Questão ff0333d6-6a
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A “política dos governadores” é considerada a última
etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo
oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do
poder central pela oligarquia cafeeira.
(Carlos Alberto Ungaretti Dias.
“Política dos governadores”. https://cpdoc.fgv.br.)
A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que
essa política
A “política dos governadores” é considerada a última
etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo
oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do
poder central pela oligarquia cafeeira.
(Carlos Alberto Ungaretti Dias.
“Política dos governadores”. https://cpdoc.fgv.br.)
A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que
essa política
A
fortaleceu a política econômica de caráter liberal, eliminando subsídios e favorecimentos do Estado aos diversos
setores da produção agrícola.
B
implementou um sistema de compra, pelo Estado, do
conjunto da produção cafeeira, garantindo a estabilidade
do preço mundial do café.
C
ampliou os mecanismos de representação política dos
estados no poder legislativo, consolidando a isonomia
entre os poderes.
D
inaugurou um período de ampliação da influência dos
setores rurais na política nacional, neutralizando a força
política do poder central.
E
assegurou o compromisso de isenção da intervenção do
Estado em assuntos locais, estabelecendo um equilíbrio
entre estes e o poder central.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A República Oligárquica, de 1894 a 1930, dentro da chamada “República Velha"+, teve duas expressões referentes à forma de fazer política. No nível federal, com a Política do Café com Leite e a nível estadual com a Política dos Governadores. A Política Café com Leite se refere às características econômicas dos estados de Minas Gerais com a produção de Leite, além e café, e São Paulo com a produção de café. Estes dois estados se revezavam na candidatura para a presidência da República, cargo este que por vezes era ocupado pelo candidato de Minas Gerais e em seguida por São Paulo e, assim sucessivamente. Esta política somente foi viável de acontecer por conta do sistema federativo baseado nas prerrogativas de autonomia da Constituição de 1891.
A Política dos Governadores é chamada de última etapa de montagem do sistema oligárquico porque ela unia os interesses dos políticos das oligarquias estatais ao governo federal . Com o coronelismo e o voto de cabresto conseguiam garantir os votos necessários ao controle do poder político em ambas as esferas de poder. O historiador Boris Fausto, em seu livro História do Brasil, disse que o objetivo da política dos governadores era:
“[…] reduzir ao máximo as disputas políticas no âmbito de cada Estado, prestigiando os grupos mais fortes; chegar a um acordo básico entre a União e os Estados; pôr fim às hostilidades existentes entre o Executivo e o Legislativo, domesticando a escolha dos deputados. O governo central sustentaria assim os grupos dominantes dos Estados, enquanto estes, em troca, apoiariam a política do presidente da República. Para ajustar a Câmara dos deputados a esses fins, processou-se uma pequena, mas importante modificação em seu regimento. Apesar de um pouco complicada, vale a pena conhecê-la, entre outras coisas, por ser um exemplo vivo de como se manipulava a representação popular."
O conhecimento acerca do que foi a política dos governadores e da sua importância para a manutenção do status quo da República Oligárquica é fundamental para a compreensão e análise da questão.
Entre as alternativas uma indica um fato que permite tal proposta de política.
A) INCORRETA – A política dos governadores fortaleceu o projeto de política das oligarquias cafeeiras. O acordo selou o comprometimento da presidência da República com as oligarquias dominantes.
B) INCORRETA – Os preços do café baixaram desde 1906 por conta de superprodução mas, despencaram com a crise de 1929 e processo de depressão econômica. O Brasil produzia 2/3 da produção de café mundial e a queda de preços no mercado internacional comprometeu diretamente a geração de divisas e o pagamento d dívidas externas.
C) INCORRETA – A Política dos Governadores e a Política do Café com Leite se referiam aos cargos executivos para as esferas estaduais e federais, respectivamente. Mas os “coronéis", eram os responsáveis pelos poderes locais efetivavam os votos de cabresto para a eleição das três esferas dos poderes legislativo e chefia do executivo.
D) INCORRETA - Os setores da aristocracia rural estavam intimamente ligados e exercendo influência na política em âmbito nacional, corroborando a força dos cargos do poder central, como o da Presidência da República por exemplo.
E) CORRETA - A Política dos Governadores foi um acordo político, no qual foram inclusas manobras políticas para minimizar a influência de grupos opositores às oligarquias cafeeiras. Neste acordo foi ratificado o compromisso da presidência da República em apoiar as oligarquias dominantes nos Estados, estabelecendo um equilíbrio e coordenação de poder entre o governo central e eles.
Gabarito do Professor: Letra E.