Questõesde FASM sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 10 questões
6dfe0e90-d9
FASM 2014 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A imagem mostra uma célula englobando alimentos, digerindo-os e eliminando aquilo que não lhe é útil ou interessante.

(www.biomania.com.br)

A análise da imagem permite concluir que se trata de uma célula

A
eucarionte e o vacúolo residual se funde com a membrana plasmática num processo de excreção celular.
B
eucarionte e os resíduos resultantes da digestão estão sendo enviados para o meio extracelular por uma secreção.
C
procarionte e dentre as organelas representadas na imagem observamos o complexo golgiense e um lisossomo.
D
eucarionte e a organela representada relacionada com a digestão extracelular é o lisossomo.
E
procarionte e os alimentos foram retirados do meio extracelular por fagocitose e pinocitose.
6dedd159-d9
FASM 2014 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Suponha que indivíduos A cruzem com indivíduos B, gerando sempre descendentes C. Os indivíduos C, por sua vez, são incapazes de gerar gametas, sendo considerados, portanto, inférteis. É correto concluir que A e B

A
pertencem à mesma espécie e não apresentam isolamento reprodutivo.
B
pertencem à mesma espécie e apresentam isolamento reprodutivo.
C
não pertencem à mesma espécie e apresentam isolamento reprodutivo pós-zigótico.
D
não pertencem à mesma espécie e apresentam isolamento reprodutivo pré-zigótico.
E
não pertencem à mesma espécie e não apresentam isolamento reprodutivo.
6df2c5ec-d9
FASM 2014 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Considerando que esta cadeia tenha sido infectada com substâncias radioativas, é correto afirmar que o nível trófico que apresentará uma maior concentração de substâncias radioativas é

Leia o trecho de uma entrevista com Jean Michel Cousteau sobre o acidente com a usina nuclear de Fukushima no Japão em 2011 para responder à questão.


    O oceanógrafo e ambientalista Jean Michel Cousteau faz o seguinte alerta: “Usamos os oceanos como lixo, a poluição e contaminação se acumulam, afetam toda a cadeia alimentar e chegam a seu prato”. Segundo Cousteau, traços de radiação da usina de Fukushima no Japão foram encontrados em atuns na costa da Califórnia, nos EUA: “Os japoneses não comunicam direito os alcances do vazamento porque não querem assustar as pessoas, mas assim as pessoas não sabem as consequências da catástrofe.”

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A
o segundo, pois qualquer ser que se alimentar de produtores irá concentrar um alto nível de toxinas no corpo.
B
o terceiro, pois as toxinas, por não serem consumidas, gastas ou eliminadas, vão se acumulando ao longo da cadeia alimentar.
C
o terceiro, pois peixes grandes apresentam dificuldades na eliminação de excretas e acabam retendo mais líquidos e toxinas.
D
o primeiro, pois o tamanho das algas é menor, comparado com o tamanho dos peixes, fazendo-as ter maior concentração de toxinas.
E
o primeiro, pois as algas utilizam mais substâncias inorgânicas do meio do que os peixes.
6df6530d-d9
FASM 2014 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Mutações e alterações cromossômicas

Na entrevista, Cousteau ainda relata ter observado muitos animais que apresentavam mutações. É sabido que a radiação é um forte agente mutagênico e que mutações gênicas podem ter graves consequências para os seres vivos.

Sobre a ocorrência de mutações gênicas em animais, assinale a alternativa correta.

Leia o trecho de uma entrevista com Jean Michel Cousteau sobre o acidente com a usina nuclear de Fukushima no Japão em 2011 para responder à questão.


    O oceanógrafo e ambientalista Jean Michel Cousteau faz o seguinte alerta: “Usamos os oceanos como lixo, a poluição e contaminação se acumulam, afetam toda a cadeia alimentar e chegam a seu prato”. Segundo Cousteau, traços de radiação da usina de Fukushima no Japão foram encontrados em atuns na costa da Califórnia, nos EUA: “Os japoneses não comunicam direito os alcances do vazamento porque não querem assustar as pessoas, mas assim as pessoas não sabem as consequências da catástrofe.”

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A
Toda mutação ocorrida em um indivíduo poderá ser herdada por seus descendentes, uma vez que o material genético é passado ao longo das gerações.
B
Apenas mutações ocorridas em células germinativas ou no zigoto poderão dar origem a organismos que apresentem a mutação em todas as células de seu corpo.
C
Mutações não ocorrem naturalmente, sendo necessário haver um agente mutagênico físico ou químico para que células mutantes sejam geradas.
D
As células humanas não possuem mecanismos de reparo gênico e, portanto, toda alteração gênica leva a uma mutação.
E
Grande parte dos cânceres é gerada por mutações que fazem com que a célula perca o controle celular passando a se dividir em taxas menores do que o esperado.
6dfacb92-d9
FASM 2014 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

(www.uol.com.br)


Animais como este vivem sob o solo úmido e podem ser encontrados em diferentes ecossistemas. Eles se alimentam de presas subterrâneas, como formigas, cupins e minhocas, têm olhos vestigiais, não apresentam membros para locomoção e apresentam endoesqueleto. Por realizarem respiração pulmonar e cutânea, costumam habitar ambientes úmidos. A fecundação pode ser interna ou externa e, quando se trata de indivíduos ovíparos, o ovo não apresenta casca impermeável.


De acordo com a descrição do ser vivo, é correto concluir que se trata de um

A
réptil.
B
nematelminto.
C
anfíbio.
D
platelminto.
E
anelídeo.
6ddf7e8f-d9
FASM 2014 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

(www.brasilescola.com. Adaptado.)

No processo de formação da cárie, enquanto as bactérias estão sobre o esmalte, a correta assepsia pode garantir o retrocesso da cárie e a remineralização do esmalte. Se for utilizado o flúor, o retrocesso da cárie é ainda mais acelerado. Porém, quando as bactérias atingem a dentina, a assepsia não é mais eficaz e a restauração do dente se torna necessária.
A partir dessas informações e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que as bactérias, enquanto estão sobre o esmalte, se alimentam de

A
restos alimentares do hospedeiro e que o flúor é importante no tratamento dentário por ser um bom agente antisséptico.
B
matéria orgânica do esmalte e que o flúor é importante no tratamento dentário por impedir que restos alimentares permaneçam sobre os dentes.
C
matéria orgânica da dentina e que o flúor é importante no tratamento dentário por ser um bom agente antisséptico.
D
matéria inorgânica do esmalte e que o flúor é importante no tratamento dentário por combater a desmineralização do dente.
E
restos alimentares do hospedeiro e que o flúor é importante no tratamento dentário por combater a desmineralização do dente.
6de322de-d9
FASM 2014 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Altos teores de álcool encontrados em vinhos indicam que as uvas utilizadas na sua fabricação foram colhidas bem maduras. Podem indicar também que foram cultivadas em regiões quentes ou durante um verão excepcionalmente quente, ou que foram colhidas tardiamente.
(www.casadovinho.com.br. Adaptado.)

Assinale a alternativa que explica corretamente o porquê da quantidade de álcool indicar que as uvas foram colhidas maduras, em regiões quentes ou durante o verão.

A
Quanto mais quente o clima ou quanto mais maduras estão as uvas, maior o metabolismo do vegetal e, portanto, os frutos acabam produzindo mais álcool.
B
Nessas condições climáticas, é maior a atividade das bactérias fermentadoras durante a produção do vinho e, portanto, é maior a produção de ácido lático.
C
Em regiões quentes, as uvas amadurecem mais rapidamente e são consumidas por bactérias e fungos ainda no pé, gerando álcool e ácido lático que se acumulam dentro do fruto.
D
Uvas colhidas nessas condições acabam por conter mais açúcares que, durante o processo de fermentação alcoólica, serão consumidos, dando origem ao etanol.
E
Altas temperaturas aceleram o processo de maturação das uvas, fazendo-as apresentar um maior teor de amido que, após a fermentação lática, origina álcool etílico.
6de66cd4-d9
FASM 2014 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

As angiospermas são o grupo de plantas que apresentam flores e frutos. Um fruto proveniente do intumescimento do pedúnculo floral e um fruto que não apresenta semente são, respectivamente,

A
um fruto múltiplo e um fruto partenocárpico.
B
um fruto composto e um pseudofruto.
C
um fruto partenocárpico e um fruto composto.
D
um pseudofruto e um fruto partenocárpico.
E
um fruto múltiplo e um pseudofruto.
6de9beff-d9
FASM 2014 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A alcaptonúria é uma doença autossômica recessiva rara que afeta o metabolismo do aminoácido tirosina, provocando o acúmulo de um de seus subprodutos. A doença se caracteriza por artrite aguda e produção de urina que escurece em contato com o ar, entre outros sintomas.
Uma mulher com alcaptonúria está grávida. O pai da criança tem fenótipo normal, porém seu pai, o avô paterno da criança, também apresenta alcaptonúria. A probabilidade de o filho gerado apresentar a doença e, apresentando a doença, os alimentos que ele deve evitar consumir para amenizar os sintomas são, respectivamente,

A
50% e alimentos ricos em carboidratos.
B
25% e alimentos ricos em carboidratos.
C
25% e alimentos ricos em proteínas.
D
50% e alimentos ricos em proteínas.
E
75% e alimentos ricos em carboidratos.
6ddc53bf-d9
FASM 2014 - Biologia - Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Quando trazemos à mente algo ruim, o pensamento gerado no córtex pré-frontal rapidamente se projeta para o sistema límbico, envolvido no processamento das emoções; o hipotálamo é então ativado pelo eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA) e o cortisol (conhecido como hormônio do estresse) é sintetizado. Se essa situação ocorrer com frequência, o sistema imune pode ficar fragilizado.
(Mente e Cérebro, Edição especial, n.º 41, 2013.)

A glândula responsável pela produção de cortisol e o motivo da fragilização do sistema imune são, respectivamente,

A
a suprarrenal e o fato de o cortisol diminuir a produção de glóbulos brancos.
B
a suprarrenal e o fato de o hipotálamo, se ativado frequentemente, inativar algumas barreiras imunológicas físicas.
C
a hipófise e o fato de o estresse gerar depressão, levando o indivíduo a ter pouco cuidado com a higiene e a alimentação.
D
a tireoide e o fato de os hormônios tireoidianos em excesso aumentarem o apetite e, portanto, a ingestão de toxinas.
E
a hipófise e o fato de o hipotálamo, se ativado frequentemente, produzir inibidores do sistema imune.