Questõessobre Astronomia

1
1
Foram encontradas 24 questões
e1817635-7a
USS 2022 - Geografia - Astronomia

Os GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite, do inglês) são capazes de oferecer o posicionamento de algo em qualquer ponto da superfície da Terra. As aplicações dos GNSS incluem o monitoramento de barragens e grandes obras, a delimitação de imóveis rurais, o controle de frotas e a navegação, incluindo a terrestre, a aérea e a marítima.

Os sistemas de navegação com constelação completa para cobrir todo o globo são: o GPS (americano), o Glonass (russo), o Galileo (europeu) e o Beidou (chinês). Há ainda os sistemas parciais, como o Irnass (indiano) e o QZSS (japonês). O primeiro sistema começou a ser desenvolvido, nos Estados Unidos, em 1973.



Considerando o contexto histórico do surgimento dos GNSS e reconhecendo os países que controlavam essa tecnologia até o início do século XXI, identifica-se que os objetivos prioritários iniciais dessas nações estavam ligados ao seguinte campo de interesses: 

A
militar
B
agrícola
C
científico
D
comercial
62a0d1dd-7a
ENEM 2021 - Geografia - Astronomia

Movimento de translação da Terra



Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).



Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção

A
norte.
B
sul.
C
leste.
D
oeste.
E
nordeste.
35ee380f-f9
UFRGS 2019 - Geografia - Astronomia

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Eratóstenes (276-194 a.C), matemático, poeta, geógrafo e bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, nascido na Grécia Antiga há mais de 2000 anos, calculou as dimensões da Terra pela primeira vez com um erro muito pequeno. Seus cálculos utilizavam um modelo ........ da Terra que, na realidade, apresenta a forma ........ .

A
cilíndrico - esférica
B
plano - esférica
C
esférico - plana
D
esférico - geoidal
E
geoidal - esférica
bbc17550-f7
UEG 2016 - Geografia - Astronomia

Durante a trajetória da Terra em torno do Sol, só há duas ocasiões em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pela energia solar.

Esse período do ano é conhecido como

A
equinócio
B
solstício
C
afélio
D
periélio
E
veranico
426bb47b-f7
UNEMAT 2015 - Geografia - Astronomia

“[...]
A trajetória escapa o risco nu...
As nuvens queimam o céu, nariz azul...
Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu.
Na lua o lado escuro é sempre igual...
No espaço a solidão é tão normal...
Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu.
[...]”.

(STEIN, Carlos; Hömrich, Sady; Bowie, David. O astronauta de mármore. In: Nenhum de Nós. Cardume, 1989. (CD).

O que faz com que, daqui da Terra, vejamos sempre a mesma face da Lua, deve-se ao fato de:

A
o seu movimento de rotação e de translação em volta da Terra terem a mesma duração.
B
a Terra e a Lua girarem em torno do Sol.
C
os movimentos de rotação da Terra e da Lua terem a mesma duração.
D
os movimentos de rotação da Terra e da Lua serem em sentido contrários.
E
a Lua estar sempre entre o Sol e Terra.
6d3c6bc0-ff
UECE 2019 - Geografia - Astronomia

Atente para o seguinte trecho de uma notícia:


“O porta-voz da Presidência da República, informou nesta sexta-feira (5) que não haverá horário de verão neste ano (...): ‘após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020’”.


Fonte: Portal G1. 5 de abril de 2019. “Governo informa que
neste ano não haverá horário de verão”. Disponível em:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/gover
no-anuncia-fim-do-horario-de-verao.ghtml


Acerca das discussões sobre o Horário de Verão no Brasil, é correto afirmar que

A
foi adotado para que se ampliasse o tempo de lazer e diminuísse a criminalidade nas grandes cidades.
B
desde sua primeira implantação, foi adotado apenas em alguns estados localizados nas proximidades do Trópico de Capricórnio, sempre entre os meses de maio e outubro.
C
costumava ser adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da linha do equador, onde a diferença de fotoperíodo permite que essa medida proporcione economia no consumo de energia.
D
por decisões governamentais, somente a partir de 2008 o Horário de Verão passou a ter caráter permanente em todos os estados do Brasil.
f8886474-fc
FUVEST 2019 - Geografia - Astronomia

Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.

Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019


Disponível em https://www.youtube.com/. Adaptado.


A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores,

A
a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão.
B
a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho.
C
a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul.
D
a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro.
E
a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos.
5dfd2d76-e9
UNIVIÇOSA 2015 - Geografia - Astronomia

A Terra tem dois principais movimentos:o primeiro gira em torno de seu próprio eixo,chamado de rotação,e,o segundo, gira em volta do sol,movimento conhecido como translação; esses movimentos são responsáveis pelas estações do ano e pelas horas do dia.

