Questõesde ENEM 2015 sobre Física

1
1
1
Foram encontradas 27 questões
f70fb457-4a
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Durante uma aula experimental de física, os estudantes construíram um sistema ressonante com pêndulos simples. As características de cada pêndulo são apresentadas no quadro. Inicialmente, os estudantes colocaram apenas o pêndulo A para oscilar.



Quais pêndulos, além desse, passaram também a oscilar?

A
1, 2, 3, 4 e 5.
B
1, 2 e 3.
C
1 e 4.
D
1 e 5.
E
3 e 4.
f7062d65-4a
ENEM 2015 - Física - Ótica, Refração

A fotografia feita sob luz polarizada é usada por dermatologistas para diagnósticos. Isso permite ver detalhes da superfície da pele que não são visíveis com o reflexo da luz branca comum. Para se obter luz polarizada, pode-se utilizar a luz transmitida por um polaroide ou a luz refletida por uma superfície na condição de Brewster, como mostra a figura. Nessa situação, o feixe da luz refratada forma um ângulo de 90° com o feixe da luz refletida, fenômeno conhecido como Lei de Brewster. Nesse caso, o ângulo de incidência θp , também chamado de ângulo de polarização, e o ângulo de refração θr estão em conformidade com a Lei de Snell.



Considere um feixe de luz não polarizada proveniente de um meio com índice de refração igual a 1, que incide sobre uma lâmina e faz um ângulo de refração θr de 30°.


Nessa situação, qual deve ser o índice de refração da lâmina para que o feixe refletido seja polarizado?

A
√3
B
√3/3
C
2
D
1/2
E
√3/2
f702f45f-4a
ENEM 2015 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Dinâmica, Trabalho e Energia, Energia Mecânica e sua Conservação, Eletricidade

Para irrigar sua plantação, um produtor rural construiu um reservatório a 20 metros de altura a partir da barragem de onde será bombeada a água. Para alimentar o motor elétrico das bombas, ele instalou um painel fotovoltaico. A potência do painel varia de acordo com a incidência solar, chegando a um valor de pico de 80 W ao meio-dia. Porém, entre as 11 horas e 30 minutos e as 12 horas e 30 minutos, disponibiliza uma potência média de 50 W. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e uma eficiência de transferência energética de 100%.

Qual é o volume de água, em litros, bombeado para o reservatório no intervalo de tempo citado?

A
150
B
250
C
450
D
900
E
1 440
f6ff89ab-4a
ENEM 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

O acúmulo de plásticos na natureza pode levar a impactos ambientais negativos, tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos. Uma das formas de minimizar esse problema é a reciclagem, para a qual é necessária a separação dos diferentes tipos de plásticos. Em um processo de separação foi proposto o seguinte procedimento:


I. Coloque a mistura de plásticos picados em um tanque e acrescente água até a metade da sua capacidade.

II. Mantenha essa mistura em repouso por cerca de 10 minutos.

III. Retire os pedaços que flutuam e transfira-os para outro tanque com uma solução de álcool.

IV. Coloque os pedaços sedimentados em outro tanque com solução de sal e agite bem.


Qual propriedade da matéria possibilita a utilização do procedimento descrito?

A
Massa.
B
Volume.
C
Densidade.
D
Porosidade.
E
Maleabilidade.
f6e4657f-4a
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Cargas Elétricas e Eletrização, Física Moderna, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Física Atômica e Nuclear, Eletricidade

A figura representa um embalagem cartonada e sua constituição em multicamadas. De acordo com as orientações do fabricante, essas embalagens não devem ser utilizadas em fornos micro-ondas.



A restrição citada deve-se ao fato de a

A
embalagem aberta se expandir pela pressão do vapor formado em seu interior.
B
camada de polietíleno se danificar, colocando o alumínio em contato com o alimento.
C
fina camada de alumínio blindar a radiação, não permitindo que o alimento se aqueça.
D
absorção de radiação pelo papel, que se aquece e pode levar à queima da camada de polietileno.
E
geração de centelhas na camada de alumínio, que pode levar à queima da camada de papel e de polietileno.
f6e7c407-4a
ENEM 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente:


• Se a torneira for conectada à caixa-d’água domiciliar, a pressão da água na entrada da torneira deve ser no mínimo 18 kPa e no máximo 38 kPa.

