Questõessobre Sistema Reprodutor Humano

1
1
Foram encontradas 107 questões
e13f5a10-7a
USS 2022 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A ooforectomia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover um ou ambos os ovários. Pode ser uma opção de tratamento do câncer ovariano, mas deve ser utilizada quando outros recursos terapêuticos não forem suficientes para tratar a doença.


O hormônio que deixará de ser produzido por uma mulher submetida a uma ooforectomia bilateral é:

A
folículo estimulante
B
progesterona
C
luteinizante
D
ocitocina
10318793-04
FGV 2020 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

O gráfico mostra a variação da concentração dos hormônios HCG (gonadotrofina coriônica humana), estrógeno e progesterona no sangue de mulheres gestantes.



(John E. Hall. Guyton and Hall textbook of medical physiology, 2006. Adaptado.)

Uma mulher grávida teve que retirar os dois ovários na vigésima oitava semana após a ovulação. A gestação da criança foi mantida naturalmente após o procedimento porque

A
a concentração de HCG no sangue materno já estava constante.
B
o estrógeno e a progesterona continuaram sendo produzidos pela placenta.
C
a ausência do corpo lúteo ovariano foi compensada pela ação do HCG.
D
a hipófise manteve a produção dos dois hormônios que mantêm o endométrio
E
as tubas uterinas mantiveram a produção de progesterona e HCG.
83fe9480-05
CESMAC 2018 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Em homens com a idade avançada, é comum o aumento da próstata, o que pode ocasionalmente culminar com a remoção cirúrgica do órgão. Tal procedimento poderá acarretar, dentre outros efeitos:

A
ausência de espermatogênese.
B
dificuldade de urinar.
C
aumento na produção de testosterona.
D
diminuição no volume de fluído seminal.
E
aumento da estimulação sexual.
6bcf160e-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:



I. O FSH, hormônio folículo estimulante, é adenoipofisário e estimula o crescimento folicular, um dos fenômenos que promovem a secreção de estrogênio e, mais tarde, dá condições para a ovulação.

II. O LH, hormônio luteinizante, transforma o folículo ovariano em corpo lúteo ou amarelo, além de promover diretamente a ovulação.

III. Altas taxas de estrogênio e de progesterona promovem o crescimento do endométrio, parede interna do útero, onde um embrião poderá se desenvolver.

IV. Manter altas as taxas de estrogênio e de progesterona desde a fase folicular são a base do funcionamento da pílula anticoncepcional.

V. Os hormônios FSH e LH estão presentes na pílula anticoncepcional.


Estão corretas

A
I, II e III, apenas.
B
I, II, III e IV, apenas.
C
II, III, IV e V, apenas.
D
I, III, IV e V, apenas.
E
I, II, III, IV e V
86287027-88
UNICAMP 2020 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A finasterida é um inibidor competitivo e específico da 5-Dredutase do tipo II, que resulta no bloqueio da conversão periférica da testosterona ao androgênio diidrotestosterona (DHT). Enquanto a testosterona é responsável pelo desenvolvimento muscular e pela libido, a função secretora da próstata depende de DHT. Homens com calvície podem apresentar concentrações elevadas de DHT, que causam atrofia dos folículos e queda capilar. Nesse caso, a finasterida é indicada para diminuir as concentrações de DHT no soro e no couro cabeludo.

Os gráficos a seguir indicam as concentrações de testosterona e DHT no soro (painel A) e na próstata (painel B), comparando o tratamento com finasterida (100 mg/dia) e o tratamento com placebo (substância sem a propriedade da finasterida)


Considerando os resultados apresentados, assinale a alternativa correta sobre as possíveis alterações esperadas no tratamento com finasterida.

A
Redução no volume do líquido seminal ejaculado decorrente da redução de DHT na próstata.
B
Aumento da motilidade de espermatozoides decorrente do aumento de testosterona no soro.
C
Aumento no volume do líquido seminal ejaculado decorrente do aumento de testosterona na próstata.
D
Redução do número de espermatozoides decorrente do aumento de DHT no soro.
11841b4a-03
UniREDENTOR 2020 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A vasectomia e a laqueadura (ligadura das tubas uterinas) são métodos anticoncepcionais considerados eficientes e partilham do mesmo o princípio. Na mulher, as tubas uterinas ao serem ligadas ou cortadas cirurgicamente, impedem a fecundação do óvulo e posterior chegada no útero para implantação do embrião. No caso da vasectomia, qual estrutura é ligada ou cortada para impedir a passagem do espermatozoide?