Marque a opção correta quanto aos movimentos da Terra.

A
O movimento de translação é responsável pelas estações do ano e o movimento de rotação pela evolução das horas de um dia.
B
O movimento de rotação é responsável pelas estações do ano e o movimento de translação pela evolução das horas de um dia.
C
O movimento de translação é responsável pela evolução das horas de um dia e também pelas estações do ano.
D
O movimento de rotação é responsável pela evolução das horas de um dia e também pelas estações do ano.
5dec1435-e9
UNIVIÇOSA 2015 - Geografia - Astronomia

Foguete de carga da Nasa explode segundos após lançamento Foguete Antares foi lançado da Instalação de Voo Wallops, na Virgínia. Veículo levaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional


Fonte G1, em São Paulo -28/10/2014 20h32-Atualizado em29/10/2014 01h38


O fato acima mostra que o homem ainda continua sua expansão na exploração espacial, algumas vezes tendo sucesso, outras não. Esta corrida ficou bem acirrada na época da guerra fria com uma disputa entre EUA e URSS.


Em que ano o homem conseguiu colocar o pé na lua?


A
1969
B
1968
C
1967
D
1966
538acb4a-dc
FAMEMA 2016 - Geografia - Astronomia

Analise a imagem.

  


A visão mais comum que temos da Terra, vista do espaço sideral, esconde sua forma e sua superfície irregulares. Dentre as superfícies terrestres observadas na imagem analisada, é correto afirmar que a superfície

A
elipsoide representa a atual conformação da litosfera diante das forças endógenas que a modelam.
B
geoide é um panorama futuro para as feições da superfície após longos anos de ação do intemperismo.
C
topográfica indica as formas do relevo originalmente encontradas na formação do planeta.
D
elipsoide é uma figura geométrica matematicamente definida que possibilita a realização de medições cartográficas.
E
geoide é uma abstração artística que permite visualizar sem deformações a superfície terrestre.
fb3791e3-b4
UFJF 2016 - Geografia - Astronomia

Faça parte desta experiência:

Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.

Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p29.

Qual processo a experiência está representando?

A
Movimento de translação
B
Precessão do equinócio
C
Movimento de rotação
D
Pôr do sol
E
Estações do ano
801c74a6-b0
UNEMAT 2017 - Geografia - Astronomia

Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço.

Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:

A
Os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.
B
O movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e controlam a entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.
C
Os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e controlam a emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado “efeito estufa”.
D
O movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos “abalos sísmicos” que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.
E
As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do “efeito estufa” nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.
ce679a98-b8
UECE 2012 - Geografia - Astronomia

Galileu Galilei, acusado de subverter a filosofia aristotélica, foi processado e condenado pelo Tribunal do Santo Ofício, e teve que abjurar de suas ideias em 22 de junho de 1633. Após 359 anos, o Papa João Paulo II, em seu discurso proferido para os participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências, em 31 de outubro de 1992, redimiu o cientista. Assinale a alternativa que indica uma das causas da condenação de Galileu.

A
A tese de que o universo é infinito e da existência de outros planetas, nos quais existiria vida inteligente.
B
A interpretação de que a benção divina só é concedida para aqueles que têm fé, sendo tudo justificado por meio dela.
C
A incompatibilidade do heliocentrismo com os critérios de interpretação da Sagrada Escritura.
D
A ideia de que Deus, além de ser o organizador da natureza é, ao mesmo tempo, a própria natureza.
a2989ad7-c4
UEG 2018 - Geografia - Astronomia

Nos últimos anos, surgiu nas redes sociais do Brasil um movimento conhecido como terraplanistas, que é formado por um grupo de pessoas que acreditam que a Terra é plana. A refutação a essa ideia pode ser explicada através de qual fenômeno?

A
Eclipse
B
Maré alta
C
Terremoto
D
Efeito estufa
E
Aurora boreal
d863a929-c2
UNICAMP 2019 - Geografia - Astronomia

Antes de Copérnico, Kepler e Galileu, os cosmólogos elaboravam sistemas que representavam os corpos celestes por meio de esferas encaixadas umas nas outras, propostas e desenvolvidas por Eudoxo e Aristóteles, de modo a distinguir os mundos celeste e terrestre. É nesse contexto, caracterizado pela tese de que o cosmo é composto de dois mundos distintos (céu e Terra), e pelo axioma platônico, que deve ser entendido o conteúdo da carta de Kepler (1604). Ele apresenta uma etapa do processo de rompimento com essa distinção e com o axioma platônico. Na carta, Kepler apresenta os procedimentos para obter as duas primeiras leis dos movimentos planetários. A importância disso é tão grande que a segunda lei aparece antes da primeira, e a lei das áreas só se torna operante numa órbita elíptica, não podendo ser aplicada às órbitas circulares sem produzir discrepâncias com relação aos dados observacionais de Tycho Brahe.