• Para pressões da água entre 38 kPa e 75 kPa ou água proveniente diretamente da rede pública, é necessário utilizar o redutor de pressão que acompanha o produto.

• Essa torneira elétrica pode ser instalada em um prédio ou em uma casa.


Considere a massa específica da água 1000 kg/m3 e a aceleração da gravidade 10 m/s2 .



Para que a torneira funcione corretamente, sem o uso do redutor de pressão, quais deverão ser a mínima e a máxima altura entre a torneira e a caixa-d’água?

A
1,8 m e 3,8 m
B
1,8 m e 7,5 m
C
3,8 m e 7,5 m
D
18 m e 38 m
E
18 m e 75 m
f6c68311-4a
ENEM 2015 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale μe = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é μc= 0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s2 .


As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,

A
d1 = 45m e d2 = 60m.
B
d1 = 60m e d2 = 45m.
C
d1 = 90m e d2 = 120m.
D
d1 = 5,8 x 102m e d2 = 7,8 x 102 m.
E
d1 = 7,8 x 102 m e  d2 = 5,8 x 102m.
f6bf48db-4a
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Em altos-fornos siderúrgicos, as temperaturas acima de 600 °C são mensuradas por meio de pirômetros óticos. Esses dispositivos apresentam a vantagem de medir a temperatura de um objeto aquecido sem necessidade de contato. Dentro de um pirômetro ótico, um filamento metálico é aquecido pela passagem de corrente elétrica até que sua cor seja a mesma que a do objeto aquecido em observação. Nessa condição, a temperatura conhecida do filamento é idêntica à do objeto aquecido em observação.

Disponível em: www.if.usp.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).


A propriedade da radiação eletromagnética avaliada nesse processo é a

A
amplitude.
B
coerência.
C
frequência.
D
intensidade.
E
velocidade.
f6a8f731-4a
ENEM 2015 - Física - Ótica, Instrumentos Ópticos

O avanço tecnológico da medicina propicia o desenvolvimento de tratamento para diversas doenças, como as relacionadas à visão. As correções que utilizam laser para o tratamento da miopia são consideradas seguras até 12 dioptrias, dependendo da espessura e curvatura da córnea. Para valores de dioptria superiores a esse, o implante de lentes intraoculares é mais indicado. Essas lentes, conhecidas como lentes fácicas (LF), são implantadas junto à córnea, antecedendo o cristalino (C), sem que esse precise ser removido, formando a imagem correta sobre a retina (R).


O comportamento de um feixe de luz incidindo no olho que possui um implante de lentes fácicas para correção do problema de visão apresentado é esquematizado por

A


B


C


D


E


f6b8cb0f-4a
ENEM 2015 - Física - Leis de Kepler, Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Observações astronômicas indicam que no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, provavelmente exista um buraco negro cuja massa é igual a milhares de vezes a massa do Sol. Uma técnica simples para estimar a massa desse buraco negro consiste em observar algum objeto que orbite ao seu redor e medir o período de uma rotação completa, T, bem como o raio médio, R, da órbita do objeto, que supostamente se desloca, com boa aproximação, em movimento circular uniforme. Nessa situação, considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional que o buraco negro exerce sobre o objeto.


A partir do conhecimento do período de rotação, da distância média e da constante gravitacional, G, a massa do buraco negro é

A


B


C


D


E


f69f68a7-4a
ENEM 2015 - Física - Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V.


Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?

A
A lâmpada brilhará normalmente, mas como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.
B
A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V, e não funciona com tensão abaixo desta.
C
A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W, pois como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.
D
A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.
E
A lâmpada queimará, pois como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando a corrente para a qual o filamento foi projetado.
f69c5126-4a
ENEM 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Hidrostática

Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo  no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho. 




Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente

A
subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível subirá ainda mais.
B
subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível descerá, voltando ao seu valor inicial.
C
subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível permanecerá sem alteração.
D
não sofrerá alteração com a introdução do bloquinho de gelo, porém, após seu derretimento, o nível subirá devido a um aumento em torno de 10% no volume de água.
E
subirá em torno de 90% do seu valor inicial com a introdução do bloquinho de gelo e, após seu derretimento, o nível descerá apenas 10% do valor inicial.
f68bb8c7-4a
ENEM 2015 - Física - Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Um eletricista projeta um circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, conectadas conforme a figura. Deseja-se que uma fique sempre acesa, por isso é ligada diretamente aos polos da bateria, entre os quais se mantém uma tensão constante. As outras duas lâmpadas são conectadas em um fio separado, que contém uma chave. Com a chave aberta (desligada), a bateria fornece uma potência X.


                           

Assumindo que as lâmpadas obedeçam à Lei de Ohm, com a chave fechada, a potência fornecida pela bateria, em função de X, é: 

A


B
X.
C


D
2X.
E
3X.
f681c9cb-4a
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Acústica

 Em uma flauta, as notas musicais possuem frequências e comprimentos de onda (λ) muito bem definidos. As figuras mostram esquematicamente um tubo de comprimento L, que representa de forma simplificada uma flauta, em que estão representados:  em A o primeiro harmônico de uma nota musical (comprimento de onda λA), em B seu segundo harmônico (comprimento de onda λB) e em C o seu terceiro harmônio (comprimento de onda λC), onde  λA > λ> λC.


                                      


Em função do comprimento do tubo, qual o comprimento de onda da oscilação que forma o próximo harmônico?

A
L /4
B
L /5
C
L /2
D
L /8
E

6L /8

9580a8be-7f
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

  Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular da região de onde se originou a ligação. Em uma região, um aparelho está na área de cobertura de cinco torres, conforme o esquema.




Considerando que as torres e o celular são puntiformes e que estão sobre um mesmo plano, qual o número mínimo de torres necessárias para se localizar a posição do telefone celular que originou a ligação?


A
Uma.
B
Duas.
C
Três.
D
Quatro.
E
Cinco.
9574f12d-7f
ENEM 2015 - Física - Oscilação e Ondas, Acústica

Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro.

Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)

A
intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
B
potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
C
diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical.
D
timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
E
altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.
955eabfd-7f
ENEM 2015 - Física - Estática e Hidrostática, Estática - Momento da Força/Equilíbrio e Alavancas

   Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.




Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?


A
3.00 kg
B
3,75 kg
C
5.00 kg
D
6.00 kg
E
15.00 kg
954e027a-7f
ENEM 2015 - Física - Calorimetria

   As altas temperaturas de combustão e o atrito entre suas peças móveis são alguns dos fatores que provocam o aquecimento dos motores à combustão interna. Para evitar o superaquecimento e consequentes danos a esses motores, foram desenvolvidos os atuais sistemas de refrigeração, em que um fluido arrefecedor com propriedades especiais circula pelo interior do motor, absorvendo o calor que, ao passar pelo radiador, é transferido para a atmosfera.

Qual propriedade o fluido arrefecedor deve possuir para cumprir seu objetivo com maior eficiência?

A
Alto calor específico.
B
Alto calor latente de fusão.
C
Baixa condutividade térmica.
D
Baixa temperatura de ebulição.
E
Alto coeficiente de dilatação térmica.
9532f444-7f
ENEM 2015 - Física - Óptica Geométrica

  Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado)

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a


A
ressonância.
B
refração.
C
difração.
D
reflexão.
E
difusão.
9514b644-7f
ENEM 2015 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

  Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais “dura" e outro com borracha mais “mole". O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica kd (do estilingue mais “duro") é o dobro da constante elástica km (do estilingue mais “mole").

A razão entre os alcances   referentes aos estilingues com borrachas “dura" e “mole", respectivamente, é igual a

A
1/4
B
1/2
C
1
D
2
E
4