A
Ureter
B
Ducto deferente;
C
Uretra;
D
Trompa de falópio;
E
Epidídimo.
c35a5cea-fd
UNC 2011 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Nos EUA, uma mulher com dois úteros deu à luz dois bebês gêmeos gerados separada-mente. Um caso como esse tem uma probabilidade de apenas um em cinco milhões de ocorrer. A mãe dos gêmeos apresenta útero didelfo, que afeta uma em cada duas mil mulheres em todo o mundo. O útero didelfo pode provocar, em muitos casos, infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro. Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com útero didelfo que ficaram grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo. Muitas mulheres com a condição pas-sam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis. Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes (adaptado). 20/9/2011; www.bbc.co.uk/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
Prototérios e metatérios possuem útero didelfo e dupla vagina, sendo que os machos apresentam pênis ímpar e mediano.
B
A maioria dos eutérios apresenta útero bipartido em parte ou por toda a sua extensão (útero didelfo), sendo poucos os que apresentam um único útero mediano, como visto nos humanos.
C
A duplicação do útero nos humanos resulta da falta de fusão dos ductos paramesonéfricos (müllerianos) numa área local ou por toda a sua linha normal de fusão.
D
O sistema urinário e o sistema genital estão intimamente entrelaçados tanto anatomicamente quanto embriologicamente e ambos desenvolvem-se a partir do mesoderma intermediário.
c34e518a-fd
UNC 2011 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Nos EUA, uma mulher com dois úteros deu à luz dois bebês gêmeos gerados separadamente. Um caso como esse tem uma probabilidade de apenas um em cinco milhões de ocorrer. A mãe dos gêmeos apresenta útero didelfo, que afeta uma em cada duas mil mulheres em todo o mundo. O útero didelfo pode provocar, em muitos casos, infertilidade ou levar a abortos espontâneos ou nascimento prematuro. Este é apenas um dos cerca de cem casos conhecidos de mulheres com útero didelfo que ficaram grávidas nos dois úteros ao mesmo tempo em todo o mundo. Muitas mulheres com a condição passam a vida inteira e nunca são diagnosticadas, mesmo com gravidez e partos saudáveis.

Mulher dá à luz gêmeos de 2 úteros diferentes (adaptado). 20/9/2011; www.bbc.co.uk/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

A
Prototérios e metatérios possuem útero didelfo e dupla vagina, sendo que os machos apresentam pênis ímpar e mediano.
B
A maioria dos eutérios apresenta útero bipartido em parte ou por toda a sua extensão (útero didelfo), sendo poucos os que apresentam um único útero mediano, como visto nos humanos.
C
A duplicação do útero nos humanos resulta da falta de fusão dos ductos paramesonéfricos (müllerianos) numa área local ou por toda a sua linha normal de fusão.
D
O sistema urinário e o sistema genital estão intimamente entrelaçados tanto anatomicamente quanto embriologicamente e ambos desenvolvem-se a partir do mesoderma intermediário.
80ab1261-01
Unichristus 2015 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Observe o gráfico, relacionado ao ciclo menstrual humano, no qual estão indicados o período da menstruação, a variação da concentração de hormônios (curvas A, B, C e D) e uma das fases do referido ciclo (E).

Sabendo-se que o ciclo menstrual pode ser dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea, analise o gráfico abaixo.



Após a análise do gráfico, pode-se afirmar que

A
as variações nas concentrações dos hormônios LH e FSH são mostradas, respectivamente, nas curvas A e B.
B
as variações nas concentrações de estrógeno e progesterona são mostradas, respectivamente, nas curvas C e D.
C
a fase folicular é mostrada no intervalo representado em E. Durante a menstruação, ocorre inibição dos hormônios gonadotróficos.
D
a ovulação ocorre sempre por volta do 14° dia após a menstruação, independentemente do tamanho do ciclo menstrual.
E
altas taxas do hormônio progesterona provocam descamação do endométrio (menstruação) e inibição dos hormônios gonadotróficos.
8083ba27-01
Unichristus 2015 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

EXAMES APONTAM NÍVEIS DE TESTOSTERONA DE VITOR

BELFORT ACIMA DOS APRESENTADOS POR WEIDMAN


Valores, no entanto, estão dentro do

permitido pela Comissão Atlética de Nevada


    Nessa quinta-feira, durante o Media Day do evento, uma notícia surpreendeu a todos os jornalistas presentes. Os níveis de testosterona de Vitor Belfort estão superiores aos do rival Chris Weidman. O normal seria o contrário. Belfort tem 38 anos, e seu rival tem 30.

