Questõesde UEG 2010 sobre Biologia

1
1
1
Foram encontradas 16 questões
98ffcc6d-6d
UEG 2010 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A contracepção é a prevenção deliberada da gravidez. Uma das formas usadas para impedir a gravidez é abster- se de relações sexuais apenas durante o período fértil do ciclo menstrual. Esse método é conhecido como método do timo ovulatório ou da “tabelinha”. O gráfico abaixo apresenta as variações em °C da temperatura corpórea em função dos dias do ciclo menstrual de uma mulher.

Imagem 031.jpg

Qual é a variação aproximada da temperatura corpórea, em graus centígrados no gráfico, que ocorre no período seguro e que corresponde ao menor risco de gravidez?

A
0,0
B
0,3
C
0,6
D
1,1
9658400d-6d
UEG 2010 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana celular é responsável pela formação do potencial de repouso. Pode-se imaginar a membrana celular como um capacitor de placas paralelas, no qual duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante. Desta forma, a superfície interna da membrana é coberta pelo excesso de ânions, enquanto, na superfície externa, há o mesmo excesso de cátions. Em uma análise envolvendo a membrana celular de uma célula, o potencial de repouso e o modelo de um capacitor de placas paralelas são garantidos porque:

A
o potencial de ação, recebido através dos dendritos, se propaga ao longo do axônio até atingir o neurônio seguinte, e a capacitância de uma capacitor depende apenas das suas dimensões.
B
as células vivas precisam manter concentrações de moléculas semelhantes no meio intracelular e extracelular e a capacitância pode ser aumentada com o acréscimo da área das placas paralelas.
C
em um neurônio em repouso (estimulado) a superfície interna da membrana plasmática mantém-se eletricamente mais positiva que a externa, e a unidade de medida de um capacitor é Coulomb por Volt.
D
em todos os organismos pertencentes ao reino animalia, as células nervosas e musculares e o potencial de repouso são sempre positivos, enquanto a capacitância pode ser aumentada, reduzindo a distância entre suas placas.
97a7ac85-6d
UEG 2010 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Identidade dos seres vivos

A sensibilidade do ouvido humano varia de acordo com a idade. À medida que as pessoas envelhecem, a máxima frequência audível diminui, enquanto o nível de intensidade sonora deve aumentar para ser detectável. Sobre as características da audição humana é CORRETO afirmar:

A
o aumento da frequência traz um acréscimo no comprimento e na velocidade de propagação da onda sonora, melhorando a sensibilidade do ouvido para aquela frequência.
B
os ruídos de baixa frequência (ruídos graves) e alta frequência (ruídos agudos) fazem vibrar as mesmas regiões da membrana basilar.
C
seu limite inferior, em nível de intensidade sonora, é 0 decibel, que representa uma intensidade de 10-12 W/m2 .
D
quanto maior a intensidade do som, menor a vibração do tímpano e menor o deslocamento basilar.
89459c7b-6d
UEG 2010 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Um dos efeitos da poluição atmosférica é o acúmulo de alguns poluentes provenientes, por exemplo, da queima de combustíveis fósseis, os quais liberam substâncias que reagem com a água e ocasionam as chuvas ácidas. Sobre a chuva ácida, é CORRETO afirmar:

A
a acidificação das águas libera alumínio do solo que, por sua vez, pode intoxicar os peixes, interferindo na capacidade de filtragem das brânquias, órgão de respiração do peixe.
B
o ácido nítrico e o ácido sulfúrico diminuem a acidez da chuva, ou seja, aumentam seu pH, reduzindo a ocorrência de eventuais consequências oriundas dessa acidez de compostos.
C
o fósforo e o hidrogênio são os principais componentes das chuvas ácidas, visto que, cada vez que se queima algo que tenha enxofre, forma-se dióxido de fósforo que sobe para as nuvens onde reage com o vapor da água.
D
o mar, o lago, o rio e o córrego não são afetados pela chuva ácida, já que eles possuem sua acidificação inalterada, uma vez que o pH nestes locais é neutralizado.
8fd02025-6d
UEG 2010 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Sobre os biomas brasileiros, é CORRETO afirmar:

A
a floresta amazônica possui extensão que abrange a Argentina, o Chile e o Peru; devido a sua localização, concentra um terço das espécies existentes no planeta.
B
a mata Araucária possui vegetação xerófila, sendo sua fauna formada por lagartos, aracnídeos e cobras.
C
a floresta latifoliada tropical possui a maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção.
D
o pantanal possui vegetação homogênea e abrange a planície sulista, atingindo os territórios argentino e venezuelano.
8e88d104-6d
UEG 2010 - Biologia - Qualidade de vida das populações humanas

