Questõessobre Dinâmica de populações

1
1
Foram encontradas 36 questões
ff844070-6a
UNESP 2021 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico mostra o crescimento de uma população de microrganismos em relação à resistência do meio, ao potencial biótico e à carga biótica máxima do ambiente. Os dados obtidos experimentalmente foram suficientes para a determinação das equações das curvas no gráfico.



A população de microrganismos atingiu a carga biótica máxima do ambiente

A
entre 3 e 4 horas.
B
em 4 horas.
C
em 10 horas.
D
em 3 horas.
E
após 10 horas.
c6cf36e5-fc
FUVEST 2016 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recémgerminada (plântula) até planta senescente.




A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente,

A
A, B, C.
B
A, C, B.
C
B, A, C.
D
B, C, A.
E
C, A, B.
b85c2f68-fc
PUC - RS 2017 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo.


A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva de crescimento real (CCR) pela existência de um elemento denominado de “resistência do meio” (R), o qual reflete diferentes fatores ambientais que interferem na população. Sobre esses fatores, pode-se afirmar:

A
A densidade populacional não pode ser considerada como fator de resistência do meio, pois quanto mais indivíduos de uma população em uma mesma área, maior será o número de cruzamentos e, por conseguinte, de nascimentos.
B
A disponibilidade de alimentos se converte principalmente em um fator de resistência do meio quando duas espécies competem pelo mesmo recurso alimentar.
C
A relação entre predador e presa é um exemplo de fator de resistência do meio, pois uma espécie regula a proliferação da outra.
D
A relação ecológica de parasitismo não afeta a dinâmica populacional, pois seu resultado final é a coadaptação entre parasita e hospedeiro.
c26a9931-f2
Esamc 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico abaixo representa o crescimento de uma população natural. A curva 1, chamada de Potencial Biótico, representa a população que cresce ilimitadamente sem a ação do meio. Entretanto, as populações estão sujeitas a fatores que limitam seu crescimento pleno, chamados de “resistência do meio”. Assim, o crescimento real é indicado pela curva 2.



A área A representa a “resistência do meio” sobre a população natural e pode ser explicada:

A
pela ação de fatores bióticos, como disponibilidade de água, nutrientes, e de fatores abióticos, como a predação e a competição.
B
pela ação de fatores bióticos como a predação, parasitismo, e de fatores abióticos, como competição interespecífica.
C
pela ação de fatores abióticos como a predação, parasitismo, e de fatores bióticos, como a disponibilidade de água e território.
D
como o conjunto de fatores ambientais que limitam o crescimento da população, proporcionais à densidade populacional.
E
como o conjunto de fatores ambientais que limitam o crescimento da população e inversamente proporcional à densidade populacional.
342faa88-f9
UFRGS 2017 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Observe o gráfico abaixo, que representa o crescimento populacional de uma espécie animal, em que x corresponde ao tamanho populacional e t, ao tempo.



Em relação a essa população, é correto afirmar que

A
ela vive em um ambiente com recursos ilimitados
B
a sua estabilidade ocorre, quando não há mais predadores.
C
a sua estabilidade ocorre, quando atinge o limite máximo de indivíduos.
D
a resistência do meio não influencia sua densidade.
E
o seu índice de mortalidade é zero.
4e903bd3-d8
EINSTEIN 2017 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

A estrela-do-mar da espécie Pisaster ochraceus é predadora do molusco bivalve Mytilus californianus, e ambos habitam, juntamente com outras espécies marinhas, determinadas áreas de costão rochoso. Ao predar os bivalves, as estrelas-do-mar criam espaço no substrato para fixação de outras espécies. Com a intenção de estudar a dinâmica das comunidades biológicas desses costões, pesquisadores fizeram a remoção sistemática das estrelas-do-mar em uma área (Área 1) e as mantiveram em outra área (Área 2). Em seguida, contabilizaram, durante uma década, o número de espécies diferentes que viviam fixadas ao substrato, em cada um dessas comunidades. O gráfico a seguir mostra a variação desse número de espécies ao longo dos anos nas duas áreas estudadas.



