Questõessobre A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles)

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ENEM 2020 - Filosofia - Ética e Liberdade, A Metafísica de Aristóteles, Conceitos Filosóficos, A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política, Filosofia e a Grécia Antiga

    Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

A
Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.
B
Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora.
C
Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira.
D
Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais.
E
Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.
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UEA 2018 - Filosofia - A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política

       — Imagina o seguinte. Se um homem descesse de novo para o seu antigo posto, não teria os olhos cheios de trevas, ao regressar subitamente da luz do Sol? E se lhe fosse necessário julgar daquelas sombras em competição com os que tinham estado sempre prisioneiros acaso não causaria o riso, e não diriam dele que por ter subido ao mundo superior, estragara a vista, e que não valia a pena tentar a ascensão? E a quem tentasse soltá-los e conduzi-los até cima, se pudessem agarrá-lo e matá-lo, não o matariam?

(Platão. A república, 1993. Adaptado.)


O texto, uma passagem da “Alegoria da Caverna”, pode estar se referindo, implicitamente, ao julgamento e execução de Sócrates na cidade de Atenas. A passagem descreve o retorno à caverna do homem que, liberto, conheceu a verdadeira realidade. Esse homem representa, metaforicamente, o filósofo na pólis como um indivíduo

A
magnânimo, interessado na justa solução de rivalidades entre grupos políticos.
B
orgulhoso, voltado para a exposição pública de saberes elevados.
C
incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.
D
inativo economicamente, dedicado à contemplação religiosa da luz do Sol.
E
sábio, compenetrado na missão de preparar os futuros líderes da democracia.
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UFU-MG 2010, UFU-MG 2010, UFU-MG 2010 - Filosofia - A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política

Conforme o Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano, Platão emprega a palavra silogismo para definir o raciocínio em geral. Aristóteles, por sua vez, o define como o tipo perfeito de raciocínio dedutivo, “um discurso em que, postas algumas coisas, outras se seguem necessariamente.” Considere que a premissa “Todo atleta treina”, sentença universal e afirmativa, é a premissa maior de um silogismo, cuja conclusão é: “Logo, Maria treina”.


(ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.)



De acordo com tal definição, assinale a alternativa que indica, corretamente, a premissa menor:

A
Maria não é atleta.
B
Maria não treina.
C
Maria é atleta.
D
Maria é atleta, mas não treina.
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UNIOESTE 2017 - Filosofia - A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política

Segundo a conhecida alegoria da caverna, que aparece no Livro VII da República, de Platão, há prisioneiros, voltados para uma parede em que são projetadas as sombras de objetos que eles não podem ver. Esses prisioneiros representam a humanidade em seu estágio de mais baixo saber acerca da realidade e de si mesmos: a doxa, ou “opinião”. Um desses prisioneiros é libertado à força, num processo que ele quer evitar e que lhe causa dor e enormes dificuldades de visão (conhecimento). Gradativamente, ele é conduzido para fora da caverna, a um estágio em que pode ver as coisas em si mesmas, isto é, os fundamentos eternos de tudo o quê, antes, ele via somente mediante sombras. Esses fundamentos são as Formas. Para além das Formas, brilha o Sol, que representa a Forma das Formas, o Bem, fonte essencial de todo ser e de todo conhecer e unicamente acessível mediante intuição direta. Com base nisso, responda à seguinte questão: se chegamos ao conhecimento das Formas mediante a dialética, que é o estabelecimento de fundamentos que possibilitam o conhecimento das coisas particulares (sombras), é CORRETO dizer:

A
para Platão, a dialética é o conhecimento imediato (doxa) dos objetos particulares.
B
o Bem é um objeto particular, que pode ser conhecido sensivelmente, de modo imediato e indolor, por todos os seres humanos.
C
as Formas são somente suposições teóricas, sem realidade nelas mesmas.
D
a dialética, que não é o último estágio do ser e do conhecer, permite chegar, mediante um processo difícil, que exige esforço, às coisas em si mesmas (Formas).
E
a dialética, último estágio do ser e do conhecer, permite chegar, mediante um processo difícil, ao conhecimento do Bem.
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UECE 2018 - Filosofia - Maquiavel e O Príncipe, A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam as pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos presos tem graduação”.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017- 12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas


As informações apresentadas na notícia acima podem ser pensadas filosoficamente tomando-se por base


I. Foucault e sua teoria dos dispositivos disciplinares do poder.

II. Marx e sua teoria do Estado como instrumento da classe dominante.

III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.

IV. Aristóteles e seu conceito de justiça distributiva.


Estão corretas somente as complementações contidas em

A
I e II.
B
II e III.
C
III e IV.
D
I e IV.
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ENEM 2014 - Filosofia - A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política

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No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a

A
suspensão do juízo como reveladora da verdade.
B
realidade inteligível por meio do método dialético.
C
salvação da condição mortal pelo poder de Deus.
D
essência das coisas sensíveis no intelecto divino.
E
ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade.
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ENEM 2010 - Filosofia - A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores.
Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.

esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

A
de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro.
B
de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade.
C
de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair.
D
de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças.
E
de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.