Questõessobre Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática

1
1
Foram encontradas 145 questões
3ebfa11f-0b
UFMS 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um evolutório, membrana citoplasmática. Além de separar o interior da célula (meio intracelular) do ambiente externo (meio extracelular), a membrana regula a entrada e a saída de substância, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.

e2b130972ef646d1b02b.png (366×264)

Sobre a membrana plasmática, assinale a alternativa correta.

A

O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o mosaico fluido, no qual a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.

B

A membrana plasmática é responsável por dar forma à célula, participa do transporte de substâncias e, além disso, participa da produção de proteínas nas células.



C

O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, no qual a membrana participa ativamente da sintaxe proteica, sendo sua principal função a secreção celular e o deslocamento dessas substâncias para o exterior da celular, que se movimentam em uma dupla camada fluída de lipídeos.

D
A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substancias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada impermeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular, por meio de receptores específicos.
E
A membrana plasmática é dotada de diversas especializações que costumam não variar de acordo com as diferenciações celulares. Entre essas especializações, temos as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as cutículas, as ceras e os cimentos intercelulares.
cc8579af-03
UEA 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A figura ilustra um dos tipos de transporte de substâncias através da membrana celular




(www.oficinadebiologiadocmb.blogspot.com. Adaptado.)

Tal processo ocorre nas células sanguíneas e nas células que revestem os alvéolos pulmonares, possibilitando

A
a entrada de gás oxigênio nas hemácias, a favor do gradiente de concentração.
B
a saída gás oxigênio das hemácias, a favor do gradiente de concentração.
C
a saída de gás oxigênio das hemácias, contra o gradiente de concentração.
D
a saída de gás carbônico das hemácias, contra o gradiente de concentração.
E
a entrada de gás carbônico nas hemácias, a favor do gradiente de concentração.
becc832d-07
UNICENTRO 2016 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos


Relacionando-se o componente biológico da figura destacada com as demais estruturas biológicas e os conhecimentos acerca do assunto, é correto afirmar:

A
O primeiro ser vivo criou possibilidades bioquímicas para que a estrutura fosse originada.
B
Nos organismos do reino Monera, a estrutura é lipoproteica.
C
Em organismos unicelulares, a estrutura inviabiliza as suas atividades metabólicas.
D
Polímeros de nucleotídeos fazem parte da composição estrutural da membrana plasmática da estrutura.
83b13b5a-05
CESMAC 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

João estava com dificuldade de respirar devido a uma gripe recente. Para resolver o problema, comprou um descongestionante nasal de uso tópico, cuja formulação continha NaCl 3%. A utilização do medicamento vai acarretar:

A
perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, sem gasto de energia, considerando que a solução utilizada será hipotônica em relação à concentração intracelular.
B
ganho de água pelas células da mucosa nasal, a partir do meio extracelular, por difusão facilitada, considerando que a solução utilizada será hipotônica em relação à concentração intracelular.
C
perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, por osmose, considerando que a concentração intracelular será hipotônica em relação à extracelular.
D
ganho de água pelas células da mucosa nasal a partir do meio extracelular, por osmose, considerando que a solução utilizada será hipertônica em relação à concentração intracelular.
E
perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, por difusão facilitada, considerando que a concentração intracelular será hipertônica em relação à extracelular.
22647d01-65
UNESP 2021 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Pesquisadores caracterizaram uma nova família de toxinas antibacterianas presente em bactérias como a Salmonella enterica. Nesta espécie, a proteína tóxica é usada para matar outras bactérias da microbiota intestinal e facilitar a colonização do intestino de hospedeiros infectados. A proteína tóxica ataca precursores de formação da parede celular bacteriana. Desta forma, a bactéria-alvo que é intoxicada continua crescendo, porém, sua parede celular fica bastante enfraquecida.

(André Julião. https://agencia.fapesp.br, 14.09.2020. Adaptado.)


Uma maneira de neutralizar a ação da Salmonella enterica e de uma bactéria-alvo intoxicada por ela seria mantê-las, respectivamente, em soluções

A
hipotônica e hipertônica.
B
hipertônica e hipotônica.
C
isotônica e hipotônica.
D
hipertônica e isotônica.
E
hipotônica e isotônica.
80775b43-01
Unichristus 2015 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

O colesterol, composto presente nos tecidos de todos os animais, é essencial para a vida. Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, ele é um reagente de partida para a biossíntese dos sais biliares, da vitamina D e de vários hormônios, como cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona. O colesterol, sintetizado principalmente pelo fígado, é insolúvel em água e, consequentemente, no sangue. Desse modo, para ser transportado na corrente sanguínea, liga-se a algumas proteínas e a lipídios por meio de ligações não covalentes em um complexo chamado lipoproteína. Geralmente, as lipoproteínas são classificadas com base em sua densidade. A figura a seguir apresenta a fórmula molecular do colesterol e a tabela mostra a quantidade de colesterol, em alguns alimentos.



Considerando as informações apresentadas a respeito da molécula representada, pode-se afirmar que

A
é um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos, é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.
B
pode ser considerada um tipo de molécula produzida em nosso organismo, está presente em alimentos de origem animal. Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D.
C
é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea, ela se liga a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que têm sua superfície exterior composta principalmente por proteínas lipossolúveis.
D
é um dos esteroides mais conhecidos, principalmente pelo fato de estar associado ao infarto do coração e a outras doenças do sistema cardiovascular. Entretanto, o organismo humano necessita de tal molécula, entre outras razões, por ser essa substância um importante componente das paredes celulares de nossas células.
E
é produzida em nosso organismo ou obtida diretamente dos alimentos de origem animal. As células animais e vegetais utilizam tal molécula como matéria-prima para a fabricação das membranas celulares e dos hormônios esteroides.
ebfabc75-ff
Unichristus 2016 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

      Um estudante está realizando uma prática no laboratório relacionada à tonicidade das soluções. Ele acrescenta 10 mL da solução A em um tubo de ensaio e 10 mL da solução B em outro tubo. Logo após, acrescenta 100 μL de sangue em cada tubo e homogeneíza essas misturas vagarosamente. Em seguida, coloca uma gota da mistura A em uma lâmina e uma gota da mistura B em outra lâmina e, com auxílio de um microscópio, visualiza a forma das hemácias. O estudante observa que as hemácias presentes na solução A não sofreram alteração morfológica e as hemácias que estavam na solução B estão murchas.


Com esse experimento, é correto afirmar que, em relação às hemácias, as soluções A e B são, respectivamente,

A
hipotônica e isotônica.
B
hipotônica e hipertônica.
C
hipertônica e hipotônica.
D
isotônica e hipotônica.
E
isotônica e hipertônica.
24433c06-00
UEMG 2019 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Para uma pessoa que apresenta sintomas de desidratação a medida correta é a aplicação de soro - uma solução aquosa com concentração de NaCl. Para tanto, essa solução deverá ser

A
hipertônica, ou seja, um pouco acima da concentração do plasma sanguíneo para restabelecer o equilíbrio osmótico.
B
hipotônica ao máximo, ou seja, com uma concentração bem inferior à concentração do plasma sanguíneo para restabelecer mais rapidamente o equilíbrio osmótico.
C
hipotônica, ou seja, um pouco abaixo da concentração do plasma sangüíneo para repor a quantidade de água perdida e manter a concentração de sal.
D
isotônica, ou seja, com a mesma concentração do plasma sanguíneo para manter o equilíbrio osmótico.
13a87756-ff
UNICENTRO 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Algumas substâncias podem atravessar a membrana plasmática espontaneamente, sem que a célula gaste energia com isso. Nesse caso, fala- se em:

A
Permeabilidade seletiva.
B
Transporte passivo.
C
Difusão simples.
D
Transporte ativo.
3936d08a-ff
UNICENTRO 2019 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Relacionando o componente biológico em destaque e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar

A
O primeiro ser vivo criou possibilidades bioquímicas para que a estrutura observada fosse originada.
B
Nos organismos fotoautótrofos, a estrutura apresentada é lipoproteica e separa o citoplasma do meio em que se encontra.
C
Em organismos unicelulares, a estrutura observada inviabiliza as suas atividades metabólicas.
D
Polímeros de nucleotídeos são essenciais na construção morfológica dessa estrutura.
609148bb-b9
UECE 2014 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas. Nos vegetais, o reforço externo dessa membrana é:

A
rígido, quitinoso e denominado de parede celular.
B
rígido, celulósico e impermeável quando impregnado de suberina.
C
elástico, celulósico e responsável pela proteção das células vegetais.
D
elástico, celulósico e de natureza exclusivamente proteica.
6dfe0e90-d9
FASM 2014 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A imagem mostra uma célula englobando alimentos, digerindo-os e eliminando aquilo que não lhe é útil ou interessante.

(www.biomania.com.br)

A análise da imagem permite concluir que se trata de uma célula

A
eucarionte e o vacúolo residual se funde com a membrana plasmática num processo de excreção celular.
B
eucarionte e os resíduos resultantes da digestão estão sendo enviados para o meio extracelular por uma secreção.
C
procarionte e dentre as organelas representadas na imagem observamos o complexo golgiense e um lisossomo.
D
eucarionte e a organela representada relacionada com a digestão extracelular é o lisossomo.
E
procarionte e os alimentos foram retirados do meio extracelular por fagocitose e pinocitose.
13a4da03-dc
CESMAC 2015 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

As figuras A e B, abaixo, mostram processos de englobamento de substâncias por células animais.

Sobre estes processos, é correto afirmar que:

A
em A, pode ser observado, por exemplo, o englobamento de lipídios de baixa densidade.
B
em B, pode ser observado, por exemplo, o englobamento de líquidos.
C
em A, o englobamento de grandes partículas alimentares forma fagossomos.
D
em B, pode ser observada a formação de bolsas chamadas pinossomos.
E
em A, é observada a eliminação de excretas celulares.
0de6409b-c9
URCA 2019 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos processos de transporte através da membrana plasmática?

A
Sabe-se que uma célula humana é capaz de englobar, por dia, quantidades de líquidos superiores a várias vezes seu próprio volume, algo equivalente a uma pessoa de 70kg beber 200 litros de líquido por dia. Compreende-se do exposto, ser este, um processo denominado de Pinocitose.
B
Compreende-se a Fagocitose como sendo um processo pelo qual células glandulares secretam seus produtos.
C
Quando o corpo humano é invadido por bactérias, a primeira defesa corporal ocorrer por Exocitose.
D
A manutenção das diferenças de concentração dos íons K+ e Na+ (e de outros íons) dentro e fora da célula é fundamental para o funcionamento celular. Neste sentido, pode-se denominar este processo como sendo Osmose.
E
Neste momento, poros de passagem de íons nas membranas das células nervosas estão continuamente se abrindo e se fechando, permitindo captar estímulos do ambiente e transmiti-los ao cérebro, onde são interpretados. Essa ação caracteriza-se como sendo uma Difusão Facilitada.
b1970bdf-b4
UFJF 2016 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

 A pressão de turgência mantém a célula vegetal em sua forma, impedindo a plasmoptise. Quanto ao processo da osmose em células vegetais, assinale a alternativa CORRETA

A
em meio externo hipertônico a membrana plasmática impede a plasmólise.
B
a turgência, que tem auxílio do vacúolo, ajuda na sustentação das folhas.
C
em meio externo hipertônico ocorre entrada passiva de água nas células vegetais.
D
em meio externo hipertônico a célula vegetal murcha, resultando na plasmólise com ruptura da parede celular.
E
a pressão osmótica e a pressão de turgência só atuarão na forma da célula, mas não no conteúdo do vacúolo.
4a53bff2-f2
Univap 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana celular é formada por uma dupla camada de lipídios, um tipo de gordura que lhe dá a viscosidade de um óleo fino e a torna relativamente fluida. Esse revestimento das células abriga aqui e ali proteínas incrustadas. Nos últimos anos vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas do que a de somente separar o conteúdo interno das células do meio externo.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp. br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/. Acesso em: 09/12/2016.


Das alternativas abaixo, a que apresenta a justificativa que confirma a frase acima é

A
As proteínas integrais de membrana estão firmemente inseridas na membrana plasmática, porque contêm resíduos de aminoácidos que permitem interação hidrofóbica com os lipídeos presentes na membrana plasmática.
B
As proteínas transmembranas recebem essa denominação porque transitam livremente entre os meios intra- e extracelular.
C
As proteínas periféricas de membrana, por estarem na proximidade de lipídeos, necessariamente contêm regiões hidrofóbicas.
D
A membrana plasmática é composta de uma bicamada lipídica. Como resultado da fluidez de membrana, que permite livre movimentação dos lipídeos, a composição da bicamada lipídica é simétrica.
E
As proteínas de membrana encontram-se localizadas somente no lado externo da membrana.
e8ad4019-eb
Univap 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Escolha a afirmativa que melhor descreve a função da membrana celular:

A
Permite livremente a entrada e saída de qualquer substância na célula.
B
Impede a entrada de substâncias na célula.
C
Regula a entrada e saída de substâncias na célula.
D
Impede a saída de substâncias na célula.
E
Impede o reconhecimento celular.
3c98be0b-b5
IF Sul - MG 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Experiência mostra ser possível cultivar batatas em Marte

Em janeiro de 2016, utilizando um dos solos da Terra mais parecidos com o de Marte (com até 20 vezes mais sais que a maior parte dos solos), pesquisadores peruanos e norte-americanos deram início ao projeto Batatas em Marte. O objetivo foi verificar se a batata pode ser cultivada em condições como as que existem no planeta vermelho. Embora ainda falte tratar de outros problemas, os primeiros resultados mostram que o tubérculo consegue crescer em solos tão áridos e salobros como os marcianos.

Adaptado de MIGUEL ÁNGEL 10/03/2017.Disponível em<http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/09/ciencia/1489084581_023882.html> .

Nessas condições ocorrerá, para fora das células da batata, o processo de:

A
osmose
B
difusão simples
C
difusão facilitada
D
transporte ativo
f601d94f-e3
UCPEL 2018 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

O esquema abaixo representa os tipos de transporte pela membrana.



Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-tipos-celulares-membrana/. Acesso em 29/09/2017.


Podemos afirmar que no tipo de transporte indicado pelo número

A
2, moléculas e íons tendem a seguir o seu próprio gradiente e ir em direção à região onde estão menos concentrados. A intensidade do gradiente, temperatura, tamanho do soluto, carga e pressão influenciam nessa taxa de transporte.
B
1, os transportadores passivos permitem que íons ou moléculas pequenas atravessem uma membrana até o lado onde são menos concentrados. Como exemplo temos a bomba de sódio e potássio.
C
1, uma proteína bombeia um soluto ao longo de uma membrana, contra seu gradiente de concentração. O transportador deve ser ativado, normalmente por um aporte de energia do ATP. Como exemplo temos transportador de glicose.
D
2, um soluto se vincula a uma proteína que o libera no lado oposto da membrana. Nenhuma energia é necessária; o movimento líquido de soluto é para abaixo de seu gradiente de concentração.
E
2, os transportadores ativos bombeiam íons ou moléculas através de membranas para o lado onde são mais concentrados. Exigem entrada de energia como do ATP.
9702167d-b8
UECE 2013 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Sobre o modelo mosaico fluido das membranas celulares, é correto afirmar-se que

A
os componentes mais abundantes da membrana são fosfolipídios, proteínas e aminoácidos livres.
B
a membrana tem constituição glicoproteica.
C
lipídios formam uma camada única e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína.
D
a dupla camada de fosfolipídios é fluida, possui consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.