Considerando as informações acima, é CORRETO afirmar que 

A
Mytilus californianus é uma espécie que se prolifera rapidamente na ausência de estrelas-do-mar, a ponto de ocupar amplamente o substrato e não deixar outras espécies se fixarem.
B
a espécie Pisaster ochraceus exerce pouca infuência na determinação da composição de espécies nos costões das áreas estudadas.
C
a Área 1, conforme mostra o gráfico, é mais representativa de uma situação ideal de equilíbrio ecológico em um ecossistema que a Área 2.
D
a Área 2, conforme mostra o gráfico, tem sua diversidade de espécies definida pelo crescimento explosivo do molusco bivalve.
3f1a92c5-dd
UEM 2010 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Nessas condições, após três horas, a população será de 512 bactérias.

Considerando que o gráfico abaixo representa o crescimento por minuto de bactérias cultivadas em laboratório, em condições próximas das ideais, e os seus conhecimentos sobre crescimento populacional, assinale o que for correto.

C
Certo
E
Errado
3f16915c-dd
UEM 2010 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Em condições naturais, o potencial de crescimento de uma população é limitado exclusivamente pela disponibilidade de alimento, de espaço e de parceiros.

Considerando que o gráfico abaixo representa o crescimento por minuto de bactérias cultivadas em laboratório, em condições próximas das ideais, e os seus conhecimentos sobre crescimento populacional, assinale o que for correto.

C
Certo
E
Errado
3f1311f7-dd
UEM 2010 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

A capacidade máxima de crescimento de uma população no ambiente denomina-se carga biológica máxima no ambiente.

Considerando que o gráfico abaixo representa o crescimento por minuto de bactérias cultivadas em laboratório, em condições próximas das ideais, e os seus conhecimentos sobre crescimento populacional, assinale o que for correto.

C
Certo
E
Errado
8021d4aa-d8
INSPER 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico representa duas curvas de crescimento populacionais e suas variáveis.


Assinale a alternativa correta a respeito das informações do gráfico.

A
II é o crescimento populacional livre de qualquer adversidade ambiental.
B
III é crescimento populacional em seu potencial biótico.
C
V é o crescimento populacional em desequilíbrio com o ambiente.
D
IV são os fatores bióticos e abióticos que regulam o crescimento populacional.
E
I é o máximo de crescimento populacional possível suportado pelo ambiente.
0ee1c958-d5
CESMAC 2016 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Considerando as características do crescimento populacional humano no planeta Terra e, analisando o gráfico abaixo, é possível concluir:


A
o potencial de crescimento da população, mostrado em 1, é, de fato, limitado pela disponibilidade de água, espaço e alimento.
B
o crescimento real da população, mostrado em 3, independe de fatores de resistência do meio, como a disponibilidade de água.
C
a capacidade máxima de suporte do ambiente, mostrado em 2, aumenta proporcionalmente com o aumento das populações.
D
o potencial biótico da população, mostrado em 3, não aumenta com a disponibilidade de água, espaço e alimento.
E
o crescimento real da população, mostrado em 2, diminui devido a fatores de resistência do meio.
1b893e9f-b9
UNESP 2019 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Os insetos da ordem Coleoptera têm dois pares de asas, mas as asas do par anterior, chamadas de élitros, são espessas e curvadas, protegendo as delicadas asas membranosas do par posterior. Além disso, os élitros podem apresentar manchas e cores específicas, contribuindo para a camuflagem do inseto no ambiente, como é o caso do Penthea pardalis (besouro leopardo).





Um pesquisador coletou amostras representativas de três populações de besouros leopardo e classificou-os segundo a quantidade e a distribuição de manchas escuras nos élitros. Em cada uma das três populações, a variabilidade fenotípica pôde ser representada pela mesma curva, conforme o gráfico:






Dez anos após a primeira coleta, o pesquisador voltou aos locais anteriormente visitados e coletou novas amostras representativas das mesmas populações. As proporções fenotípicas da população 1 não sofreram alterações, mas as populações 2 e 3 apresentaram novas proporções de fenótipo, como mostram as curvas do gráfico:






Ao longo dos dez anos de intervalo entre as coletas, a população

A
3 se estabeleceu em novos nichos ecológicos, nos quais foram selecionadas mutações que levaram à formação de duas novas espécies.
B
1 não se modificou porque sobre ela não houve ação de seleção natural sobre a variabilidade fenotípica.
C
3 sofreu intensa pressão seletiva, que favoreceu os indivíduos de fenótipos extremos e eliminou aqueles de fenótipos intermediários.
D
1 manteve-se fenotipicamente uniforme porque a pressão seletiva favoreceu uma variante fenotípica específica.
E
2 foi submetida a uma pressão seletiva, que desfavoreceu fenótipos menos escuros e fenótipos mais escuros e favoreceu os indivíduos de fenótipo intermediário.
e8adb06c-c2
PUC - Campinas 2016 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico abaixo representa a ação de uma grave doença epidêmica sobre a população de ratos de uma pequena cidade. 



