Questõessobre Filosofia da Cultura

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UEMA 2015 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura


Os versos de Asa Branca mostram a realidade típica da região nordeste do Brasil, qual seja: a seca. Desse modo, a arte poética, a ciência e a filosofia, apesar de suas diferenças, possuem um veículo comum para expressar a visão de mundo. Esse veículo é conhecido como

A
poesia.
B
diálogo.
C
aforismo.
D
romance.
E
linguagem.
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UEAP 2009, UEAP 2009 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura



A tira acima possibilita-nos refletir sobre os meios de comunicação de massa e a influência que exercem sobre os indivíduos. Um dos grandes teóricos da chamada Escola de Frankfurt, Teodor Adorno, dedicou parte de sua obra à análise deste tema. Com base nos seus conhecimentos sobre a Escola de Frankfurt, marque a alternativa correta.

A
A tirinha expressa uma visão otimista dos meios de comunicação de massa, no caso, a televisão, capaz de possibilitar uma experiência transcendental e crítica do espectador.
B
A indústria cultural, para Adorno, possui características positivas, pois democratiza o conhecimento despertando a sensibilidade, estimulando a imaginação e a reflexão crítica sobre a realidade.
C
A indústria cultural realiza, para Adorno, a vulgarização das artes e dos conhecimentos, oferecendo produtos culturais “médios”.
D
A democratização da cultura, provocada pela indústria cultural, possibilitou a redução das desigualdades sociais.
E
O processo de globalização provocado pela indústria cultural tornou-se hegemônico hoje e corresponde à face humana do capitalismo.
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UFPR 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.


A partir do exposto acima, é correto afirmar:

A
Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.
B
A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião.
C
Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação.
D
O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico.
E
Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.
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UNESP 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

      Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, provocariam resistências. Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudo-individuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência de livre-escolha. A padronização musical mantém os indivíduos enquadrados, por assim dizer, escutando por eles. A pseudo-individuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles, “pré-digerido”.

(Theodor Adorno. “Sobre música popular”. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno, 1986. Adaptado.)

Em termos filosóficos, a pseudo-individuação é um conceito

A
identificado com a autonomia do sujeito na relação com a indústria cultural.
B
que identifica o caráter aristocrático da cultura musical na sociedade de massas.
C
que expressa o controle disfarçado dos consumidores no campo da cultura.
D
aplicável somente a indivíduos governados por regimes políticos totalitários.
E
relacionado à autonomia estética dos produtores musicais na relação com o mercado.
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ENEM 2016 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!

NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.

O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que

A
reforça a liberdade do cidadão.
B
desvela os valores do cotidiano.
C
exorta as relações de produção.
D
destaca a decadência da cultura.
E
amplifica o sentimento de ansiedade.
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UNESP 2012 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada na- ção aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.

(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)

No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve

A
reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
B
um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
C
argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
D
uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
E
uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
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UNESP 2013 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

O tema abordado pelo texto refere-se

Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro, são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado, e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório
A
ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa
B
à hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa.
C
ao monopólio da informação e da cultura por ministérios estatais.
D
ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo.
E
aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento.
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Faculdade Cultura Inglesa 2013 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

O conceito de Diversidade Cultural refere-se tanto ao quadro de diversidade existente em uma sociedade específica quanto à dimensão internacional de trocas de bens e serviços diversos entre países. O tema da Diversidade Cultural tem sido objeto de debates internacionais permanentes, tendo-se em vista;

A
a inexistência da presença cultural das sociedades desenvolvidas sobre os países do Terceiro Mundo.
B
o apoio internacional ao fechamento das fronteiras às influências externas, implementado por países submetidos a regimes ditatoriais.
C
o fim da dominação das potências nucleares, da época da Guerra Fria, sobre amplas regiões do globo.
D
a emergência da noção de que as identidades artísticas de camadas populares e de grupos étnicos ameaçados de extinção são pouco importantes face à globalização cultural.
E
a tendência à homogeneização cultural global, facilitada pelas novas tecnologias e pelas redes de comunicação contemporâneas
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ENEM 2012 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

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O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência

A
a ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios.
B
a democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual.
C
o controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos.
D
a culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter.
E
o aumento da longevidade, resultando no crescimento populacional.
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ENEM 2008 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.

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Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?

A
De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos.
B
De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.
C
De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.
D
De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.
E
De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.
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ENEM 2007 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

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A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

A
o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
B
a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
C
aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
D
os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
E
a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
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ENEM 2007 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: www.unesco.org.br


Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

A

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B

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C

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D

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E

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ENEM 2010 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Filosofia da Cultura

Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando


A
criações originais deixam de existir entre grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos outros.
B
civilizações se fecham a ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.
C
populações demonstram menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais estrangeiros.
D
elementos culturais autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de origem.
E
intercâmbios entre diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.