Questõesde Esamc sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 35 questões
9789c08d-e6
Esamc 2016 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Observe a foto e, em seguida, leia o trecho de uma notícia apresentado abaixo:

Governo cria o Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes



O presidente interino Michel Temer assinou na noite de terça-feira (2/8) o decreto que cria o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, uma antiga reivindicação dos ambientalistas. A mais nova unidade de conservação (UC) federal fica no litoral norte de São Paulo, no município de São Sebastião. Com ela, sobe para 326 o número de UCs geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no País.

(Adaptado de: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/ 20-geral/8056-governo-cria-o-refugio-de-vida-silvestre-de-alcatrazes)


Com base na foto, no texto e nos seus conhecimentos sobre geografia física do Brasil, assinale a alternativa correta:

A
Instituídas pelo Poder Público, as UCs são áreas naturais passíveis de proteção por suas características ecológicas específicas, mas jamais garantem às populações tradicionais que nelas vivem o uso sustentável dos recursos naturais
B
Dada sua localização geográfica, a UC do Arquipélago de Alcatrazes é recoberta predominantemente pela caatinga, que aparece asso- ciada a algumas manchas da Floresta Amazônica.
C
O clima dominante na referida UC é o subtropical, o que explica a atuação sistemática das massas de ar polar, que trazem chuvas regulares ao longo de todo o ano.
D
As elevadas altitudes dessas ilhas, associadas à passagem da corrente marinha fria das Falklands pelo litoral norte de São Paulo, explicam o predomínio das florestas subtropicais úmidas em todo o arquipélago.
E
Uma mistura de calor e umidade favorece, nessas ilhas, a Mata Atlântica, associada a uma vegetação herbácea-arbustiva, entremeada de rochas recobertas por plantas diversas, como bromélias, musgos e líquens.
9781d5ff-e6
Esamc 2016 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia o texto abaixo, extraído de uma reportagem de julho de 2016, exaltando a natureza da cidade brasileira de Urubici.


     “O Morro da Igreja, em Urubici, é o lugar onde foi registrada a menor temperatura do Brasil, 17 graus negativos em 1996. É possível chegar no mirante de carro e, de lá, ver outro ponto conhecido da cidade: a Pedra Furada”


(http://viagem.estadao.com.br/noticias/
geral,urubici-ira-e-inspiracao-da-natureza-se-combinam,10000064653)


Com base na foto e no texto, assinale a alternativa correta:

A
As baixas temperaturas como a registrada em 1996 são extremamente raras no sul do Brasil, onde predomina o clima tropical de altitude.
B
As altitudes expressivas dessa serra, acima de 1.500 metros, somadas às latitudes médias típicas da região Sul, fazem de Urubici um lugar marcado pelas baixas temperaturas durante o inverno.
C
O cerrado e os campos limpos, formações vegetais predominantes na foto, comprovam que temperaturas negativas como a registrada em 1996 são extremamente raras nessa porção do Brasil Central.
D
A enorme distância do mar, situado a centenas de quilômetros da Serra da Igreja, torna o clima de Urubici permanentemente frio e seco nessa parte continental do Nordeste brasileiro.
E
Urubici é uma das cidades mais frias da Serra Gaúcha, que, dada sua proximidade com a Argentina, está exposta à atuação frequente dos ventos frios vindos da Patagônia.
515577d2-df
Esamc 2015 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

As bacias hidrográficas representam regiões banhadas por um rio principal, afluentes e subafluentes, separadas por divisores de águas, que geralmente são as partes mais altas do relevo. A utilização de cada bacia hidrográfica leva em consideração não apenas a rede de drenagem de um rio como também o relevo e o clima da região.


