Questõesde MACKENZIE sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 77 questões
cbbc545a-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

No heredograma esquematizado a seguir, os genes recessivos (d) e (h) causam, respectivamente, daltonismo e hemofilia. O casal teve um primeiro filho normal; um segundo daltônico e hemofílico; um terceiro, apenas daltônico; um quarto, apenas hemofílico. A partir do heredograma e de seus conhecimentos, considere as afirmações a seguir:

I. Tratam-se de heranças ligadas ao sexo.
II. Os genes d e h estão em situação de linkage e são distribuídos aos gametas de acordo com a 2ª lei de Mendel
III. Apenas a mãe pode transmitir os genes d e h aos descendentes do sexo masculino.
IV. O 3º e o 4º filhos são resultantes de crossing-over na gametogênese feminina.
V. Não considerando o crossing-over, o casal tem 25% de chance de ter uma 5ª criança com daltonismo e hemofilia.

Estão corretas

A
apenas I e II.


B
apenas II, III e IV.


C
apenas III e IV.


D
apenas I, II, III e IV


E
apenas I, III, IV e V.


cbc70b63-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.


A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito COde volta na atmosfera.” 


Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019


O aumento da concentração de CO2 na atmosfera promovido pelas queimadas na Amazônia está relacionado a

A
a liberação do carbono estocado na massa vegetal e na diminuição da taxa de fotossíntese, processo biológico que fixa o carbono atmosférico.
B
a diminuição da decomposição biológica, impedida pela morte dos microrganismos do solo.
C
a intensificação do efeito estufa e, consequente, aumento na inversão térmica durante os períodos de estiagem na floresta.
D
o processo de diminuição na camada de ozônio, reduzindo o bloqueio da radiação ultravioleta do sol e, consequente, intensificação do aquecimento global.
E
o aumento do efeito estufa, processo natural relacionado exclusivamente à concentração de CO2 na atmosfera.
cbc3dd53-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Texto referente à questão.

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.


A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”


Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019


Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que

A
a floresta amazônica, comunidade em clímax, tem seu equilíbrio abalado pelas queimadas, e é impedida de prosseguir no processo de sucessão primária em que se encontra.
B
o cerrado possui adaptações ao fogo, como cascas grossas nas árvores e caules subterrâneos no estrato herbáceo e subarbustivo, e inicia rápida sucessão primária após as queimadas.
C
o fogo na floresta amazônica desequilibra o processo de fotossíntese, reduzindo-o, pois aumenta muito a concentração de CO2 na atmosfera.
D
as adaptações do cerrado às queimadas de origem natural ou antrópicas não desencadeiam processos de sucessão ecológica, porque o fogo não induz à substituição de espécies.
E
inicia-se, devido aos efeitos devastadores do fogo na floresta amazônica, um lento processo de sucessão primária. No cerrado, a recuperação se dá por meio da rápida sucessão secundária.
cbc09952-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - A origem da vida na Terra, Origem e evolução da vida

A hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra propõe que

A
a vida se diversificou a partir do surgimento dos seres heterotróficos que se alimentavam dos pioneiros autotróficos, pois permitiu o surgimento de uma maior variedade de nichos ecológicos.
B
o primeiro ser vivo obtinha energia através de processos semelhantes à quimiossíntese realizada por bactérias atuais, processo mais simples do que a fotossíntese realizada pelos seres clorofilados.
C
a produção de alimentos envolve processos bioquímicos complexos, o que sugere que o primeiro ser vivo fosse heterotrófico, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por processos abióticos no oceano primitivo.
D
o primeiro ser vivo era heterótrofo, aeróbico e procarionte, proposta que se justifica pela provável simplicidade da célula primitiva.
E
a vida surgiu de reações químicas complexas, as quais ocorriam nas condições da Terra primitiva, permitindo à célula primitiva a capacidade de sintetizar seu alimento a partir das substâncias presentes na atmosfera e no oceano.
cbb5f771-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Transcrição e Tradução, Moléculas, células e tecidos

Em uma determinada macromolécula presente em uma secreção humana, encontramos x moléculas de menor peso molecular unidas por x-1 ligações de síntese por desidratação. A macromolécula acelera ou catalisa a hidrólise de outras macromoléculas com as mesmas características, em pH 2, aproximadamente. Considere as afirmativas a seguir:

I. A macromolécula é uma proteína. As moléculas de menor peso molecular são aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
II. A macromolécula citada pode ser a tripsina, uma enzima pancreática que atua no intestino delgado. III. A macromolécula citada tem aminoácidos sequenciados por RNAs transportadores que “traduziram” uma sequência de códons de um RNA mensageiro específico, “transcrito” por um gene específico.
IV. A macromolécula citada poderia ter a mesma sequência de aminoácidos como resultado da tradução de dois ou mais RNAs mensageiros diferentes, uma vez que o código genético é degenerado.
V. Uma bactéria transgênica pode traduzir a mesma macromolécula, se receber o mesmo gene específico responsável por tal macromolécula, uma vez que o código genético é universal.

