da própria Geografia Humana.
6b96990a-75
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Relacione, corretamente, os conceitos geográficos de espaço, região e lugar, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:


1. Espaço;

2. Lugar;

3. Região


( ) De acordo com a corrente da Geografia Humana, é considerada uma entidade concreta, resultado de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais, econômicas e, portanto, sociais.

( ) Em uma definição dada pelo geógrafo Milton Santos, é constituído por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história e o tempo se manifestam.

( ) Sua definição está relacionada à identidade, à vida cotidiana, ao nível do indivíduo e do seu sentimento de pertencimento e em função das suas práticas espaciais cotidianas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
2, 1, 3.
B
3, 2, 1.
C
1, 3, 2.
D
3, 1, 2.
e47f2850-0b
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Considerando-se a ação estatal, as políticas de planejamento territorial e a projeção geográfica do poder político no espaço nacional, é correto afirmar que o conceito geográfico que evoca a dimensão dessa ação e dessas políticas é o de

A
região.
B
rede.
C
território.
D
espaço.
e48b9871-0b
UECE 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Considerando alguns conceitos da ciência geográfica, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. paisagem;
2. região;
3. lugar;
4. espaço;
5. território;
6. rede.

( ) Relaciona-se com a identidade, a vida cotidiana, o espaço de vida do indivíduo, bem como com seu sentimento de pertencimento e suas práticas espaciais cotidianas.
( ) É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou homem e espaço. Trata-se apenas da porção da configuração territorial que é possível abarcar, contemplar e conhecer a partir dos órgãos dos sentidos.
( ) Define-se e delimita-se por e partir de relações de poder, projetadas no espaço, por meio das quais alguém exerce poder e influência sobre outrem. Pode relacionar-se com o poder legítimo do Estado ou com o poder paralelo do crime organizado.
( ) De acordo com a corrente da Geografia Crítica, considera-se uma entidade concreta, resultante de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais e, portanto, sociais.
( ) Diz respeito a um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, numa economia de mercado, que pode ser hierárquico ou não hierárquico. O melhor exemplo é o sistema de cidades.
( ) Em uma definição muito conhecida, constitui-se por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas sim como um quadro único em que a história e o tempo se manifestam.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
4, 2, 5, 1, 6. 3.
B
5, 3, 6, 4, 2, 1.
C
3, 1, 5, 2, 6, 4.
D
4, 6, 1, 5, 2, 3.
cc312653-03
UEA 2018 - Geografia - História da Geografia

Por outras palavras, escolhermos o conselheiro é ainda comprometermo-nos a nós próprios. A prova está em que, se sois cristãos, direis: consulte um padre. Mas há padres colaboracionistas, padres oportunistas, padres resistentes. Qual escolher? E se [alguém] escolhe um padre resistente, ou padre colaboracionista, já decidiu sobre o gênero de conselho que vai receber.

(Jean-Paul Sartre. O existencialismo é um humanismo, 1973.)

Jean-Paul Sartre procura responder à possível objeção a um argumento essencial da filosofia existencialista, segundo o qual

A
a ação humana deve ser orientada pelo conhecimento racional.
B
a angústia do indivíduo solitário pode ser atenuada pelas crenças religiosas.
C
o homem confere livremente sentido a sua própria vida.
D
a vida humana é historicamente determinada por fatores materiais.
E
o homem é livre à medida que reconhece seus interesses sociais.
bf14c4dd-07
UNICENTRO 2016 - Geografia - História da Geografia

A ciência geográfica, segundo as correntes predominantes na contemporaneidade, é voltada para o estudo

A
do espaço social, visto como resultado da relação entre a sociedade e a natureza, através do trabalho.
B
das estrelas, dos planetas, e dos demais corpos celestes que compõem o Universo.
C
das relações entre as sociedades humanas e a fauna e a flora terrestre.
D
da descrição dos fatores naturais do planeta Terra.
6c4c5f6c-ff
URCA 2017 - Geografia - História da Geografia

A Ciência Geográfica transita por muitas áreas de conhecimento e agrega saberes de uma forma particular, procurando sempre dar-lhe significado espacial. Assim sendo, observe a expressão destacada e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao seu conceito.