O mapa abaixo representa as principais bacias hidrográficas brasileiras.
Analise-o e assinale a alternativa correta:



A
a bacia identificada pelo número 1 é drenada pelo rio Paraguai e apresenta elevado potencial hidrelétrico.
B
a bacia do rio São Francisco, indicada pelo número 7, apresenta uma obra de transposição que deverá ser totalmente inaugurada nos próximos anos.
C
a bacia identificada com o número 6 tem como rio principal o Paraná e apresenta o maior potencial hidráulico disponível, porém não aproveitado.
D
a bacia do Paraguai, identificada pelo número 3, possui grande aproveitamento hidrelétrico devido aos desníveis topográficos da região.
E
a bacia identificada pelo número 5, é drenada pelos rios Amazonas e Tocantins e apresenta o maior potencial hidráulico instalado.
515bb063-df
Esamc 2015 - Geografia - Coordenadas Geográficas, Cartografia

O continente africano possui especificidades físicas, devido a sua posição central – em relação à latitude. Além disso, levando em consideração os aspectos humanos, sua elevada diversidade étnica resulta em diversas possibilidades de divisões do continente. O mapa abaixo representa uma fragmentação regional da África, segundo características físicas e socioeconômicas.


A
I e III apenas.
B
II, III e IV apenas.
C
I, III e IV apenas.
D
I, II e IV apenas.
E
II e III apenas.
515886ef-df
Esamc 2015 - Geografia - Pirâmide etária, População

“A expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes em faixas de idade e dividindo-os por sexo. O motivo dessa denominação advém do fato de que, quando na criação desse tipo de informação, todos os países (mesmo os desenvolvidos) apresentavam a população estruturada em formato piramidal. Apesar de isso não ser mais verdadeiro, a expressão permaneceu.”
(Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/ piramide-etaria-populacao-brasileira.htm. Acesso em: 31 ago. 2015, às 15h10.)

A análise da pirâmide etária abaixo permite-nos inferir que:



A
O Brasil possui elevada densidade demográfica, principalmente nas áreas litorâneas.
B
Ocorreu redução da taxa de fecundidade, evidenciada pelo alargamento da base e do topo da pirâmide.
C
O Brasil apresenta uma pirâmide em transição demográfica com predomínio de adultos, caracterizando, para a economia um “ônus demográfico”.
D
Provocará, futuramente, sérios problemas para a manutenção da previdência social.
E
o alargamento do topo, caracterizando o aumento da expectativa de vida, deve-se à maior inserção da mulher no mercado de trabalho.
514faf94-df
Esamc 2015 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O relevo de uma região pode ser representado por mapas hipsométricos - que indicam altitudes de acordo com a cor representada -, ou por isoípsas – linhas que unem pontos de uma mesma altitude.


A imagem ao lado é uma representação topográfica por isoípsas de uma região banhada por um rio principal.


A partir de sua análise, julgue os itens a seguir:


I. Trata-se de uma representação topográfica por curvas de nível de 20 em 20 metros.
II. As maiores declividades estão na porção leste da figura, ou margem direita do rio.
III. O rio segue na direção nordeste-sudoeste sendo a margem direita a mais indicada para a agricultura.


Está (ão) correto (s):

A
I apenas.
B
I e II apenas.
C
I e III apenas.
D
II apenas.
E
II e III apenas.
c23575bd-f2
Esamc 2018 - Geografia - Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia o texto:

Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas

Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo - mais precisamente 23% - estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta, 12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas.

Esses números estão sendo compilados pela primeira vez por cientistas brasileiros após a publicação do estudo O futuro dos ecossistemas tropicais hiperdiversos, divulgado no final de julho na revista Nature... No estudo, a equipe internacional de cientistas alerta para o fato de que a falta de ações de conservação e monitoramento dos ecossistemas tropicais pode causar, em breve, uma perda sem precedentes de espécies - muitas das quais sequer são conhecidas... Além disso, desses ecossistemas dependem as vidas de centenas de milhares de pessoas. Os recifes de coral, por exemplo, são responsáveis pela subsistência e pela proteção de mais de 200 milhões, apesar de só cobrirem 0,1% dos oceanos.
(Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. Publicado em 19 ago. 2018.
Disponível em: https://g1.globo.com/ natureza/noticia/2018/08/19/importancia-do-brasil-na-biodiversidademundial-e-maior-do-que-se-pensava-dizem-cientistas.ghtml
Acesso em 21 ago. 2018, às 16h28.)