Quando abrimos uma torneira, estamos recebendo água que foi retirada do ambiente, tratada e transportada até chegar às nossas residências. A água presente em lagos, rios e represas não é limpa e não devemos usá-la dessa forma. Somente depois de tratada, a água pode ser distribuída pelas cidades e consumida pelo homem. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar:

A
a mortalidade de crianças com até um ano de idade é muito alta por causa de doenças intestinais, especialmente aquelas em que a água atua como transmissora dos organismos patogênicos.
B
a febre tifóide, o cólera, o HIV, a dengue e a H1N1 são doenças em que a água atua como reservatório natural de seus agentes etiológicos, transmitindo os organismos patogênicos.
C
o nível de saneamento básico de uma população está relacionado à quantidade de algas, protozoários e cianobactérias contidas nos reservatórios que abastecem a cidade.
D
a intensa atividade agrícola e industrial realizada nos mananciais favorece a qualidade da água sem necessidade de instalação de tratamento específico.
8d386948-6d
UEG 2010 - Biologia - Qualidade de vida das populações humanas

As possibilidades de que as pessoas possam adquirir certas doenças não são iguais para todas. Existem vários fatores que contribuem para que alguns indivíduos ou parcelas da população tenham maior possibilidade de adquirir determinadas patologias. Sobre esses fatores, é CORRETO afirmar:

A
a imunização através de vacinas e soros é um dos fatores que minimizam de maneira significativa a manifestação de determinadas doenças, visto que há a introdução de organismos atenuados no indivíduo humano.
B
a presença de parasitas, como protozoários, fungos, bactérias ou vírus, pode agravar a saúde humana, uma vez que estes organismos são intracelulares facultativos e as barreiras imunológicas os combatem.
C
um dos fatores que conduzem ao agravo à saúde humana está relacionado ao risco biológico, tais como a desnutrição, a idade, as tendências genéticas e a existência de outras doenças.
D
a população humana depende de uma fonte de alimentos que serve de matéria-prima para a manutenção metabólica e para a obtenção de energia em nível primário de proteínas.
8bea83a6-6d
UEG 2010 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

As condições climáticas, o tipo de solo, a disponibilidade de água e de nutrientes, as características atmosféricas, a distribuição da fauna e da flora não são as mesmas em todas as regiões brasileiras, que apresentam uma grande variedade de espécies biológicas. Para que um animal sobreviva é necessário que o ambiente possua as características de um hábitat adequado. Em consequência da degradação desses hábitats, várias espécies estão ameaçadas de extinção. Um exemplo é o Chrysocyon brachyurus, conhecido como lobo-guará, canídeo nativo da América do Sul e com distribuição no bioma Cerrado. Visando à manutenção do equilíbrio ecológico, o procedimento considerado mais CORRETO para evitar sua extinção é o seguinte:

A
introduzir numerosos casais desses lobos em áreas de reflorestamento com eucalipto.
B
preservar áreas naturais onde vive esta espécie, transformando-as em reservas biológicas.
C
eliminar as espécies predadoras que podem estar sobrepondo o nicho ecológico do lobo-guará.
D
colocar uma quantidade representativa dos lobos-guarás nos zoológicos espalhados pelo Brasil.
8a9e0b5e-6d
UEG 2010 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Imagem 028.jpg

Sobre o lixo, é CORRETO afirmar:

A
o aterro é recomendado por não poluir os cursos de água superficiais e subterrâneos.
B
a incineração do lixo é a medida mais recomendada, pois não polui o ar e economiza energia.
C
nos lixões, os resíduos são enterrados e compactados, fato que proporciona a contaminação do lençol freático.
D
os lixões trazem problemas de saúde pública, como a proliferação de insetos e ratos, os quais podem transmitir doenças como peste bubônica e leptospirose
9270d95a-6d
UEG 2010 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

As plantas e as algas, considerados organismos produtores, são úteis na purificação do ar porque absorvem

A
gás carbônico e expelem gás nitrogênio.
B
gás carbônico e expelem gás oxigênio.
C
gás oxigênio e expelem vapor de água.
D
água e expelem gás oxigênio.
911bce75-6d
UEG 2010 - Biologia - Embriologia humana, Identidade dos seres vivos

O estudo da embriologia fornece subsídios para a compreensão dos processos biológicos envolvidos na formação e no desenvolvimento embrionário e fetal humano. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