(Adaptado de Claudemir Roque Tossato, Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 199-201, jun. 2003.)

Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta.

A
Copérnico, Kepler e Galileu fazem parte da chamada Revolução Científica que rompe com leituras especulativas do Universo, baseadas em premissas aristotélicas e tomistas, e propõe análises empiristas do mundo natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, em que a distância entre o planeta e o Sol permanece constante durante o movimento, foi abandonado por Kepler.
B
A Revolução Científica da época Moderna propõe a ruptura com o ideal divino, sendo, por isso, combatida pela Igreja Católica, que defendia a orquestração divina sobre o mundo humano e natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, em que a distância entre o planeta e o Sol é variável durante o movimento, foi abandonado por Kepler.
C
Copérnico, Kepler e Galileu foram perseguidos pela Igreja Católica do período Moderno, por representarem o questionamento dos ideais medievais sobre a organização do céu e da Terra e sobre a onipresença divina. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, para as quais a distância entre o planeta e o Sol é variável durante o movimento, foi abandonado por Kepler.
D
A Revolução Científica da época Moderna, incentivada pela Igreja Católica, propõe a manutenção do antropocentrismo medieval, associado aos conhecimentos empíricos para a leitura e representação do mundo natural. O conceito de órbitas circulares para o movimento dos planetas em torno do Sol, para as quais a distância entre o planeta e o Sol permanece constante durante o movimento, foi abandonado por Kepler.
9fa17378-b7
ENEM 2019 - Geografia - Astronomia

Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no solo. Isso ocorria porque, se registrarmos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), esse valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; e (II) a sombra é mínima no solstício de verão.

O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):



Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II?

A
Salvador.
B
Porto Alegre.
C
Macapá e Salvador.
D
Macapá e Porto Alegre.
E
Porto Alegre e Salvador.
0d3c9966-b5
UESPI 2010 - Geografia - Astronomia

Existem diversas expressões que são geralmente empregadas na relação Terra-Sol, tais como Afélio, Equinócios, Solstícios, Eclíptica, Periélio etc. Afélio é :

A
a parte do hemisfério sul que não fica iluminada durante o inverno.
B
o momento em que a Terra se afasta mais do Sol.
C
o tempo em que tem início a primavera no hemisfério norte.
D
a porção mais iluminada do Sol voltada à Terra.
E
o conjunto de explosões gigantescas que se verificam na coroa solar.
0d37b0fa-b5
UESPI 2010 - Geografia - Astronomia

Depois de aproximadamente 11 minutos, a energia do Sol chega à Terra.Já que o Sol é muito maior que a Terra, os raios chegam praticamente paralelos entre si. Essa energia emitida pela estrela, importantíssima para a compreensão dos fenômenos meteorológicos e climáticos, é também denominada de:

A
radiação de ondas longas.
B
conveção solar.
C
advecção solar.
D
radiação de ondas curtas.
E
irradiação turbulenta.
c66858df-b4
UFJF 2018 - Geografia - Astronomia

Observe as figuras:


(PETERSEN, James F.; SACK, Dorothy; GABLER, Robert E. Fundamentos da Geografia Física. 1ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. p.52, 487.)


A quantidade de radiação solar incidente afeta

A
as estações do ano.
B
o eclipse solar.
C
o movimento de translação.
D
o movimento de rotação.
E
o efeito estufa.
c6603442-b4
UFJF 2018 - Geografia - Astronomia

Observe a seguinte tirinha da Mafalda:


(Disponível em:<https://cageos.files.wordpress.com/2012/09/426399_ 325544644160246_1865618114_n.jpg> . Acesso em: 01 ago. 2018.)


Mafalda, na tirinha, comenta que “a Terra gira, gira...” O que caracteriza este movimento?

A
Rotação: movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central.
B
Translação: movimento elíptico que a Terra executa ao redor do Sol, com uma duração aproximada de um ano.
C
Precessão dos equinócios: movimento giratório realizado pela projeção do eixo de rotação terrestre no sentido horário.
D
Nutação: variação periódica no eixo rotacional terrestre em função da influência da gravidade da Lua sobre a Terra.
E
Deslocamento do periélio: variação da órbita terrestre ao redor do Sol; essa diferença varia em função da influência da órbita de outros planetas.