Questõesde UNEB sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 66 questões
07eed052-ba
UNEB 2016 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Hepatites infecciosas são doenças muito antigas, que cada vez mais estão se transformando em um grave problema de saúde pública no Brasil. A descoberta dessas doenças pela medicina, entretanto, é recente, tendo ocorrido apenas no século XX. As hepatites podem ser provocadas por medicamentos, já que muitos deles são tóxicos para o fígado, por álcool e principalmente por vírus. (TELAROLLI Jr. 2012. p. 118)


Considerando-se o papel desempenhado pelo fígado, é correto afirmar:

A
Libera o suco gástrico, que atua na digestão de proteínas em oligopeptídeos.
B
Nas células hepáticas, no reticulo endoplasmático liso, bem desenvolvido, contribui para desintoxicação e secreção celular.
C
A função hepática no sistema digestório é fundamental para a aquisição de matéria-prima imprescindível à construção das membranas biológicas.
D
Por ação do hormônio cck, a bile liberada da vesícula biliar atua, transformando, quimicamente, triglicérides em ácidos graxos e glicerol.
E
Realiza o ciclo ornitina nas células hepáticas em que ocorre a utilização de amônia para a formação de ureia, que é excretada, preferencialmente, por todos os vertebrados.
07e40eab-ba
UNEB 2016 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Analisando-se os aspectos ecológicos referidos no texto, é possível considerar:

Magras e com parasitas, cansadas por êxodos mais longos para se reproduzir e com ciclos migratórios alterados pelo aumento da temperatura das águas: as baleias, animal fundamental para o ecossistema marinho, também sofrem o impacto do aquecimento global em frente a Puerto López, 295km ao sudoeste de Quito, onde chegam da Antártida para ter suas crias. Os rituais de acasalamento são repetidos em outras áreas costeiras da América Latina, como em Cabo Blanco, no Peru, ou em Bahia Málaga, na Colômbia, e também em Puerto Pirâmides, no Atlântico argentino. Em todos esses lugares, é possível sentir o impacto da mudança do clima. Com águas mais quentes, diminuem as fontes de alimentação, o que as torna menos propensas a se reproduzir. A maior temperatura do oceano também as confunde, modificando a duração e o alcance de suas migrações. A acidificação dos oceanos pelo aumento do dióxido de carbono, CO2, na atmosfera também afeta as baleias, porque reduz o plâncton com o qual se alimentam e dão à luz apenas quando as condições para alimentar suas crias são favoráveis, aponta um cientista norte-americano. Quando falta o krill, crustáceo fundamental na dieta, a procriação diminui nos santuários de cetáceos a milhares de quilômetros de distância, e a sobrevivência das crias é afetada. As baleias devem ingerir várias toneladas de krill por dia para ganhar peso e, então, conseguir enfrentar travessias e ter reservas de energia suficientes para a gestação. O aquecimento global atinge em particular as baleias, que paradoxalmente parecem ter a chave para contê-lo, porque seus dejetos ajudam no crescimento da maioria das plantas que absorvem CO2. A grande quantidade de ferro no excremento das baleias favorece ao crescimento de algas microscópicas, fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho. “Esse aspecto mantém o resto do oceano vivo”, destaca o cientista, explicando como as baleias buscam o alimento nas profundezas do mar, mas comem e defecam na superfície, permitindo a circulação de nutrientes. (MAGRAS e com parasitas,... 2016).
A
As baleias contribuem para o desenvolvimento de organismos planctônicos na lâmina d´água.
B
Os cetáceos fazem parte do primeiro nível trófico do ecossistema marinho e são nectônicas.
C
O aumento exponencial da temperatura da água do oceano aumenta a expressão do potencial biótico das baleias.
D
O ferro é acumulado no último nível trófico da cadeia alimentar, o que caracteriza a magnificação trófica ou bioacumulação.
E
As algas utilizam o ferro como matéria-prima para a síntese de moléculas orgânicas para elas e para todo os outros níveis tróficos da cadeia alimentar.
07c23db3-ba
UNEB 2016 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Analisando-se as estruturas biológicas do mosquito Aedes aegypti citadas no texto à luz de suas características morfológica, fisiológicas e sistemática, é correto afirmar:

Diante das gôndolas das farmácias, o cartaz já avisa: “Falta repelente”. Para encontrar um tubo ou um spray, não basta ter empenho e sorte na procura. É preciso ser rápido. Se o estoque é abastecido pela manhã fica vazio por volta de meio-dia. As grandes redes de drogarias abriram intermináveis listas de espera, que podem passar de duas semanas. Nos locais onde o repelente é encontrado, há a limitação de três frascos por pessoa. O único modo bem sucedido de frear o zika é ir às origens: o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Por mais que sejam feitas campanhas de conscientização para eliminar os criadouros do inseto a cada início de ano, os ovos sobrevivem por até dois anos. Então, o hábito das pessoas de acumular água em recipientes em casa, em vasos de plantas, por exemplo, estimula, sim, o alastramento das doenças que ele transmite. A principal esperança da comunidade cientifica é conseguir tornar a população imune às doenças que o Aedes aegypti transmite. O maior passo foi dado quando a ANVISA aprovou uma vacina contra a dengue. Com eficácia limitada a 66%, a imunização consegue diminuir os casos graves da doença, mas é ineficaz no combate ao zika. (CUMINALE, 2015, p. 54-61).


A
O inseto Aedes aegypti libera seus gametas em água parada e potável, meio onde ocorre a fecundação.
B
A interação entre o vírus da zika e a célula hospedeira ocorre de maneira inespecífica.
C
O mosquito Aedes aegypti integra um filo de grande biodiversidade no reino ANIMALIA.
D
O agente etiológico da zika tem um metabolismo bioenergético, limitado quando está fora da célula hospedeira.
E
A imunização definitiva de todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti requer a inoculação de anticorpos específicos na população.
07cdfff6-ba
UNEB 2016 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A bula da terramicina oftálmica informa que a oxitetraciclina, antibiótico da família das tetraciclinas, é proveniente do metabolismo do Streptomyces rimosus. Esse fármaco é primariamente bacteriostático e exerce sua ação antimicrobiana durante a síntese proteica, comprometendo seu metabolismo e divisão, sendo ativa contra uma ampla variedade de organismos gram-negativos e gram-positivos.

A redução da proliferação de Streptomyces rimosus, pela ação do fármaco ocorre por

A
inibição do processo de tradução ao nível dos ribossomos bacterianos.
B
comprometimento da expressão de material genético microbiano que se combina com o princípio ativo dessa droga.
C
impedimento da produção de gametas exigidos no processo de conjugação entre duas ou mais bactérias.
D
desestruturação de retículo endoplasmático rugoso, organela onde ocorre a síntese de proteínas essenciais ao metabolismo citoplasmático.
E
desnaturação das proteínas da membrana plasmática e, assim, permitir a entrada de componentes que inviabilizam a realização do metabolismo.
07ab040c-ba
UNEB 2016 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A biotecnologia pode ser definida, de maneira bem ampla, como uma atividade baseada em conhecimentos multidisciplinares, que utiliza agentes biológicos para fazer produtos úteis ou resolver problemas.

A formação de organismos geneticamente modificados, OGMs, transgênicos é proporcionada pela tecnologia do DNA recombinante, processo biotecnológico que inclui, em seu procedimento experimental,

A
a utilização de enzimas de restrição que irão inserir, o fragmento do DNA isolado, no material genético do futuro OGM.
B
o conhecimento do gene que deverá ser isolado, cortado e posteriormente inserido no genoma do futuro OGM.
C
a indução de novas mutações para que o OGM possa ser bem adaptado e produzir os compostos de interesse do ser humano.
D
a ativação dos íntrons para a síntese de novos DNAs, que viabilizarão a tradução de proteínas benéficas aos seres vivos.
E
a criação de um novo código genético para o organismo que irá surgir, mais bem adaptado e com características de interesse para o ser humano.
07a42ca8-ba
UNEB 2016 - Biologia - A origem da vida na Terra, Origem e evolução da vida

Considerando-se que Vênus esteja na eminência de apresentar uma forma de vida semelhante àquela que surgiu na Terra há, aproximadamente, 3,8 bilhões de anos e com a suas condições abióticas, é possível supor que esse ser vivo poderia

Até recentemente, a Nasa enfrentou uma aguda escassez de plutônio, o que comprometeu suas futuras missões ao espaço incomensurável. Em 2013, o Departamento de Energia dos EUA anunciou, após uma pausa de 25 anos, que reiniciaria a produção de plutônio-238, a espinha dorsal das baterias nucleares de longa duração, que têm alimentado numerosas missões desde 1969. A escassez de plutônio mais o pequeno estoque existente mal atendem às missões planetárias para as gélidas luas de Júpiter e Saturno, planejadas para a próxima década. Por essa razão, a Nasa tem estudado alternativas e, recentemente, demonstrou interesse em uma tecnologia que tem propulsionado torpedos da Marinha dos EUA. A Marinha começou a experimentar com os chamados Sistemas de propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) na década de 1920, mas foi só nos anos 1980 que engenheiros da Universidade da Pensilvânia adaptaram a tecnologia para ogivas capazes de ir rápido e fundo o suficiente em sua caça a submarinos soviéticos. O sistema SCEPS aproveita a reação química de dois reagentes que permanecem armazenados e separados até serem necessários. Em torpedos, o sistema normalmente mantém sua energia em reserva como um bloco sólido de lítio e um tanque do gás inerte hexafluoreto de enxofre. Quando acionada, a reação dos dois materiais gera calor, que gira a turbina a vapor da arma para produzir milhares de quilowatts (kW) de energia. O engenheiro de sistemas espaciais da Universidade da Pensilvânia propôs uma missão de demonstração para Vênus, onde uma sonda robótica de pouso, alimentada pelo sistema SCEPS, aproveitaria o dióxido de carbono atmosférico do planeta para reagir com o lítio. O calor resultante poderia acionar um gerador elétrico para produzir energia equivalente a cerca de três lâmpadas, uma reserva, ou receita considerável para missões espaciais. (HSU, 2015, p. 16).
A
dispensar atividades metabólicas, uma vez que seriam fotoautótrofo.
B
exibir uma organização estrutural semelhante àquela do bacteriófago.
C
apresentar respiração aeróbica, aproveitando melhor a energia contida nas moléculas de CO2.
D

realizar um processo autotrófico, por conta da fonte de carbono disponível na atmosfera.

E
prescindir da existência da membrana plasmática, que isolaria a célula do meio.
0796556f-ba
UNEB 2016 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos


Cada célula apresenta suas particularidades, que são desenvolvidas a partir da expressão diferenciada de seus genes.

A figura esquematiza um neurônio, célula que se caracteriza por

A
transmitir, eletricamente, o impulso nervoso entre axônios e gliócitos a partir de uma d.d.p igual a zero.
B
possuir genoma constituído de 46 pares de cromossomos em humanos, quando estacionada no estágio G0, do ciclo celular. 
C
hidrolisar ATP, quando em repouso, mantendo o estado de polarização, com elevado teor de Na+ fora de seu citoplasma.
D
liberar neurotransmissores na fenda sináptica a partir de vesículas que brotam dos seus dendritos, dando continuidade ao impulso nervoso.
E
possuir bainha de mielina, de natureza proteica, que retarda a transmissão saltatória nos nódulos de Ranvier.
4a55a4e9-bc
UNEB 2013 - Biologia - A origem da vida na Terra, Origem e evolução da vida

Considerando-se as condições geológicas presentes na constituição de Titã, juntamente com os pré-requisitos para o desenvolvimento de vida conforme o padrão estabelecido no planeta Terra, é correto afirmar:

Dados coletados pela sonda Cassini, da Nasa, enquanto passava repetidamente por Titã, a maior lua de Saturno, oferecem a melhor evidência de que o enfumaçado satélite tem um grande oceano em forma líquida, que está há 100,0km abaixo da superfície se movendo sob sua espessa camada de gelo, onde foi detectada presença de amônia.
A flexão de maré da camada gelada de Titã não forneceria calor suficiente para manter a superfície do oceano líquida. Mas a energia liberada pelo decaimento de elementos radioativos no núcleo da lua ajudariam a evitar que congelasse.
Essa flexão de maré, porém, poderia servir de explicação para a presença de metano na atmosfera de Titã, mesmo que o gás seja normalmente transformado por reações químicas produzidas pela luz do Sol, depósitos de gelo rico em metano nas porções superiores da crosta de Titã seriam aquecidos o suficiente pela flexão para liberarem o gás, assim reabastecendo as concentrações atmosféricas do gás dessa lua. Em seguida, cairia na forma líquida sobre lagos e oceanos de metano na superfície. (PERKINS, 2012).
A
A inexistência de oxigênio molecular na atmosfera de Titã é considerada como o principal fator limitante da formação e manutenção da vida nesse tipo de ambiente.
B
A confirmação da existência de água líquida em Titã ratificou a presença de micro-organismos de natureza procarionte metanófilos na superfície da Lua.
C
Condições físico-químicas e geológicas semelhantes às existentes na Terra nos primórdios da formação da vida podem favorecer a origem de sistemas vivos simples em outros ambientes no universo.
D
A distância de Saturno e de suas luas em relação ao Sol inviabiliza qualquer possibilidade de vida nesses ambientes devido à ausência total de fontes energéticas para sustentação dos processos metabólicos celulares.
E
A ausência em Titã de elementos químicos que são próprios do planeta Terra e que fazem parte da constituição dos seres vivos limita a possibilidade de formação de vida nesse satélite conforme padrão terrestre.
4a46ce93-bc
UNEB 2013 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A partir da formação da camada protetora de ozônio na atmosfera, os seres vivos puderam migrar da água para o ambiente terrestre. Contar a história evolutiva dos vegetais e dos animais, principalmente dos vertebrados, é contar a história dessa migração.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a evolução da vida, é correto afirmar:

A análise do reino mineral, desde os primórdios, leva a uma conclusão surpreendente: a maioria dos minerais deve sua existência às formas vivas do Planeta.
Há 4,6 bilhões de anos, milhões de planetesimais se formaram no anel de poeira e gás que permaneceu ao redor do Sol recém-inflamado e colidiram, constituindo a Terra.
Na Terra vermelha formada, há 2 bilhões de anos, organismos vivos fotossintéticos presentearam a atmosfera com um pequeno percentual de oxigênio, alterando de forma drástica sua ação química. Minerais ferrosos abundantes no basalto negro oxidaram em compostos férricos vermelho-ferrugem.Os micro-organismos (verdes) depositaram camadas de um material denominado estromatólito, composto de minerais, como carbonato de cálcio.
Há 400 milhões de anos surgiram organismos pluricelulares e as plantas colonizaram a terra seguidas pelos animais.
Por quase toda a história do nosso planeta, o ambiente terrestre era inabitável. A radiação ultravioleta destruía biomoléculas essenciais e matava a maioria das células. Com os níveis mais altos de oxigênio atmosférico, formou-se uma camada de ozônio estratosférica protetora, escudando a terra subjacente dos raios ultravioleta, o que possibilitou o desenvolvimento de uma biosfera terrestre.
(HAZEN, 2011, p. 40-47).
A
Os vegetais precederam os animais na conquista do ambiente terrestre porque foram menos dependentes da água para sua sobrevivência.
B
O ambiente terrestre favoreceu o predomínio de uma etapa gametofítica sobre uma etapa esporofítica ao longo da evolução do ciclo de vida vegetal.
C
Os organismos que se adaptaram plenamente ao ambiente terrestre apresentam adaptações no corpo para retenção de água, evitando assim a desidratação.
D
Os anfíbios foram os primeiros grupos de vertebrados a dominar o ambiente terrestre devido à presença de inovações evolutivas reprodutivas que favoreceram a adaptação a esse tipo de ambiente.
E
As gimnospermas apresentam semelhanças adaptativas equivalentes ao grupo dos répteis por serem considerados como grupos de transição da água para a terra, tanto entre os vegetais quanto também entre os animais.
4a3ed99d-bc
UNEB 2013 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

O crescimento do fitoplâncton a partir de compostos de ferro fornecidos pelas partículas de poeira que caem no Atlântico envolve a captação de carbono presente nos oceanos.

A respeito desse processo de fixação, é correto afirmar:

Grande parte da poeira aérea da África pega carona em ventos que sopram para o Atlântico por 6400km, na direção oeste. Segundo uma estimativa, cerca de 40 milhões de toneladas de poeira carregadas de minerais essenciais à vida cobrem a Floresta Amazônica todos os anos.
Assim que está na atmosfera, a poeira, que pode não ter sido significativa por milênios, de repente começa a afetar o clima. Absorve a radiação solar, inclusive um pouco a que é refletida da Terra, aquecendo a atmosfera. E reflete outra parte da radiação de volta para o espaço, provocando um efeito de resfriamento. A proporção da radiação absorvida ou refletida depende da composição química, mineralógica e do tamanho de partículas, além do comprimento da onda de luz. Na maior parte, a poeira tem propensão de refletir radiação de ondas curtas do espaço e absorver radiação de ondas longas refletidas pela superfície terrestre. Se as partículas se misturam com fuligem, vão absorver ainda mais calor.
Como se deslocam para o oeste, muitas partículas de poeira caem no Atlântico, onde exercem uma função reguladora de clima, diferentemente do que ocorre na atmosfera, mas também têm um efeito de resfriamento: fornecem compostos de ferro, que estimulam o crescimento de fitoplâncton, que consome dióxido de carbono, morre e leva esse carbono até as profundezas do mar escuro. Lá o carbono permanece isolado da atmosfera durante séculos. (BARTHOLET, 2012, p. 47-51).
A
A fotossíntese fixa carbono ao reduzir quimicamente moléculas de CO2 em matéria orgânica presente no corpo dos organismos fitoplanctônicos.
B
A difusão dos raios solares nos oceanos permite fixar carbono nas profundezas do mar escuro a partir de processos fotoautótrofos geradores de energia química.
C
A quimiossíntese, realizada pelos seres microscópicos das zonas abissais, possui importante papel regulador do clima, ao utilizar a energia geotérmica, durante a fixação de carbono por processos fotoautótrofos.
D
O oxigênio desprendido durante a fotossíntese das bactérias reage com compostos de ferro presentes nas partículas de poeira, criando moléculas instáveis responsáveis pela fixação do carbono nas zonas profundas do mar escuro.
E
O sequestro de carbono da atmosfera favorece a regulagem do clima com um resfriamento da temperatura global porque retira e converte a energia térmica da atmosfera em energia química presente no interior de moléculas orgânicas.
4a2c74c4-bc
UNEB 2013 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A respeito da possibilidade de novos limites para a evolução humana estarem sendo criados a partir do desenvolvimento de tecnologia, é possível afirmar:

Em março de 2012, o corredor sul-africano Oscar Pistorius passou pela linha de chegada em uma pista de atletismo em Pretória com um tempo que o qualificou com folga para as Olimpíadas de Londres. Para se mover em tamanha velocidade, Pistorius usa uma novidade da ciência protética: pedaços de fibra de carbono moldadas no formato de um J, conhecidos como Flex-Foot Cheetah (pés flexíveis de Cheetah).
A impressão é de que estamos vivendo em uma época em que novos limites para a evolução humana estão sendo criados pela tecnologia. Apesar dos avanços na matéria-prima e no design, o Flex-Foot Cheetah não imita com fidelidade o movimento de sua contraparte de carne e osso. Muito mais próximo disso está a i-Limb, mão biônica desenvolvida pela Touch Bionics, em Livingston, na Escócia.
A i-Limb dispõe de cinco dedos — incluindo um polegar opositor funcional — e cada um deles é acionado individualmente. Os dedos são capazes de exercer todo tipo de atividade diária, como segurar uma maleta, virar uma chave, pegar uma moeda ou teclar no computador.
A i-Limb responde ainda ao nível do sinal no músculo. Se o usuário pensa em apertar mais rápido e mais forte, a mão biônica responde de acordo.
Pesquisadores também desenvolveram músculos artificiais a partir de tubos de carbono incrivelmente finos, chamados nanotubos. Eles imitam em forma e função dos equivalentes biológicos, mas com uma performance cem vezes melhor. (CHIPPERFIELD, 2012, p. 36-41).
A
A diferenciação dos indivíduos detentores de tecnologia protética deve, em um processo de isolamento geográfico, direcionar a espécie humana para uma nova especiação alopátrica.
B
Mecanismos cibernéticos de geração mutacional controlada já fazem parte de uma realidade que tem determinado quais os caminhos evolutivos que a espécie humana deve seguir.
C
A utilização de membros artificiais deve aumentar a capacidade humana de gerar novas características biológicas que beneficiem a sobrevivência e, consequentemente, aumentem o seu potencial adaptativo.
D
A tecnologia, principalmente aquela associada às inovações na área da medicina, pode reduzir os impactos que a seleção natural deveria impor às populações humanas ao possibilitar novos rumos evolutivos para essa espécie.
E
O aumento da capacidade motora dos indivíduos detentores de tecnologia corporal deverá aumentar a ação da seleção natural na preservação e na transmissão ao longo das gerações dos benefícios gerados por essas inovações.
4a30967e-bc
UNEB 2013 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Considerando-se a importância dos músculos na capacidade de movimento presente nos animais, é correto afirmar:

Em março de 2012, o corredor sul-africano Oscar Pistorius passou pela linha de chegada em uma pista de atletismo em Pretória com um tempo que o qualificou com folga para as Olimpíadas de Londres. Para se mover em tamanha velocidade, Pistorius usa uma novidade da ciência protética: pedaços de fibra de carbono moldadas no formato de um J, conhecidos como Flex-Foot Cheetah (pés flexíveis de Cheetah).
A impressão é de que estamos vivendo em uma época em que novos limites para a evolução humana estão sendo criados pela tecnologia. Apesar dos avanços na matéria-prima e no design, o Flex-Foot Cheetah não imita com fidelidade o movimento de sua contraparte de carne e osso. Muito mais próximo disso está a i-Limb, mão biônica desenvolvida pela Touch Bionics, em Livingston, na Escócia.
A i-Limb dispõe de cinco dedos — incluindo um polegar opositor funcional — e cada um deles é acionado individualmente. Os dedos são capazes de exercer todo tipo de atividade diária, como segurar uma maleta, virar uma chave, pegar uma moeda ou teclar no computador.
A i-Limb responde ainda ao nível do sinal no músculo. Se o usuário pensa em apertar mais rápido e mais forte, a mão biônica responde de acordo.
Pesquisadores também desenvolveram músculos artificiais a partir de tubos de carbono incrivelmente finos, chamados nanotubos. Eles imitam em forma e função dos equivalentes biológicos, mas com uma performance cem vezes melhor. (CHIPPERFIELD, 2012, p. 36-41).
A
Os músculos lisos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento por transmitirem ação aos ossos sobre os quais se inserem.
B
A contração muscular é produzida pela conexão e desconexão cíclica das cabeças de actina com os filamentos de queratina adjacentes.
C
A ação muscular é resultado direto da excitação do nervo sensitivo, que é transferida através da despolarização da membrana dos axônios para a membrana da fibra muscular.
D
A contração se caracteriza pelo alongamento da fibra do músculo, permitindo que células transformem a energia química presente nas moléculas orgânicas em energia mecânica.
E
O movimento envolve uma especificidade funcional que favoreceu, ao longo da evolução dos animais, o aperfeiçoamento de sistemas de locomoção, como o do aparelho muscular esquelético humano.
4a1d07e4-bc
UNEB 2013 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Considerando-se as características inerentes ao padrão de organização celular, presente nas bactérias utilizadas em biomineração, é correto afirmar:

O mundo não se pode dar ao luxo de abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base do sistema industrial. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente.
É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias em um processo de biomineração. Bactérias naturalmente encontradas junto a grandes depósitos de minérios de cobre, de níquel, e de ouro vêm sendo estudadas por cientistas, que buscam uma forma economicamente viável de extrair esses minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia.
A grande vantagem, é que, na biomineração, a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais, o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre.
Os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico. Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida.
Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração e boa parte dele vem do Chile, onde o processo está mais desenvolvido, graças ao trabalho de cientistas com a calcopirita, CuFeS2, o minério bruto de onde é extraído o cobre. (BIOMINERAÇÂO..., 2012).
A
A presença de diversidade de endomembranas citoplasmáticas capacita as células na realização de uma variedade de funções celulares.
B
A produção de cadeias polipeptídicas a partir do retículo endoplasmático favorece a função secretora realizada pelas bactérias utilizadas na biomineração.
C
A utilização das enzimas lisossomais na degradação do material mineral englobado reforça a capacidade dessas bactérias na realização da função de biomineração.
D
A ausência de compartimentos intracelulares favorece a realização simultânea do processo de transcrição associado ao processo de tradução da informação genética em uma mesma molécula de RNA.
E
A alta capacidade mitótica presente nas bactérias incrementa o poder de crescimento e de realização da função de biomineração durante a retirada de metais dos resíduos das indústrias mineradoras.
4a14c6e3-bc
UNEB 2013 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos



O crescimento de aglomerados iniciais de átomos de ouro a partir do DNA, na construção de nanopartículas com formatos e propriedades previsíveis, permite corretamente concluir:



O DNA contém o código genético para todos os tipos de moléculas biológicas.
Estudos revelam que o código contido nas moléculas de DNA também pode controlar a forma final de nanoestruturas inteiramente metálicas.
Segmentos de DNA foram usados para dirigir o processo de formação de nanopartículas de ouro, dando-lhes os mais diversos formatos.
O alfabeto do DNA contém quatro letras A, T, G e C, as iniciais de adenina, timina, guanina e citosina. As “palavras” são formadas segundo uma regra simples: A sempre se liga a T, e C sempre se liga a G.
Experimentos mostraram que as fitas de DNA com sequências de “A” produzem nanopartículas redondas e rugosas. As sequências de “T” formam estrelas. As sequências de “C” geram discos planos. E, finalmente, as sequências de “G” formam hexágonos. Atualmente, nanopartículas de ouro são largamente utilizadas em medicina. (O DNA..., 2012).
A
A configuração eletrônica e as propriedades do ouro são modificadas com o processo de formação de nanopartículas.
B
A diversificação nos formatos das nanopartículas de ouro a partir de sequências de adenina, timina, citosina e guanina decorre de alterações na estrutura do retículo cristalino do metal.
C
O ouro é utilizado na produção de nanopartículas para encapsular medicamentos, direcionados a pontos específicos do corpo, em razão de ser inerte e biocompatível às condições do organismo.
D
Os aglomerados nos formatos de discos planos e de estrelas crescem a partir de interações dipolo momentâneo-dipolo induzido estabelecidas entre as bases nitrogenadas e o átomo de ouro.
E
As nanopartículas de formato arredondado e rugoso formadas a partir das sequências de adenina na fita de DNA crescem por meio de transferências de pares não ligantes de átomos de nitrogênio para o átomo de ouro.
49ff72f6-bc
UNEB 2013 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Considerando-se os processos bioquímicos de obtenção de energia nos seres vivos, é correto afirmar:

O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna.
A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose.
Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica.
A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l) → nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático.
As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215 ºC sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação. (SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
A
A exigência de organelas membranosas específicas em um ambiente intracelular compartimentado limita a ocorrência da fermentação apenas em seres de padrão eucarionte.
B
A fermentação alcoólica, ao oxidar parcialmente moléculas de carboidratos, produz grande quantidade de ácido láctico utilizado na fabricação de queijos e iogurtes.
C
A fermentação é realizada exclusivamente por seres unicelulares procariontes, como fungos e bactérias devido à simplicidade metabólica pouco exigente de grandes demandas energéticas.
D
A respiração celular substituiu a fermentação como processo bioquímico de obtenção de energia em seres que apresentam restrição de captação de oxigênio molecular do ambiente.
E
As semelhanças nas rotas bioquímicas da fermentação e da respiração celular denotam uma evolução que privilegiou o aumento na capacidade dos seres vivos de extrair a energia armazenada em moléculas orgânicas.
49f746c5-bc
UNEB 2013 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Considerando-se as implicações decorrentes de uma dieta alimentar rica em colesterol e as consequências em relação ao bom funcionamento das funções orgânicas, é correto afirmar:

O ovo, por décadas, permaneceu à margem daquilo que é considerado um cardápio saudável. A má reputação parecia ter motivo. Afinal, o ovo era encarado como um poço de colesterol. A absolvição veio quando cientistas descobriram um composto especial entre os seus constituíntes: a lecitina. Trata-se de um emulsificante natural de gordura, que inibe a absorção do colesterol no intestino. Como a gema é rica em colesterol, recomenda-se não exagerar todo dia, especialmente se a dieta já for constituída de carne, leite e queijos gordurosos. Os benefícios vão desde a presença de colina, de lecitina e de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que são antioxidantes. (BIERNATH, 2012, p. 37).
A
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, sendo transportado através da corrente sanguínea, sob a forma de diversos tipos de lipoproteínas, como o LDL e o HDL.
B
O colesterol presente na clara do ovo, ao ser absorvido pelo trato digestivo, pode se combinar com determinados carboidratos, favorecendo o seu deslocamento através do sangue pelas diversas partes do corpo.
C
Alimentos, como carne, leite e queijos gordurosos, fornecem todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição, eliminando a necessidade de ingestão de ovos ou de qualquer outro alimento de origem animal.
D
O colesterol é uma substância considerada nociva ao organismo, não devendo estar presente, mesmo em pequenas quantidades, devido às complicações vasculares geradas pelo seu acúmulo nas células do coração.
E
A lecitina presente no ovo age como um emulsificante natural de gordura ao diminuir a quantidade de albumina efetivamente absorvida pelo intestino.
2e2a161e-bb
UNEB 2018 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

Verminose é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.
A partir do conhecimento científico de prevenção e controle das principais verminoses presentes no país associadas aos seus respectivos ciclos de vida, é correto afirmar

A
A teníase, causada pela Taenia solium, é uma verminose capaz de infectar o homem, o qual representa o seu hospedeiro definitivo, a partir do consumo de água e alimentos contaminados pelos seus ovos.
B
O uso de telas nas moradias e repelentes de insetos é considerado como uma ação preventiva eficiente contra a infestação da ascaridíase em regiões com a presença de água parada no ambiente.
C
A ingestão de carne mal cozida com a presença de larvas da Taenia saginata é o principal fator de contágio pelo ser humano da neurocisticercose, doença grave que pode ser letal.
D
O sistema linfático é o local preferencial de instalação das microcercárias responsáveis pelo intenso edema nos membros do corpo provocado pela ancilostomose.
E
A esquistossomose é transmitida por contato direto com a água doce contaminada com parasitas que são liberados a partir de determinados caramujos previamente infectados.
2e21e0ff-bb
UNEB 2018 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

A reprodução sexuada está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Esse modo de reprodução, apesar de mais complexo e energicamente mais custoso do que a reprodução assexuada, traz grandes vantagens aos seres vivos e é o mais amplamente empregado pelos diferentes grupos de organismos. (A reprodução..., 2018).

A respeito das informações pertinentes ao processo reprodutivo e suas formas de expressão, é correto afirmar:

A
A reprodução conduz as espécies naturais para um aumento exponencial do seu crescimento dentro de uma contínua escala em progressão geométrica.
B
A reprodução assexuada, apesar de ser mais onerosa, fornece toda variabilidade genética que as espécies buscam na tentativa de garantir a sua sobrevivência no ambiente.
C
A reprodução animal por partenogênese é um tipo especial de reprodução assexuada onde os espermatozoides não fecundados dão origem a indivíduos geneticamente idênticos.
D
A grande vantagem da reprodução sexuada é a geração de descendentes que fornecem uma maior variabilidade genética populacional e consequentemente um aumento, para a espécie, do seu potencial adaptativo.
E
A presença de gametas é uma condição obrigatória para a ocorrência de reprodução sexuada, no entanto, nem toda reprodução com a participação de gametas é considerada necessariamente sexuada.
2e2554b5-bb
UNEB 2018 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

O diagrama representa as ramificações de um cladograma para parte do grupo dos vertebrados com as suas devidas relações de ancestralidade. As numerações (1, 2, 3, 4 e 5) indicam o momento do estabelecimento das principais inovações evolutivas ao longo da formação desse grupo.

Com base nas informações fornecidas e no conhecimento consolidado à respeito da evolução do grupo dos vertebrados e sua adaptação progressiva ao ambiente terrestre, é correto afirmar:

A
A origem dos tetrápodes foi essencial para a expansão dos primeiros vertebrados em direção ao ambiente terrestre e está representada pelo momento 1 na base do cladograma.
B
A formação de um esqueleto cartilaginoso constituinte único do crânio e das vertebras dos vertebrados terrestres está representada pelo momento 2 e é considerada a base estrutural do grupo analisado.
C
A independência da água do ambiente para a ocorrência da fecundação registrado no momento 3 foi uma das mais importantes adaptações que incentivaram a sobrevivência e expansão dos vertebrados terrestres.
D
O momento 4 diferencia o grupo das aves do grupo dos répteis ao estabelecer a formação de um ovo com casca dura e de um embrião com anexos embrionários do tipo: alantoide, âmnio e cório.
E
A presença de uma fecundação interna, associada ao processo de cópula, coincidiu com o surgimento da glândula mamária e de um maior cuidado parental representado pelo momento 5.
2e10a4c3-bb
UNEB 2018 - Biologia - Introdução ao metabolismo energético, Moléculas, células e tecidos

A glicose é a molécula combustível chave para ser decomposta na mitocôndria durante o processo de respiração celular. Nas células insulino-responsivas como os músculos e a célula adiposa, a insulina estimula fortemente o transporte de glicose para o interior das células. Dessa forma, o transporte de glicose aumenta porque a insulina aumenta o número de transportadores denominados GLUT4 na superfície celular. Quando a insulina se liga à célula, microvesículas contendo o transportador GLT4 se fundem com a membrana plasmática.

Considerando-se essas informações, como também, a dinâmica associada à entrada de glicose na célula a ser utilizada como fonte de energia metabólica, é correto afirmar:

A
A entrada de glicose na célula é dependente da presença das proteínas GLUT4 produzidas e mantidas na superfície celular, fundamentalmente nos neurônios e hepatócitos.
B
A insulina é um hormônio de ação hiperglicemiante que favorece o deslocamento da glicose para o sangue a partir das células do corpo, principalmente das células musculares e adiposas.
C
O transporte da glicose que trafega dissolvida no plasma para o interior das células é um exemplo de transporte ativo por se dar contra o gradiente de concentração e com a participação das bombas tipo GLUT4.
D
A velocidade de entrada da glicose na célula é intensificada devido ao deslocamento de proteínas transportadoras tipo GLUT4 para a superfície celular como consequência da presença do hormônio insulina.
E
A concentração das moléculas de glicose no interior das células musculares responde pela produção de glicogênio a ser utilizado como fonte de reserva para reposição de carboidrato no sangue em situações de hipoglicemia.