A
a fase de segmentação acontece a partir da terceira semana de gestação onde ocorrem as clivagens e a formação gastrular do embrião.
B
na formação do feto, a endoderma origina os revestimentos do tubo neural assim como os somitos, células pertencentes à notocorda.
C
a fase de blastulação refere-se aos eventos de formação do arquêntero e da blastocele, ambos responsáveis pela proteção embrionária.
D
na fase de organogênese, ocorre a formação dos tecidos especializados e dos órgãos através da diferenciação da ectoderma, mesoderma e endoderma.
21cb2bd7-6f
UEG 2010 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Drogas, Identidade dos seres vivos, Qualidade de vida das populações humanas

A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é CORRETO afirmar:

A
a maconha tem ação vasodilatadora acompanhada de dilatação acentuada da pupila e redução da pressão intraocular.
B
a anfetamina tem ação tonificante que desencadeia a contração acentuada da pupila e o aumento da pressão intraocular.
C
a cocaína tem ação estimulante que desencadeia em midríase e redução da pressão por drenagem do humor aquoso.
D
o ácido lisérgico tem ação estimulante associada à miose e ao aumento da pressão por acúmulo de humor aquoso.
13d040d4-6f
UEG 2010 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Algumas pessoas possuem genes que não comandam a produção de certas enzimas e, por isso, podem não realizar determinadas funções. Um exemplo disso no organismo humano é a ausência da enzima que transforma a fenilanina, encontrada nas proteínas ingeridas com alimento, em tirosina. Sobre as enzimas, é CORRETO afirmar:

A
dependem da variação da temperatura e da concentração de substrato, ativando o sistema enzimático.
B
são proteínas que funcionam como catalisadores de determinadas reações químicas nos organismos.
C
ocorrem associadas a uma substância química não protéica, conhecida como cofator do sistema A.
D
favorecem a ocorrência de reações químicas em temperaturas altas, mantendo o pH constante.
0ebf8a32-6f
UEG 2010 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

Além de identificar um número representativo de genes humanos e de outros organismos, os cientistas brasileiros desenvolveram uma estratégia de sequenciamento do genoma de uma bactéria que causa a doença conhecida como “amarelinho” e que atinge as plantações de frutos cítricos no Brasil. A finalidade dos “projetos genômicos” dos diferentes seres vivos permite:

A
identificar os organismos transgênicos e possibilitar a reprodução sexuada em ambiente natural destes organismos.
B
reconhecer as mutações como alterações no código genético e os fatores radioquímicos que geraram tais mutações.
C
identificar a posição de cada gene no cromossomo e estabelecer a sequência de base nitrogenada.
D
manipular genes, corrigir defeitos no código genético e diminuir os efeitos dos genes letais.
1056b6f5-6f
UEG 2010 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Os vírus são parasitas submicroscópicos e possuem genomas que se replicam dentro de um hospedeiro vivo, direcionando o mecanismo genético da célula para a síntese de ácidos nucléicos e proteínas virais. Estas características os fazem responsáveis por gerar doenças em grande parte da diversidade biológica.
HAVEN, P.H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Sobre os vírus, é CORRETO afirmar:

A
possuem RNA ou DNA em fita simples ou dupla, respectivamente, envolto por uma capa protéica denominada capsídeo, com subunidades que são os capsômeros.
B
são conhecidos também como viróides por serem agentes infecciosos e por interferirem na regulação gênica da célula hospedeira.
C
o bacteriófago é um vírus que possui estrutura genômica de retrovírus e libera príons quando está no interior da célula hospedeira.
D
causam doenças tais como febre amarela, coqueluche, rubéola, cólera e caxumba.
11fb7b07-6f
UEG 2010 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

A coordenação das funções do organismo humano é feita pelos sistemas nervoso e endócrino. Ambos os sistemas produzem os hormônios, substâncias importantes que influenciam a atividade de vários órgãos. Sobre os hormônios e seus mecanismos de ação, é CORRETO afirmar:

A
a célula beta do pâncreas produz o glucagon, hormônio que facilita a entrada da glicose que está no sangue nas células corporais.
B
a ocitocina, hormônio secretado pela neuroipófise, estimula a dilatação muscular do útero durante o processo de pré-parto.
C
a tireóide produz os hormônios tiroxina e calcitonina, que diminuem a liberação de cálcio e fósforo no sangue.
D
o hormônio ADH atua sobre os túbulos renais, promovendo a absorção de água do filtrado glomerular.