    Os exames pré-luta dos dois lutadores foram divulgados pelo “Combate.com” e mostram níveis mais altos de Vitor Belfort na taxa de testosterona. No entanto, o nível encontrado no corpo do brasileiro é permitido pela NSAC. Os testes não apresentaram substâncias proibidas no organismo dos atletas.

    Na maioria dos exames solicitados pela comissão, o brasileiro aparece com níveis inferiores ao de Chris Weidman, sendo superado apenas em testosterona.

Disponível em: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/mma/ mma-noticias/2015/05/22/noticia_mma,310807/exames-apontam-niveis-de-testosterona-de-vitor-belfort-acima-dos-apresentados-por-weidman.shtml Acesso: 12 de setembro de 2015.


Sobre a substância citada no texto, pode-se inferir que 

A
é um hormônio esteroide do grupo dos andrógenos encontrado em mamíferos, é secretado principalmente pelos testículos dos machos e pelos ovários das fêmeas, embora seja também secretado em pequenas quantidades pela glândula pancreática.
B
é fundamental nos homens para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os testículos ou a próstata, e a promoção de características sexuais primárias, como a redução da musculatura, da massa óssea e o crescimento de pelos no corpo.
C
a quantidade de tal substância nos homens, em média, é entre sete a oito vezes superior do que em mulheres. Embora a produção diária seja vinte vezes superior nos homens, o consumo metabólico é igualmente inferior. As mulheres são também menos sensíveis a essa substância.
D
seus metabólitos, assim como outros hormônios sexuais, apresentam um fraco efeito nos comportamentos sociais de diversas espécies, entre elas os humanos. Tal substância desempenha um papel central na manifestação e no desenvolvimento de comportamentos agonistas, especialmente a agressão.
E
é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Esse hormônio não apenas controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo, como também desempenha papel decisivo na sua saúde.
bc74acbe-ff
UEMG 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Diferentes métodos de controle de natalidade têm sido usados pela população. Um desses métodos está ilustrado nesta figura.


(Caderno vestibular UFMG.2001)


A utilização desse método provoca

A
a inibição das glândulas que produzem sêmen.
B
a interrupção do transporte dos espermatozóides.
C
a redução da libido.
D
o aumento da produção de testosterona.
96e5bb95-00
UEMG 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, os médicos intensificam os alertas sobre a importância de se prevenirem em tempo as doenças que costumam se tornar freqüentes no período senil. Uma das mais comuns, é a perda de massa óssea. As mulheres são mais acometidas pela doença do que os homens, principalmente na menopausa.

(Revista Ecologia e desenvolvimento, ano11, nº 95, 2001. Adaptado).


O fator que está mais intimamente relacionado com a menopausa e que provoca a perda de massa óssea é

A
a interrupção do fluxo menstrual.
B
a intensa sudorese com grande perda de sais.
C
a diminuição da produção do hormônio estrógeno.
D
o aumento da produção do hormônio feminino prolactina.
d3acc404-fd
ENCCEJA 2018 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

O pH vaginal varia de 3,8 a 4,5, e infecções podem ocorrer por causa da redução do nível de lactobacilos, e da consequente alteração do pH. Por isso, manter a higiene dessa região é muito importante. Entretanto, deve ser evitada a utilização do mesmo sabonete em barra por todos da mesma residência. Para evitar esse tipo de problema, foram desenvolvidos pela indústria cosmética os chamados sabonetes íntimos que, além de não alterar o pH vaginal, são usados de forma pontual.


No sabonete íntimo, que componente garante suas propriedades para a higiene pessoal?

A
Ácido lático, utilizado para manter o pH vaginal ácido.
B
Cloreto de sódio, empregado para desinfetar a região vaginal.
C
Fragrância, indicada para disfarçar os odores da região vaginal.
D
Detergente, usado para eliminar as bactérias vaginais por meio da formação de espuma.
d39022e8-fd
ENCCEJA 2018 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Uma mulher com ciclo menstrual regular de 30 dias menstruou no dia 1 de janeiro. Ela está planejando engravidar.