Os períodos de tempo, numerados de I a IV, indicam, respectivamente, 

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo para responder a questão.




A
equilíbrio, epidemia, recuperação e crescimento.
B
equilíbrio, epidemia, crescimento e equilíbrio.
C
equilíbrio, recuperação, epidemia e equilíbrio.
D
crescimento, epidemia, recuperação e equilíbrio.
E
crescimento, recuperação, epidemia e extinção.
326271af-c2
INSPER 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

O gráfico representa duas curvas de crescimento populacionais e suas variáveis.



(http://educacao.globo.com. Adaptado)


Assinale a alternativa correta a respeito das informações do gráfico.

A
II é o crescimento populacional livre de qualquer adversidade ambiental.
B
III é crescimento populacional em seu potencial biótico.
C
V é o crescimento populacional em desequilíbrio com o ambiente.
D
IV são os fatores bióticos e abióticos que regulam o crescimento populacional.
E
I é o máximo de crescimento populacional possível suportado pelo ambiente.
e2990e05-ba
UFRGS 2019 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Em relação às densidades populacionais dos ecossistemas, é correto afirmar que

A
as populações aumentam independentemente das condições ambientais.
B
os limites ambientais provocam aumento das taxas de mortalidade e diminuição das taxas de natalidade.
C
os gráficos que expressam o tamanho de populações em relação ao tempo formam curvas ascendentes contínuas.
D
as espécies de vidas curtas têm baixas taxas reprodutivas.
E
essas densidades são sempre maiores do que teoricamente possível.
7fba941a-3e
UEMG 2019 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis.


Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.

O tamanho de uma população pode ser avaliado pela sua densidade.

A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.

Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia16. php Acesso: 11 de dez. 2018.


O gráfico a seguir representa a curva de crescimento de uma população a partir de um pequeno número de indivíduos:



Sobre o gráfico, é INCORRETO afirmar que:

A
A curva I representa o crescimento intrínseco que é a capacidade teórica de crescimento de uma população biológica.
B
A linha II representa o tamanho populacional máximo suportado pelo ambiente ou carga biótica máxima do meio.
C
A curva III representa o crescimento populacional que é o resultado da interação entre a taxa de crescimento intrínseco e a resistência do meio.
D
A área IV representa a resistência ambiental, trata-se meramente dos fatores abióticos que limitam o crescimento populacional.
5b6aaa50-0e
ENEM 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Um biólogo foi convidado para realizar um estudo do possível crescimento de populações de roedores em cinco diferentes regiões impactadas pelo desmatamento para ocupação humana, o que poderia estar prejudicando a produção e armazenagem local de grãos. Para cada uma das cinco populações analisadas (I a V), identificou as taxas de natalidade (n), mortalidade (m), emigração (e) e imigração (i), em número de indivíduos, conforme ilustrado no quadro.



Em longo prazo, se essas taxas permanecerem constantes, qual dessas regiões deverá apresentar maiores prejuízos na produção/armazenagem de grãos?

A
I
B
II
C
III
D
IV
E
V
1a4dd5e3-fa
UECE 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

As variáveis que são utilizadas para determinar a densidade populacional são as seguintes:

A
número de indivíduos da população e área ou volume.
B
número de espécies da comunidade e área ou volume.
C
número de espécies da população e biomassa.
D
número de indivíduos da comunidade e biomassa.
17154985-cb
UECE 2018 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.


( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.

( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.

( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.

( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A
V, V, V, F.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, V.
D
F, F, F, V.
df39ffdd-6d
UEG 2011 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Estudos sobre comunidades de espécies em ilhas têm levado ao desenvolvimento de princípios gerais sobre a distribuição da diversidade biológica, como o modelo representado na figura a seguir.

Imagem 046.jpg

A partir da interpretação da figura pode-se concluir que:

A
a relação entre a riqueza de espécies e a área da ilha aumenta com o tamanho da ilha.
B
as condições adversas nas ilhas menores explicam a redução no número de espécies nessas ilhas.
C
as ilhas maiores apresentam maior riqueza de espécies, estando estas mais vulneráveis à extinção ao longo do tempo.
D
não existe uma relação evidente entre o número de espécies e o tamanho da ilha.