Questõesde UFF sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 17 questões
19bb3714-47
UFF 2010 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões.

Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores.

Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a

A
imigração.
B
mortalidade.
C
emigração.
D
natalidade.
E
sucessão ecológica.
1e8fd247-47
UFF 2010 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Hoje em dia, a África é quase toda atingida pela malária, com exceção apenas da África do Sul, onde aconteceu a copa mundial de futebol, e dos países localizados no norte do continente africano junto ao Mediterrâneo. No Brasil, além dos casos de malária notificados anualmente na Amazônia, doenças sazonais como a dengue ainda afetam grande parte da população.

Quanto aos agentes transmissores e aos agentes etiológicos da malária e da dengue, pode-se afirmar que

A
essas doenças são transmitidas pelos mosquitos Anopheles e Aedes, respectivamente; mas os causadores são de origens diferentes. Enquanto a malária é causada pelo protozoário do gênero Leishmania, a dengue tem o parasita do gênero Plasmodium como agente causador.
B
essas doenças são transmitidas pelos mosquitos Aedes e Anopheles, respectivamente; mas os causadores são de origens diferentes. Enquanto a malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, a dengue tem o vírus do gênero Flavivirus como agente causador.
C
essas doenças são transmitidas pelos mosquitos Anopheles e Aedes, respectivamente; mas os causadores são de origens diferentes. Enquanto a malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, a dengue tem o vírus do gênero Flavivirus como agente causador.
D
essas doenças são transmitidas pelos mosquitos Aedes e Anopheles, respectivamente; mas os causadores são de origens diferentes. Enquanto a malária é causada pelo vírus do gênero Flavivirus, a dengue tem o parasita do gênero Plasmodium como agente causador.
E
essas doenças são transmitidas pelos mosquitos Aedes e Anopheles, mas os causadores são de origens diferentes. Enquanto a malária, é causada pelo protozoário do gênero Leishmania, a dengue tem o vírus da família Flavivirus como agente causador.
20fde0af-47
UFF 2010 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Identidade dos seres vivos

“Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.” (O globo on line, 07/06/2010 às 19:05)

Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:

A
pavilhão auditivo e cóclea.
B
ossículos e tuba auditiva.
C
meato acústico e canais semicirculares.
D
pavilhão auditivo e ossículos.
E
nervo coclear e meato acústico.
2b662bfe-47
UFF 2010 - Biologia - Briófitas e Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

As plantas, ao longo do processo evolutivo, apresentaram diversas características que permitiram o seu estabelecimento e perpetuação. Essas características são compartilhadas entre os grupos ou podem ser exclusivas. Os quadros abaixo apresentam três grupos vegetais (Quadro I) e algumas características do reino vegetal (Quadro II).

Imagem 049.jpg

Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada um dos três grupos vegetais (Quadro I) com uma das características evolutivas (Quadro II) que foi fundamental para o estabelecimento do grupo.

A
1-a; 2-e; 3-b.
B
1-a; 2-c; 3-d.
C
1-b; 2-a; 3-e.
D
1-b; 2-d; 3-c.
E
1-c; 2-e; 3-d.
2c988fd4-47
UFF 2010 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Podendo chegar até vinte metros de comprimento, o tubarão-baleia é o maior representante dos peixes.
Qualquer criatura marinha com esse tamanho é normalmente muito temida, mas por causa de sua dieta basicamente planctônica ele não oferece ameaça ao homem. Entretanto, outros membros de sua superordem já causaram acidentes a vários banhistas nas praias.

Com relação à dieta do tubarão-baleia, pode-se afirmar que ele come, principalmente:

A
esponjas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e tainhas.
B
sardinhas, caranguejos, ostras e caravelas.
C
tainhas, arraias, tartarugas e robalos.
D
caranguejos, siris, sardinhas e tainhas.
E
microcrustáceos, algas, protozoários e pequenos anelídeos.
2dc94139-47
UFF 2010 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Durante o processo evolutivo, diversos organismos desenvolveram estruturas ou formas corporais semelhantes em função do ambiente em que viviam. Entretanto, existem outros organismos que apresentam órgãos com a mesma origem embrionária, mas que desempenham diferentes funções. Tais processos são denominados, respectivamente, convergência e divergência evolutiva.

Imagem 050.jpg

Com base nas estruturas destacadas, assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais da figura acima, tendo em vista o processo evolutivo correspondente.

A
convergência – a, c, e
divergência – b, d, f
B
convergência – a, d, e
divergência – b, c, f
C
convergência – a, e, f
divergência – b, c, d
D
convergência – a, b, d
divergência – c, e, f
E
convergência – c, e, f
divergência – a, b, d
2efb729d-47
UFF 2010 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

As células animais, vegetais e bacterianas apresentam diferenças estruturais relacionadas às suas características fisiológicas.

A tabela abaixo mostra a presença ou ausência de algumas dessas estruturas.

Imagem 051.jpg

Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que

A
tanto os vegetais quanto as bactérias são autótrofos devido à presença da parede celular.
B
o citoplasma de todas as células são iguais.
C
as bactérias não possuem cromossomos por não possuírem núcleo.
D
a célula animal é a única que realiza divisão celular com fuso mitótico com centríolos nas suas extremidades.
E
todos os plastos estão envolvidos na fotossíntese.
44a8a36c-47
UFF 2010 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

“Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001 , o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.” (O Globo on line, 22/05/2010)
A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida.

Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar

A
nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; DNA e RNA polimerase.
B
nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e DNA polimerase.
C
nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; e DNA polimerase.
D
nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e RNA polimerase.
E
nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Uracila e Adenina; e DNA polimerase.
53634839-42
UFF 2008 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

“Kôkôtêrô voltou-se rapidamente. Viu, no lugar em que enterrara a filha, um arbusto mui alto, que logo se tornou rasteiro assim que se aproximou. Tratou da sepultura. Limpou o solo. A plantinha foi-se mostrando cada vez mais viçosa. Mais tarde, Kôkôtêrô arrancou do solo a raiz da planta: era a mandioca.” (Brandenburger, C. Lendas dos Nossos Índios)

Imagem 096.jpg
A mandioca é um dos principais alimentos cultivados no Brasil até os dias de hoje. Essa planta está associada à cultura de diversos grupos indígenas no território brasileiro, que utilizam a estaquia simples como o principal método de propagação para o cultivo deste vegetal.

Assinale a técnica genética com a qual a estaquia está relacionada.

A
Transgênese
B
Recombinação genética
C
Mutação sítio-dirigida
D
Reprodução sexuada induzida
E
Clonagem
417e7a9f-42
UFF 2008 - Biologia - Embriologia humana, Identidade dos seres vivos

O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doenças atualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquer tipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo de degeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formados por aproximadamente 200 células.

De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como:

Imagem 095.jpg

A
zigoto
B
mórula
C
gástrula
D
nêurula
E
blástula
48e72eb4-42
UFF 2008 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

O equilíbrio da fauna e da flora atualmente é compreendido como algo essencial devido a sua total interdependência. A tabela abaixo apresenta a porcentagem média dos componentes geralmente encontrados em células vegetais e animais.

Imagem 092.jpg

Analise a tabela e assinale a alternativa que identifica os constituintes X, Y, W e Z, respectivamente.

Imagem 095.jpg

A
Sais minerais, Carboidratos, Lipídios e Proteínas
B
Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Sais minerais
C
Lipídios, Proteínas, Sais minerais e Carboidratos
D
Proteínas, Sais minerais, Carboidratos e Lipídios
E
Sais minerais, Lipídios, Carboidratos e Proteínas
19b3a942-42
UFF 2008 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.

A
Psychodidae e flebótomo
B
Argasidae e carrapato
C
Culicidae e mosquito palha
D
Simuliidae e borrachudo ou pium
E
Reduviidae e barbeiro
2adfbb0e-42
UFF 2008 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.

Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.

A
Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.
B
Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.
C
Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.
D
Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.
E
Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.
36286e58-42
UFF 2008 - Biologia - A célula ao microscópio eletrônico, Moléculas, células e tecidos

A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.

Imagem 086.jpg

Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.

A
colágeno e mineralocorticóide
B
insulina e prolactina
C
estrógeno e glucagon
D
colágeno e testosterona
E
colágeno e fibronectina
02702d7f-42
UFF 2008 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Imagem 037.jpg

Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho:

A
aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas populações;
B
pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos;
C
muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações ao acaso devem ser considerados;
D
pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem ser introduzidas de forma controlada na população;
E
muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possíveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer completamente ao acaso.
0a18f84a-42
UFF 2008 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Imagem 051.jpg

Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são respectivamente:

A
Ca+2 , Na+ e K+
B
Na+, K+ e Ca+2
C
K+, Ca+2 e Na+
D
K+, Na+ e Ca+2
E
Na+, Ca+2 e K+
e69d6361-42
UFF 2008 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

Imagem 004.jpg

Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:

A
água e glicose
B
substâncias orgânicas
C
substâncias inorgânicas
D
água, Imagem 005.jpg e proteínas
E
água, CO e proteínas