Questão 20b7bf15-00
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta
as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social.
Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para
a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.”
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017
Leia o texto abaixo, retirado do artigo “Teatro-fórum: propósitos e procedimentos” de Cilene Nascimento Canda:
“O Teatro-fórum é considerado por Boal como um ensaio para a vida, por meio do qual o ‘espect-ator’ experimenta
as possibilidades de atuação, de reivindicação da resolução de opressões vividas ou testemunhadas no contexto social.
Em cena, o sujeito é portador da voz, do ato cênico e visa colocar em prática as ideias e as sugestões de ações para
a superação do problema de opressão, para que possa ensaiar possibilidades de atuação no contexto social.”
FONTE: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3227/2349> acesso em 30/09/2017
A
Trata da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno por meio de alguns traços
estilísticos e temas que divergem radicalmente da dramaturgia tradicional realista. Não é, portanto, um movimento
teatral organizado, tampouco de um gênero, mas uma classificação que visa colocar em destaque uma das tendências
teatrais mais importantes da segunda metade do século XX.
B
Surge com o trabalho prático e teórico de Bertolt Brecht. Trata-se do resgate de um termo antigo para conceituar
uma nova linguagem cênica. Essa é substancialmente organizada a partir de textos que abordam os conflitos sociais
sob uma leitura marxista, encenados pelo método do Distanciamento (uma série de instrumentais diretamente ligados
à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música
como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do
aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um
agente da história).
C
Em um processo de oficina ou de laboratório de um grupo de teatro, os participantes (atores e/ou não-atores)
compartilham histórias de vida que serão discutidas, avaliadas e selecionadas para a montagem. Esta técnica consiste
em apresentar um problema social em cena, um anti-modelo (ou seja, um modelo de vida não desejado, que não deve
ser visto como modelo), no qual o oprimido é impedido de realizar um desejo, fruto da necessidade clara de cunho
pessoal ou social.
D
Baseia-se em certas técnicas – como a amplificação da atuação com uso de máscaras, bonecos e adereços
gigantes e grande participação da música – que trabalham para atrair a atenção dos espectadores em espaços abertos
(mais “dispersivos” e menos favoráveis à manutenção da concentração do que os espaços teatrais tradicionais).
Realizado por atores profissionais ou amadores, com cenas simples que buscam expor a luta de classes e conscientizar
a população da necessidade de mudança.