Ela terá mais chances de conseguir engravidar no período de

A
1 a 3 de janeiro.
B
14 a 16 de janeiro.
C
21 a 23 de janeiro.
D
27 a 29 de janeiro.
ce80fc0e-00
UEMG 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

O hormônio folículo estimulante, FSH, é secretado pela hipófise anterior e exerce função reprodutiva na mulher, estimulando o crescimento dos folículos ovarianos. No homem, esse hormônio também atua

A
ativando o início da espermatogênese.
B
estimulando a secreção de testosterona.
C
formando os líquidos que fazem parte do sêmen.
D
no aparecimento das características sexuais secundárias.
7f73f262-ff
UNICENTRO 2016 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos




Em relação à imagem destacada e com base nos conhecimentos a respeito do ciclo reprodutivo da mulher, é correto afirmar:

A
O início do ciclo prescinde da secreção do hormônio hipotalâmico liberador de gonadotrofinas (GnRH).
B
Por ação do folículo estimulante, há uma redução do folículo ovariano.
C
O estrógeno estimula o desenvolvimento do folículo ovariano.
D
Na fase lútea, o corpo amarelo secreta progesterona que proporcionará o desenvolvimento do endométrio.
4fc46f4b-fc
FUVEST 2018 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.



Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.

A

H1 progesterona   

H2 FSH  

Motivo eliminação da placenta

B

H1 FSH   

H2 LH  

Motivo reinício da menstruação

C

H1 FSH  

H2 estrógeno  

Motivo reinício da menstruação

D

H1 progesterona  

H2 estrógeno  

Motivo eliminação da placenta

E

H1 FSH   

H2 progesterona   

Motivo início da lactação

650249c4-fc
ENCCEJA 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Denominam-se gêmeos dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação. Uma mãe deu à luz dois meninos idênticos, também chamados de gêmeos monozigóticos.

Esses bebês foram gerados a partir de

A
um óvulo e um espermatozoide.
B
dois óvulos e um espermatozoide.
C
um óvulo e dois espermatozoides.
D
dois óvulos e dois espermatozoides.
492152fd-f9
Univille 2017 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Estado de saúde das siamesas é estável

No dia 29 de abril, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), nasceram as irmãs siamesas unidas pelo tórax e dividindo o mesmo coração. Elas nasceram com 35 semanas de gestação e, segundo o secretário adjunto da Saúde do estado de Sergipe, Luís Eduardo Prado Correia, é estável o estado de saúde das meninas.

Fonte: Portal Brasil, 05/03/2017. Disponível em: http://g1.globo.com


Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

A
A bolsa amniótica é um anexo embrionário de estrutura membranosa, com origem ectodérmica, que envolve todo o concepto. Nela acumula-se gradativamente um líquido no qual fica mergulhado o embrião.
B
Após a fecundação, a célula-ovo ou zigoto inicia a segmentação ou clivagem. Em zigotos provenientes de óvulos heterolécitos, como os anfíbios, a segmentação é total e desigual.
C
A formação de siameses ocorre somente entre gêmeos univitelinos que se originam de um único óvulo fertilizado por dois espermatozoides e, assim, são unidos em alguma região do corpo e compartilham a mesma placenta.
D
A placenta é um órgão materno-fetal de origem trofoblástica que, entre outras funções, é responsável pelas trocas gasosas e metabólicas na relação feto-materna, pela imunização fetal e por produção hormonal.
517cbfeb-df
Esamc 2015 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

Os testes de gravidez comercializados em farmácias consistem em detectar, na urina da mulher, a presença ou não do hormônio secretado pela ocorrência de nidação – implantação do embrião no útero. Além da secreção deste, ocorrem alterações nas concentrações de dois outros hormônios ovarianos, durante a gravidez.


Assinale, a seguir, a alternativa que contenha o nome do hormônio detectado no teste farmacêutico e o gráfico que melhor representa as concentrações de hormônios ovarianos durante uma gestação.



A
Progesterora, gráfico II
B
Estrógeno, gráfico I.
C
Gonadotrofi na coriônica (HCG), gráfico I.
D
Hormônio folículo estimulante (FSH), gráfico II.
E
Hormônio Luteinizante (LH), gráfico II.