Levando-se em consideração o texto, bem como seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta:

A
O atual governo brasileiro tem dado respostas concretas às mudanças climáticas, protegendo as terras quilombolas e indígenas do avanço do agronegócio.
B
Os biomas brasileiros sofrem com o desmatamento, a poluição química, a pesca predatória e frequentes ondas de calor relacionadas às mudanças climáticas.
C
As mudanças climáticas geram impactos sobre os glaciares mundo afora, porém o Brasil, país tropical, encontra-se livre dos efeitos gerados pelo aquecimento global.
D
Os países tropicais têm poucos recursos financeiros para a pesquisa, mas suas ações em prol da proteção de seus biomas tem sido muito bem sucedidas.
E
As regiões temperadas do globo abastecem as áreas tropicais com recursos naturais abundantes e diversos graças à sua maior biodiversidade.
c239b069-f2
Esamc 2018 - Geografia - População brasileira, Pirâmide etária, População

Observe o gráfico elaborado pelo IGBE sobre a distribuição etária da população brasileira, registrada entre 1980 e 2010:



Com base nas informações contidas no gráfico, bem como em seus conhecimentos sobre a população brasileira, assinale a alternativa correta:

A
Aspectos comuns da vida urbana moderna, tais como famílias de tamanho reduzido, casamentos tardios e a exacerbação do individualismo, explicam a redução da proporção de jovens na composição etária nacional.
B
A população brasileira está envelhecendo, dadas as péssimas condições de vida que persistem em todo o país, apesar da universalização do esgotamento urbano.
C
A drástica redução da população jovem na composição etária do país é fruto do aumento expressivo do número de abortos, que, legalizados, tornaram-se recorrentes em função da crise de emprego dos últimos anos.
D
O aumento relativo da população adulta verificado nos últimos censos é chamado de “bônus demográfico”, fato muito favorecido pela elevada qualificação dos trabalhadores que a compõem.
E
A redução percentual dos adultos retrata o avanço da violência, que atinge, com maior intensidade, a população trabalhadora, mais vulnerável aos crimes que assolam as cidades brasileiras.
c230c3eb-f2
Esamc 2018 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

Leia o texto:

“De 2007 a 2014 o Brasil registrou 25 mil casos de intoxicações por agrotóxicos. Recente pesquisa da Professora Larissa Bombardi (USP) apontou que 25% do total de vítimas que sofreram danos causados pela exposição aos pesticidas é composta por crianças e adolescentes... Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) os efeitos associados à exposição continuada e frequente aos produtos tóxicos compreendem: “além do câncer, infertilidade, impotência, abortos, malformações fetais, neurotoxicidade, desregulação hormonal e efeitos sobre o sistema imunológico... A pergunta perturbadora é: como chegamos a essa situação?”
(Quando o preço do desenvolvimento é o envenenamento de crianças.
Publicado em 10 ago. 2018. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/ sociedade/quando-o-preco-do-desenvolvimento-e-o-envenenamento-de-criancas.
Acesso em: 21 ago. 2018, às 16h10.)


Com base no texto acima, bem como em seus conhecimentos sobre a agricultura brasileira, assinale a alternativa correta:

A
A legislação brasileira que regula a produção agrícola proibiu, terminantemente, o uso de quaisquer agroquímicos nesta atividade.
B
No Brasil, a fiscalização ambiental, sanitária e do trabalho tem sido cada vez mais rigorosa, reduzindo drasticamente as contaminações no campo por agrotóxicos.
C
Os agroquímicos, usados indiscriminadamente, expõem a doenças sobretudo as famílias camponesas, que são os maiores consumidores desses pesticidas.
D
No campo brasileiro, a aplicação de agroquímicos, na teoria e na prática, é um trabalho restrito aos adultos, apesar disso, muitas crianças são vítimas de intoxicação por agrotóxicos.
E
A agricultura brasileira é dominada pelo agronegócio, que utiliza mais agroquímicos; em detrimento da campesina que, por outro lado, utiliza práticas ligadas à agroecologia.
c1c99de3-f2
Esamc 2018 - Geografia - Modernização Agrícola, Agricultura brasileira, Agropecuária

Leia o texto a seguir:

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e os paranaenses ingerem em média 7,5 litros por pessoa a cada ano. “O Paraná fica entre a segunda e terceira colocação nacional de estados que mais consomem agrotóxicos, revezando com São Paulo. O Mato Grosso é o primeiro, mas nós somos grandes consumidores de veneno”, avalia a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Margaret Matos de Carvalho.
(Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/03/14/ cada-paranaense-consome-75-litros-de-agrotoxico-por-ano/.
Acesso em: 019 ago. 2018, às 14h10)

Em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil está correto:

A
A contaminação por agrotóxicos é exclusiva dos ambientes rurais. Nas cidades, o risco está presente apenas nas áreas limítrofes à zona rural, sem grandes impactos à saúde dos cidadãos.
B
Em São Paulo, a agricultura canavieira é a grande responsável pelo elevado consumo de agrotóxicos. Desde o final do séc. XIX o estado é considerado um monocultor açucareiro, com uso intenso de defensivos agrícolas.
C
O consumo de agrotóxicos no Mato Grosso está diretamente ligado à soja. Para sua produção na floresta amazônica, região famosa pela elevada acidez do solo, é necessária constante pulverização de defensivos agrícolas.
D
No estado do Paraná, o elevado consumo de agrotóxicos está diretamente relacionado com a produção agrícola dos grandes centros urbanos. Os pequenos produtores não são afetados pelo problema.
E
O uso de agrotóxicos é comum no meio rural e suas consequências repercutem, também, no meio urbano, com a contaminação dos alimentos e dos lençóis freáticos.
0042fa5d-f0
Esamc 2019 - Geografia - Energia

Observe o gráfico a seguir:


(Consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica acesso em 13 mar. 2019, às 16h58min.)
Com base no gráfico e nos seus conhecimentos sobre a questão energética, assinale a alternativa correta:

A
Matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade.
B
Matriz energética é formada pelo conjunto de fontes disponíveis ape- nas para a geração de energia elétrica.
C
A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.
D
O Brasil usa menos fontes renováveis que no resto do mundo, o que é motivo de muitas críticas por parte dos países mais ricos.
E
Lenha, carvão vegetal, hidráulica, eólica, solar e derivados de cana como o etanol são exemplos de fontes de energia não-renováveis
003fdcb7-f0
Esamc 2019 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Hidrografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia o texto abaixo:

A análise do grau de poluição de 111 rios brasileiros chegou a uma conclusão alarmante, nestes tempos de crise hídrica. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, em 21 rios, a água tem qualidade tão ruim que não pode ser usada para o consumo mesmo depois de passar por tratamento. Não foi possível encontrar um único rio com água totalmente limpa. [...] De acordo com a legislação brasileira, as águas nessa situação não podem sequer receber tratamento para consumo humano ou serem usadas para irrigar lavouras. É o caso do rio Tietê, em São Paulo.

(Pesquisadores medem a poluição de rios de cinco estados e do DF. Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/noticias/pesquisadores-medempoluicao-de-rios-de-cinco-estados-e-do-df acesso em 13 mar. 2019, às 16h52min.)

Com base no texto, bem como nos seus conhecimentos sobre a geografia brasileira, assinale a alternativa correta:

A
A crise de abastecimento de água vivida pelo país nos últimos anos existiria, com a mesma intensidade, ainda que houvesse mais cuidados para evitar a poluição dos rios.
B
A escassez de água que assola grandes áreas do país é causada pelos baixos índices pluviométricos dos últimos anos, o que implica rios menos caudalosos.
C
Vários rios, inclusive os que cortam áreas urbanas, tornaram-se disponíveis em função da universalização do saneamento básico ocorrida nas regiões analisadas.
D
O despejo de metais pesados e outros elementos tóxicos, por muitas indústrias, nos mananciais, deixou de ocorrer no país, graças à fiscalização sistemática nos últimos anos.
E
Se não houver uma fiscalização e um tratamento de resíduos adequados, a indústria e a agricultura continuarão contaminando os rios e os lençóis freáticos de vastas regiões.
003c03d3-f0
Esamc 2019 - Geografia - Cartografia

Observe os mapas abaixo:


 (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3555183/mod_resource/content/1/
Aula%20Tema%209.pdf, acessado em 14 de março de 2019, às 21:40.

