Leia o texto e observe os dados a seguir:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vê uma emergência
nacional na fronteira. Trump alerta para “uma invasão” de imigrantes
irregulares que cruzam sem cessar, sobrecarregando a polícia de imigração. O presidente relaciona esses imigrantes diretamente com o crime violento nas cidades (que está nos patamares mínimos históricos),
uma relação que as próprias polícias locais negam e sobre a qual ele
não conseguiu fornecer dados. Também considera que a fronteira é a
origem da heroína consumida nos EUA, vinculando-a com a crise da
dependência de opioides – que não são drogas ilegais, e sim compradas com receita médica. O crime violento e o vício das drogas no país,
segundo Trump, são problemas que se solucionam construindo um
muro.
(A única emergência na fronteira é Trump. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/15/internacional/1550256705_489260.html/.
Acesso em: 07 mar. 2019, às 18h30)
(Muro de Trump: 7 gráficos para entender polêmico projeto na fronteira EUA-México
que paralisou governo americano. Imagem disponível em: https://www.bbc.com/
portuguese/internacional-46944513. Acesso em: 07 mar. 2019, às 18h35.)
Principal promessa eleitoral de Donald Trump em 2016, a construção
de um muro separando a fronteira entre México e Estados Unidos da
América continua como promessa política. Sobre as polêmicas envolvendo tal obra, é correto o que se afirma em:
(Muro de Trump: 7 gráficos para entender polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano. Imagem disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/internacional-46944513. Acesso em: 07 mar. 2019, às 18h35.)
Gabarito comentado
A construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México foi uma das promessas centrais da campanha presidencial de Donald Trump em 2016. Esta proposta visava conter a imigração ilegal e aumentar a segurança nacional, refletindo uma das mais controvérsias políticas de sua administração. A fronteira EUA-México tem sido um ponto de intenso debate e políticas variadas, desde medidas de reforço físico até políticas mais amplas de imigração.
Diversos dados e relatórios mostram que a dinâmica da imigração na fronteira EUA-México é complexa. O número de apreensões, por exemplo, variou ao longo dos anos, com picos durante períodos de crises econômicas ou políticas nos países de origem dos migrantes. Estes dados, muitas vezes publicados por órgãos como o Departamento de Segurança Interna dos EUA e analisados por agências de notícias respeitadas, como a BBC, ajudam a entender o impacto real de políticas como a construção de um muro.
A) Errada. Embora o trânsito na fronteira seja um fenômeno conhecido, as generalizações feitas são incorretas. As cidades americanas buscam mão de obra em diversos setores, não apenas especializada, e não há uma troca direta com americanos pobres indo ao México por serviços médicos, apesar de ser um fenômeno documentado em menor escala.
B) Errada. As informações sobre os materiais e dimensões do muro proposto por Trump não foram precisamente definidas durante sua campanha ou administração. As propostas variaram significativamente e a incerteza sobre os detalhes técnicos foi uma constante, refletindo a falta de um plano concreto e aprovado.
C) Correta. De fato, a maioria dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos não cruza a fronteira de maneira clandestina, mas sim entra com vistos legais, como de turismo, e permanece no país após o vencimento de seu visto. Essa informação é frequentemente destacada em relatórios de agências de imigração e estudada por acadêmicos na área de migração.
D) Errada. Há um amplo apoio democrata contra a construção do muro, principalmente porque muitos democratas consideram essa uma solução ineficaz e eticamente problemática para os desafios da imigração. Além disso, a localização da fronteira é bem documentada e delimitada, apesar das características geográficas desafiadoras como o deserto.
E) Errada. Donald Trump não foi o primeiro presidente a propor barreiras físicas na fronteira. Barreiras como cercas já foram implementadas em administrações anteriores, inclusive sob os presidentes Bill Clinton e George W. Bush. A ideia de Trump foi mais uma expansão e fortificação dessas estruturas existentes.
Resposta: C
Gabarito do Professor: C
A questão central abordada pela construção do muro é a eficácia e a moralidade das políticas de imigração. A alternativa correta destaca um aspecto frequentemente subestimado da imigração ilegal: a permanência de indivíduos após o vencimento dos vistos. Este ponto é crucial para entender as falhas nas políticas de imigração baseadas apenas em medidas físicas de segurança. As questões podem usar linguagem enganosa ou simplificar excessivamente questões complexas, como visto nas alternativas incorretas desta questão. Uma leitura atenta e uma compreensão detalhada dos temas são essenciais para evitar armadilhas.