A

GEOMORFOLOGIA – estuda as formas do relevo terrestre atuais e investiga a sua origem e evolução;

B

PEDOLOGIA – trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos.;

C

CLIMATOLGIA – ramo da Geografia que estuda o clima, em especial as dinâmicas do tempo que mudam várias vezes ao dia;

D

GEOLOGIA – estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação;

E
HIDROLOGIA – estuda a ocorrência, distribuição e movimentação das precipitações pluviométricas no planeta.
cde5f2d4-eb
ULBRA 2010 - Geografia - História da Geografia

O relativo isolamento geográfico de determinadas comunidades fez com que cada grupo criasse mecanismos próprios para se relacionar com a natureza, estabelecer formas de relacionamento social e superar as dificuldades de sobrevivência. Sobre a diversidade cultural e geográfica do mundo, considere as afirmativas:

I – O relativo isolamento geográfico favoreceu o aparecimento de culturas diversas que determinaram a formação e caracterização de povos diversos.
II – Os choques culturais, com o passar do tempo, foram ficando menos intensos, em virtude das diásporas étnicas e das guerras.
III – Países, geograficamente estratégicos como a Turquia, são considerados uma “ponte” entre a Europa e a Ásia e constitui um exemplo bastante significativo do que se pode chamar mosaico cultural.

Assinale a alternativa correta:

A
Apenas I é verdadeira;
B
Apenas I e II são verdadeiras;
C
Apenas I e III são verdadeiras;
D
Apenas II é verdadeira;
E
I, II e III são verdadeiras.
637e9f94-70
UPE 2021 - Geografia - História da Geografia

As bases da Geografia, que conhecemos e utilizamos atualmente, têm sua origem no século XIX. Ela nasce das universidades e das sociedades de geógrafos. A Geografia Física, ensinada por Immanuel Kant na Universidade de Koensgsberg, tem sua origem herdada da Geografia pura, que buscava uma sistematização nova para a filosofia, sua verdadeira área de atuação. Vale ressaltar que a Alemanha do século XVIII vive as angústias de passar do Feudalismo para o status de nação e, dessa nova forma, alcançar os principais impérios europeus, França e Inglaterra. É nesse caldeirão que surgem, no século XIX, dois expoentes do que seria chamado de Geografia Determinista ou determinismo geográfico...
(Adaptado de QUEIROZ, C. J. P. Uma breve história da Geografia: da antiguidade ao Brasil do século XXI. Anais do III Congresso Nacional de Educação. Natal, 05 a 07 de outubro de 2016).

Os dois expoentes referidos no texto são

A
Vidal de la Blache e Pierre George.
B
William Moris Davis e Carl Sauer.
C
Alexander von Humboldt e Carl Ritter.
D
Jean Brunhes e Alexander von Humboldt.
E
Emanuel De Martonne e Jean Tricart.
408140fa-6a
URCA 2021 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A casa dos meus avós tinha um cheiro de jasmim. Esta lembrança é tão marcante que, onde quer eu esteja, o cheiro dessa flor me enche de imagens familiares. Vejo a cozinha da casa com seu forno a lenha, a grande sala de várias portas, os quartos à meia parede, o corredor largo que dá acesso a muitos lugares, a portinhola da entrada como duas grandes asas, os jasmineiros no jardim cercado pelo muro baixo e o pequeno portão de ferro que abre para a praça de uma infância repleta de janeiros maravilhosos. (SOUSA NETO, M. F. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2 ed. Campina Grande: Bagagem, 2008, p. 67)

Considerando o texto acima, podemos afirmar corretamente que o autor utiliza qual conceito geográfico?

A
Paisagem, uma vez que o autor consegue captar, por meio da percepção visual as transformações na casa dos avós.
B
Lugar geográfico, conceito utilizado pelo autor, é retrato pela apropriação da afetividade e do sentimento ao relembrar a casa dos seus avós.
C
Território, já que o espaço destacado é marcado por uma relação de poder.
D
Região, ao uniformizar as áreas da casa com suas respectivas características comuns
E
Espaço geográfico, ao retratar as transformações do mesmo a partir da relação sociedade-meio.
3fee0ba8-6a
URCA 2021 - Geografia - História da Geografia

A postura de vida do Humanismo - guiada pela razão, inspirada pela compaixão, e informada pela experiência – encoraja-nos a viver bem e integralmente. Esta evoluiu através das eras e continua a desenvolver-se através de pessoas que refletem e reconhecem que valores e ideais, apesar de cuidadosamente forjados, estão sujeitos a mudanças à medida que os nossos conhecimentos e compreensão avançam.
(https://www.humanismosecular.org/manifesto-humanista-III. Acesso em 27/03/2020).