Com base nas informações contidas nos mapas, bem como nos seus conhecimentos de cartografia, assinale a alternativa correta:

A
A projeção utilizada durante a confecção do mapa anamórfico, à direita, foi a cônica equivalente-conforme.
B
No mapa anamórfico, à esquerda, as áreas dos distritos têm tamanho proporcional aos dados quantitativos relacionados ao tema pro- posto.
C
Os distritos da zona sul da cidade de São Paulo apresentam as maiores concentrações de populações insatisfeitas com as enchentes.
D
Está evidente que não há problemas de enchentes na Zona Leste, dada a inexistência de rios importantes que cortam essa região paulistana.
E
No Tremembé, distrito mais meridional de São Paulo, a insatisfação por enchentes está entre as menores do município.
003927b0-f0
Esamc 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia o texto a seguir:

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, revela que o Brasil foi o país que mais apresentou índices de desmatamento entre os anos de 1982 e 2016. [...] Ao todo, o Brasil perdeu 399 mil quilômetros quadrados de superfície arborizada nos últimos 34 anos, o que representa mais do que a perda da Rússia, Canadá, Paraguai e Argentina juntos. A pesquisa mostra, contudo, que a tendência brasileira de desmatamento não se repete no mundo: ao longo do mesmo período, as áreas cobertas por árvores cresceram 7,1% no planeta. [...] Os maiores aumentos foram observados nos países temperados e nas zonas polares, que conseguiram “compensar” a perda nas áreas tropicais.

(Brasil é o país com maior índice de desmatamento nos últimos 34 anos, diz estudo. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/ ciencia/meioambiente/2018-08-20/brasil-maior-desmatamento.html acesso em 13 mar. 2019, às 16h09min.)

Leia as afirmativas abaixo:
I. São consequências importantes do desmatamento as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e a desertificação.
II. A Mata Atlântica é o ecossistema brasileiro menos prejudicado, já que aproximadamente 93% da mata original ainda se encontra preservada.
III. São algumas das causas do desmatamento no Brasil a exploração madeireira, a agropecuária e as represas das usinas hidrelétricas.

Com base no texto, bem como em seus conhecimentos sobre questões ambientais, assinale a alternativa que relaciona a(s) afirmativa(s) correta(s) apresentada(s) acima:

A
I
B
II
C
I e II
D
I e III
E
I, II e III
00366278-f0
Esamc 2019 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

Leia o texto a seguir:

Nasceram menos bebês na China no ano passado do que em 2017, que, por sua vez, já teve um índice menor que 2016. Foram 15,23 milhões de nascimentos em 2018, uma queda de mais de 11% em relação ao ano anterior. As autoridades acharam que afrouxar e, depois, abolir a política do filho único, em meados da década de 2010, geraria um baby boom, mas a medida não deu o resultado esperado. um baby boom, mas a medida não deu o resultado esperado.

(A China enfrenta baixa natalidade e envelhecimento da população. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-china-enfrentabaixa-natalidade-e-envelhecimento-da-populacao-f0rv5p0ec1ptq3wzcj9od0pqi/ acesso em 13 mar. 2019, às 16h04.)

Com base nas informações apresentadas acima, bem como em seus conhecimentos sobre a demografia mundial, assinale a alternativa correta:

A
Os números mencionados indicam que a população chinesa começou a encolher em números absolutos.
B
A população chinesa está envelhecendo rapidamente, o que tem sido bastante atenuado pelas políticas governamentais natalistas.
C
Uma das razões para a queda das taxas de natalidade, é a menor participação da mulher na força de trabalho do país.
D
Alguns dos fatores que contribuem para o referido cenário demográfico são a urbanização decrescente e a menor escolarização da população.
E
À queda da fertilidade na China, soma-se uma elevação da expectativa de vida, onerando mais os que estão em idade produtiva.
001e0f53-f0
Esamc 2019 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Atente para os fragmentos:

Si o senhor não está lembrado
Da licença de conta
Que aqui onde agora está
Esse adifício alto
Era uma casa velha um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais um dia nem quero lembrá
Veio os homens com as ferramentas
o dono mandô derrubá
[...]
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E pra esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida

(Saudosa Maloca.
Composição do paulista Adoniran Barbosa, 1951.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/.
Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h30.)