Estão corretas

A
apenas I, II, III e IV
B
apenas I, III, IV e V.
C
apenas II, III, IV e V.
D
apenas III, IV e V.
E
I, II, III, IV e V.
cbb93a80-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

Analise o gráfico a seguir que mostra três curvas de saturação de oxiemoglobina no sangue humano em função da pO2 (pressão parcial de gás oxigênio) e do pH. Considerando os dados do gráfico, assinale a alternativa correta.

700006550c366b90fd4d.png (550×406)

A
O percentual de oxiemoglobina é maior em capilares alveolares, quando o pH se aproxima de 7,6 em função da hematose.
B
A hematose é um fenômeno responsável pela queda do pH sanguíneo.
C
O aumento da taxa de CO2 no sangue aumenta o pH sanguíneo próximo dos alvéolos.
D
Nos capilares teciduais, a diminuição da taxa de CO2 diminui o pH sanguíneo, diminuindo a taxa de oxiemoglobina sanguínea.
E
A hiperventilação involuntária é desencadeada quando o pH sanguíneo chega em 7,6 em função da queda das taxas de O2 no sangue.
cbc9cf4b-02
MACKENZIE 2019 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que

A
as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente.
B
as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais.
C
as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito.
D
as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas.
E
as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto.
6bd69b53-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

Na respiração associada à circulação humana,

A
Todas as artérias levam sangue arterial e todas as veias levam sangue venoso.
B
O ventrículo direito recebe sangue arterial após a hematose.
C
Nos capilares teciduais aumenta a proporção de oxiemoglobina.
D
O bulbo do sistema nervoso central promove hiperventilação na medida em que o pH sanguíneo sobe ou se torna alcalino.
E
A hematose compreende a difusão de gases, específica em capilares alveolares, transformando sangue venoso em sangue arterial.
6bcf160e-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:



I. O FSH, hormônio folículo estimulante, é adenoipofisário e estimula o crescimento folicular, um dos fenômenos que promovem a secreção de estrogênio e, mais tarde, dá condições para a ovulação.

II. O LH, hormônio luteinizante, transforma o folículo ovariano em corpo lúteo ou amarelo, além de promover diretamente a ovulação.

III. Altas taxas de estrogênio e de progesterona promovem o crescimento do endométrio, parede interna do útero, onde um embrião poderá se desenvolver.

IV. Manter altas as taxas de estrogênio e de progesterona desde a fase folicular são a base do funcionamento da pílula anticoncepcional.

V. Os hormônios FSH e LH estão presentes na pílula anticoncepcional.


Estão corretas

A
I, II e III, apenas.
B
I, II, III e IV, apenas.
C
II, III, IV e V, apenas.
D
I, III, IV e V, apenas.
E
I, II, III, IV e V
6bdae0c9-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Uma folha retirada de uma planta foi pesada a cada 15 minutos e as diferenças entre as pesagens foram marcadas no gráfico a seguir.


Com relação ao experimento e a curva do gráfico, é correto afirmar que

A
notamos, aos 15 minutos, a transpiração estomática e cuticular; entre 15 e 60 minutos, apenas a transpiração cuticular e a partir de 60 minutos, a folha deixa de transpirar.
B
há, entre zero e 60 minutos, apenas transpiração estomática.
C
é constante, a partir da seta, por volta de 60 minutos, a diferença entre as pesagens, o que indica que a transpiração estomática é inexistente, observando-se somente a transpiração cuticular.
D
os estômatos começam a se fechar apenas a partir dos 15 minutos.
E
a transpiração estomática é maior entre 15 e 60 minutos.
6bca67eb-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, apresenta

A
a origem da diversidade das características a partir das mutações genéticas e recombinação gênica.
B
a necessidade de adaptação ao meio como a origem da diversidade de características dentro da espécie.
C
a lei do uso e desuso como a fonte geradora de novas adaptações.
D
a hereditariedade das características adquiridas pelo uso e desuso dos órgãos.
E
o surgimento de novos caracteres a partir da seleção natural.
6bc27e63-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do celoma.


( ) Está presente a partir dos platelmintos.

( ) Trata-se de uma cavidade corpórea revestida totalmente por mesoderme.

( ) Atua no transporte de diversas substâncias (nutrientes, gases, hormônios, excretas etc) por meio do líquido celomático.

( ) Permite a diversificação dos movimentos corporais.


A sequência correta de cima para baixo é:

A
V, V, V, V
B
F, V, F, V.
C
V, V, V, F
D
F, V, V, V
E
F, F, V, V.
6bd28d18-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Células eucariontes animais e vegetais compartilham

A

A capacidade de realizar a reação  6CO2 + 6H2 C6H12O6 + 6O2.

B
O armazenamento de glicose na forma de amido.
C
O armazenamento de glicose na forma de glicogênio.
D
Centríolos como produtores de fibras do fuso mitótico.
E

A capacidade de realizar a reação C6H12O6 + 6O2  6CO2 + 6H2O.

6bc67a0f-01
MACKENZIE 2019 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

O chupim (Molothrus banariensis) é uma ave que não faz ninho e coloca seus ovos no ninho de outras aves (por exemplo, o tico-tico), para que essas choquem os ovos e alimentem os seus filhotes. Trata-se de um caso de exploração do “trabalho” de outra espécie.



A relação do chupim com o tico-tico é um exemplo de

A
holoparasitismo.
B
competição interespecífica.
C
esclavagismo.
D
inquilinismo.
E
comensalismo.
e92b8c7f-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Um ecossistema pode ser representado sob a forma de pirâmides ecológicas de três tipos: de número, de biomassa e de energia. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. Em todas elas, os produtores ocupam a sua base.

II. Em um ecossistema equilibrado, a pirâmide de energia sempre apresenta a base maior do que o topo.

III. A pirâmide de número nunca se apresenta na forma invertida.

IV. Os decompositores não são mostrados na pirâmide, pois não representam parcela importante no ecossistema.

Assinale se estão corretas, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e9348708-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

A
A parede interna do órgão B é descamada durante o período de ovulação.
B
Estrógeno e progesterona são hormônios produzidos em A e agem em C.
C
Se em uma cirurgia o órgão B for removido, a mulher não menstruará mais.
D
A laqueadura é uma cirurgia em que é feita a remoção do canal indicado em D.
E
A produção de gametas e a fecundação são eventos que ocorrem em A.
e930b681-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado, na Inglaterra em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell. Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras.

Esse experimento visou demonstrar

A
o processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin.
B
a seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin.
C
a lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck.
D
ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução.
E
o neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.
e9231ede-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Respiração e transpiração são dois processos que ocorrem nas plantas e no ser humano. A respeito disso, considere as afirmações abaixo:

I. A transpiração nesses organismos tem finalidades diferentes.

II. Na transpiração do ser humano, a água é eliminada na forma gasosa, enquanto nas plantas ela é eliminada na forma líquida.

III. A fase aeróbica da respiração no ser humano ocorre nas mitocôndrias, enquanto nas plantas, ela ocorre nos plastos.

IV. Tanto nas plantas quanto no ser humano, a respiração ocorre o tempo todo.

Assinale se estão corretas, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e926bdb5-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

A atmosfera terrestre é constituída por vários tipos de gases. O oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio são os mais envolvidos no metabolismo dos seres vivos. Os únicos organismos, capazes de utilizar esses gases diretamente da atmosfera, pertencem ao Reino

A
Metáfita.
B
Metazoa.
C
Fungi.
D
Protista.
E
Monera.
e919a8a4-dd
MACKENZIE 2012 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Bactérias combatem causador da malária dentro do mosquito

Bactérias que vivem naturalmente no intestino de mosquitos foram modificadas geneticamente para bloquear o desenvolvimento do parasita que causa malária.
O parasita tem um complexo ciclo de vida, tanto no mosquito que transmite a doença quanto no organismo humano. Ele ataca o fígado e os glóbulos vermelhos do sangue humano, e parte do seu desenvolvimento se dá no intestino e nas glândulas salivares das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles.
O Plasmodium convive naturalmente com as bactérias da espécie Pantoea agglomerans.
Os cientistas produziram mudanças em proteínas delas que poderiam atacar o parasita. Uma das bactérias modificadas produziu o melhor efeito, reduzindo em 98% a formação de oocistos, os gametas femininos do Plasmodium. Os experimentos envolveram a mais letal espécie de parasita causador da malária em seres humanos, o Plasmodium falciparum. (FSP-25/07/2012)

Assinale a alternativa correta a respeito de malária.

A
Segundo o texto, o mosquito é o hospedeiro definitivo do Plasmodium.
B
A contaminação se dá quando o mosquito defeca próximo ao local da picada e os parasitas alcançam a corrente sanguínea.
C
O principal sintoma dessa doença é a ocorrência de hemorragias frequentes devido à destruição de glóbulos vermelhos.
D
O Plasmodium é uma bactéria.
E
A única maneira do homem se contaminar pelo Plasmodium é através da picada do mosquito.