No Ocidente desenvolveu-se uma corrente de pensamento que valorizava a razão e o pensamento crítico como atributos essenciais aos humanos. Esse movimento está inserido no contexto de acontecimentos históricos marcantes:

A
A expansão das cidades, o surgimento de novos centros urbanos com fluxo de mercadorias e ideias, desenvolvimento crítico do pensamento religioso, alteração nas estruturas políticas e volta a cultura clássica.
B
O aperfeiçoamento das técnicas da perspectiva que possibilitou representar o espaço em profundidade, como também o avanço dos conhecimentos sobre a anatomia humana que permitiu a representação mais realista do corpo humano.
C
A fé e o misticismo, o medo da morte características estruturantes de um período histórico que influencia a vida social da humanidade.
D
As explicações para os fenômenos da natureza por meio da observação, da experimentação e da comprovação, abandonando explicações baseadas unicamente em aspectos religiosos.
E
Os inúmeros conflitos religiosos que envolveram católicos e adeptos de outras orientações religiosas, principalmente judeus, protestantes entre outros.
fad21c06-6b
ENEM 2020 - Geografia - História da Geografia

Menino de engenho


A minha mãe sempre me falava do engenho como de um recanto do céu. E uma negra que ela trouxera para criada contava histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso.


REGO, J. L. Menino de engenho. In: Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.


O conceito geográfico que define a relação descrita no texto entre indivíduo e espaço é:

A
Rede, pois permite o fluxo de informações.
B
Escala, pois dimensiona a área de utilização.
C
Lugar, pois oferece uma noção de afetividade.
D
Território, pois caracteriza um exercício de poder.
E
Região, pois delimita conjuntos por homogeneidades.
6d48b1bd-ff
UECE 2019 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A ciência geográfica costuma estudar

A
a diferenciação de áreas com base no uso avançado de geotecnologias.
B
a influência que as condições geológicas exercem sobre o homem.
C
a morfologia, na paisagem, de diferentes fatores, em especial os climáticos e os ecológicos.
D
as relações próprias da natureza, as relações próprias da sociedade e, de forma integrada, as relações entre a sociedade e a natureza.
d3fcfb45-02
UECE 2018 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Sobre a ciência geográfica, é correto afirmar que

A
se trata de uma técnica importante para cartografar a paisagem, sobretudo depois das descobertas associadas ao geoprocessamento, que revolucionou a tecnologia de informação da representação espacial.
B
estuda o conjunto de elementos naturais e culturais que o olhar pode alcançar, ou seja, a parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio ambiente.
C
estuda a natureza ainda não alterada pela ação humana, abordando a articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, através da síntese da paisagem.
D
defende que dinâmicas naturais, práticas políticas, modos de vida e atividades econômicas têm uma dimensão espacial que requer organização do território e relação com o meio ambiente.
140ed672-ff
UNICENTRO 2017 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

O conhecimento geográfico não é exclusivo de geógrafos, cientistas e técnicos de planejamento. Ele envolve conhecimentos e impressões que vamos construindo e adquirindo à medida que nos relacionamos com os lugares que compõem o espaço que nos rodeia. O lugar onde vivemos não é uma realidade isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes aspectos naturais e sociais, que passam por vários processos históricos e que fazem parte de uma realidade ampla. As relações entre os diferentes lugares do espaço geográfico acontecem por meio de...

A
Espaço Geográfico.
B
Paisagens culturais.
C
Sistemas e redes.
D
Fluxos de redes.
1a417c2f-d5
CESMAC 2015 - Geografia - História da Geografia

“A relação entre o clima o pensamento e as ações do homem está presente em todas as partes aonde este vá. O clima mais adequado para um rápido progresso humano, pelo menos do ponto de vista material, está nas zonas úmidas das latitudes médias superiores, nas quais se encontram as civilizações mais altamente desenvolvidas do mundo. Dentro dessas regiões, como o clima é estimulante, o homem é demasiadamente enérgico para passar de maneira indolente o tempo.”

(Texto de Earl C. Case e Daniel R. Bergsmark)


O texto, pelas argumentações apresentadas, revela que os autores assumem, na ciência geográfica, uma postura nitidamente 

A
Ecodesenvolvimentista latitudinal.
B
Possibilista.
C
Neomarxista.
D
Bioclimatológica.
E
Determinista.