São Paulo é recordista no ranking do déficit habitacional: faltam 1,3 milhão de residências. Completam a lista Minas Gerais (575 mil), Bahia (461 mil), Rio de Janeiro (460 mil) e Maranhão (392 mil). No DF, há uma carência de 132 mil moradias. Ao todo, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa Minha Casa, Minha Vida, o problema tem se acentuado. Especialistas em habitação traduzem os números: a falta de moradia aumenta o número de invasões e de população favelada — o índice chegou a 11,4 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE.

(AUGUSTO, Otávio. 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, aponta levantamento da ONU. Publicado em 03 mai. 2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/05/03/interna-brasil, 678056/deficit-de-moradias-no-brasil-chega-a-6-3-milhoes-sp-tem-a-maior-defa.shtml. Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h00.)

A análise dos excertos e dos períodos retratados nos permite assinalar como correta (s) a (s) seguinte (s) afirmativa (s):
I. O problema de falta de moradia não é uma novidade no Brasil, sendo São Paulo o Estado recordista. A partir da consolidação da industrialização nos anos 1950, a região atrai pessoas de todo o país, em busca de melhores condições de vida.
II. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, têm solucionado, apenas nos Estados mais pobres do Brasil, o problema do déficit habitacional, uma vez que não são aplicados nas regiões mais ricas do país.
III. O aumento do número de favelas no Brasil, bem como o de invasões a imóveis abandonados pela população sem teto, está diretamente ligado à falta de moradias.

Está (ão) correta (s):

A
Apenas I.
B
Apenas I e II.
C
Apenas II e III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
001a15be-f0
Esamc 2019 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Leia:


(Transposição do Rio São Francisco. Imagem disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ cotidiano/2018/03/apos-1-ano-transposicao-do-sao-francisco-ja-retira-1-milhao-do-colapso.shtml. Acesso em: 29 fev. 2019, às 08h30.)

[O paraibano Epitácio Pessoa] conhecia bem o drama das secas nordestinas. Para recuperar a economia da região, lançou no dia 25 de dezembro [de 1919] o Programa de Combate à Seca no Nordeste, buscando ajuda financeira nos Estados Unidos. Foi a maior obra do governo Epitácio Pessoa. Segundo alguns, foram gastas “fábulas de dinheiro”, iniciando-se aí a chamada “indústria da seca”.

(Presidentes do Brasil – de Deodoro a FHC. RJ: Estácio de Sá, 2002, p. 226.)

O projeto [de transposição do Rio São Francisco] foi pensado por d. Pedro II, mas a obra só foi iniciada no governo Lula (PT), em 2005. No início da construção, falava-se de um conjunto de até 700 km de canais [...]. A obra chega ao fim de 2018 com 477 km [...]. A transposição já deveria ter sido entregue e os motivos dos atrasos são muitos: de falhas de projeto a desistências de empreiteiras e investigações por desvio de verbas.

(LOBEL, Fabrício e SANTOS, Bruno. Bolsonaro terá de concluir transposição e definir gestão da água do São Francisco. Publicado em 18 dez. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/12/bolsonaro-terade-concluir-transposicao-e-definir-gestao-da-agua-do-sao-francisco.shtml. Acesso em: 26 fev. 2019, às 08h00.)

De acordo com as informações e seus conhecimentos sobre o projeto de transposição do rio São Francisco e do combate à seca no Nordeste:

A
ao longo de nossa história, o descaso com o Nordeste, associado a uma corrupção constante, dificulta a resolução de problemas que afligem a região e contribui para o enriquecimento de determinados grupos.
B
quando concluída, a transposição terá uma extensão menor do que o previsto originalmente, por conta do relevo acidentado dos Estados por onde passam os canais, como pode ser observado na imagem.
C
desde o Segundo Reinado já existia uma preocupação com a situa- ção do Nordeste, marcado por longos períodos de seca, que levou aos projetos apontados, reduzindo drasticamente os problemas da região.
D
a transposição é o auge das lutas contra a seca no Nordeste e tem sido responsável, mesmo antes de sua conclusão, pela resolução dos problemas da região, apesar do enriquecimento de alguns grupos ao longo da história.
E
a conclusão da transposição beneficiará, diretamente, todos os Estados nordestinos, já que os canais cortam toda a região, como podemos observar pelo mapa da obra, presente na imagem.
ffda9c71-f0
Esamc 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia o texto abaixo:

Albert Einstein previu no século passado que, se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem teria apenas mais quatro anos de vida. A morte em grande escala desse animal, interpretada como apocalíptica na época, é hoje um alerta real. Desde o começo do século, casos de morte e sumiço de abelhas são registrados nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, estudiosos destacam episódios alarmantes a partir de 2005. Agora, o fenômeno parece chegar ao ápice. Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. Foram 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo estimativas de Associações de apicultura, secretarias de Agricultura e pesquisas realizadas por universidades.

(Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Mae-Terra/Apicultoresbrasileiros-encontram-meio-bilhao-de-abelhas-mortas-em-tres-meses/3/43463 acesso em 13 mar. 2019, às 17h09min.)

Com base na notícia, bem como em seus conhecimentos gerais, identifique a alternativa correta:

A
Os principais causadores dessa catástrofe são os poluentes urbanos atmosféricos, produzidos pelos escapamentos dos automóveis e chaminés das fábricas.
B
Voando de flor em flor, as abelhas polinizam e promovem a reprodução de diversas espécies de plantas existentes na maioria dos ecossistemas existentes no Brasil e no planeta.
C
As causas dessa catástrofe são desconhecidas, pois o uso de neonico- tinoides e de Fipronil, ingredientes ativos dos inseticidas, foi banido de forma responsável pelas fábricas de agroquímicos instaladas no país.
D
No Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana e produção animal, menos de 10% dependem em certo grau da polinização deste inseto.
E
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 15% dos cultivos destinados à alimentação humana no mundo dependem das abelhas.
2a420000-de
Esamc 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Analise os itens sobre as bacias hidrográficas brasileiras:


I. É na Bacia do Rio São Francisco que estão localizadas: a hidrelétrica de Tucuruí e a obra de transposição que, quando concluída, levará água ao nordeste setentrional.
II. A Bacia do Paraná apresenta o maior potencial hidráulico instalado, além de conter, em parte de sua extensão, a hidrovia Tietê-Paraná.
III. No rio Xingu, pertencente a Bacia do Tocantins – Araguaia, está em construção a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.


Está (ão) correto (s):

A
II apenas.
B
III apenas.
C
I e II apenas.
D
I e III apenas.
E
I, II e III.
2a475cf0-de
Esamc 2014 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Em menos de 40 anos, entre as décadas de 1940 e 1980, a população brasileira passou de predominantemente rural para majoritariamente urbana. Impulsionado pela migração de um vasto contingente de pobres, esse movimento socioterritorial, um dos mais rápidos e intensos de que se tem notícia, ocorreu sob a égide de um modelo de desenvolvimento urbano que privou as faixas de menor renda de condições básicas de urbanidade e inserção efetiva à cidade. Além de excludente, tal modelo mostrou-se também altamente concentrador: 60% da população urbana vivem hoje em em 224 municípios com mais de 100 mil habitantes, dos quais 94 pertencem a aglomerados urbanos e regiões metropolitanas com mais de 1 milhão de habitantes.

(ROLNIK, Raquel. Disponível em: A lógica da desordem. http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=220. Acesso em: 31 ago. 2014, às 17h00.)


Em relação aos problemas e características da urbanização brasileira, julgue as afirmativas abaixo:

I. A urbanização é acelerada e caótica, assim como em outros países emergentes, que apresentam elevado crescimento urbano desde 1920.
II. Há no Brasil quatro metrópoles globais (de acordo com a hierarquia urbana). São elas: Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
III. Há no país grande ocorrência de favelas, as quais passam por intenso processo de verticalização, ocasionado pela falta de espaço combinada ao aumento populacional.


Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
III apenas.
D
I e II apenas.
E
I e III apenas.