Questão 17154985-cb
Prova:UECE 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações

Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.


( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.

( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.

( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.

( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A
V, V, V, F.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, V.
D
F, F, F, V.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Uma população é formada pelo conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada área durante certo tempo. A densidade de uma população é definida pelo número de indivíduos por unidade de área (terrestre) ou por unidade de volume (aquática): D = N/S ou D = N/V.
A densidade é afetada pelas taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração. O potencial biótico representa a capacidade de uma população crescer em condições ideais e a resistência ambiental é o conjunto de fatores que se opõe a esse crescimento, então, o tamanho das populações pode ser regulado pela densidade com o predatismo, parasitismo, competição e outros fatores físicos que não são dependentes da densidade, como temperatura e espaço. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

Analisando a sequência: 
(F) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume. Falsa. A densidade é definida pelo número de indivíduos por unidade, D = N/S. 
(V) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental. Verdadeira. O potencial biológico é a capacidade de crescimento e a resistência é a oposição ao crescimento, que leva ao equilíbrio.
(F) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive. Falsa. A população crescerá dentro de condições ideais, dependendo do meio que vive.
(V) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional. Verdadeira. A resistência do meio se equilibra com o potencial biótico, estabilizando o crescimento. 

A sequência correta é F, V, F, V, representada na opção C.
a) V, V, V, F. 
b) V, F, V, F. 
c) F, V, F, V. 
d) F, F, F, V. 

Gabarito do professor: C

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo