Questão ffc62b48-f0
Prova:Esamc 2019
Disciplina:Atualidades
Assunto:Economia Internacional na Atualidade, Economia na Atualidade

Na perspectiva de desconfiados atores e comentadores da política, os coletes amarelos compõem um tenebroso momento populista em que lideranças carismáticas se valem de agendas demagógicas para ludibriar o eleitorado em meio a crises econômicas e sociais de difícil solução. [...] Avessos aos canais convencionais de mediação, os revoltosos se recusam a moderar suas demandas e seu repertório radical de ação ao se verem fortalecidos pela dimensão do movimento e pelo apoio da opinião pública.

(SCERB, Philippe. Quem tem medo dos coletes amarelos?. Publicado em 24 de janeiro de 2018. Disponível em: https://diplomatique.org.br/ quem-tem-medo-dos-coletes-amarelos/. Acesso em: 09 mar. 2019, às 17:55.)

Iniciado em novembro de 2018, o movimento dos coletes amarelos repercutiu internacionalmente como um grande e duradouro protesto. Entre as características do movimento está correto o que se afirma em:

A
A elevação dos impostos sobre combustíveis fósseis, bem como o fim das taxações sobre grandes fortunas foram importantes fatores de insatisfação do povo francês. Os revoltosos são provenientes das camadas médias da França, e reivindicam pautas muitas vezes divergentes.
B
Os protestantes são em sua grande maioria imigrantes africanos, descontentes com as novas políticas migratórias adotadas pelo governo centrista de Emmanuel Macron. Eles reivindicam principalmente melhores condições de trabalho e maior proteção das leis trabalhistas.
C
O movimento iniciou-se com a elevação dos impostos vinculados às camadas médias, o que encareceu o transporte e a alimentação em Paris. Os protestantes são em sua absoluta maioria parisienses, enquanto os franceses das regiões interioranas são apoiadores de Macron.
D
Os protestos incluem liberais, socialistas e até mesmo anarquistas franceses. Esses grupos, apesar de historicamente divergentes, estão unidos contra a corrupção do governo. Os protestos sofrem cons- tantemente com a ação rigorosa da polícia francesa, o que amplia a união entre os revoltosos.
E
Os coletes amarelos são em sua grande maioria funcionários públicos envolvidos com os serviços básicos, desprestigiados pelo Esta- tado. São enfermeiros, professores, coletores de lixo e policiais revoltados com o novo plano de carreira proposto por Macron.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo